Scam, Phishing e esquemas

Boas pessoal. Criei este tópico porque pesquisei e não encontrei onde se falasse desta área.

Aproveito para perguntar algo que me aconteceu hoje.

Mais alguém tem recebido chamadas de números de telemóvel portugueses e do outro lado passam uma gravação em inglês? Sinceramente desliguei logo nem ouvi até ao fim, mas será novo método de phishing/scam?

Muito cuidado com essas merdas. Tenho recebido mensagens no mail e no telemóvel de dividas que tenho para com a Via Verde ou encomendas com endereços errados e merdas parecidas.

Tudo scam obviamente. Muito medo dessas merdas.

No outro dia recebi uma mensagem para pagar cotas e adquirir gamebox, que scammmm :melting_face:

Aproveito para perguntar: Alguém recebe chamadas da Iberdrola ou wtv it is quase todos os dias?

aconteceu-me a mim igual também desliguei, atenção é aos da EDP que esses estão muito bem feitos

Das quotas ando a receber várias, ando sempre 1 quota atrás

1 Curtiu

Todos os dias quase.

Isso e Endesa.

Recebo sms de ADRA(Águas da Região de Aveiro) todos os meses com RefMB, não me parece que seja scam mas apenas um toto que se enganou no numero de telemovel quando se registou.

A minha mãe costuma é receber bastantes SMS/mails da DHL/CTT com supostas encomendas

penso que anteontem, eu recebi um email da via verde ( há dois anos que deixei a viaverde ) sobre um pagamento de alguns centimos em atraso que teria de fazer e um outro pagamento de rescisao leve. Dizes que é scam? Ainda não efetuei o pagamento porque faz-me pensar nas telecomunicaçoes que, passados dois anos, pedem algum pagamento em atraso

Liga para a via verde e pergunta, a via verde manda penhorar por dividas

2 Curtiram

É muito provavelmente scam.

A minha mulher recebeu.

Uma gravação em inglês a dizer que a identidade dela tinha sido usada em n sei que e que era um crime público blabla. Para carregar no 1 para falar com alguém.

Passou-me o telefone em pânico. Claro que desliguei. Tentei ligar de volta e o número dá não atribuído.

Quem nunca recebeu msg destas que mande a primeira pedra


Tenham como regra NUNCA clicar em links de mensagens.

Emails, o gmail por exemplo tem um bom filtro desses emails fraudulentos pelo que a maioria vai parar ao spam, mas tenham sempre em atenção o remetente.

Em caso de dúvida, não arrisquem.

Lembrem-se sempre que dívidas, multas, desalfandegamentos e afins vêm por carta por norma, não por email.

MUITO CUIDADO com supostas chamadas de bancos.
Conheço quem já tenha perdido uns milhares por uma burla dessas.

O vosso banco nunca vos vai ligar (a menos que seja um gestor de conta que já conhecem), nunca vos vai mandar emails com links, nunca vos vai mandar mensagens sem ser aquelas de autenticação.
NUNCA forneçam o código que recebem por mensagem a ninguém. Nunca mesmo.

E nunca se achem demasiado informados para serem enganados.
Todos estamos sujeitos, por muito que estejamos preparados, só é preciso o contexto certo e alguém com skills de social engineering.
A cautela é a maior arma contra fraudes

8 Curtiram

Isto e aproveito para dizer para não confiarem nos números de telemóvel que vos ligam, ou nos nomes/números que aparecem nas SMS. Por mais que os números e nomes sejam iguais, é possível forjar e ligar com o número de outrem.

também costumo receber essas msgs de scam mas só quando tenho efetivamente encomendas para receber, gostava de saber como é que sabem. no entanto nunca abro links e apago logo as msgs

Escusado será dizer que aproveitei para comprar uma vivenda à maneira e um Tesla :sunglasses:

Recebo mensagens de pessoas da minha lista de contacto de faturas de operadoras e ainda mensagens de encomendas que supostamente fiz. Nao sei se deveria bloquear chamadas de numeros desconhecidos porque algumas podem ser importantes.

Excelente topico, nao tenho tempo neste momento, mas qdo eu comecar a colocar aqui screenshots da quantidade de schemes que recebo por dia aqui no Canada, vcs vao-se passar.
Aqui sao 2 da tarde, desde as 8 da manha ja recebi 3 telefonemas e uns 9 emails, tudo phishing. Eu e a minha mulher tivemos que mudar de numeros de telemovel e para a semana vem aqui um gajo mudar o numero do fixo e a conta de internet…

Epah a primeira é à lord, nunca tinha visto :joy:

Já agora para acrescentar, vejam de onde vem os emails, porque há cópias quase autênticas de mails e páginas de bancos, que só se diferenciam pelo endereço de email que vos envia, e em caso de dúvida liguem para o banco.