Selecção Nacional AA - Parte 3

O falhanço era expectável! Afinal de contas, o estranho para nós é passar dos oitavos!

Portugal não tem, nem tão cedo terá capacidade para ser considerada das seleções favoritas! Isso é mais wishfull thinking dos eternos sonhadores… e infelizmente milagres não acontecem nem sequer de 4 em 4 anos!

Ficou notório o que eu e imensa outra gente alertamos antes do início da competição: Portugal não tem uma seleção assim tão talentosa! Portugal tem sim dos plantéis mais overrateds da sua história! E infelizmente, dois dos jogadores mais importantes, foram o maior fiasco do Mundial: Bruno Fernandes e Vitinha.

Ainda por cima, tentaram-se aproveitar o tempo todo de um desastre para tentarem justificar qualquer possível sucesso, sempre à espera que uma ajuda divina qualquer caísse do céu… mas esqueceram-se de em campo lutar por essas mesmas justificações que queriam inventar!

E já nem falo do treinador, porque claramente é preciso ser muito def para acreditar que alguma vez resultaria algo decente com este gajo a liderar a seleção! Mas alguém acha que alguma vez seria possível uma seleção espanhola ser treinada por um treinador Português?

Que venha o JJ… mais um para ser igual aos anteriores! Agenciado por Jorge Mendes, gajo mais teimoso à face da terra, com fetiches ainda maiores que o careca espanhol e que nem nos amigáveis roda jogadores.

1 Curtiu

Isso é ter uma bola de cristal como nunca antes visto :sweat_smile:

1 Curtiu

Vamos ver, acho que o problema dele é o grupo não estar para aturar as merdas dele e o queimar, não é propriamente o melhor gestor de grupo

1 Curtiu

Não me parece honestamente que o Jesus vá ter algo “pessoal” contra o Sporting, até porque continua a ser o seu clube de “coração”. O Jesus é um gajo com um carácter duvidoso sobretudo porque é o tipo de gajo que não tem problemas em escalar por cima de quem for para chegar lá a cima. È sobretudo um gajo egocêntrico para quem a prioridade é ele, depois ele, e a seguir ele.

Posso estar enganado, mas nunca vi o Jesus muito preso a “compromissos” e “favores” fosse com quem fosse. Por isso cagou no Orelhas e disse olá ao Bruno, e em seguida quando o Bruno ensandeceu voltou a dizer olá ao Orelhas. Mas tudo porque Jesus procura sempre o que é melhor para si e está-se cagar para o clube, o presidente, o jogador ou o empresário.

É por isso que eu acho que Jesus como selecionador até pode resultar. A maior dúvida para mim residirá mais na sua independência face a certos interesses instalados, como será o caso do Mendes ou da rabolhagem da FPF. Uma coisa é certa, quando ele embirra, não haverá volta a dar, mas isso a mim parece-me algo mais aleatório, e mais uma vez, a ver com o seu ego do que fazer favores a outros. Nessa medida até acredito que seja um gajo capaz de fazer uma limpeza na seleção, quer ao nível dos jogadores quer a nível de equipa técnica e dirigentes que orbitam ali à volta. Ele gosta de se blindar com os amigos de sempre e de confiança, goste-se ou não disso e como tal acredito que vá fazer o mesmo na seleção. De resto, ele tem uma boa relação com o Bananas, pelo que não estou a ver porque teria uma azia especial pelo Sporting.

1 Curtiu

O JJ vai meter a Seleção a jogar o dobro, para não dizer o triplo, como já alguns disseram. E quando acontecer, e sem certos vícios (embora ache que alguns vão permanecer), vão-se perceber certas coisas.

1 Curtiu

Na seleção não é tão fácil queimar o treinador porque o treinador seleciona quem ele quer e facilmente cria um nucleo duro de confiança. Claro que se isso significar deixar de parte os melhores jogadores e depois não obter resultados, então não haverá milagres.

A FPF tem feito um desinvestimento continuado na figura do selecionador. A FPF orientou-se com o Fernando Gomes para maximizar o produto Ronaldo e escolheu um treinador menor, Fernando Santos, e bateu no fundo ao escolher um tipo escandolosamente incompetente como o Bob.

Parece que a coisa vai mudar um bocado com o JJ.

1 Curtiu

O melhor jogador portugês da atualidade, e por consequência da seleção dá pelo nome de Nuno Mendes.

Com gajos como Vitinha, João Neves ou Bruno Fernandes em campo, ser o Nuno o melhor jogador é sintomático da forma como o resto se eclipsa na seleção. O que só demonstra e reforça a minha primeira frase: Nuno Mendes é o melhor jogador português da atualidade e o melhor ala do mundo.

7 Curtiram

A Noruega não faz fretes a ninguém, vai jogar para ganhar.

Eu acredito nos Vikings.

Excelente post e diagnóstico. Só discordo da parte final. Nada no percurso do JJ augura um corte com personalidades e estruturas que o acompanharam ao longo da carreira e aos clubes por onde passou.

Jogar contra pedreiros também fica mais fácil.

Gosto muito do João Neves, mas também é necessário trazer o nome dele para aqui. Depois de ter feito um belo jogo de estreia contra o Congo, a partir daí foi a cair a pique. Sempre muito preocupado com as tarefas defensivas, nomeadamente a encurtar espaços e a cair sobre o seu marcador, só que se esqueceu (ele e o Martínez) de uma coisa… o futebol tem uma bola. Passou completamente ao lado dos jogos, assumiu poucas ou raras vezes e muitas vezes parecia que não estava em campo. Não acho que seja o principal culpado, mas esperava mais.

Já agora, o JJ só tem uma missão

É apresentado, e diz logo a pré-convocatória: “Inácio, Trincão, Gonçalo Ramos, Mora, Quenda, Palhinha …” e por aí adiante

Difícil. Não o consigo culpar, nem ao Vitinha, e em parte também não ao BF embora desse esperava mais, porque a tarefa é outra.

Se não tens estrutura, o meio-campo vai ceder. Mas percebo o que dizes … vindo de bicampeões mundiais, esperava-se outra inteligência, mesmo até capacidade de mudarem as coisas por si, sem quererem saber do m*rdas do Ruca

O JJ parece desmiolado mas nem o é totalmente, mas a seleçâo (ao que ele nâo está habituado) nâo é um clube com ele a mandar e a dizer quem fica e quem vai.
JJ vai ter que atinar se for o novo selecionador.

Pessoalmente, espero que nâo seja.

Convocar Quenda e Mora, neste momento, não seria torná-los a eles já “vacas sagradas”?
Eu tenho saudades de ir à seleção quem estava em melhor forma, e eles não o estiveram neste final de época.

Eu também não culpo o João Neves, para mim é o menos culpado dos três do meio campo. A verdade é que aquele meio-campo nunca funcionou desde o primeiro jogo, não sei qual seria a solução (até sei, mas o Palhinha não foi convocado), mas que foi mau, isso foi. O treinador é o principal responsável.

Tudo dito, parabéns pela lucidez e pela clareza deste post.

Falando sobre Scolari … mas principalmente sobre os tempos do Euro 2004/Mundial 2006: só quem passou é que sabe. A união que havia era algo de especial. União do grupo, a união com o povo, era tudo especial.

Tenho muitas saudades disso, e espero que com o JJ ainda recuperemos um pouco disso, porque vejo potencial e capacidade para isso.

2 Curtiram

Ser um bom selecionador não é o mesmo que ser um bom treinador, na seleção não há tempo para treinar.

O JJ é um grande treinador, vamos ver o que faz. Melhor que o Santos e o careca, fará certamente.

Espero que tenha liberdade para fazer as escolhas dele sem pressões de clubes ou agentes.

De certa forma sim, mas se há momento para isso é já.

Não se pode dizer que a primeira convocatória dele vai ser já a formação do grupo. E cada treinador é um treinador. Há malta como o Martinez que com a primeira convocatória já definiu quem vai ao Europeu/Mundial, há outros que são mais mutáveis.

É principalmente pela mensagem que passa.

1 Curtiu