SCP extingue dívida ao Millenium BCP com novo adiantamento do contrato da NOS

Demiti–los por gestão danosa é ainda melhor.

3 Curtiram

Sejam justos eles foram campeões passados 20 anos ! Tudo o resto são devaneios! Isto é uma cavala o que vocês estão a tentar fazer …Tenham memória …

Chamem a polícia!

É só trafulhices…

Isso que dizes não faz mínimo sentido. O passivo tem que sempre existir, empresa sem passivo é empresa mal gerida por não estar a usar a totalidade dos recursos que podia usar para crescer convenientemente.
Usar sempre os direitos de tv futuros para cobrir este tipo de passivo comum é criminoso.

4 Curtiram

Unica forma para que esta operacao fizesse sentido seria o facto dos juros da divida/emprestimo ao BCP viessem a agravar-se.
E concluirem que seria menos prejudicial fazer esta operacao mesmo com as perdas que significam face 'a manutencao do emprestimo.

:man_shrugging:

A academia deixou de estar hipotecada com o termino das dividas ao bcp?

1 Curtiu

Afinal havia dinheiro :partying_face:

1 Curtiu

Acho que não. Nem sequer inclui as VMOCs que o bcp ainda tem. O Sporting só chegou a acordo sobre as VMOCs com o Novo Banco/Bes, acho.

Ao contrario. As VMOCs que comprámos foram as do Millennium. Acho que neste momento ja nao temos divida com esse banco.

2 Curtiram

OK, troquei-me. Faltam as do Novo Banco.

2 Curtiram

Parece que ha uma clara tentativa de acabar com a nossa divida aos Bancos. Isso está a ser feito a troco de: 1) titularizacoes de creditos; 2) emprestimo obrigacionista do ano passado.

Qual é o racional para esta mudança, desconheço. Estará relacionado com o acordo de restruturacao e com a mudanca das condicoes que foram feitas em 2019? (Antes em cada transferencia tinhamos que dar X% à banca e isso tanto quanto sei acabou, ou pelo menos reduziu drasticamente).

Alguem sabe se é esse o motivo?

Em relacao aos juros, tambem seria bom saber qual é o mais caro… antecipacao de receitas com a Sagasta ou emprestimo bancario com bcp e novo banco?

3 Curtiram

Qualquer juro negociado agora vai ser mais alto do que no passado recente (últimos 10 anos).
É sabido que depois da crise financeira os bancos decidiram “sair do futebol”. No entanto continuam a comercializar EOs dos 3 grandes.

Nao necessariamente. Sao operacoes de credito distintas. Uma tem como colateral bens fisicos (ex. Academia) / pouco liquidos e têm uma taxa de juro variavel em cenario de subida de euribor. Outra tem como colateral um contrato com a NOS / liquido, e taxa de juro fixa. Nao faço ideia qual sera mais baixo pq depende dos termos acordados. Mas nao é por um ter “10 anos” que é necesaariamente mais baixo que o outro.

Comercializar EOs dos grandes é uma maravilha para os bancos. O risco está do lado de quem compra as obrigacoes, nao dos bancos. Os bancos apenas fazem papel de “vendedores”/intermediarios da operacao e cobram uma comissao/taxa por isso. Emprestimos bancarios é outra loiça, e isso é que os bancos ja nao querem.

1 Curtiu

Quanto ainda resta do contrato da NOS?
Será vão estoirar o restante na dívida do novo banco??

Neste momento “adiantaram” pouco mais que 3 anos. Sim, devem fazer um esquema semelhante para pagar a divida ao Novo Banco.

Taxa de juro fixa será sempre mais alta do que indexada à Euribor.
Aposto que nunca será menor que 6 ou 7%.

2 Curtiram

Assim por alto e sem estudar muito a questão parece ser, no fundo, trocar dívida por dívida.
Se é bom ou mau para o SCP, depende dos encargos que a nova dívida vai ter quando comparada com os encargos que tinha a dívida antiga ao BCP.

Quanto à situação financeira global do grupo SCP, aquilo que eu conto e espero é que esta esteja MUITO MELHORADA em relação aos últimos anos senão vejamos:

Pelas minhas contas, na SAD, estou a contar que o SCP tenha lucro somado dos exercícios entre 2021/2022 e 2022/2023 de, pelo menos, 40ME.
Se assim não for, vou querer perceber muito bem as razões para essa falha porque olhando para a estrutura de custos e de receitas da SAD e atualizando as receitas extraordinárias já garantidas, é pelo menos a esse valor de lucro que devíamos chegar.

No clube, a negociata com o BCP deverá, por outro lado, permitir uma mais-valia de 70ME.
E se com o NB correr de forma semelhante, este valor poderá subir para perto dos 100ME.

Ou seja, somando isto tudo, o grupo SCP tem obrigação de melhorar, e MUITO, a sua situação financeira global. Espero que isto também acabe com o discurso do eterno coitadinho que tem servido para mascarar muita incompetência e muita falta de exigência interna.
Qualquer notícia em sentido diferente daquilo que eu estou a dizer, se for verdade, tem que ser investigada pela polícia porque então isso significaria que estaria a sair dinheiro do SCP de forma um bocado inexplicável!

Quero só reafirmar que estas aparentes boas notícias têm, para mim, um valor relativo.
O negócio com os bancos já estava mais ou menos alinhavado pela anterior direção.
E os futuros bons resultados da SAD são à custa da destruição do plantel sem a devida reposição, algo que eu reafirmo que considero um crime contra o SCP.
Já estamos a perder desportivamente e dentro de 1 ou 2 anos vamos voltar a perder financeiramente porque estamos a assassinar a nossa capacidade de geração de receitas ordinárias e extraordinárias (e estas são brutais)…

ISTO É FALTA DE VISÃO!

6 Curtiram

Vir gabar-se nas 4 das maiores vendas do Sporting ele esteve em 3 delas e depois ter de usar mais uma vez a “herança pesada” para pagar dividas demonstra a coerência de sempre ou seja , pessima gestão

E das contratações mais caras da história ele também estar em quase todas. Herança pesadíssima. Quem vai ter uma herança pesada é quem lhe suceder. Não terá receitas futuras já contratadas e terá uma data de activos tóxicos sob contrato, Paulinhos, Vinagres, Trincões (neste ainda há uma restea de esperança) e todo o resto de porcaria que tem trazido .

3 Curtiram

Não me parece possível criticar esta decisão em concreto. O Sporting deixa de estar exposto bancariamente ao Millennium BCP, o que é extremamente positivo.