Yep, é um bocado isto. Em todo o caso, o Neto tem que mandar o Darwin ao chão, antes, muito antes.
Eish vamos com calma e menos revisionismo. É verdade q tal como a maioria da equipa em 2022 teve uma queda significativa de rendimento, mas o nosso maior problema este ano foi n termos contratado um central bem superior ao Feddal e Neto.
E olha q no trio da frente há 2 jogadores com estatuto de intocável q merecem mais ir para o banco, sem dizer nomes basta dizer q n são espanhóis.
Fez um jogo desastroso, mas não merece ser chamado “cepo”, “banal”, “fraco” e muitos outros adjetivos que por aí foram escritos.
O Coates não está ao nível da época passada, mas nenhum jogador do plantel está.
O nosso capitão nunca foi um jogador rápido, mas a sua baixa de forma tem explicações de diversa ordem, nomeadamente:
Jogar com Jeremy Mathieu ao lado ou com Luis Neto e/ou Feddal é uma diferença de segurança defensiva como do dia para a noite.
O próprio Gonçalo Inácio ultimamente tem tido mais paragens cerebrais do que é costume, fruto da sua inexperiência e de algum auto-convencimento.
O joelho direito, claramente, está a diminuir o seu desempenho.
Por isso, não é estranho que se fala em quebras de forma do nosso Capitão.
É completamente normal que o Coates não tenha acompanhado o nível do ano passado, que foi absolutamente surreal e dificilmente se repetirá, mas é irrisório pensar num Sporting sem ele, neste momento.
O que falta é um central rápido para o lado direito, a jogar com o Neto ao lado naquele estado, nem o Van Dijk se safava.
Já tivemos.
E o Coates também tem mais dificuldade a jogar com linhas subidas, mas em 2022 o rendimento caiu bastante, até mais do q o Inácio.
E muitos dos problemas q fomos tendo ao longo da época foram disfarçados pelo crescimento do Matheus Reis, pq Feddal teve uma queda abismal e o Neto só serve para desenrascar, nunca para ser solução.
O grande erro da época foi n se ter contratado um central de nível internacional, até pq íamos participar numa Champions, e o falhanço do Vinagre no jogo com o Ajax também criou problemas para a saída do Nuno Mendes.
O Nuno Santos nunca vai ser solução ali, acho q se vai ter de mexer em 3 ou 4 posições no mercado se é para subir o nível, e digo já q ando a ver muita gente iludida com toneladas de dinheiro a caminho pelo Palhinha ou Matheus Nunes, bastou o Guardiola abrir a boca e pensavam q estava ali a mina de ouro…
Também tenho a percepção de que vamos mexer bastante, para a próxima época.
Há que pensar na sucessão de Adan, em encontrar melhores jogadores que Feddal e Neto, há um médio centro para contratar, um lateral esquerdo e, talvez até, um lateral direito. Isto, cá atrás.
Na frente, um ponta de lança é prioritário.
Primeiro é preciso definir em que posição se quer aproveitar o Matheus Reis. Se a central, ou ala esquerdo. Chega de andar com “pode jogar nas duas por isso é solução para as duas”, isso é conversa para ficarmos apertados sempre que há situações com cartões amarelos, por isso é que ontem teve que se jogar com um Neto de rastos a ter que levar com o Darwin.
Se o Matheus contar para central, que se contrate um central e um ala esquerdo, se contar para ala esquerdo, tem de se contratar 2 centrais.
Acho que isso também vai depender do que houver disponível no mercado, a preço para a nossa bolsa. Se houver um bom lateral, o Matheus deve ser visto como central. Se for mais fácil contratar um central, ele vai jogar como lateral.
Acho q na questão do PL além do Paulinho e Slimani o Rodrigo Ribeiro vai ser a terceira opção, mas posso estar enganado, no resto n tenho a certeza se Callai internamente é visto num prazo de 2 anos com potencial para substituir Adan, mas saindo Palhinha ou Matheus Nunes de certeza q vai haver mexidas, e se sairem os 2 ainda mais, e fica no ar se Porro fica ou n…
É complicado criticar, do ponto de vista da racionalidade económica, essa opção. Mas não estou seguro que seja o melhor, do ponto de vista desportivo.
Acho muito arriscado, até porque o Adan deste ano foi bom, mas não esteve ao mesmo nível do ano passado. E o Callai ou é um sobredotado ou vai ter que sofrer o normal processo de valorização, com alguns erros pelo meio. Acho que é complexo analisar este ponto de planeamento.
Os médios, bem ou mal, acho que vão sair. Até porque o dinheiro vai ser preciso.
O Porro…é pá, a minha opinião do espanhol não exactamente contra a corrente da maioria, mas tenho reservas sobre o atleta. Ontem, eu vi aquilo que me assusta no Porro. Tem uma tremenda capacidade física e de partir para cima do adversário, mas, depois, revela alguma inconsistência na decisão. Continua precipitado (embora em menor medida) e nunca sei bem se ele está para descolar, definitivamente, ou se vai entrar em redundância. É notório que é muito melhor jogador que o Esgaio, mas também é notório que ainda faz asneiras (o jogo de ontem, do ponto de vista ofensivo, ou o jogo com o City, defensivamente, são exemplos do que ainda falta ao Porro, em termos de maturidade competitiva).
Neto de rastos a ter de levar com Darwin? De rastos aos 14 min?
Nao tem qualidade para ca estar é ir embora, estes mais 4 ou 5, cada ano a mais é um 1 milhão a mais e pior é descer o nível em campo.
De acordo, também concordo q do ponto de vista desportivo precisávamos de melhor do q Paulinho e Slimani, mas realisticamente acho q a terceira opção a ser testada vai ser o Rodrigo Ribeiro.
Acho q os próximos 2 anos do Callai serão na B para ser avaliado o seu desenvolvimento e se está pronto para tamanha responsabilidade, a verdade é q se o Adan n tivesse tido o desempenho q teve hoje o GR seria o Max.
E ainda n é seguro se o Callai vai atingir os mesmos patamares do Max ou n. O problema é q n sei se mais 2 anos de Adan a titular dá garantias plenas, talvez ainda mais problemático do q a questão dos 2 PL.
E já agora falta pensar bem se com a saída do Sarabia e este abaixamento do Pote se Edwards será suficiente, n conheço nada do miúdo ganês para comentar, e na Formação para encaixar ali n sei se o Mateus Fernandes é o mais adequado para a posição.
Quando digo de rastos falo da diferença física brutal que há entre ele e o Darwin. Era óbvio que o maior perigo ia sair desse confronto.
Por mim pode ficar desde que seja 5º ou 6º central. Mais que isso, não tem condições.
Não podes ter o 5° ou 6° central a mamar 1 ao ano, epa não podes, não faz qualquer sentido, que vá para adjunto já que a questão é a importância no balneário, e para quê alternativas como Neto e Esgaio se quando têm de jogar ja se sabe que são fracos? Para quê?
Para isso vais buscar um jovem, ou trazes de volta o Quaresma que ao menos tem por onde crescer, pode ser surpresa, e valorizar, de jogadores como Neto, Esgaio ou Paulinho e Slimani já não espremes nada que te faça subir de patamar ou valorizar alguma coisa e vender, epa não faz sentido, com contratos milionários…
O coates que se deixe da seleção depois do mundial que ele já não tem vida para tantas andanças, é muito jogo para a condição física dele e nota se bem as quebras de rendimento quando anda por arames. Penso que é um elemento importante no Sporting, mas para o ano convém começar a pensar no futuro…para já há que substituir o feddal por um indiscutível e rezar para que não seja preciso utilizar muitas vezes o Neto
Se há gajo que merece todo o nosso respeito e admiração é ele.
Capitão.
Nunca nos abandonou.
Que ingratidão que para aqui vai…
Não veem que desde Dezembro/Janeiro está completamente em défice físico??
Das melhores exibições do Coates este ano.