Selecção Nacional AA de futebol | Portugal está qualificado para o EURO 2016!

Neto à frente de Ricardo Carvalho e Pepe?

Não me parece que o Adrien roube o lugar ao Moutinho no meio-campo. E o Danilo se continuar a jogar como tem jogado também merece ser titular em detrimento do William. Para mim, o único do meio-campo do Sporting que tem de ser titular no Europeu é o João Mário.

Rui Patrício
                                                      Anthony Lopes 
                                                          Beto

Cédric                         Pepe                  José Fonte                Raphael Guerreiro
  Vieirinha            Paulo Oliveira          Luís Neto/R. Carvalho                Fábio Coentrão

Danilo Pereira 
                                                William Carvalho

Adrien Silva 
                                             João Moutinho       
  Joao Mario                                                                       Nani                                                                     
   Quaresma                                                                       Rafa                                                                       

Bernardo Silva                     Ronaldo
                                Danny                          (Paciencia, Andre S, Lucas Joao,Hugo Vieira, Bruno Moreira)

PS: o primeiro nome nao é necessariamente o titular

Não era má escolha, mas num caso desses ainda levava Paulo Oliveira devido a ter mais experiência, se estivesse a jogar, como não está, não o coloquei ai, senão a meu ver era titular de caras, atenção que falo de uma selecção sem compadrios, pois com compadrios vai o entulho do costume e no primeiro obstáculo regressas a casa.

Ninguém menciona o Bruno Moreira na convocatória porque motivo? Pior do que o Éder não pode ser de certeza.

Bem visto, vou adicionar esse nome a minha “lista” de avançados suplentes

Porque depois do que se viu até agora, o cepo Éder é um (mau) dado adquirido…

Aliás, num ano em que a convocatória dos 23 podia ser mais ou menos consensual com uma renovação sustentada, creio que vamos assistir a verdadeiras asneiras…

Apesar dos meus 23 ali atrás, já conto com Danny, Ricardo Carvalho e Eliseu em vez de André Silva, Paulo Oliveira e Raphael Guerreiro…

Mas creio que a maior estupidez de todos a que vamos assistir vai ser a convocatória assim do nada… da Sanchez-mania.

Hugo Vieira também está a fazer um bom campeonato na Servia.

Tiago se recuperar de certeza que vai ser titular.

Para encher bolas mais o Éder um agarra nas bolas e o outro dá a bomba.

Patrício
                                                      Anthony Lopes
                                                      Beto

Cédric Ricardo Carvalho José Fonte Coentrão
Nélson Semedo Pepe Neto Raphael Guerreiro

Danilo
                                                     William

Moutinho                                                   Adrien
                   André Gomes                                             Pizzi                              

João Mário
                                                Bernardo Silva

Nani                                     Ronaldo
                            Rafa Silva                             Quaresma

Rui patrício
Beto
A. Lopes

Cedric
Vierinha

Pepe
Fonte
Ricardo Carvalho
Bruno Alves

Coentrão
Raphael Guerreiro

William
Danilo

Adrien
Moutinho

Joao Mario
Rafa

Bernardo Silva
Nani
Ronaldo
Quaresma

Hugo Vieira
Bruno Moreira

É dificil ?

Estes dois jogos mostraram algumas coisas interessantes que poderão ser positivas, assim FS queira ser justo e não andar a fazer favores:

• JME conta na selecção para a mesma posição onde tem jogado no Sporting, e tem boas possibilidades de ser titular em França neste contexto (os dois jogos a titular demonstram qualquer coisa);

• Danilo neste momento tira o lugar a William na boa, infelizmente (e infelizmente porque William tem capacidade e potencial para ser bem superior e dar outra dimensão ao meio campo da selecção;

• Cédric > Vieirinha; R. Guerreiro > Eliseu; J. Fonte > B. Alves;

• Adrien tem tudo para se impor no meio campo da selecção e FS parece contar com ele (dois jogos a titular demonstram isso);

• Sanches e A. Gomes na selecção é anedota. Não têm lugar na selecção de forma regular (o primeiro quanto muito aquecia o banco nos sub-21 e o segundo é banalíssimo) quanto mais no europeu;

• Éder ser o nosso PL é trágico-cómico; neste momento B. Moreira, Hugo Vieira e A. Silva mereciam uma oportunidade e a melhor solução acaba mesmo por ter Nani e Ronaldo lá na frente, pese embora o risco de falta de eficácia (o que é sempre melhor do que o risco de jogar com 10 que Éder representa);

• Parece-me também que FS deu sinais de querer de alguma forma aproveitar as rotinas do meio campo do Sporting, que aliás ainda lhe dará outra vantagens menos óbvia mas não dispicienda: Cédric e Nani ainda há um ano jogaram com JME, Adrien e William e são titulares óbvios;

• Rafa e Bernardo são opções válidas para levar ao Europeu, em especial o primeiro;

• A equipa que jogou hoje parece-me claramente a mais equilibrada e que melhores garantias dará, com excepção de A. Gomes que dará lugar a Moutinho quando este regresse de lesão;

Para mim a equipa que iria ao Europeu e seria algo deste género:

[b]Rui Patrício[/b]
                                         Anthony Lopes 
                                                Beto

Cédric Pepe José Fonte Raphael Guerreiro
Vieirinha P. Oliveira/Neto R. Carvalho Fábio Coentrão/Picanhas

[b]Danilo Pereira [/b]
                                      William Carvalho

[b]Adrien Silva [/b]
          Bernardo Silva                            [b]João Moutinho[/b]
                                                                       Rafa                                                                                
                              [b]Joao Mario[/b]                                                                                                                                      
                                     Danny                            
                                                            [b]Nani[/b]  
                                                             Quaresma         
                          [b]Ronaldo[/b]
                Bruno Moreira/Hugo Vieira/A. Silva

E claro jogando em losango (ou algo parecido).

Conclusões que retirei deste jogo:

O Éder é um boneco. NÃO PODE IR AO EUROPEU! PONTO!Não tem qualidade. Vão buscar um puto dos sub 21 como o G. Paciência, o André Silva. Ou então Rui Fonte ou aquele ponta de lança do Paços de Ferreira (Bruno Moreira?). Não era o Hugo Vieira que tb andava a fazer uns números engraçados num pais de leste? Qualquer um serve. O Éder é que não, por amor da Santa!

O José Fonte devia ser titular ao lado do Pepe. Para mim, o Fonte é o central em melhor forma neste momento.

O Cedric é superior ao Vieirinha, imo. Espero que seja titular.

Raphael Guerreiro dá 30-0 ao Eliseu. Tem de ser titular. É demasiado óbvia a diferença de qualidade.

Danilo e Bernardo Silva tem de ir. Principalmente o ultimo. Belas exibições. Mas gosto mais de ver o Bernardo no centro do terreno como médio ofensivo.

Adrien, João Mario e William Carvalho têm lugar assegurado depois das exibições que fizeram. O Rafa também.

O Renato Sanches não tem ainda qualidade para estes palcos. Já é o 2º jogo em que não faz nada a não ser perder bolas. Deixem ao menos o rapaz fazer uma época completa no Benfica para aferir a sua real qualidade. Pode ser que seja útil à selecção no futuro. Neste momento, só lá vai fazer figura de corpo presente. E para França, só se for para passear e comer uns croissants e umas baguetes. Não calça.

André Gomes, na dúvida. Eu até gosto dele e tem característica interessantes e distintas dos outro médios. Mas com o regresso do Moutinho e do Tiago, o espaço fica curto para ele. A ponderar.

O resto é o habitual.

O meu 11 para o Europeu:

Já escrevi aqui, há muito, o que penso do Renato.

O que o pode salvar e ter de facto 18 anos. A não ter, já era. Vejo-lhe lacunas que não são fáceis de limar. Claramente vem de camadas do Benfica em que jogava contra pinos e por isso tem muitas limitações sem bola e mesmo com ela não impressiona por aí além. E um jogador razoável com muita força, e isso não chega.

E meus amigos, paremos de defender o William. Anda entre o banal e o fraco. Mas tem 10x mais potencial que o Danilo.

Tirava o Pizzi, e metia o Danny (embora ele nunca renda o que pode/sabe na selecção. Não podemos ir só com o Ronaldo, como o único gajo que consegue ter o factor golo. E trocava o Vieirinha pelo Semedo, que até acho que deve ser o titular. No novo desenho de Portugal, convém ter dois laterais que carreguem muito jogo de trás, e dêem mais profundidade e largura ao jogo. O Cédric é um jogador mais sólido, mas o Vieirinha a atacar é mais acutilante. Melhor, diria.

Além de que, um elenco com William, Danilo, Judas, Adrien, J.Mário e André Gomes, já é um lote bem alargado de médios. Entregava o vértice mais avançado do losango ao Bernardo Silva, sem pensar duas vezes.

O meu XI:

R.Patrício (indiscutível)

Vieirinha (dúvidas entre ele e Cédric)
Pepe (indiscutível)
J.Fonte (indiscutível)
F.Coentrão (indiscutível)

Danilo (dúvidas entre ele e William)
Judas (dúvidas entre ele e Adrien)
J.Mário (indiscutível)
B.Silva (indiscutível)

C.Ronaldo (indiscutível)
Nani (indiscutível)

Quando é que o Coentrão recupera da lesão?

Um meio campo Danilo-André Gomes-Quarentão Sanches deve ser o sinónimo de mediano num campo de futebol, que coisa mais mediana, mais medíocre. E deu para ver os resultados disso, Portugal às aranhas na segunda parte até entrar o William e pôr alguma ordem táctica e posicional naquilo.

De resto o modelo está lá, e apostar num meio campo com William-Adrien-João Mário-João Moutinho, com Nani e Ronaldo na frente, com laterais rápidos e capazes no momento ofensivo, neste tipo de competição, tem a receita para o sucesso.

Quanto ao Sanches, não tem anos de carreira suficientes para aprender aquilo que ainda não sabe fazer. Posicionamento equivale a 0, critério com bola é ao calhas, abordagem na pressão é abalroar… Engana pela sua capacidade fisica e o cabelo que lhe dá “estilo”, pelo menos vai ter umas histórias para contar aos netos amanhã.

O meu seria: Patrício, Cédric*, Pepe/ Carvalho, Fonte, Guerreiro, William**, Adrien, JME, Rafa, Nani, Ronaldo.

Não necessariamente em losango.

*o Vieirinha até esteve bem no último jogo
**está a subir de forma

Não gosto do Gonçalo Paciência mas preferia leva-lo a ele do que ao pino do Éder.

Se a táctica for jogar em contra-ataque (se passarmos a fase de grupo tá na cara que vai ser) então ter William e Adrien a lançar jogo vai ser importante.

Eu jogaria em losango com :

Rui

Vieirinha
Pepe
Ricardo Carvalho/Fonte
Coentrão

William
Moutinho
Adrien
JM ( a 10 )

Nani
Ronaldo