Se eu fosse candidato... O meu projecto para o SCP

Estrutura Dirigente

Conselho Directivo:

PRESIDENTE:

Sportinguista doente com conhecimento de Futebol e de Gestão, a tempo inteiro e remunerado dentro de padrões normais. Nada comparado com os 400.000 mil euros ano de José Eduardo Bettencourt. Seria ao mesmo tempo Presidente do Conselho de Administração da Sporting S.A.D.

Personalizando: Bruno de Carvalho é sem dúvida um Sportinguista doente e para além disso tem experiência no mundo dos negócios e com uma Licenciatura em Gestão e um mestrado em Gestão do Desporto e de Organizações Desportivas parece-me ter o perfil adequado. Poderá aparecer outro com perfil similar. Dos candidatos falados, não vejo mais nenhum com um perfil de conhecedor de gestão e de Desporto. Basicamente são todos juristas os candidatos apontados.

[hr]

VICE PRESIDENTES:

VICE-PRESIDENTE (Responsável Finanças): Gestor de topo, responsável por toda a área Financeira do Clube e S.A.D. Seria Administrador da S.A.D. e seria remunerado como Administrador da S.A.D.

Personalizando: Não faço a mínima ideia.

VICE-PRESIDENTE( Responsável Futebol ): Figura do mundo do Futebol com experiência na Formação de Jogadores, e com um perfil de nível superior. Juntamente com o Presidente seria o responsável por toda a Organização do Futebol do Clube. Desde as camadas jovens até à Equipa Principal. Seria remunerado como Administrador da S.A.D.

Personalizando: Assim de repente, vejo 4 nomes para o cargo: Jesualdo Ferreira, José Couceiro, Augusto Inácio e António Oliveira. A minha preferência iria para António Oliveira, o seu conhecimento por dentro do “Sistema” poderia ser muito útil…

VICE-PRESIDENTE (Responsável pela Comunicação): Pessoa de créditos firmados na área da Comunicação, responsável por toda a comunicação do Clube, site, jornal, Televisão do Clube, Imprensa, etc). Não seria administrador da S.A.D mas seria remunerado.

Personalizando: Neste caso uma figura como Jorge Gabriel seria interessante. É Sportinguista ferrenho e tem conhecimentos dentro do Audiovisual e pessoais para liderar um projecto como a Sporting TV. A minha primeira escolha seria Carlos Daniel, mas não faço a minima ideia se é Sportinguista ou não.

VICE-PRESIDENTE (Responsável pelas Modalidade): O único Vice-Presidente não remunerado seria este. Seria responsável por todas as modalidades do Clube, uma espécie de Presidente das Modalidades.

Personalizando: Não conheço muito sobre a orgânica das Modalidades do Clube, mas toda a gente me fala muito bem do Mário Patrício, por isso seria ele a minha escolha.

[hr]

VOGAIS:

Vogal Conselho Directivo ( Responsável pela área Jurídica): Jurista de reconhecidos méritos na Sociedade Portuguesa. Não remunerado.

Personalizando:Qualquer Big Shot Lawyer seria interessante.

Vogal Conselho Directivo ( Responsável pelas Relações Públicas): Responsável pela representação em fóruns internacionais, Federação Portuguesa de Futebol, Liga Profissional de Futebol, UEFA, FIFA, etc. Uma grande figura do Universo Leonino que saiba falar fluentemente Inglês e ser dono de uma boa oratória. Preferencialmente não remunerado.

Personalizando: Pedro Barbosa foi um jogador de classe reconhecida que passou pelo Sporting, foi capitão de equipa e é um símbolo do Sporting, para além que está mais à vontade com a Comunicação Social após a entrada no MaisFutebol. Não sei como estará o seu Inglês. Parece-me um nome bom para um cargo como este. Sá Pinto, Vidigal e Diogo seriam também nomes a considerar.

Vogal Conselho Directivo ( Responsável pelas Sócios, Núcleos e Fundação Sporting): Uma figura do Universo Leonino experiente e com um forte conhecimento do Clube e da sua História. Uma espécie de provedor do Sócio. Não remunerado.

Personalizando: Pelos seus historiais, vejo duas grandes figuras do Sporting com capacidade para ocupar este cargo. Manuel Fernandes e Carlos Lopes. Dou preferência a Carlos Lopes.

Vogal Conselho Directivo ( Responsável pela Academia): Director Geral da Academia do Sporting, com responsabilidades na organização de todo o futebol de formação e trabalhando sob a alçada do Vice-Presidente responsável pelo Futebol. Responderia exclusivamente ao Conselho de Administração da SAD. Remunerado.

Personalizando: É na minha opinião inadmissível, Aurélio Pereira nunca ter ocupado este cargo. Seria inquestionavelmente a minha escolha.

Vogal Conselho Directivo ( Responsável pelas Infra-estruturas): Teria a seu cargo a manutenção da Academia e do Estádio. (Relvados, Speaker, Organização jogos, manutenção, etc).

Personalizando: Parece-me ser um cargo cujo perfil não é essencial. Não vale a pena estar a apontar grandes nomes.

[hr]

Mesa da Assembleia Geral:

PRESIDENTE:

Alguém com “Sentido de Estado”

Personalizando: Jorge Sampaio.

VICE - PRESIDENTE E SECRETÁRIOS:

Personalidades de idoneidade comprovada

Personalizando: Não faço ideia.

[hr]

ASSUNTOS DE GRANDE RELEVÂNCIA:

FINANÇAS:

É preciso levar a cabo uma reestruturação financeira, que deverá obrigatoriamente ser conduzida pela nova Direcção. Apesar de um melhoramento das condições, é preciso que o clube se torne sustentável e que volte logo no primeiro ano a apresentar resultados positivos. Não podemos continuar a gastar mais do que o que geramos.

AUDITORIA:

É vital que se proceda a uma Auditoria de Gestão completamente independente por parte de uma entidade idónea (se fosse estrangeira melhor ainda), para que de uma vez por todas se saiba o que de facto aconteceu com o clube desde José Roquette.

Em caso de irregularidades graves espero e desejo que o Sporting processe essas personagens de forma a ser ressarcido.

NOVO PAVILHÃO E ACORDO COM MUNICÍPIO DE ODIVELAS

A forma como foi conduzido o processo com o Município de Odivelas foi na minha opinião muito estranha. É preciso que a nova Direcção analise de forma séria se o acordo é benéfico ou não para o Clube, a mim não me parece. Relativamente ao Pavilhão acredito que seja possível com apoio de uma grande empresa conseguir o Pavilhão para o Sporting. A CGD terá que ser pressionada nesse sentido uma vez que já “deu” muito aos nossos rivais. Chegou a nossa vez.

CAPITAL DO CLUBE NA S.A.D.

NUNCA EM QUALQUER ALTURA OU LUGAR DEFENDEREI QUE O SPORTING PERCA A MAIORIA DO CAPITAL DA SPORTING S.A.D. Este é para mim o ponto fulcral desta campanha.

NAMING ESTÁDIO

Custa-me muitíssimo deixar de ter o José Alvalade como nome do nosso Estádio, mas caso seja de extrema urgencia para as Finanças do Clube, que assim seja.

CAMPANHA DE SÓCIOS

Com uma política de verdade os Sportinguistas unir se-ao ao clube como nunca antes se viu. Falando a verdade e apresentando um projecto realmente credível todos estaremos disponíveis para ajudar.

MODALIDADES

Para que o clube se torne mais sustentável, porque não fazer parcerias com empresas dividindo o naming das equipas. Parece-me que só temos a ganhar nesta altura de dificuldade.

Como se faz com equipas de ciclismo. Divide-se o naming e os custos por exemplo:

Futsal : Sporting/TMN
Andebol: Sporting/ZON

etc…

Futebol Profissional:

OBJECTIVOS:

O objectivo principal deverá ser equilibrar as contas do clube, não entrando em loucuras e lutando num projecto sustentável para ir melhorando a classificação ano após ano. O objectivo para a primeira Época deverá ser assumido como lutar pela Champions.

EQUIPA TÉCNICA:

• Treinador com competência e com contrato até ao final do Mandato, onde a sua permanência é indiscutível. Para isso é preciso desde o primeiro momento alertar os Sócios nesse sentido

Personalizando: Leonardo Jardim. Excelentes resultados e bom futebol por onde passou são o seu Cartão de visita.

MERCADO:

Pesquisa predominantemente feita no Mercado Nacional especialmente em jogadores Portugueses.

PASSES DE JOGADORES:

O pouco investimento que possamos fazer deve ser direccionado para as percentagens dos passes dos nossos jogadores mais valiosos de forma a trazer retorno numa venda futura.

[hr]

Equipa Principal:

COMPOSIÇÃO:

• Equipa composta por 22 jogadores (2 por cada posição) e com um mínimo de jogadores da Formação do Clube (11).

Exemplificando com os jogadores que compõem o Plantel actual:

A negrito jogadores formados pelo Sporting:

Guarda Redes:

Patrício e Marcelo. Estamos bem servidos de Guarda Redes. Podendo fazer um encaixe significativo com o Rui, Marcelo está mais do que apto a assumir as redes da nossa Baliza e Golas passa a segundo Guarda-redes.

Defesa Direito:

M.Lopes e Cedric Soares. 2 bons jogadores. O Presente e o futuro da nossa Selecção.

Defesas Centrais:

Rojo, Boulahrouz, Xandão, Onyewu,Pedro Mendes, Nuno Reis, Eric Dier, Ilori.. Nesta posição temos bons valores na nossa formação. O ideal seria ter 2 jogadores internacionais titulares e dois da formação. Na minha opinião, manteria Rojo e Onyewu. Dos restantes, Pedro Mendes e Nuno Reis seriam as minhas apostas, emprestando o Dier e o Illori.

Defesa Esquerdo:

Joãozinho, Turan e Evaldo. Tudo depende do mercado de Turan e Evaldo, Joãozinho continuaria.

Médios Defensivos:

Rinaudo e Renato Neto/André Santos.

Médios Centro:

Schaars, Labyad, Adrien e André Martins.

Extremos:

Carrillo, Capel, Wilson Eduardo e Bruma.

Pontas de Lança:

Wolfswinkel Betinho e Rubio

VENDAS:

Xandão, Boulahrouz, Jeffren,Viola, Ventura, Pranjic, Gelson Fernandes, e Elias

Outras vendas ou empréstimos para poupar/fazer receitas:

Renato Neto/André Santos, Evaldo/Turan, Salomão,Bojinov, Grimi, João Gonçalves,

COMPRAS:

Caso haja a possibilidade, um ponta de Lança era essencial.

ESQUEMA DE JOGO:

• Esquema de jogo semelhante ao das camadas jovens, para uma melhor adaptabilidade do jovens quando chamados à Equipa Principal.

CAPITÃES:

• 3 Capitães de Equipa com vários perfis ( 1º jogador experiente da Formação do Clube, 2º Jogador estrangeiro, 3º Jogador jovem da Formação)

1º Capitão - Rui Patrício
2º Capitão - Fito Rinaudo
3º Capitão - Nuno Reis

[hr]

EQUIPA B

OBJECTIVOS:

Formar jogadores enquanto atletas Profissionais. Essencial que desenvolvam amor e respeito ao clube. Uma politica de rigor e exigência são essenciais.

EQUIPA TÉCNICA:

Competência acima de Sportinguista. Os técnicos da Equipa B, já demonstraram não ter categoria para o cargo. É preciso contratar uma nova equipa Técnica com capacidade para lidar com uma equipa jovem. Quem sabe Manuel Fernandes poderá ser útil neste capítulo.

[hr]

Departamento Médico:

Criação de um Dep. Médico transversal a todas as Modalidades do Clube, liderado por um Médico de créditos firmados, e com condições plenas de Funcionamento nas Instalações do Clube.

[hr]

Como é lógico um candidato a Presidente do Sporting Clube de Portugal tem de apresentar muito mais do que isto…

Não me levem a mal este pequeno “ensaio”…

Assim de cabeça de tudo que li:

VICE-PRESIDENTE (Responsável Finanças): Gestor de topo, responsável por toda a área Financeira do Clube e S.A.D. Seria Administrador da S.A.D. e seria remunerado como Administrador da S.A.D.

Personalizando: Não faço a mínima ideia.

Para mim seria, sem dúvida, Domingos Soares Oliveira. Credibilidade junto da banca, Sportinguista, provas dadas na área financeira num clube Desportivo e, claro, bicada na lampionagem.

PRESIDENTE:

Alguém com “Sentido de Estado”

Personalizando: Jorge Sampaio.

Personalizando: Não faço ideia.

Para PMAG, depois do show que deu nas últimas semanas, Daniel Sampaio, se ele estiver a fim disso.
Para Vice-MAG, gostava do SAM, parece-me um gajo sério, ponderado, sempre se posicionou contra o “Sistema”.

EQUIPA TÉCNICA:
  • Treinador com competência e com contrato até ao final do Mandato, onde a sua permanência é indiscutível. Para isso é preciso desde o primeiro momento alertar os Sócios nesse sentido

Personalizando: Leonardo Jardim. Excelentes resultados e bom futebol por onde passou são o seu Cartão de visita.

Sinceramente, não desgosto do Leonardo Jardim. Tem provas de competência, pelo que ouço é Sportinguista e parece-me um gajo sério e rigoroso.
Mas, terá ele o perfil certo para trabalhar os nossos jovens? Alguém tão novo? Terá ele o arcaboiço necessário para um “camião” destes? A nível de pressão e exigência.
Não descarto, mas colocaria mais para trás na lista de preferências.

Continuo a insistir, não haveria ninguém como Jesus. E concretizo:

1. É competente.
  2. Tem experiência, conhece o futebol Português como ninguém.
  3. Sabe o que é treinar um grande, a pressão acrescida, etc.
  4. Tem como grande bandeira enquanto treinador, ser um gajo que valoriza e tira o melhor dos jogadores. Importante para uma equipa jovem, com talento e um clube a precisar de dinheiro.
  5. É Sportinguista.
  6. Com a estrutura certa estaríamos na luta pelos títulos mais depressa do que se pensa.

Grande senão:

1. É caro que .
  2. Não sei se aceitaria vir para o Sporting sem Champions.

Espero que não leves a mais estes “tweaks”. :great:

Atenção à linguagem!

Matchbox Twenty,

Claro que não levo a mal, o tópico é mesmo para discutirmos ideias. :great:

Eu considerei Domingos Soares de Oliveira e Jorge Jesus, mas não me parece possível conseguir essas contratações por parte de qualquer lista do Sporting, apesar de serem 2 bons nomes.

Sobre a MAG, acaba por ser um pouco irrelevante. Penso que Jorge Sampaio dignificaria e muito o cargo caso estivesse disponível é claro.

Sobre o Leonardo Jardim, não há grande escolha entre os treinadores Portugueses. O treinador ser nacional é essencial num projecto deste género, e além do mais já provou em todos os clubes que passou que consegue resultados e boas exibições.

[gmod]Para discutir candidatos e listas, já existe um tópico nesta mesma secção, se a intenção for discutir a estrutura em si e como vocês a organizavam, tudo bem, mas pedimos que não dispersem a discussão de nomes por dois tópicos. :great:[/gmod]

era bom, mas parece-me que o leonardo jardim já está a caminho dos andrades.

de resto, acima dos nomes ou da estrutura propriamente dita, estarão as ideias, o projecto.

naquilo que mais me interessa, quero saber como será pensado o futebol. quais os objectivos propostos e a forma de os atingir.
e depois, naturalmente, quero saber quem serão as pessoas escolhidas para dar corpo a esse projecto.

No fundo o nome do tópico diz tudo…

Se vocês fossem candidatos o que propunham!? Basicamente é neste sentido que eu queria que se discutisse neste tópico.

O Leonardo Jardim seria a minha primeira escolha - prefiro-o a qualquer outro treinador mencionado tanto recentemente como na última campanha eleitoral.

Em primeiro lugar e muito importante, é competente. Em segundo lugar, é português. Em terceiro lugar, conhece bem o campeonato português. Em quarto lugar, conseguiu bons resultados enquanto treinador. Em quinto lugar e também muito importante, é um treinador que tanto pode servir para estabilizar a performance do clube enquanto este se fortalece, como para lutar pelo primeiro lugar (pendente do projecto vindouro).

Não pensaria duas vezes.

Não diz tudo, tem que se ler o post inicial para se perceber a tua intenção. Seja como for, mantenham a discussão à volta do que vocês fariam como candidatos, não à volta dos nomes, que para isso já existe um tópico e, em princípio, será criado outro para discutir os treinadores que deverão acompanhar os candidatos. A linha talvez seja ténue, mas é importante que exista para não se estar a discutir o mesmo em vários tópicos diferentes. :great:

Aqui está o mais importante num projecto deste género. Se o técnico é competente e tem provas dadas temos de lhe dar todo o tempo para que possa desenvolver o seu trabalho. Os jogadores tem de saber que o técnico está no clube para durar, e que em caso de haver “brigas” o treinador sairá sempre por cima.

Num projecto de recuperação de um clube é essencial manter as principais figuras. Há quantos anos Arsene Wenger não ganha absolutamente nada!?

É este tipo de estabilidade que precisamos, mas isto só se consegue dizendo a verdade aos Sócios e adeptos. Não se pode prometer o título quando simplesmente não há condições para o conseguir.

Se quiseres alterar o titulo do tópico para algo do género de “Projectos para o Sporting” estás à vontade! :great:

Tomei a liberdade então de acrescentar ‘‘O meu projecto para o SCP’’ ao ‘‘se eu fosse candidato’’, assim fica mais explícita a intenção. :great:

Siga. :slight_smile:

O Jorge Sampaio ter sentido de Estado é uma ideia… peculiar. Porém, partilhada por muita gente. Eu nem me lembro bem do seu mandato, mas do que me lembro…

De resto, é um tópico interessante e ímpar no Fórum. Há uns anos talvez não o fosse, hoje/de há algum tempo para cá, em termos de conteúdos, é um “oásis” neste sub-quadro.

Concordo com algumas coisas, tenho dúvidas quanto a outras, acho algumas impensáveis e outras com que discordo frontalmente.

Uma última nota: seria interessante, em minha opinião, apontar para medidas mais concretas. Ex: dizer que se pretende manter a maioria do Capital Social da SAD é bonito, mas substantivamente é pouco; ou dizer que se pode proceder a uma redução de custos: seria interessante fazer contas sobre despesas correntes, despesas provenientes do pagamento dos empréstimos feitos (+ juros) - porque estas não dependem directa e momentaneamente dos orçamentos presentes/futuros -, etc etc.

Seria também muito interessante que se deixasse as “personalizações” para o lado - há outro tópico sobre pessoas, candidatos e (putativas) listas, pelo que neste se deviam centrar exclusivamente ideias, medidas, acções… Talvez isso influenciasse positivamente o que se comentaria no outro tópico (o das pessoas e das listas).

Que comece a discussão de ideias, porque é importante… dar rumo ao Sporting.

Não sou nem imagino ser candidato a um cargo desta magnitude.

O que desejo acima de tudo é competência, muita competência, aliada a um amor ao Clube que não permita o servir-se dele (do Clube) em proveito próprio.

Vai, igualmente, ser preciso tê-los muito pretos :mrgreen: para afrontar bancos, notáveis, lambuças, oposição, credores, etc…

Não pode ser qualquer um a ir para aquela cadeira.

Tem que ser alguém que realmente deseje fazer alguma coisa e essa alguma coisa é salvar o Sporting Clube de Portugal, tirá-lo da fossa séptica em que se encontra neste momento.

Tem que ser alguém capaz de encontrar soluções desportivas, que devolvam à equipa a alegria de jogar bom futebol e que, consequentemente, devolva a alegria à Enorme Mole de Sportinguistas, incluindo os da diáspora.

Esse é o perfil do meu Presidente. Difícil, não é verdade? As expectativas são altas, têm que ser altas. O Sporting e nós merecemos muito mais.

Quanto ao naming do estádio, não sei qual será o problema. Por exemplo o Estádio da Luz nem se chama oficialmente Luz. Chama-se estádio do Sport Lisboa e Benfica. E ainda há quem chame de Alvalade XXI ao nosso estádio (nome errado).

Só mais uma achega oh John :mrgreen:.

Na composição do plantel, começo por dizer que concordo contigo inicialmente.

1. Plantel curto, máximo 22 jogadores, estrita ligação à equipa B.
  2. Competitivo, boa base de formação, composto de resto com jogadores da nossa Liga que se estejam a destacar ou bons negócios.

Mas depois ali nos nomes.

-Rui e Marcelo. Tudo ok. Até concordo a possibilidade e solução se por acaso formos “obrigados” a vender Deus. Marcelo nº1, Golas 2ª hipótese.

-Miguel Lopes e Cédric. Não concordo. E a explicação é simples. O Arías está muito mais preparado para ser 2ª hipótese que o Cédric. Na próxima época Cédric seria para ser titular na B.

-Temos Evaldo, Turan e Joãozinho. Simples. Joãozinho será 2ª hipótese, Evaldo é para vender/rescindir e Turan para apostar na B. Teremos que ir ao mercado.

-Centrais. Sem dúvida que Rojo, Onyewu e Pedro Mendes (confirmando-se a renovação) farão parte do lote. Dier continuará a evoluir na B, Ilori precisa do seu 1º ano emprestado na 1ª Liga, Nuno Reis the same. Contratar 1.

-Rinaudo e Renato Neto/André Santos. Epa, Deus nos livre. Um cepo e uma flor de estufa. Ambos para vender. Contratar 1. Não me importava nada de ir ao mercado nacional buscar o André Leão, por exemplo. Jogador alto, muito forte a nível táctico e de leitura de jogo. Parece-me superior ao Rinaudo, por exemplo. Bem “formatado” por um treinador português podia ser uma mais-valia.

-Médios de transição, chamados 8 ou box-to-box. Manter Adrien, sem dúvida. Depois não me importava nada de realizar um encaixe com o Schaars e ir buscar o Viana. Jogador português, experiente, conhecedor da casa, formado por cá, daqueles jogadores que daria uma boa base para os jovens. Desde que o Hugo aceitasse receber cerca de 10/15% menos do que ganha actualmente o Schaars e se, claro, o prémio de assinatura não for exorbitante. Ou seja, Viana e Adrien.

-Médios-ofensivos ou de construção, André Martins e Labyad, sem grandes dúvidas.

-Extremos: Capel e Carrillo são para manter. Contratar um, emprestar Viola, despachar Jeffrén, 4ª escolha será Bruma ou Esgaio.

-Avançados, o Ricky vai ser vendido quase de certeza. Gostava de finalizar o Ghilas e trazer o Andreas Cornelius. 2 avançados que encaixam bem no 4-3-3 e até podem dar uma dupla bem engraçada. Rubio titular B, sempre à espreita do lugar.

Agora, vou explicar as contratações.

Tendo como base que o Bruno apresentará um Fundo em condições semelhantes ao de 2011, podemos usar essa “catapulta” financeira para ir buscar bons valores de mercados emergentes. Ou seja, Holanda, Bélgica, Suíça, Escandinávia, América do Sul, etc. Mercados onde se calhar até pagas 7 ou 8M€ por um jogador mas ele depois não pede salários exorbitantes. Jogadores para serem valorizados e trabalhados mas com alguma qualidade imediata.
Por exemplo, na posição de central, Lisandro López do Arsenal de Sarandi entre outros.
Same para a posição de lateral-esquerdo, avançado, extremo e 6 (neste caso o André Leão seria, tal como Ghilas, um jogador relativamente barato, se bem que o argelino “já foi” barato, agora e com o interesse do Sporting…tá bonito tá).

Sobre o “sentido de Estado” de Jorge Sampaio penso que sempre o teve, apesar de lhe reconhecer um erro grave no seu percurso, mas até por isso parece-me mais conhecedor do que ninguem do tal “sentido de Estado”. É um tema secundário e completamente offtopic.

[hr]

Fazendo umas contas de taberneiro em relação à ultima Época (2011-2012)

Proveitos Operacionais 40 M (sem venda de Jogadores)
Custos Operacionais 66 M (sem compra Jogadores)

Logo aqui estamos com um resultado de -26 M.

Contudo o resultado seria bem próximo do zero se os Custos com Pessoal não tivessem disparado com Godinho Lopes para mais do Dobro. Em 2011/2012 foram 43M só em custos com pessoal.

Considerando que no “meu projecto” apresentado em cima ficaríamos com cerca de 11/12 Jogadores estrangeiros sendo os restantes jogadores da Casa, acredito que os custos com Pessoal baixariam para cerca e 20M.

Se assim fosse o saldo seria zero.

Como também não iríamos contratar ninguém no final da Época 2013/2014 teriamos um RLE à volta do zero.

Isto significa que pagaríamos todos os nossos compromissos (Serviço da Dívida, Salários etc).

As vendas de Jogadores serviriam para ir abatendo o passivo.

É bonito? Não é
Honra o historial do nosso clube? Não
Os adeptos andarão todos contentes a lutar pelo 3º lugar? Não, mas perceberão que o que esta em causa é a sobrevivência do clube.
É eficaz? Parece-me que sim

É este caminho no meu entender que temos de percorrer, e ir entretanto vender um craque da Academia por ano fazendo um bom encaixe financeiro e abatendo o passivo. Uma eventual entrada na Champions no final de 2013/2014 seria também excepcional para as contas.

Isto claro se não aparecer o “tal” investidor…

Eu já disse e reafirmo, não quero no Sporting um Abrahmovic, ou outro qualquer milionário a querer brincar aos futebóis. O Sporting é dos Sócios e ponto final, nem que isso nos custe andar a lutar pelo 3º lugar 3 ou 4 anos.

Se esta politica tivesses sido seguida de há 3/4 anos para cá hoje não estaríamos nesta situação financeira e em relação a títulos estaríamos absolutamente na mesma, ou até quem sabe melhor.

Esta é que é a verdade.

Mas se aparecer um candidato que ponha uns largos milhões no clube sem ficar com a maioria do Capital da S.A.D não tenho nada contra… :mrgreen:

Matchbox,

Se leres o meu último post perceberás que não há dinheiro para transferências de grande vulto, assim como a questão dos fundos vai acabar em breve por influencia da UEFA.

Uma medida que considero muito importante para um futuro candidato: limpar todos os valores emergentes da Liga Portuguesa. Logo a minha equipa B seria só jogadores da academia e valores contratados em Portugal.

Estrutura Dirigente

Conselho Directivo:

PRESIDENTE:

Sportinguista doente com conhecimento de Futebol e de Gestão, a tempo inteiro e remunerado dentro de padrões normais. Nada comparado com os 400.000 mil euros ano de José Eduardo Bettencourt. Seria ao mesmo tempo Presidente do Conselho de Administração da Sporting S.A.D.

VICE PRESIDENTES:

VICE-PRESIDENTE( Responsável Futebol ): Figura do mundo do Futebol com experiência na Formação de Jogadores, e com um perfil de nível superior. Juntamente com o Presidente seria o responsável por toda a Organização do Futebol do Clube. Desde as camadas jovens até à Equipa Principal. Seria remunerado como Administrador da S.A.D.

VICE-PRESIDENTE (Responsável pela Comunicação): Pessoa de créditos firmados na área da Comunicação, responsável por toda a comunicação do Clube, site, jornal, Televisão do Clube, Imprensa, etc). Não seria administrador da S.A.D mas seria remunerado.

VICE-PRESIDENTE (Responsável pelas Modalidade): Seria responsável por todas as modalidades do Clube, uma espécie de Presidente das Modalidades. Remunerado

VOGAIS:

Vogal Conselho Directivo ( Responsável pela área Jurídica): Jurista de reconhecidos méritos na Sociedade Portuguesa. Se cá estivesse a tempo inteiro melhor.

Vogal Conselho Directivo ( Responsável pelas Relações Públicas): Responsável pela representação em fóruns internacionais, Federação Portuguesa de Futebol, Liga Profissional de Futebol, UEFA, FIFA, etc. Uma grande figura do Universo Leonino que saiba falar fluentemente Inglês e ser dono de uma boa oratória.

Vogal Conselho Directivo ( Responsável pelas Sócios, Núcleos e Fundação Sporting): Uma figura do Universo Leonino experiente e com um forte conhecimento do Clube e da sua História. Uma espécie de provedor do Sócio. Não remunerado.

Vogal Conselho Directivo ( Responsável pela Academia): Director Geral da Academia do Sporting, com responsabilidades na organização de todo o futebol de formação e trabalhando sob a alçada do Vice-Presidente responsável pelo Futebol. Responderia exclusivamente ao Conselho de Administração da SAD. Remunerado.

Vogal Conselho Directivo ( Responsável pelas Infra-estruturas): Teria a seu cargo a manutenção da Academia e do Estádio. (Relvados, Speaker, Organização jogos, manutenção, etc). Deveria manter as estruturas em óptimas condições com o mínimo de gastos possível.

PRESIDENTE:

Alguém com “Sentido de Estado” e íntegro nas suas funções.

ASSUNTOS DE GRANDE RELEVÂNCIA:

FINANÇAS:

É preciso levar a cabo uma reestruturação financeira, que deverá obrigatoriamente ser conduzida pela nova Direcção. Apesar de um melhoramento das condições, é preciso que o clube se torne sustentável e que volte logo no primeiro ano a apresentar resultados positivos. Não podemos continuar a gastar mais do que o que geramos. Há que passar um “cheque” nunca superior a 10M de euros para rescisões de contratos elevados e tentar, ao máximo, não contratar jogadores.

AUDITORIA:

É vital que se proceda a uma Auditoria de Gestão completamente independente por parte de uma entidade idónea (se fosse estrangeira melhor ainda), para que de uma vez por todas se saiba o que de facto aconteceu com o clube desde José Roquette. Em caso de irregularidades graves espero e desejo que o Sporting processe essas personagens de forma a ser ressarcido.

NOVO PAVILHÃO E ACORDO COM MUNICÍPIO DE ODIVELAS

A forma como foi conduzido o processo com o Município de Odivelas foi na minha opinião muito estranha. É preciso que a nova Direcção analise de forma séria se o acordo é benéfico ou não para o Clube, a mim não me parece. Relativamente ao Pavilhão acredito que seja possível com apoio de uma grande empresa conseguir o Pavilhão para o Sporting. A CGD terá que ser pressionada nesse sentido uma vez que já “deu” muito aos nossos rivais. Chegou a nossa vez.

CAPITAL DO CLUBE NA S.A.D.

NUNCA EM QUALQUER ALTURA OU LUGAR DEFENDEREI QUE O SPORTING PERCA A MAIORIA DO CAPITAL DA SPORTING S.A.D. Este é para mim o ponto fulcral desta campanha.

NAMING ESTÁDIO E ACADEMIA

O estádio será sempre José Alvalade, mesmo que o naming tenha “Emirates Stadium” como nome “oficial”. Academia Idem. Deve-se aproveitar fontes “fáceis” de rendimento, mesmo que seja “só” 3 ou 4M ano.

CAMPANHA DE SÓCIOS

Com uma política de verdade os Sportinguistas unir se-ao ao clube como nunca antes se viu. Falando a verdade e apresentando um projecto realmente credível todos estaremos disponíveis para ajudar.

Futebol Profissional:

OBJECTIVOS:

O objectivo principal deverá ser equilibrar as contas do clube, não entrando em loucuras e lutando num projecto sustentável para ir melhorando a classificação ano após ano. O objectivo para a primeira Época deverá ser assumido como lutar pela Champions, bem como a segunda.

EQUIPA TÉCNICA:

MERCADO:

Pesquisa predominantemente feita no Mercado Nacional especialmente em jogadores Portugueses e jovens.

PASSES DE JOGADORES:

Manter a totalidade dos passes dos jogadores a não ser em casos de se efectuar uma contratação de valor elevado (de 5M para cima).

[hr]

Equipa Principal:

• Apostar essencialmente nos jovens da formação, rescindindo, emprestando ou vendendo jogadores que não apresentem clara mais valia (M. Lopes, Pranjic, Evaldo, etc.). Manter alguns jogadores experimentes (Boulah, Schaars, etc.) e vender aqueles cujo passe não nos pertence na maioria e que não apresentem uma clara aposta de futuro (Elias, etc.)

ESQUEMA DE JOGO:

• Esquema de jogo semelhante ao das camadas jovens, para uma melhor adaptabilidade do jovens quando chamados à Equipa Principal.

CAPITÃES:

• 3 Capitães de Equipa com vários perfis ( 1º jogador experiente da Formação do Clube, 2º Jogador estrangeiro, 3º Jogador jovem da Formação)

1º Capitão - Rui Patrício
2º Capitão - Fito Rinaudo
3º Capitão - Nuno Reis

[hr]

EQUIPA B

OBJECTIVOS:

Formar jogadores enquanto atletas Profissionais. Essencial que desenvolvam amor e respeito ao clube. Uma politica de rigor e exigência são essenciais.

EQUIPA TÉCNICA:

Competência acima de Sportinguista. Os técnicos da Equipa B, já demonstraram não ter categoria para o cargo. É preciso contratar uma nova equipa Técnica com capacidade para lidar com uma equipa jovem. Quem sabe Manuel Fernandes poderá ser útil neste capítulo.

[hr]

Departamento Médico:

Criação de um Dep. Médico transversal a todas as Modalidades do Clube, liderado por um Médico de créditos firmados, e com condições plenas de Funcionamento nas Instalações do Clube.

Modifiquei o teu texto com algumas ideias minhas, mantendo as que concordo da tua parte.

Continuo a insistir, não haveria ninguém como Jesus. E concretizo:

1. É competente.
  2. Tem experiência, conhece o futebol Português como ninguém.
  3. Sabe o que é treinar um grande, a pressão acrescida, etc.
  4. Tem como grande bandeira enquanto treinador, ser um gajo que valoriza e tira o melhor dos jogadores. Importante para uma equipa jovem, com talento e um clube a precisar de dinheiro.
  5. É Sportinguista.
  6. Com a estrutura certa estaríamos na luta pelos títulos mais depressa do que se pensa.

Concordo inteiramente!! Por esses pontos o JJ seria o meu treinador… a qualquer custo!

Quanto ao Carlos Daniel, John, ele é lampião, eu conheço o .