E parece-me um pouco propenso a tristeza estarmos a pensar no JJ como futuro treinador do SCP, contando que o tipo é treinador do eterno rival e está na luta pelo título.
E é caro como a trampa.
300.000€ mensais por um treinador, quando o SCP actual vende bons jogadores por valores obscenamente reduzidos?
Se ele vier, tenho a certeza de que treinara um SCP longe daquele que eu defendo. Acho eu.
em poucas palavras diria que o projecto Sporting para os próximos 3 anos terá que ser sustentado na formação, formar uma base com a adição de 3 ou 4 jogadores mais experientes se possível com passagens pelo nosso Clube, nesses 3 anos nada de prometer títulos apenas trabalho, suor e empenho e profissionalismo, Reduzir custos, aumentar receitas, proteger o Clube na Comunicação Social, evitar as fugas de informação, dar a conhecer as principais linhas de orientação do Clube apenas a 3 ou 4 pessoas, apostar no scouting dentro e fora de Portugal. É imperativo que o próximo Presidente do Clube perceba de futebol, apostar nas modalidades de forma a ganhar sempre, o futebol por ser a face mais visível e mais dispendiosa do Clube com a redução de custos daria para apostar mais e investir mais nas modalidades o que faria que nos 3 anos que falo pelo menos teríamos a oportunidade de ver o Clube vencer nas modalidades mais importantes.
Em suma seria isto que propunha para fazer funcionar o Clube de forma mais realista.
Só mais uma coisa, creio que o nosso plantel já tem quase todas as soluções para se fazer uma equipa para o próximo ano, bastanto cortar os dispensáveis. Vejamos, por ordem titular/suplente: (os jogadores não mencionados que estejam nos A seriam, obviamente, para dispensar, vender ou emprestar sem encargos para o SCP. Posições me branco Revelam necessidade de contratação)
Guarda Redes - Rui Patrício/Vitor Golas
Defesa Direito - Cedric/Arias
Defesa Esquerdo - Rojo/
Defesa Central - Boulahrouz/Pedro Mendes
Defesa Central - Nuno Reis/Eric
Trinco - Rinaudo/André Santos
Médio Centro - Schaars/ João Mário
Médio Centro - Adrien/ Zezinho
Médio Ofensivo - André Martins/Labyad
Extremo Direito - Wilson Eduardo/Carrillo
Extremo Esquerdo - Capel/Esgaio
Ponta de Lança - Ricky/
O meu projecto para SCP:
1)trazer o Couceiro para ser responsável pelo Futebol
2)trazer Paulo Bento para ser treinador do Sporting (minha aposta pessoal)
3)Apostar nos jogadores de formação (critério do director de futebol)
4)trazer jogadores experientes e bons sempre que necessário (critério do director de futebol)
5)reduzir os salários da administração em 75% (somos todos sportinguistas e não há necessidade de mamar o dinheiro ao nosso clube!!!)
6)obrigar o Sporting a jogar aos Domingos às 15h (pra os mais velhos trazer os mais novos ao estádio, por exemplo: 1 avô a trazer 1 neto)!!
7)ter um tecto salarial de 25M€ por ano aos jogadores (não sei se é realista mas não é impossível),
8)colocar todas as cadeiras verdes (mete-me nojo aquelas cadeiras com cores diferentes)!!!
9)criar três dias de adepto (sócio paga 1 bilhete e leva 2, 1 dia para liga portuguesa, outro para taça de portugal e outro taça da liga)
10)todas as epocas qualificar para a Liga Europa e chegar aos 1/4finais no mínimo (ficar, no mínimo, 4ºlugar no campeonato).
11)alterar estatuto no sentido de 1 sócio corresponder a 1 voto(quero evitar a continuidade dos croquettes!!!)
12)reduzir os preços de bilhetes em 25% (para trazer mais adeptos ao estádio! Não gosto de ver estádio vazio)
13)reforçar o apoio às modalidades (apoiar as modalidades que fazem um belo trabalho)
14)aplicar a politica de silencio (há cada fuga de informação!!!)
15)defender dos ataques vindos dos rivais e da comunicação social (nao falta ataques!!!)
16)Reduzir a divida dos bancos para ter clube mais forte (o clube é dos sportinguistas nao dos bancos!!!),
17)reduzir o número de empresas do Grupo Sporting (no meu ponto de vista, não há necessidade de ter mt empresas, basta 1 ou 2 empresas!)
18)reduzir os numeros de cargos na administraçao de Sporting (nao precisamos de tantos vice-presidentes!!!)
19)ter passe de jogadores a 100%
20)ter 1 canal para transmitir o porquê de ser sportinguista, jogos da modalidades e os jogos da equipa B (não serão transmitidos jogos das camadas jovens por questão de proteção)
Vender a academia luxosa por ser um cargo incuportável que está mal situada e tentar comprar um novo espaço para construçao de uma academia menos luxosa mas apta para produzir novos talentos. Objectivo: diminuir a divida e melhorar a ligistica e aproveitar a crise imobliliária actual de Portugal.
SAD: vender 49% da falida SAD do SCP a mais de 3 investidores e com a obrigatoridade de serem estrangeiros e de países diferentes. Objectivo: injecção de capital para sustentar o clube quando á sua liquidez no seu dia a dia. Manter a maioria da SAD nesta fase inicial.
Restantes Modalidades, passar as modalidades para o SC Portugal e apostar no markting das poucas modalidades que ainda têm visiblidade (Futsal, Andebol, Hoquei).
Aposta firme na formação nacional onde tem se recuperar os modelos que o SPORTING detinha nos anos 90(anos de ouro).
Investimento forte em recursos humanos para prospecção de jovens jogadores nos principais mercados Sul Americanos, Europeus, Africanos.
Departamento de apoio 24 h aos profissionais do SCP (tal como existe no FCPORTO) onde cada profissional do SCP só pode pensar em treinar para ganhar. Os seus problemas são resolvidos dentro do clube.
orçamentar os custos de futebol com clareza de acordo com os recursos disponiveis.
comprar jogadores estrangeiros apenas com a prespectiva de negócio, ou seja, comprar, valorizar e vender. Esta estratégia não pode falhar de forma nenhuma , porque só assim teremos investidores, liquidez de época para época. (conforme como acontece com o FCPORTO)
Acabar com o conselho Leonino;
Obrigar a comentadores como Dias Ferreira e Oliveira e Costa a serem substituidos por caras novas nos programas que participam; Prejudicam o SCP com as suas intervenções.
Regra: O SCP só tem uma voz de Liderança, o seu presidente. Quem fala de assuntos que não lhes dizem respeito, é despedido sem justa causa (tem que estar no contrato de cada colaborador do clube).
Colocar no site do Clube, a divida real do SPORTING, a % dos passes dos seus jogadores, reorganizar o site com nomes, fotos , caracteristicas, valor de compra, contrato até, clausula de todos os activos do scp, desde junior até Séniores.
Contactar para a BWIN ou outro parceiro similar para ser o patrocionio das TSHIRTS DO SCP no sentido de apostar no merchadising das camisolas SCP e assim potenciar de vez a marca SPORTING.
Agora Futebol:
Responsavel de Futebol : o presidente tem que perceber de futebol e a decisão final é dele. Não sou fâ de managers ou directores de futebol porque basicamente eles só sabem trabalhar nas alturas de transferencias e muitas das vezes mal. Comparando com os rivais, o Benfica melhorou muito com o desaparecimento do Rui Costa, e no Porto só conhece-se 2 caras Pinto da Costa , Ribeiro Teles e pouco mais. Se o SCP quiser de facto um director de futebol e queira mesmo valorizar a sua escola de formação, mas onde saiba tar calado e que saiba que o seu papel é gerir o futebol para ajudar o seu presidente penso que o Nome Lazlo Boloni pode ser a escolha certa. O importante é a liderança e o projecto.!
Treinador: tem que ser Potugues, com provas dadas tanto como titulos como jogo jogado. Tem que ter um caracter forte, sabe potenciar os seus jogadores, sabe localizar bons talentos e saiba reconstituir a identidade Sporting, ou seja, jogar á SCP!!
Eu aqui sou muito simples e drecto: Jorge Jesus (acaba o contrato, é socio do scp e deixavamos os lampiões cair no vazio) ou Manuel José.
-Contratações: vai depender do dinheiro! se de facto o proximo presidente do SCP obtiver recursos financeiros oriundos de investimentos estrangeiro e não de BANCOS sou fã que o scp deve comprar joias de valor, estarem cá 2 anos e partir. Por outro lado, a planificação da epoca tem que ser feita a contar com os jovens valores que podem aparecer e contratar poucos mas bons (mesmo que sejam caros mas com elevada certeza). Correr o minimo de riscos possiveis. Estar em constante prospecção e comunicação com pessoas influentes do futebol mundial.
-Quanto á academia, obrigatorio ter uma equipa B e junior onde mais de 75% seja Portuguesa e os passes têm de pertencer ao SCP nestes escalões. Por época, tem que ser valorizado pelo menos 2 activos dos escalões citados anteriormente para a equipa sénior.
Emprestimos: jogadores com mais de 24 anos não podem ser emprestados. Têm que ser vendidos ou despedidos. Nao faz sentido o SCP ter jogadores como Elias, Gelson, Pranjic, Bojinov, Pongole entre outros emprestados, a receberem dinheiro do scp e não trazerem nenhum proveito para o clube.
Fazer um manual de Jogador igual para todos (para a lingua de cada jogador): no momento da contratação do jogador, este manual para ter validade tem que ter assinado e tem que ser legalizado.
Este manual terá que ter regras, onde destaco: o empresário não pode falar com o jogador sobre vendas sem falar com o clube, não falar em publico sem autorização do clube, chegada a treino ou outro evento importante atrasado equivale a multas pesadas, se o jogador é apanhado com doping ou outras substancias o dinheiro da transferencia tem que ser reposto pelo mesmo/empresario. Este manual existe no FCPORTO desde o Pedroto…
Uma ultima palavra para os sócios / novos sócios: este tema é complicado porque não sei o que k o godinho andou a fazer…ouvi dizer que as quotas estão a ir direcionadas para os bancos…mesmo assim penso que diminuição para 10 euros de quota e possiblidade de pagar mensalmente e não 2 em 2 meses pode ser medidas favoraveis para socios e novos sócios. O aumento de receitas de bilheteira e box, vai depender do que acontece dentro das quatro linhas, por isso…o scp é muito grande tem um espirito bem forte no seu estádio mesmo em momentos maus.
Outra medida: os socios que tiverem as quotas atrasadas a mais de 3 anos serão perdoado o tempo que não foi pago, em contra partida, numca poderá ser candidato a orgão sociais do clube e está vedado a voto durante 10 anos. Esta menina pode ser injusta para quem não paga mas é assustador o numero de socios incritos que não paga de momento quotas porque já passaram muitos anos e é impossivle pagar neste momento.
Bem, vou fazer uma pausa no estudo e, antes de ir finalmente passar um bocado pelas brasas, atirar aqui os meus bitaites.
Se eu fosse candidato:
Plano Financeiro
Começo por dizer que, no plano financeiro, teria de delegar a tarefa de recolocar o Sporting nos ‘eixos’ pois é algo de que não percebo absolutamente nada.
Teria de encontrar alguém altamente competente que, não tendo de ser Sportinguista, estivesse acima de qualquer suspeita e de qualquer interesse.
Não entro pelo caminho fácil de dizer que corria com a banca nem que a banca é tudo uma cambada de vigaristas, como faz o típico populista desmedido. Se é verdade que é pouco ético ter a banca a negociar dos dois lados da mesa, também há que saber reconhecer que pode ser uma vantagem, caso a personalidade da banca presente no clube esteja mais interessado no bem do clube do que no bem dos bancos. Pelo sim, pelo não, seria sempre preferível ter alguém no clube com contactos privilegiados com o sector bancário mas sem ligações directas ao mesmo. Um meio termo portanto, visto que o Sporting precisa da Banca e vice-versa.
É importante reestruturar a dívida, nisso admito que concordei com o Eng. Godinho Lopes, aliás é quase unânime que tal tem de ser feito. No entanto tenho dificuldades em confiar em pessoas como o senhor Nobre Guedes, sem o conhecer admito, mas o caminho que o clube tem percorrido durante a sua liderança ao nível financeiro tem sido bastante sinuoso, embora admita que isso pode muito bem ter a ver com outros factores, como a incompetência na gestão dos recursos nas diversas modalidades. No entanto acredito e defendo que nesta área específica, bem como em todas as outras, é importante mudar as pessoas e o paradigma. Como tal acho que o acordo que o Eng. Godinho Lopes tem preparado para reestruturar a dívida deve ficar pronto sim, mas a sua aprovação deverá passar pela AG do clube, já sob o mandato do novo presidente e mediante a aprovação ou não do mesmo. Enquadrando-me no tema do tópico, se eu fosse candidato seria isto que eu exigiria ao presidente demissionário.
Não sou o maior adepto de Fundos milionários prometidos como estandarte de uma campanha, disse-o na altura da anterior campanha eleitoral. É algo que deve ser pensado e até prometido, mas não deve surgir ‘do nada’ quase de forma milagrosa. Isso, para além de gerar desconfianças, não corresponde bem à realidade no que toca à instituição dos ditos fundos. Já nem falo do tempo necessário para aprovação na comissão de mercado. Basta dizer que a negociação de um contrato com investidores deve ser feito com tempo, com atenção a todo o tipo de pormenores, porque este tipo de negócio é feito e desfeito precisamente disso, pequenos pormenores. E o Sporting não está preparado para ter um Fundo de Investimento milionário que falhe. Portanto diria aos sócios do meu clube que sim, iria procurar investimento estrangeiro para o clube, sempre mantendo a maioria do clube na SAD, eventualmente poderia avançar com o nome de investidores e com o montante que se pretende investir, mas teria o bom senso de esclarecer os sócios que o Fundo iria demorar o seu tempo a estar pronto. Há questões legais para resolver, contratos para celebrar e, antes do Fundo começar a funcionar em pleno, será necessário que o clube recupere a sua credibilidade no mercado de transferências, credibilidade essa que, neste momento presumo, anda pela ruas da amargura. Portanto seria necessário passarmos primeiro por uma fase de ‘gestação’ em que o clube iria ter de libertar excedentários, apostar na competência, explorar o mercado nacional, lançar jovens e, quando a máquina estivesse pronta e em andamento, pensarmos em investir.
Será também importantíssimo separar as águas entre investimento em contratações e dinheiro para salários. O clube tem mensalmente muitas dificuldades em cumprir as suas obrigações para com os seus colaboradores e funcionários. Não acredito que a reestruturação da dívida resolva este problema completamente pelo que será indispensável, como disse acima, continuar a aliviar a folha de salários ao mínimo. Há ainda no plantel de futebol alguns jogadores cuja presença nada acrescenta ao valor do plantel. Seria portanto de equacionar as suas transferências. Seria também importante tentar encontrar um parceiro de negócios, e isto será MUITO difícil (talvez apenas um Sportinguista apaixonado tenha coragem para o fazer), que disponibilize ao clube verba para pagar os seus encargos, a troco de uma presença de respeito na SAD do clube. Volto a frisar, seria muito difícil encontrar alguém nestas condições e, encontrando, celebrar os termos de um contrato de cooperação. No entanto é algo que tem de se tentar fazer.
Outra coisa que tem de ser feito no plano financeiro, para além da diminuição das despesas, é o aumento das receitas. E aqui não há milagres! O clube tem de apostar numa política a médio prazo, baseada no marketing, que convença os adeptos a irem ao estádio, a comprarem produtos, a fazerem-se sócios… Não é com pseudo-campanhas que prometem 200.000 sócios no final do mandato nem com perdões de quotas anunciados quase a medo… NÃO! É preciso sermos agressivos neste aspecto! Vou dar um exemplo apesar de ser de outra dimensão. A Apple. Há 10 anos atrás quem é que ponderava sequer adquirir produtos da Apple? Muito poucas pessoas! Reconhecia-se qualidade, algum estilo… Mas ninguém comprava! Quase de repente parece que toda a gente quer ter um Mac, um iPhone ou um iPad! Porquê? A qualidade é a mesma, a empresa é a mesma, a imagem é praticamente a mesma… A resposta é Marketing! Inovação! Agressividade no mercado! O Sporting não é uma empresa como as outras mas tem de adaptar também esta postura agressiva ao mercado do Marketing e da Publicidade. E a melhor forma de o fazer é apelar ao coração dos adeptos. Se não é possível ter craques, então que se convençam os adeptos que as ‘trutas’ vão aparecer se eles colaborarem! Imaginem por exemplo a campanha: ‘Se atingirmos o X número de sócios até ao final do dia anunciamos um jogador’, ‘Se vendermos Y número de camisolas terão direito a uma surpresa no intervalo do jogo’, ‘Se atingirmos os 200.000 sócios reduzimos o valor das quotas’, ‘Por cada sócio que sugerir ao clube recebe um mês de quotas grátis’… Tem de ser por aqui no que toca a Marketing.
No plano desportivo
No plano desportivo já disse quase tudo nos parágrafos acima. No entanto reforço a ideia de dar um passo ou dois atrás para depois correr para a frente. A imagem que o Sporting tem está em baixo. E como está em baixo teremos de começar por onde ela se encontra. Neste momento desportivamente estamos pior que o Braga. Nós, os sócios e adeptos temos de perceber e aceitar essa situação. Como tal, se eu fosse candidato o meu discurso seria este. O do realismo! Delinearia então o meu projecto desportivo em diferentes passos. Então o primeiro passo tem de ser passar a perna ao Braga. Não é nada difícil, basta ganhar-lhes o domínio do mercado nacional e eles não terão nada mais a fazer do que contentarem-se com aquilo que lhes deixarmos. E aqui está o Braga ultrapassado. Depois os rivais vêm lá mais acima. Mas para isso será necessário esperar que o clube construa de novo o projecto e o deixe solidificar. Neste entretanto os objectivos passariam por voltarmos à Liga dos Campeões, valorizar aquilo que temos, realizar algum capital, captar o tal investimento de que falei acima até que este processo de consolidação estivesse concluído (dois a três anos no mínimo). Este seria o segundo passo. O terceiro e último passo viria quando o clube estivesse com a situação financeira regularizada e estabilizada. Poderíamos então tentar outra abordagem mais agressiva ao mercado. No entanto, mesmo chegados a este estágio do projecto, aquele onde todos ansiamos voltar a estar, teríamos de demarcar uma política de risco reduzido. E o risco reduzido não é dar um milhão por um jogador cuja qualidade é dúbia. Este foi o erro dos últimos anos! O risco reduzido é dar dez ou quinze milhões, se tal for preciso, por um jogador que acrescente real qualidade à equipa e que dê garantias de encaixe futuro. Os montantes das transferências terão de ser relativos, assim como contratar em quantidade nunca foi sinónimo de qualidade. Será também importante perceber que, mesmo tendo capital para investir, o mercado nacional terá de ser sempre e impreterivelmente o primeiro a ser equacionado.
Quanto ao treinador, não teria orçamento nem tecto salarial para o mesmo. Preferia ter um dos melhores treinadores do mundo, a receber 5 milhões ao ano, e não ter orçamento para transferências do que ter um mau treinador, que trabalhe de graça, e ter 20 milhões para transferências. O treinador é a base do sucesso num projecto desportivo. Ainda para mais se considerarmos que neste momento o Sporting não tem projecto desportivo de todo e terá de montar um do zero. Há treinadores nacionais em quem apostaria, se tal fosse possível. Jardim e Jesus seriam os tais. Caso não fosse possível contar com nenhum destes, iria ao mercado internacional, garantindo sempre que o director de futebol e um dos adjuntos tivessem grande conhecimento do futebol português, aliado à suas competência.
No que concerne ao director de futebol, não preciso de acrescentar mais nada ao que disse acerca do treinador. Orçamento zero, e nada de tecto salarial. A competência paga-se, se tal for necessário. É importante que o mesmo seja Português. Mas não fecharia a porta a um estrangeiro experiente e de qualidade reconhecida que já tivesse trabalhado com os melhores.
No futebol de formação reduziria apenas a grandes prodígios a contratação de estrangeiros até aos júniores. Contratações de jovens com potencial só para a equipa B. Crianças com qualidade e potencial há muitos por esse país fora. Tentaria também trazer os jogos das equipas de formação para mais perto de Alvalade, ficando a Academia para treinos e para jogos dos miúdos mais novos.
Nas modalidades, manteria, se tal fosse possível, toda a estrutura do Futsal e do Ténis de Mesa. Daria uma nova oportunidade ao pessoal do Atletismo mas quereria sempre apurar responsabilidades de certos acontecimentos menos prestigiantes que aconteceram recentemente. Quanto às restantes modalidades não autónomas seriam todas corridas a inquéritos acerca de aspectos como custo/benefício, custo/quantidade de títulos, desempenho, etc. No Andebol então era tudo remodelado. Outras modalidades autónomas mas com grande tradição no clube seriam incorporadas no clube, como sempre deveriam ter estado. Ah, e o Sporting tem de ter Ciclismo, dê por onde der.
Comunicação
No plano da Comunicação, todo o departamento tem de ser ‘varrido’. Sei que que é um sorvedouro de dinheiro ao clube e que a incompetência ‘grassa’ por aqueles corredores. Há histórias de fazer corar de vergonha qualquer Sportinguista. O Jornal é antiquado e propagandista. O Canal de TV para lá caminha. O Site é bonzinho mas pode ser muito melhor. E mudar a imagem destes órgãos não chega. É preciso uma grande mudança no capital humano. E não se faz em dois dias. Eu adiava o lançamento do canal para o final do ano a fim de fazer esta reestruturação urgente e essencial.
Internacionalização
A internacionalização também é algo com muito potencial no Sporting e tem de bater em dois pontos: Filiais e Formação. Filiais porque o Sporting é um dos poucos clubes do Mundo com filiais em pontos estratégicos da economia do Sec. XXI. Temos filiais na República Popular da China (Macau), Angola (e restantes PALOP), Brasil, EUA, Canadá, etc. Formação porque somos reconhecidos internacionalmente como um dos melhores clubes do mundo a formar. A meu ver o Sporting tem de continuar a vender consultadoria na área da formação ao estrangeiro mas não só! Tem de construir mais academias no estrangeiro! E aqui as Filiais terão de ter uma palavra a dizer! Falou-se em construir uma academia em Angola. Porque não uma Academia do Sporting Clube de Benguela ou de Luanda? Falou-se em construir uma academia na China. Porque não uma Academia do Sporting Clube de Macau? E porque não em Moçambique (Beira)? E porque não em Timor? E porque não em Goa? E porque não em New Jersey? França? Alemanha? Luxemburgo? Inglaterra? Cabo- Verde? Bélgica? São Tomé? Brasil? Em todos esses países o Sporting tem, ou teve, filiais! E um pouco de todo o mundo já chegou interesse em colaborar com o Sporting na formação de jogadores! Há empresas interessadas em financiar os custos a 100%! Este projecto não pode morrer! Outro aspecto importante a lembrar, no que toca à formação, é que o Qatar vai organizar um Mundial de futebol. Há muito dinheiro no Qatar e muita vontade de aprender a formar atletas. O Sporting deve procurar celebrar parcerias com este país asiático. Teria com certeza muito a ganhar e muito pouco a perder.
Para já é tudo. Eventualmente passarei mais vezes por este tópico para completar as minhas ideias com outras que poderei ter. Espero que saiam daqui coisas interessantes para podermos enviar a todos os candidatos. Quem ganha é o Sporting…
Boa análise ao plantel :great:
Só tenho umas dúvidas no que está a bold:
Se preferes Arias em vez do Cédric então este não deve ser pra ficar na B. Cédric não ia evoluir nada se queremos que ele fique mais maduro para a época seguinte. Então deve ser emprestado a uma equipa da primeira liga.
Sou da opinião de que ou Rubio ou Betinho na B. Um deles seria para emprestar a uma equipa da primeira liga e eu apostava em Rubio. Mas ok percebo a ideia.
De resto, para extremo acho que Licá poderia ser uma boa aposta
Lateral esquerdo não faço ideia e no caso de não se conseguir encontrar ninguém competente mais vale ficar com Rojo como alternativo do que trazer mais entulho. (não é uma posição fácil de reforçar e com muitos bons valores no mercado ::))
O meu projecto passava por assumir uma posição realista e prudente.
Assumir que durante 5 ou 6 anos não iamos lutar pelo titulo, jogar maioritariamente com os da casa e fazer uma mais valia por ano em venda de jogadores. Acaba-se com salários incomportáveis, despacha-se quem não interessa e aposta-se na formação e no mercado interno.
Isto para ter tempo para colocar o Sporting numa posição financeira mais perto do saudável.
Isto são as linhas gerais do que eu acho que deve ser o Sporting… estou certo que custaria muito aos sócios assumir esta posição, mas acho que a médio/longo prazo é o único capaz de resultar.
É certo que há muito mais do que isto num projecto de candidatura à direcção do SCP, mas não pretendo entrar em detalhes.
Nesse teu projecto tens ai muita coisa que não é minimamente exequível.
1e2 - Estás a individualizar muito a questão, é preciso encontrar um perfil do que se quer para o clube, e para além disso PB nesta altura é praticamente impossível.
5 - A questão de reduzir os salários da Administração é uma falsa questão. Num clube como o Sporting as pessoas que o gerem devem ser profissionais, e receber de acordo com o trabalho que desempenham, nunca como o balúrdio que JEB auferiu (400m/ano). Salários racionais e prémios racionais.
6 - As televisões é que decidem os horários dos jogos. Não há nada a fazer.
7 - O tecto salarial pode até ser 40M, o mais importante é que as receitas sejam sempre superiores às despesas para se ir pagando o que se deve. Já chega de RLE negativissimos.
8 - Eu também gostava das cadeiras verdes, complementadas pelas escadarias em amarelo como eram, mas o PPC fez-nos o favor de as pintar de verde, assim como os mastros. As cadeiras custam muito dinheiro e só com um parceiro que as pague seria possivel alterar. Há sempre a hipotese de colocar publicidade nas cadeiras do genero que tinhamos no antigo Estádio.
18 - Os Vice-presidentes do Conselho Directivo normalmente não são remunerados. Neste mandato só Nobre Guedes recebia por ser administrador da S.A.D.
19 - Não me parece possível comprar tanta percentagem de tanto jogador.
2 - Essa de vender a Academia desculpa mas não cabe na cabeça de ninguém. Vamos vender a Academia a quêm? Para não entrar em outras questões esta parece-me a principal.
3 - Qual é o investidor que vai meter dinheiro num clube sem ter a capacidade de o gerir?
4 - As modalidades nunca saíram do Sporting CP. A S.A.D. é e sempre foi só para o Futebol.
6 - Entras um pouco em contra senso. Se vamos apostar na nossa formação o que é que vamos fazer para a América do Sul?
10 - Esta questão terá de ser decidida em AG. Não discordo totalmente do Conselho Leonino, poderia ser composto de outra forma sem ser por Eleição, mas nunca tirei tempo para pensar nisso. De facto como está tem pouco sentido.
11 - Essa dos comentadores é impossivel de estar a alterar. As TV´s são independentes e metem lá quem querem. Todos os comentadores que representam o Sporting já o são há muitos anos, logo não me parece que as coisas mudem agora. Claro que não me agradam, especialmente o ROC.
12 - Parece-me lógico que o Site tem de ser reformulado. Quanto as informações estarem disponíveis no site, já estão. Basta consultares os Relatórios e Contas e a Auditoria.
Sobre o resto é impossível impor regras que restringem a liberdade pessoal. Se o jogador quer andar até as 5 da manhã na noite em véspera de jogo, tem todo o direito. É um mau profissional só isso. Cada um faz o que quer, o clube é que tem de saber lidar com estas situações. Vai para a noite, passa a ficar na banca durante 1 mês para aprender, algo do género…
Concedo que o processo fique alinhavado, mas nunca que seja concluído antes da Eleições. Depois das Eleições o novo Conselho Directivo terá de analisar os termos da reestruturação e perceber se consegue ou não negociar melhor.
Sobre os Fundos:
A questão dos Fundos está posta de parte. De acordo com as regras do Fair-Play financeiro deixará de haver fundos de jogadores a operar. Como é lógico isto era um grande entrave ao Fair-Play. Esqueçam os fundos.
Sobre o Investidor:
Bem, já o disse e volto a frisar é praticamente impossível aparecer alguém com vontade de investir no Sporting sem retirar nenhum dividendo e ainda para mais sem ter poder. O Conselho de Administração da S.A.D. é escolhido pelo accionista principal o Sporting Clube de Portugal. Quando falamos em Investir falamos em comprar acções ao Sporting. O que dizes sobre aparecer alguém que invista na S.A.D numa percentagem que não permita ao Sporting perder a maioria à troca de um cargo na Administração da mesma na minha opinião não é o mais indicado e nem sei se é possível, mas espero que nunca aconteça. Reconheço que desconheço os Estatutos da S.A.D, se alguém sabe que diga como funciona.
Não há almoços grátis! Investido num percentagem mínima como recupera o investimento?
Sobre o Marketing:
Eu acho que nem é preciso grandes promessas. Os adeptos querem verdade acima de tudo. Se for assumido que o clube está em dificuldades e que na próxima Época lutará pelo 3º lugar, os adeptos estarão dispostos mais do que nunca a ajudarem o clube. Disso não tenho dúvidas.
Em vez de termos as frases feitas “O Sporting está de volta” e depois conclui-se que está de volta a miséria das Épocas anteriores, digam antes " Vamos reerguer o clube, de-nos a seu esforço a sua dedicação, a sua devoção e o seu dinheiro e juntos voltaremos a colocar o Sporting a lutar pelo título nacional". Não é apelativo nem bonito, mas é a verdade e só com verdade podemos unir os Sportinguistas.
Campanhas de Marketing bem feitas com o apoio da nova TV do clube podem dar uma ajuda na recuperação Económica do Sporting. Mas o melhor Marketing que o clube pode ter é mesmo não viver constantemente a chafurdar na lama, ora uma vez é apitado por arbitros amadores, outra vez vende um jogador e não recebe um tostão, outra vez é enchovalhado pela UEFA, outra vez é pedida a insolvencia da S.A.D, outra vez vende jogadores aos rivais, outra vez vende os seus “craques” ao desbarato, outra vez aparecem-lhe casos PPC, etc, etc, etc.
O melhor Marketing é o desenvolvimento de um bom trabalho!
Quanto aos fundos, o que a UEFA quer proibir é a partilha de passes. No entanto isso é sempre possível contornar, visto que será sempre possível a um fundo adiantar dinheiro a um clube para transferências e ficar com direitos sobre o jogador como percentagem de venda, direitos de imagem, etc…
A academia é um buraco financeiro e é sub aproveitada! os maiores talentos do scp não foram lá feitos. temos que encarar as coisas porque a cademia não é nossa é dos bancos e pode ser um importante meio de negociar a sua venda ou perdão de parte da divida.!
Por outro lado, claro que existem investidores que querem investir no SCP! se eu fosse rico e se acreditasse nas pessoas que vão estar no futebol, nomeadamente na compra de jogadores, eu como accionista ficava satisfeito porque podia tirar lucros significativos.
eu não disse montar uma academia na américa do sul mas sim apostar em recursos humanos na procura de novos talentos. Eu sei e veio a publico que o Porto tem mais de 100 olheiros espalhados pelos principais mercados mundiais.
expulsar um comentador é impossivel para presidentes do genero Godinho Lopes: vai dizer á sic que ou substitui o seu comentador e fica proibida de entrar no estádio de Alvalade. Eu não gostava desta medida á genero Rebelo de Sousa mas é fundamental porque de facto, existem muitas vozes no clube e esses 2 especialmente de forma inconsciente mancham a imagem do clube.
enquanto houver gente a pensar que é normal um gajo que custou 5 milhoes de euros a chegar a casa ás 5 da manha para copos e vinho verde e não ser castigado por isso eu fico revoltado. vai la em cima ao pinto da costa, o que acontece aos jogadores quando á comportamentos desses tipos.
Os terrenos da Academia custaram ao Sporting perto de 500m e a construção cerca de 17,5M. Logo 18M
A Academia foi “vendida” do Sporting para a S.A.D por 23,7 M incluindo um contrato de leasing imobiliário com uma dívida na época das Eleições de 5,7 milhões de euros, por isso hoje ainda deve ser mais baixa.
Visto que o valor líquido do imobilizado em questão estava contabilizado por 18 M nas contas do clube, contabilizou-se uma mais valia de perto de 6M para o clube.
Resumindo, a SAD neste momento que é a detentora da Academia deve cerca de 6M do contrato de Leasing, e perto de 23 ao Sporting. Por isso a SAD por esta altura deve ter quase a Academia paga à banca.
Peco desculpa de esta a meter a minha colherada nesta questao da academia, mas neste momento so vejo um caminho para a sua sustentabilidade!!
Ja sei que com o que vou dizer vou criar algum clima de mal estar, mas o mundo transformou-se e nos temos de acompanhar , essa transformacao .
Como toda a gente sabe vivo nos estados unidos , e a minha filha tem 13 anos e ja joga futebol desde 5 anos , excepto na epoca 2005/ 2006 quando estive a viver em portugal.
E nao sei se e do vosso conhecimento mas ha muitos clubes na area de philadelphia e por todos os estados unidos e ninguem joga em pelados e tudo relva e alguns melhores que alguns relvados da primeira liga e devo de dizer que sao milhares os meninos e meninas que ao fim de semana jogam futebol,so aqui na minha area, mas para isso tem de pagar!
Portanto , eu acerdito que seja o futuro de todos os miudos e miudas que queiram optar por este desporto nao vejo outra forma dos clubes poderem sobreviver a nao ser desta forma, terem de pagar.
Agora fica a pergunta quem e o clube que vai dar o primeiro passo nesse sentido, mas uma coisa eu tenho quase a certeza esse vai ser o caminho !!
Nao ha hipotese de sobrevivencia, a nao ser temporariamente!!
Mas tens que ver que isso de pagar é uma realidade completamente diferente dos EUA para Portugal.
Esta diferença é mesmo numa questão de realidade social e até a ideia de serviço público. A Academia do Sporting é quase algo estatal (estou a exagerar, obviamente), onde “tiramos” muitos miúdos da miséria e fazemos deles grandes jogares.
Discordo completamente da ideia de os país pagarem a Academia.