Selecção Nacional AA - Parte 1

Já que o tópico principal da nossa Seleção ainda se encontra “fechado”:

https://twitter.com/selecaoportugal/status/755473583921569792

EDIT: Eis o comunicado oficial:

[b]FPF e Fernando Santos renovam contrato[/b]

Seleção A

A Federação Portuguesa de Futebol e o Selecionador Fernando Santos chegaram a acordo para a renovação do contrato que os une desde setembro de 2014.

O novo vínculo entre a FPF e Fernando Santos vigorará até ao EURO-2020, coincidindo com o final do mandato da atual Direção da Federação Portuguesa de Futebol.

Fernando Gomes, presidente da FPF, e Fernando Santos, Selecionador Nacional, estarão presentes numa conferência de imprensa agendada para esta quinta-feira, 21 de julho, às 12h00, na Cidade do Futebol.

Fonte

É justo. Depois daquilo que fez este ano merece a carta branca em 2018, onde aparentemente vai continuar qualquer que seja o resultado alcançado no Mundial, e depois termina em 2020

É um treinador do qual nunca gostei nem gosto, mas pronto, a verdade é que nunca nenhum outro, como Paulo Bento por exemplo, de quem eu gostava muito mais venceu o quer que fosse, foi campeão europeu nada a dizer.

É justo, e não sei se a hipótese China era mesmo real ou não, mas se era de certeza que ia para lá encher bem os bolsos. Não que também não o faça aqui, ainda mais depois de ser Campeão Europeu, mas seria sempre uma realidade bem distinta.

E goste-se ou não, acho bem que tenha carta branca depois de 2018. Se não a dermos a um gajo que com esta equipa foi Campeão Europeu, então não a damos a ninguém. Que continue o bom trabalho, e que ceda menos a pressões na altura das convocatórias e depois a fazer os onzes iniciais, até porque já se viu que cedendo a encomendas, só se lixa.

Estou curioso para ver a convocatória para o próximo jogo bem como o 11 inicial e a táctica utilizada.

O Fernando Santos parece-me um tipo muito leal mas também consciente de que essa lealdade não pode por a equipa em causa. Quero ver se Bruno Alves, Tiago e Ricardo Carvalho vão continuar a ser chamados

Eu acho que é (ou deveria ser) impensável que continuem. Ser seleccionador, e ainda mais com um contrato de longa duração, também passa muito por preparar o futuro e fazer a renovação da equipa.

A próxima convocatória não pode ser vista “apenas” como mais um jogo em 2016, terá de ser pensada tendo como meta 2018, e em 2018 seria inacreditável ter por lá qualquer um desses nomes. Os jogadores têm de perceber que à frente dessa gratidão e lealdade, que merecem, está a equipa. Um ciclo chegou ao fim e o próximo deve começar desde já a ser preparado.

2017 ja vamos ter Taca das Confederacoes onde estaremos pela primeira vez.

Para já, substituía pelo menos um dos centrais (R. Carvalho, provavelmente) pelo Neto. Percebo que se mantenham os outros 22 para fazer uma transição “soft”, sem revoluções e para manter o espírito de grupo.

Mas espero que Marafona, Neto, Carriço (ou R. Semedo, ou R. Ferreira, ou Josué Sá) e o Bernardo Silva, pelo menos, entrem no grupo para o Mundial 2018 (nos 23 convocados). Por troca com Eduardo, B. Alves, R. Carvalho e eventualmente A. Gomes (ou J. Moutinho).

Ainda há a questão do Coentrão (se estiver bem fisicamente, terá sempre de ir na vez do Eliseu) e as lutas Éder vs André Silva (vamos ver como o miúdo evolui… porque o Éder está em estado de graça e seguramente muito confiante) e Vieirinha vs Nélson Semedo.

Não me parece que jogadores como Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Quaresma vão estar na Rússia em 2018. Moutinho e Nani vamos ver como estarão daqui a 2 anos mas é provável que ainda marquem presença. Para substituir os centrais não tem nada que saber: Ilori e Ruben Semedo! Para o lugar do cigano, Gelson Martins! :arrow:

Ilori ? Porque razão ?

Porque bateu os recordes de velocidade na academia…

Acho o Ilori, desta malta toda jovem (de centrais), o que tem mais potencial, mas enquanto não jogar e o confirmar nunca vai ser chamado à Seleção principal.

Dos centrais não convocados, acho que o mais preparado e com maior qualidade atual é de longe o Neto. Titular no Zenit há algum tempo, com experiência de Champions, já algumas internacionalizações e que complementa bem um central mais duro (Pepe ou Fonte), porque é bastante rápido e “limpo” no corte e antecipação.

A primeira convocatoria a seguir ao verão é sempre a mais engraçada do ano, basta um gajo qualquer mostrar-se nas primeiras jornadas vai logo ser convocado.

Com quem vão ser os primeiros jogos?

Acredito que o CR7 fique de fora por causa da lesão e os trintoes Alves e Ricardo Carvalho também.

Suiça - Portugal dia 6 de Setembro. 7 de Outubro, Portugal - Andorra. 10 de Outubro, Ilhas Faróe - Portugal. 13 de Novembro, Portugal - Letónia

Não acredito que o Quaresma fique de fora…

Também estou curioso para ver o que será feito pelo Fernando Santos. Não acredito que mexa muito. Acredito que entre o Bernardo Silva e pouco. Eventualmente possa entrar o Neto para o lugar do B.Alves ou do R.Carvalho.

Há vários jogadores a aparecer e espero que o mister tenha atenção, como é o caso do Gelson, Iuri, Podence, Semedo, André Silva, Horta, entre outros.

Fernando santos renova até 2020

Bom dia.

Excelente notícia a renovação. A Selecção não apresentou o melhor futebol, mas foi eficaz e, que diabos, somos campeões europeus. Não fazia nenhum sentido mudar agora.

É para ficar, iniciar o processo de renovação e preparar o futuro.

O problema do Fernando Santos é que na fase de qualificação empatar não chega. O grupo para o Mundial é fácil, mas com Suíça ou até a Hungria não dou o 1º lugar assegurado…

Como é que foi mesmo a fase de qualificação com o FS ao comando? Relembra-me lá SFF