Selecção Nacional AA - Parte 3

É muito fácil ter o papel do Quaresma que está de fora e manda as postas de pescada que quer. Primeiro, gostava de o ver a falar e a confrontar assim o Ronaldo. Segundo, o Ruben Dias é muito assertivo. Obviamente que está a falar com paninhos quentes, pois não é um ex-jogador e tem outro tipo de responsabilidades, mas menciona a questão da identidade de jogo portuguesa que não existe (e compara-a com espanhola que é evidente há imenso tempo). E isto é a mais pura das realidades.

Ninguém consegue olhar para o futebol de Portugal dos últimos 20 anos e dizer “Portugal é uma equipa de posse, é uma equipa de transições, é uma equipa de rasgos individuais, é uma equipa compacta defensivamente etc” o que quer que seja. Não há uma matriz de jogo, um modelo que devia vir da formação. É tudo à toa.

6 Curtiram

Ele tem um bocado de razão, como o Rúben, o ideal é um equilíbrio entre os dois.

Não concordo mesmo nada quando o Rúben diz que foi dos melhores jogos que fizeram contra a Espanha. Primeiro, esta Espanha está muito longe de outras, segundo, também a Espanha está numa forma média, longe do seu melhor.

Para nós que vimos o jogo de fora, para mim pelo menos, o que assisti foi um jogo mau de duas equipas fora de forma.

Estou a ver muitos jogadores a quererem levar a taça por terem feito (segundo eles) um bom jogo contra a Espanha. Então perderam contra a Espanha tudo bem… Desde que não sejam eliminados por um Congo qualquer, é um Mundial conseguido.

A verdade é que enquanto seleção, ainda somos muito pequeninos.

1 Curtiu

Normal. É o mesmo problema do Bernardo. Jogam em equipas de ecossistema. Saem desse ambiente e é mais difícil para eles. Perdem referências posicionais. No caso da seleção, com um gajo que participa do processo de recuperação de bola e um 10 que joga mais à frente e tenta compensar o défice do 9, fica mais terreno para cobrir pelos 2 do meio campo.

1 Curtiu

sim , as bolas que nao chegam ao Ronaldo iam chegar ao Ramos

deves estar a ver o mundial do catar em diferido ainda

1 Curtiu

Óbvio que o Quaresma tem razão no que diz. O problema é que o papel dele é diferente do papel do Ruben Dias. Um é um ex-jogador e agora comentador e pode dizer o que lhe apetece, o outro é, muito provavelmente, o próximo capitão da seleção.

É muito fácil para o Quaresma entalar ali o Ruben Dias, ainda para mais quando este acabou de sair do jogo, ainda meio de cabeça quente, frustrado pela derrota.

Foi um jogo assim para o fraquinho, sobretudo, na segunda parte. Não me escandaliza que os jogadores sintam que tenha sido equilibrado, mesmo tendo existido um maior pendor para a Espanha (o que não acho normal é acharem “normal” perder com os espanhóis só porque são melhores e nem vou falar do acéfalo do ex-treinador e das suas declarações).

Adorava esta frontalidade toda do Quaresma com o Cristiano.

2 Curtiram

Mas isso nao invalida termos muitas opções. . . Podem é ser más opções :face_with_peeking_eye:

1 Curtiu

Algumas pequenas observações:

1- Bem sei que nós, portugueses, gostamos de “endeusar” o que é nosso, mas a realidade é que a Selecção portuguesa tem UM (e apenas UM) jogador de topo: o Nuno Mendes.
O Diogo Costa, num nível inferior, também esteve muito bem neste Mundial.

2- Fomos eliminados por uma Espanha que conseguimos controlar durante a primeira parte (onde até acho que tivemos algum ascendente), mas suponho que era só uma questão de tempo… a diferença na qualidade de execução é grande: os jogadores espanhóis tratam melhor a bola, são mais rápidos, são mais objectivos.

3- O Mundial do CR7 foi o que, no fundo, se esperava. Jogou poucochinho, ainda foi marcando uns golos, não fez a diferença.
O que NÃO se esperava foi o Mundial horrível que o chamado “melhor meio campo do Mundo” realizou. Vitinha (não conseguiu acabar um jogo), João Neves (vá lá, ainda marcou um golo) e Bruno Fernandes não só não “assumiram jogo” como se esconderam do mesmo, perdidos num emaranhar de passes para o lado e para trás.
Quando os 3 jogadores dos quais dependia a gestão do jogo e a transição ofensiva foram dos piores jogadores portugueses em todo o Mundial, tem que se concluir que estivemos, sempre, “coxos”.
Poderia acrescentar o Cancelo, que eu considerava um dos melhores defesas direitos que por aí anda, e que nada acrescentou de relevante.

4- Pura canalhice do Seleccionador não ter dado um só minuto contra a Espanha ao Ramos, jogador que marcou o golo que nos conduziu a esse mesmo jogo.
Eu nem queria acreditar quando vi que o Ramos não ia entrar.

5- Fim da linha para CR7 e Bernardo Silva a este nível. O primeiro, porque não tem cabeça para mais, ainda deve andar por aí uns jogos da Selecção. O segundo vai passar a ser “figura decorativa” no plantel, um suplente para ter uns minutos de vez em quando, em homenagem à sua antiguidade na Selecção.

6- Existe matéria prima para o próximo Seleccionador. Agora, tem que ser alguém capaz de ser criativo, inovador e carismático.

SL

3 Curtiram

https://x.com/OFuraRedes/status/2074393467657019902?s=20

Ainda ficou pior para o Martinez, o facto de ser a anterior selecção dele. E quando falamos do Rudi Garcia, não falamos sequer de um supra-sumo.

3 Curtiram

O Jorge Jesus que utilize a próxima Liga das Nações e qualificação para o Euro 2028 como uma espécie de transição e passar da tocha dos mais velhos (Ronaldo. Bernardo e talvez o Bruno Fernandes, depende de como estiver nessa altura) para que nas próximas duas grandes competições Portugal esteja apto a ganhar.

Jogadores como Mateus Fernandes, Francisco Trincão, Matheus Nunes, Eduardo Quaresma, Geovany Quenda, Rodrigo Mora vão ter que começar a ganhar o seu espaço na seleção ou pelo menos serem alternativas que não vão passar férias nestas competições.

E quem sabe se daqui a uns anos, o Rafael Nel não será uma opção também.

Tem que acabar a era das vacas sagradas na seleção.

1 Curtiu

Quero ver o JJ e o Bernardo Silva

Cancelo, Guedes, Rúben Neves, Semedo, Samu…
A limpeza tem mesmo de ser grande.

2 Curtiram

Com o JJ esperem naturalizações record de brasileiros a jogar cá…

1 Curtiu

O desfecho da participação portuguesa no Mundial era previsível, quase todos sabíamos que íamos cair quando aparecesse um adversário candidato. A Espanha foi melhor, muito melhor. Não fosse o Diogo Costa e algum azar, e tinham saído a ganhar logo ao intervalo.

O que o Martínez fez a um conjunto de jogadores que levou a este Mundial foi muito mau. Não há justificação possível para o Inácio sair com 0 minutos, para o Trincão ter somado 45 minutos ou menos, para o Matheus Nunes (o melhor LD português!!!) nem 10 minutos ter jogado, para o Gonçalo Guedes ter ficado sempre de fora e para o Gonçalo Ramos ter sido completamente posto de lado quando já deu alguns golos a esta seleção.

2 Curtiram

Vai mesmo ser o JJ o próximo selecionador??

Vamos assistir ao mesmo tipo de palhaçada que tivemos com o espanhol.

Sobre o jogo de ontem, vou voltar a repetir o que disse aqui 20x ao longo do Mundial. Muito acima de qualquer crítica ao individual, as culpas têm de estar voltadas para o selecionador e para quem o escolheu.

Não me convencem a mim que uma equipa que tem o seguinte XI: Diogo Costa (titular do porto), Cancelo (titular do Barcelona), Ruben Dias (titular do City), Veiga (titular o Villarreal), Nuno Mendes, Vitinha e João Neves (titulares do PSG), Bruno Fernandes (titular do United), Neto (titular do Chelsea), Ronaldo e Felix (titulares do Al Nassr) não tem capacidade de fazer melhor. E nem falo tanto de ontem que defrontamos uma equipa a sério, mas, sobretudo, em jogos anteriores. Não me convencem a mim que estes jogadores não tem qualidade porque acompanho a maior parte deles ao longo da temporada.

Não percebo a insistência ou o bater na convocatória, a pedir pelo Palhinha, Mateus Fernandes, ou pelo facto do Inácio ou do Matheus não jogarem. Ia dar exatamente ao mesmo. O coletivo não funciona. Podia melhorar em determinados aspetos, mas o resultado final seria o mesmo.

Eu tenho uma velha máxima no futebol: quando um jogador no meio de 11 está mal, o problema deverá ser do jogador. Quando são dois, ok, acontece. Três ainda dou de barato. Agora dos 10 jogadores de campo, não há uma que se veja um rendimento acima da média? De Portugal, quem é que fez um bom Mundial, à exceção do Diogo Costa? Ninguém!

Precisamos de uma mudança enorme e a começar nas bases. Precisamos de encerrar ciclos e dar lugar aos mais novos. Precisamos de apostar em alguém que saiba realmente o que é treinar uma equipa/seleção de futebol.

2 Curtiram

Por acaso não acho nada, bem abaixo do que jogaram no Euro, uma equipa super burocrática. A Colômbia por exemplo foi muito mais equipa. Agora se Portugal conseguiu ser pior ainda? Sem dúvida.

1 Curtiu

pergunta: Portugal ganhava o quê antes de Ronaldo? Sequer chagava as fases finais?

Nesse post está tudo dito.

Ainda ontem cá em casa, vimos a bola com outro casal amigo, e o meu amigo que é lampião tem mais ou menos a mesma opinião que eu. E comentávamos que longe vão os tempos de Scolari. Scolari representou uma viragem no futebol de seleção em Portugal e, coincidência ou não, foi o unico que vimos vir com poder suficiente e tomates para meter de fora as vacas sagradas (do qual o mais mediático foi o Baía) e os interesses instalados. Também criou o seu núcleo duro e não era fácil lá entrar mas teve os tomates para enfrentar os interesses instalados na FPF (na altura muito influenciados pelo Papa e sua entourage) e construiu uma equipa com uma alma gigante. Contagiou toda a gente, era um gajo com um carisma gigante, e embora não tenhamos ganho nada com ele, chegámos aquela final do Euro e pavimentou-se o que viria nos anos seguintes, que teve como corolário o EURO 2016 (no qual também já se via um fim de ciclo).

Depois de Scolari voltámos às fórmulas bizarras de antigamente, sendo que o Bentolas, que acabou por não ficar muito tempo no cargo, era um bocado um gajo em contraciclo pois pela sua personalidade também nunca foi muito de papar grupos. A diferença para com Scolari é que o Bento era pior treinador e tinha menos carisma para lidar com alguns egos.

Santolas foi mais do mesmo, e batemos no fundo com este Ruca espanhol… o expoente máximo de tudo o que de mais pernicioso e nefasto existe na FPF. Os compadrios, os afilhados, a meritocracia inversa, o parasitismo, a incompetência.

Nós olhamos para esta geração que muitos dizem ser “a melhor de sempre” e a verdade é que não vemos verdadeiros lideres nem figuras. O facto de gajos como Vitinha, Neves ou Bruno Fernandes serem os melhores da aldeia deles e depois na seleção parecerem banais, além do treinador mediocre também diz muito da personalidade dos jogadores e do facto de serem incapazes de assumirem a responsabilidade. O Bernardo a mesma merda. Até o Ruben Dias com aquele ar de xerife, não é referência para ninguém. Não há identidade porque as referências já não existem.

Nós olhamos para os anos pré-Scolari e sobretudo na era do Scolari e no pós-Scolari e viamos gajos como Figo, Rui Costa, Pauleta, Costinha, Maniche, Deco, Ricardo e depois Ronaldo, Quaresma, Nani, Pepe, Moutinho, etc, sendo que estes ultimos foram sendo pilares das seleções pós-Scolari, gajos que eram referências, alguns deles líderes dentro de campo. Admito que com outro treinador, alguns dos atuais possam conseguir outro papel e sobretudo sem o “expectro” de Ronaldo se assumam mais e melhor e consigam dar a esta seleção outra aura, mas o que vimos sobretudo desde o euro2016 tem sido uma perda de identidade da seleção muito à boleia daquilo que têm sido os interesses instalados` na FPF.

Enquanto insistirmos em ser uma seleção de “demonstração” (sendo que até a demonstração é fraca), uma espécie de circo onde o “palhaço principal” é Ronaldo, nunca iremos a lado nenhum. A FPF assumiu que, com Ronaldo. era para espremer a vaca até à ultima gota, e que se foda ganhar titulos. O pessoal vai ver os jogos de Portugal para ver Ronaldo, e essa tem sido de há vários anos a esta parte, a única permissa de quem manda naquela merda. Só que nós, enqunto portugueses estamos-nos a cagar para quem vai ao estádio gastar centenas ou milhares de dólares para ver Ronaldo, nós queremos uma equipa a jogar à bola, com ou sem Ronaldo.

Mas para isso seria preciso a FPF pensar de outra maneira. Veremos se a escolha vai recair em Jesus. Tenho alguma esperança que com Jesus as coisas melhorem a vários níveis, desde a qualidade de jogo, à limpeza que tem de ser feita. Acho que o Jesus já tem dinheiro suficiente nos bolsos e pouco ou nada a provar a ninguém para ir para a seleção ser mais um capacho de seja quem for, e essa é a minha esperança.

9 Curtiram

Ressabiado como ele é com o Sporting…vai ser mais do mesmo em relação aos nossos jogadores. O único ponto positivo é que o futebol jogado possa melhorar. Os compadrios vão continuar.

A questão é que muitos destes jogadores, até vão render com o JJ e vão parecer outros

2 Curtiram