Estrutura Dirigente
Conselho Directivo:
PRESIDENTE:
Sportinguista doente com conhecimento de Futebol e de Gestão, a tempo inteiro e remunerado dentro de padrões normais. Nada comparado com os 400.000 mil euros ano de José Eduardo Bettencourt. Seria ao mesmo tempo Presidente do Conselho de Administração da Sporting S.A.D.
Personalizando: Bruno de Carvalho é sem dúvida um Sportinguista doente e para além disso tem experiência no mundo dos negócios e com uma Licenciatura em Gestão e um mestrado em Gestão do Desporto e de Organizações Desportivas parece-me ter o perfil adequado. Poderá aparecer outro com perfil similar. Dos candidatos falados, não vejo mais nenhum com um perfil de conhecedor de gestão e de Desporto. Basicamente são todos juristas os candidatos apontados.
[hr]
VICE PRESIDENTES:
VICE-PRESIDENTE (Responsável Finanças): Gestor de topo, responsável por toda a área Financeira do Clube e S.A.D. Seria Administrador da S.A.D. e seria remunerado como Administrador da S.A.D.
Personalizando: Não faço a mínima ideia.
VICE-PRESIDENTE( Responsável Futebol ): Figura do mundo do Futebol com experiência na Formação de Jogadores, e com um perfil de nível superior. Juntamente com o Presidente seria o responsável por toda a Organização do Futebol do Clube. Desde as camadas jovens até à Equipa Principal. Seria remunerado como Administrador da S.A.D.
Personalizando: Assim de repente, vejo 4 nomes para o cargo: Jesualdo Ferreira, José Couceiro, Augusto Inácio e António Oliveira. A minha preferência iria para António Oliveira, o seu conhecimento por dentro do “Sistema” poderia ser muito útil…
VICE-PRESIDENTE (Responsável pela Comunicação): Pessoa de créditos firmados na área da Comunicação, responsável por toda a comunicação do Clube, site, jornal, Televisão do Clube, Imprensa, etc). Não seria administrador da S.A.D mas seria remunerado.
Personalizando: Neste caso uma figura como Jorge Gabriel seria interessante. É Sportinguista ferrenho e tem conhecimentos dentro do Audiovisual e pessoais para liderar um projecto como a Sporting TV. A minha primeira escolha seria Carlos Daniel, mas não faço a minima ideia se é Sportinguista ou não.
VICE-PRESIDENTE (Responsável pelas Modalidade): O único Vice-Presidente não remunerado seria este. Seria responsável por todas as modalidades do Clube, uma espécie de Presidente das Modalidades.
Personalizando: Não conheço muito sobre a orgânica das Modalidades do Clube, mas toda a gente me fala muito bem do Mário Patrício, por isso seria ele a minha escolha.
[hr]
VOGAIS:
Vogal Conselho Directivo ( Responsável pela área Jurídica): Jurista de reconhecidos méritos na Sociedade Portuguesa. Não remunerado.
Personalizando:Qualquer Big Shot Lawyer seria interessante.
Vogal Conselho Directivo ( Responsável pelas Relações Públicas): Responsável pela representação em fóruns internacionais, Federação Portuguesa de Futebol, Liga Profissional de Futebol, UEFA, FIFA, etc. Uma grande figura do Universo Leonino que saiba falar fluentemente Inglês e ser dono de uma boa oratória. Preferencialmente não remunerado.
Personalizando: Pedro Barbosa foi um jogador de classe reconhecida que passou pelo Sporting, foi capitão de equipa e é um símbolo do Sporting, para além que está mais à vontade com a Comunicação Social após a entrada no MaisFutebol. Não sei como estará o seu Inglês. Parece-me um nome bom para um cargo como este. Sá Pinto, Vidigal e Diogo seriam também nomes a considerar.
Vogal Conselho Directivo ( Responsável pelas Sócios, Núcleos e Fundação Sporting): Uma figura do Universo Leonino experiente e com um forte conhecimento do Clube e da sua História. Uma espécie de provedor do Sócio. Não remunerado.
Personalizando: Pelos seus historiais, vejo duas grandes figuras do Sporting com capacidade para ocupar este cargo. Manuel Fernandes e Carlos Lopes. Dou preferência a Carlos Lopes.
Vogal Conselho Directivo ( Responsável pela Academia): Director Geral da Academia do Sporting, com responsabilidades na organização de todo o futebol de formação e trabalhando sob a alçada do Vice-Presidente responsável pelo Futebol. Responderia exclusivamente ao Conselho de Administração da SAD. Remunerado.
Personalizando: É na minha opinião inadmissível, Aurélio Pereira nunca ter ocupado este cargo. Seria inquestionavelmente a minha escolha.
Vogal Conselho Directivo ( Responsável pelas Infra-estruturas): Teria a seu cargo a manutenção da Academia e do Estádio. (Relvados, Speaker, Organização jogos, manutenção, etc).
Personalizando: Parece-me ser um cargo cujo perfil não é essencial. Não vale a pena estar a apontar grandes nomes.
[hr]
Mesa da Assembleia Geral:
PRESIDENTE:
Alguém com “Sentido de Estado”
Personalizando: Jorge Sampaio.
VICE - PRESIDENTE E SECRETÁRIOS:
Personalidades de idoneidade comprovada
Personalizando: Não faço ideia.
[hr]
ASSUNTOS DE GRANDE RELEVÂNCIA:
FINANÇAS:
É preciso levar a cabo uma reestruturação financeira, que deverá obrigatoriamente ser conduzida pela nova Direcção. Apesar de um melhoramento das condições, é preciso que o clube se torne sustentável e que volte logo no primeiro ano a apresentar resultados positivos. Não podemos continuar a gastar mais do que o que geramos.
AUDITORIA:
É vital que se proceda a uma Auditoria de Gestão completamente independente por parte de uma entidade idónea (se fosse estrangeira melhor ainda), para que de uma vez por todas se saiba o que de facto aconteceu com o clube desde José Roquette.
Em caso de irregularidades graves espero e desejo que o Sporting processe essas personagens de forma a ser ressarcido.
NOVO PAVILHÃO E ACORDO COM MUNICÍPIO DE ODIVELAS
A forma como foi conduzido o processo com o Município de Odivelas foi na minha opinião muito estranha. É preciso que a nova Direcção analise de forma séria se o acordo é benéfico ou não para o Clube, a mim não me parece. Relativamente ao Pavilhão acredito que seja possível com apoio de uma grande empresa conseguir o Pavilhão para o Sporting. A CGD terá que ser pressionada nesse sentido uma vez que já “deu” muito aos nossos rivais. Chegou a nossa vez.
CAPITAL DO CLUBE NA S.A.D.
NUNCA EM QUALQUER ALTURA OU LUGAR DEFENDEREI QUE O SPORTING PERCA A MAIORIA DO CAPITAL DA SPORTING S.A.D. Este é para mim o ponto fulcral desta campanha.
NAMING ESTÁDIO
Custa-me muitíssimo deixar de ter o José Alvalade como nome do nosso Estádio, mas caso seja de extrema urgencia para as Finanças do Clube, que assim seja.
CAMPANHA DE SÓCIOS
Com uma política de verdade os Sportinguistas unir se-ao ao clube como nunca antes se viu. Falando a verdade e apresentando um projecto realmente credível todos estaremos disponíveis para ajudar.
MODALIDADES
Para que o clube se torne mais sustentável, porque não fazer parcerias com empresas dividindo o naming das equipas. Parece-me que só temos a ganhar nesta altura de dificuldade.
Como se faz com equipas de ciclismo. Divide-se o naming e os custos por exemplo:
Futsal : Sporting/TMN
Andebol: Sporting/ZON
etc…
Futebol Profissional:
OBJECTIVOS:
O objectivo principal deverá ser equilibrar as contas do clube, não entrando em loucuras e lutando num projecto sustentável para ir melhorando a classificação ano após ano. O objectivo para a primeira Época deverá ser assumido como lutar pela Champions.
EQUIPA TÉCNICA:
- Treinador com competência e com contrato até ao final do Mandato, onde a sua permanência é indiscutível. Para isso é preciso desde o primeiro momento alertar os Sócios nesse sentido
Personalizando: Leonardo Jardim. Excelentes resultados e bom futebol por onde passou são o seu Cartão de visita.
MERCADO:
Pesquisa predominantemente feita no Mercado Nacional especialmente em jogadores Portugueses.
PASSES DE JOGADORES:
O pouco investimento que possamos fazer deve ser direccionado para as percentagens dos passes dos nossos jogadores mais valiosos de forma a trazer retorno numa venda futura.
[hr]
Equipa Principal:
COMPOSIÇÃO:
- Equipa composta por 22 jogadores (2 por cada posição) e com um mínimo de jogadores da Formação do Clube (11).
Exemplificando com os jogadores que compõem o Plantel actual:
A negrito jogadores formados pelo Sporting:
Guarda Redes:
Patrício e Marcelo. Estamos bem servidos de Guarda Redes. Podendo fazer um encaixe significativo com o Rui, Marcelo está mais do que apto a assumir as redes da nossa Baliza e Golas passa a segundo Guarda-redes.
Defesa Direito:
M.Lopes e Cedric Soares. 2 bons jogadores. O Presente e o futuro da nossa Selecção.
Defesas Centrais:
Rojo, Boulahrouz, Xandão, Onyewu,Pedro Mendes, Nuno Reis, Eric Dier, Ilori.. Nesta posição temos bons valores na nossa formação. O ideal seria ter 2 jogadores internacionais titulares e dois da formação. Na minha opinião, manteria Rojo e Onyewu. Dos restantes, Pedro Mendes e Nuno Reis seriam as minhas apostas, emprestando o Dier e o Illori.
Defesa Esquerdo:
Joãozinho, Turan e Evaldo. Tudo depende do mercado de Turan e Evaldo, Joãozinho continuaria.
Médios Defensivos:
Rinaudo e Renato Neto/André Santos.
Médios Centro:
Schaars, Labyad, Adrien e André Martins.
Extremos:
Carrillo, Capel, Wilson Eduardo e Bruma.
Pontas de Lança:
Wolfswinkel Betinho e Rubio
VENDAS:
Xandão, Boulahrouz, Jeffren,Viola, Ventura, Pranjic, Gelson Fernandes, e Elias
Outras vendas ou empréstimos para poupar/fazer receitas:
Renato Neto/André Santos, Evaldo/Turan, Salomão,Bojinov, Grimi, João Gonçalves,
COMPRAS:
Caso haja a possibilidade, um ponta de Lança era essencial.
ESQUEMA DE JOGO:
- Esquema de jogo semelhante ao das camadas jovens, para uma melhor adaptabilidade do jovens quando chamados à Equipa Principal.
CAPITÃES:
- 3 Capitães de Equipa com vários perfis ( 1º jogador experiente da Formação do Clube, 2º Jogador estrangeiro, 3º Jogador jovem da Formação)
1º Capitão - Rui Patrício
2º Capitão - Fito Rinaudo
3º Capitão - Nuno Reis
[hr]
EQUIPA B
OBJECTIVOS:
Formar jogadores enquanto atletas Profissionais. Essencial que desenvolvam amor e respeito ao clube. Uma politica de rigor e exigência são essenciais.
EQUIPA TÉCNICA:
Competência acima de Sportinguista. Os técnicos da Equipa B, já demonstraram não ter categoria para o cargo. É preciso contratar uma nova equipa Técnica com capacidade para lidar com uma equipa jovem. Quem sabe Manuel Fernandes poderá ser útil neste capítulo.
[hr]
Departamento Médico:
Criação de um Dep. Médico transversal a todas as Modalidades do Clube, liderado por um Médico de créditos firmados, e com condições plenas de Funcionamento nas Instalações do Clube.
[hr]
Como é lógico um candidato a Presidente do Sporting Clube de Portugal tem de apresentar muito mais do que isto…
Não me levem a mal este pequeno “ensaio”…