Não me parece que o Adrien roube o lugar ao Moutinho no meio-campo. E o Danilo se continuar a jogar como tem jogado também merece ser titular em detrimento do William. Para mim, o único do meio-campo do Sporting que tem de ser titular no Europeu é o João Mário.
Rui Patrício
Anthony Lopes
Beto
Cédric Pepe José Fonte Raphael Guerreiro
Vieirinha Paulo Oliveira Luís Neto/R. Carvalho Fábio Coentrão
Danilo Pereira
William Carvalho
Adrien Silva
João Moutinho
Joao Mario Nani
Quaresma Rafa
Bernardo Silva Ronaldo
Danny (Paciencia, Andre S, Lucas Joao,Hugo Vieira, Bruno Moreira)
PS: o primeiro nome nao é necessariamente o titular
Não era má escolha, mas num caso desses ainda levava Paulo Oliveira devido a ter mais experiência, se estivesse a jogar, como não está, não o coloquei ai, senão a meu ver era titular de caras, atenção que falo de uma selecção sem compadrios, pois com compadrios vai o entulho do costume e no primeiro obstáculo regressas a casa.
Porque depois do que se viu até agora, o cepo Éder é um (mau) dado adquirido…
Aliás, num ano em que a convocatória dos 23 podia ser mais ou menos consensual com uma renovação sustentada, creio que vamos assistir a verdadeiras asneiras…
Apesar dos meus 23 ali atrás, já conto com Danny, Ricardo Carvalho e Eliseu em vez de André Silva, Paulo Oliveira e Raphael Guerreiro…
Mas creio que a maior estupidez de todos a que vamos assistir vai ser a convocatória assim do nada… da Sanchez-mania.
Estes dois jogos mostraram algumas coisas interessantes que poderão ser positivas, assim FS queira ser justo e não andar a fazer favores:
JME conta na selecção para a mesma posição onde tem jogado no Sporting, e tem boas possibilidades de ser titular em França neste contexto (os dois jogos a titular demonstram qualquer coisa);
Danilo neste momento tira o lugar a William na boa, infelizmente (e infelizmente porque William tem capacidade e potencial para ser bem superior e dar outra dimensão ao meio campo da selecção;
Cédric > Vieirinha; R. Guerreiro > Eliseu; J. Fonte > B. Alves;
Adrien tem tudo para se impor no meio campo da selecção e FS parece contar com ele (dois jogos a titular demonstram isso);
Sanches e A. Gomes na selecção é anedota. Não têm lugar na selecção de forma regular (o primeiro quanto muito aquecia o banco nos sub-21 e o segundo é banalíssimo) quanto mais no europeu;
Éder ser o nosso PL é trágico-cómico; neste momento B. Moreira, Hugo Vieira e A. Silva mereciam uma oportunidade e a melhor solução acaba mesmo por ter Nani e Ronaldo lá na frente, pese embora o risco de falta de eficácia (o que é sempre melhor do que o risco de jogar com 10 que Éder representa);
Parece-me também que FS deu sinais de querer de alguma forma aproveitar as rotinas do meio campo do Sporting, que aliás ainda lhe dará outra vantagens menos óbvia mas não dispicienda: Cédric e Nani ainda há um ano jogaram com JME, Adrien e William e são titulares óbvios;
Rafa e Bernardo são opções válidas para levar ao Europeu, em especial o primeiro;
A equipa que jogou hoje parece-me claramente a mais equilibrada e que melhores garantias dará, com excepção de A. Gomes que dará lugar a Moutinho quando este regresse de lesão;
Para mim a equipa que iria ao Europeu e seria algo deste género:
[b]Rui Patrício[/b]
Anthony Lopes
Beto
CédricPepe José Fonte Raphael Guerreiro
Vieirinha P. Oliveira/Neto R. Carvalho Fábio Coentrão/Picanhas
[b]Danilo Pereira [/b]
William Carvalho
[b]Adrien Silva [/b]
Bernardo Silva [b]João Moutinho[/b]
Rafa
[b]Joao Mario[/b]
Danny
[b]Nani[/b]
Quaresma
[b]Ronaldo[/b]
Bruno Moreira/Hugo Vieira/A. Silva
O Éder é um boneco. NÃO PODE IR AO EUROPEU! PONTO!Não tem qualidade. Vão buscar um puto dos sub 21 como o G. Paciência, o André Silva. Ou então Rui Fonte ou aquele ponta de lança do Paços de Ferreira (Bruno Moreira?). Não era o Hugo Vieira que tb andava a fazer uns números engraçados num pais de leste? Qualquer um serve. O Éder é que não, por amor da Santa!
O José Fonte devia ser titular ao lado do Pepe. Para mim, o Fonte é o central em melhor forma neste momento.
O Cedric é superior ao Vieirinha, imo. Espero que seja titular.
Raphael Guerreiro dá 30-0 ao Eliseu. Tem de ser titular. É demasiado óbvia a diferença de qualidade.
Danilo e Bernardo Silva tem de ir. Principalmente o ultimo. Belas exibições. Mas gosto mais de ver o Bernardo no centro do terreno como médio ofensivo.
Adrien, João Mario e William Carvalho têm lugar assegurado depois das exibições que fizeram. O Rafa também.
O Renato Sanches não tem ainda qualidade para estes palcos. Já é o 2º jogo em que não faz nada a não ser perder bolas. Deixem ao menos o rapaz fazer uma época completa no Benfica para aferir a sua real qualidade. Pode ser que seja útil à selecção no futuro. Neste momento, só lá vai fazer figura de corpo presente. E para França, só se for para passear e comer uns croissants e umas baguetes. Não calça.
André Gomes, na dúvida. Eu até gosto dele e tem característica interessantes e distintas dos outro médios. Mas com o regresso do Moutinho e do Tiago, o espaço fica curto para ele. A ponderar.
O que o pode salvar e ter de facto 18 anos. A não ter, já era. Vejo-lhe lacunas que não são fáceis de limar. Claramente vem de camadas do Benfica em que jogava contra pinos e por isso tem muitas limitações sem bola e mesmo com ela não impressiona por aí além. E um jogador razoável com muita força, e isso não chega.
Tirava o Pizzi, e metia o Danny (embora ele nunca renda o que pode/sabe na selecção. Não podemos ir só com o Ronaldo, como o único gajo que consegue ter o factor golo. E trocava o Vieirinha pelo Semedo, que até acho que deve ser o titular. No novo desenho de Portugal, convém ter dois laterais que carreguem muito jogo de trás, e dêem mais profundidade e largura ao jogo. O Cédric é um jogador mais sólido, mas o Vieirinha a atacar é mais acutilante. Melhor, diria.
Além de que, um elenco com William, Danilo, Judas, Adrien, J.Mário e André Gomes, já é um lote bem alargado de médios. Entregava o vértice mais avançado do losango ao Bernardo Silva, sem pensar duas vezes.
O meu XI:
R.Patrício (indiscutível)
Vieirinha (dúvidas entre ele e Cédric)
Pepe (indiscutível)
J.Fonte (indiscutível)
F.Coentrão (indiscutível)
Danilo (dúvidas entre ele e William)
Judas (dúvidas entre ele e Adrien)
J.Mário (indiscutível)
B.Silva (indiscutível)
Um meio campo Danilo-André Gomes-Quarentão Sanches deve ser o sinónimo de mediano num campo de futebol, que coisa mais mediana, mais medíocre. E deu para ver os resultados disso, Portugal às aranhas na segunda parte até entrar o William e pôr alguma ordem táctica e posicional naquilo.
De resto o modelo está lá, e apostar num meio campo com William-Adrien-João Mário-João Moutinho, com Nani e Ronaldo na frente, com laterais rápidos e capazes no momento ofensivo, neste tipo de competição, tem a receita para o sucesso.
Quanto ao Sanches, não tem anos de carreira suficientes para aprender aquilo que ainda não sabe fazer. Posicionamento equivale a 0, critério com bola é ao calhas, abordagem na pressão é abalroar… Engana pela sua capacidade fisica e o cabelo que lhe dá “estilo”, pelo menos vai ter umas histórias para contar aos netos amanhã.
*o Vieirinha até esteve bem no último jogo
**está a subir de forma
Não gosto do Gonçalo Paciência mas preferia leva-lo a ele do que ao pino do Éder.
Se a táctica for jogar em contra-ataque (se passarmos a fase de grupo tá na cara que vai ser) então ter William e Adrien a lançar jogo vai ser importante.