Só uma pequena observação:
Não sei se o que foi publicado é verdade ou mentira mas há um pormenor para que devo chamar a atenção: Lendo com atenção o comunicado publicado no site do Sporting vemos que a notícia não é desmentida.
Matar o mensageiro, um clássico sempre na moda aqui no fórum... :roll:
O problema aqui é a credibilidade do mensageiro que põe em causa o conteúdo da mensagem.
Quanto aos salários em si, de certeza que são mais baixos do que os dos nosso rivais directos.
Os jogadores ganham fortunas em relação ao que produzem e a grande maioria deles não o merecia mas, infelizmente, é o futebol (indústria) moderno.
E muito mau ter de pagar a jogadores emprestados que já não pretendemos mas são as consequências que temos de aceitar depois das asneiras que fizemos aquando das suas contratações.
Em relação aos valores propriamente ditos e respectivas posições na escala não vou comentar porque assim estaria a assumir que a “informação” seria verdadeira. :roll:
Por partes:
Não vejo nada de censurável no comportamento do Sportugal. Chegou-lhes às mãos uma lista, confirmaram a sua veracidade - o facto de ninguém no Sporting ter desmentido é sintomático - e só tinham era que publicar.
Também não fico muito impressionado com os valores, nem vejo porque é que põem em causa a ideia de conteção. Claro que o Liedson ganha num mês o que eu não ganho em anos, mas o termo de comparação que interessa não sou eu - são os nossos adversários. E ou muito me engano, ou os excepcionais 110 mil euros que o nosso jogador mais caro ganha são pão nosso de cada dia na Luz e no Dragão. Quando o Porto consegue desviar alvos do Sporting uns atrás dos outros, vai buscar Quaresmas, Luchos, Lisandros e Andersons, não os atrai só pela beleza da invicta…
Claro que é preocupante que entre os mais pagos estejam jogadores que pouco ou nada contribuem para a equipa como Romagnoli, Alecsandro, Bueno ou Farnerud - mas aí o problema é terem sido contratações falhadas já que, Bueno a parte, os valores que auferem não são valores nada de especial para clubes em Portugal ou na Europa do nível do Sporting.
(Já agora, se não querem pagar muito ao Nani - e no contexto do futebol 11 mil não é de facto muito - então não lhe peçam para ser o único extremo do plantel)
A única coisa relevante que sai deste caso é a indicação da deterioração do ambiente dentro do circulo dirigente do Sporting. Vem aí golpe palaciano…
Parece que aquilo lá dentro vai de mal a pior. Também não vi ninguem do Sporting desmentir a noticia e não censuro a atitude do sportugal. Afinal, se têm acesso à informação porque é que não a podem publicar??? É melhor nós andarmos sempre a especular quem é que ganha o quê… ao menos assim já se sabe o que vai naquele balneário.
E agora finalmente percebo melhor os negócios do Kaká e companhia… continuem assim que vamos longe…
e será que a atitude de dizer aos sportinguistas para não lerem esse jornal, também é etica? agora só leio aquilo que os dirigentes do Sporting querem??? Ou têm algo mais a esconder? quem não deve não teme…
Se uma fonte bancária, obrigada a sigilo, revelasse a um jornal que um governante recebera um suborno em troco de uma determinada decisão, suponho que também deixarias de comentar o suborno e limitar-te-ias a vituperar a falta de ética do funcionário do banco e a agenda política do jornal...O que se passou aqui, e sabes de certeza melhor que eu, é que a fonte bancária obrigada a sigilo disponibiliza a conta bancaria(sem crime, obviamente) do politico A e não a do politico B(seu concorrente) para o prejudicar nas eleições.
Já agora eu não sou inocente ao ponto de achar que de certeza, tudo isto foi obra das galinhas, mas quero continuar a acreditar.
E de repente o que interessa não é a incompetencia da gestão oligarquica, mas sim julgar o Sportugal…
Eu já devia saber…
Ainda hei de ver o Sportugal a publicar algo que incrimine o Cacá a sério e aqui vão dizer que o site é que é uma bandalheira pq arrasta o nome do clube na lama…
Corencia meus senhores, coerencia…
Que interessa a nos o que se possa passar nos orcs ou trips, o que interessa é o nosso e sinceramente o que vi é tão surreal que nem merece comentario.
E claro que o SCP não desmente a noticia, nao pode, é verdade…
As questões principais, para mim são:
- Se o Liedson ganha 110.000 Euros por mês (o que não acho nada mal), porque é que dizem que o tecto salarial é de 75.000?
- Como é que é possível que o Romagnoli e o Bueno estejam no top5 dos salários?
- Mais do que no caso dos dois últimos, que raio de processo negocial é que nos levou a pagar mais de 50.000 euros por mês ao Alecsandro, um jogador que estava longe de ser amado no seu clube anterior?
- Acima de tudo, porque carga de água é que o Wender, um jogador teoricamente desvinculado, aufere 6.000 Euros por mês?
Quanto ao comunicado do MSG, desnecessário, absurdo e uma tentativa falhada de mudar de assunto.
...Até eu fico revoltado com esta palhaçada de clube.
Palhacada e o termo certo. Uma vergonha. :arrow:
aí está a explicação do porquê do balneário estar de pernas para o ar, os que jogam recebem menos do que os maiores cepos á face da terra. A mim não me escandaliza os valores dos ordenados, escandaliza-me quem os recebe. 73 mil euros o BUENO? 32 mil o Moutinho? Epa não gozem com o 28 que SÒ é o melhor jgoador da actual liga.
O problema é que o mensageiro só traz parte da mensagem(a que lhe interessa). O mensageiro e quem deu a informação ao mensageiro um profissional com uma honestidade e etica a toda a prova.
Desculpa lá old lion mas o que estás para aí a dizer só mostra que aparentemente não percebes de informação.
Estás a sugerir que o sportugal só devia publicar isto se tivesse informação idêntica dos outros clubes todos e a publicasse? Que só assim seria imparcial? Já tentaste aplicar esse conceito a tudo o resto que os jornais revelam e imaginar o ridículo que isso é?
E já agora… porque é que isto é parcial? Existe aqui jornalismo de opinião? Eu li um artigo que dá conta de uma folha salarial e revela as suas incoerências, mas em momento algum existe ali uma tomada de posição escrita. Se existe parcialidade no que está ali… é a parcialidade e a arbitrariedade de quem concedeu estes salários :).
Estás dorido por ver escarrapachada a vergonha do teu clube a público. É normal. E no futebol é hábito. No futebol é habitual o adepto ter o comportamento do pai que não quer saber que o filho rouba ou do marido que não quer que lhe digam que a mulher dorme com o canalizador. E quem paga é quem vem contar. É o malandro. Mas isso não é ser nem bom pai nem bom marido… nem um bom sportinguista. Em vez de estares a afiar a faca a pensar em quem te revelou algo que não é hábito saber-se e que o teu clube não desmente nem pode, devias era já estar a pensar em como meter de lá para fora os responsáveis que, ao longo dos anos, aplicaram estes transparentes e modernos conceitos de gestão de recursos humanos em Alvalade.
Mas não… perdes-te na produção de critérios jornalisticos surreais e embrulhas-te nas justificações do costume para toda e qualquer coisa adversa que nos aconteça: são “eles”. Os nossos adversários, que estão cheinhos de miaúfa do nosso futebol em crescendo, que tem ganho tantos jogos desde Janeiro de 2007, e que representa assim uma séria ameaça aos da frente.
Assim de facto o Sporting não se safa…
Estás dorido por ver escarrapachada a vergonha do teu clube a público
Mauras, deixa-me comentar um ponto suportado nesta tua afirmação.
Eu não acho que este lista seja uma vergonha, excepto um ou outro caso mais evidente como seja o do Ronny ou o do Tiago (por razões conhecidas).
Onde o prato da balança se desequilibra verdadeiramente é nos salários dos reforços desta época, mas apenas porque eles não rendem nem metade do que deveriam render (porque não têm a qualidade necessária).
Fossem todos eles titulares absolutos e tivessem o rendimento esperado, e estes valores seriam perfeitamente aceitáveis.
E é preciso ver que, segundo o que é dito, o Sporting apenas paga empréstimo do Romagnoli, e que alguns vieram a custo zero, logo é natural que os salários estejam mais inflaccionados.
Sem dúvida que esta lista é um bom exemplo para sustentar uma acusação de má gestão desportiva/financeira, mas daí a passar para a “vergonha” vai um grande passo!
Rui,
Aqui volto a recuperar uma quimera prometida, há 10 anos atrás: uma gestão MODERNA.
Em primeiro lugar era de esperar que hoje em dia o Sporting aplicasse já uma gestão de contratos por objectivos ou seja… que o eventual excesso que adviesse para um bueno, um alecsandro, quem for, estivesse não tabelado na folha mensal mas sim indexado à performance e aos objectivos atingidos, individuais e colectivos. Desta lista não surge nenhuma indicação dessas, e se a estes salários se juntarem ainda eventuais condições desse tipo a situação só piora.
Em segundo lugar o conceito de “o último a chegar é o que ganha melhor” é típica da gestão antiquada. Ainda me lembro das críticas feitas a Sousa CIntra (como toda a razão) por dar condições principestas a Pacheco e Sousa e esquecer Figo. Afinal passados 10 anos santos da casa continuam a não fazer milagres, e é inacreditável vê-los, no seu expoente máximo moutinho, quando comparados com essas abéculas contratadas.
Depois fica a questão: porque é que jogadores sem curriculum que se veja e que não marcam um único golo durante um ano chegam ao Sporting emprestados e entram logo para o top 5? E que tal lembrar o rumor que o emprestimo desses jogadores envolveu na mesma comissões? Será que os salários não as envolvem tambem, para o seu empresário? E a quem é que o empresário “agradece” essa realidade?
É fácil perceber que toda esta situação advém provavelmente não só de incompetência mas também de factores concretos, pensados e que respondem a objectivos muito concretos.
Tendo em conta tudo isto… é um escândalo.
Aliás é um escândalo porque se somares os salários de todas as aventesmas contratadas, este ano e nos anteriores, pelos mesmos de sempre, reunes quantia que seria suficiente para pagar salário a 2 ou 3 jogadores de real qualidade que viessem dar apoio a uma equipa construida com base na formação.
Que interessa a nos o que se possa passar nos orcs ou trips
Interessa tudo, porque são o nosso termo comparação - isto partindo do pressuposto que ainda são eles os nossos principais adversários. Assim de repente, 50 mil euros é muito dinheiro. E se nos estivermos a comparar com o Sacavenense ou o Atlético é, sem dúvida, uma pipa de massa. Mas se considerarmos que o Braga, o Marítimo ou o Belenenses pagam 25 mil-30 mil pelos seus melhores jogadores, já não parece assim tanto. E se considerarmos que a média da equipa titular do Benfica ou o Porto andará pelos 100 mil, então fica-se com a impressão que estamos a lutar de fisgas contra metralhadoras. Sem este contexto, não fazes ideia se é muito ou pouco.
Quanto aos valores pagos ao Bueno, Alecsandro ou Romagnoli, após os termos visto jogar durante meses, ninguém duvida que é dinheiro deitado à rua. Mas aí o problema está nas falhas da prospecção, não nos valores em si - porque dificilmente trarás jogadores estrangeiros para o nível que pretendes no Sporting por menos do que 45 mil-50 mil.
Repito: para a média que se praticam entre equipas com as aspirações da nossa, em Portugla e na Europa, estes valores não me impressionam nada. Bem pelo contrário, dão -me a ideia que talvez seja tempo de ajustarmos essas aspirações.
Petrovich,
A questão aqui não é o muito ou pouco dinheiro.
A questão é a relação salarial entre os jogadores, perceber porque é que ganham mais uns que outros, os padrões, e já agora as incongruências e aberrações dos casos dos emprestados e inclusive jogadores que já são património de adversários directos e que ainda recebem mais que jogadores que fazem parte do plantel principal do Sporting.
Se os outros o fazem melhor, mas isso não normaliza a nossa situação, sobretudo porque aqui, a desculpa para fazer menos que os outros sempre foi o facto de o fazermos melhor e de forma mais profissional.
Yeah, right.
Mauras, ficaste mesmo admirado, surpreso e envergonhado por teres visto essa lista?!?!?
Alguns ordenados são de facto públicos, outros acredito 0 no que aí está. Em relação aos emprestados, é preciso relembrar que o Sporting não paga o ordenado todo e isso é publico, agora a forma como se organizaram com o clube que cedeu o emprestado, isso já não sei e duvido que alguém aqui saiba.
Para mim, Sportugal é jornaleiros, bem como outros que seguem o mesmo rumo, o rumo dos “espalha brasas” para assim venderem o que querem e arranjarem polémica, não é por acaso que após meia duzia de semanas já têm vários processos contra a sportugal.
Sejam amigos de amigos, sejam o que forem, não passam de jornaleiros.
Para finalizar, todos sabem que o nosso orçamento é de 17 milhões de euros e os outros 2 clubes rivais é de 20 milhões para cima, logo a folha salarial é certamente maior que a nossa, e deverá ter casos bem mais graves do que os nossos[onde alguns também o são e não me estou a guiar pelo site dos jornaleiros].
Estás a sugerir que o sportugal só devia publicar isto se tivesse informação idêntica dos outros clubes todos e a publicasse? Que só assim seria imparcial? Já tentaste aplicar esse conceito a tudo o resto que os jornais revelam e imaginar o ridículo que isso é?Aplicado a outras temáticas, esse conceito de jornalismo imparcial significaria por exemplo que um jornal não poderia publicar uma notícia sobre uma fuga ao fisco de um líder de um partido, a menos que tivesse notícia idêntica sobre o líder do partido rival...
Mas enfim, entretenham-se com fait divers e continuem a iludir o verdadeiro problema que esta notícia revela, que é uma alocação de recursos financeiros a roçar a demência.
Eu também não discuto o nível salarial total, aliás por mim ele até seria bem superior. Tal como diz o Rui, o que é incrível é ver, de um bolo total que é já de si escasso, o tamanho da fatia que cada um come.
1º A forma como a SAD reagiu à noticia, deixa perceber que os valores apresentados serão a realidade ou muito proximo dela.
2º Não me espanta que existam alguns jogadores que já não estão no clube e que continuam a receber. Acontece em todos os clubes do mundo. Por exemplo se forem ver a folha de pagamentos do PSG, o Bueno tb lá consta,… no SLB o Zahovic que acabou para o futebol há uns anos, ainda recebe salario … etc…etc…
3º Esta noticia não serve para desculpar o Nani, ele qd assinou contrato profissional estava a fazer a trasicção para os seniores, queria o que ? Ganhar logo 75000 euros ??? Ele que jogue à bola, para merecer o reconhecimento de todos, e assim justificar poder vir a ser um dos mais bem pagos.
4º Aos 110000 euros do Liedson retirem 40% para impostos e já fica dentro do tecto salarial. E acho muito bem que seja o mais pago, não tenho duvidas que se ele não tivesse renovado hoje estaria nas galinhas ou no porco e a receber se calhar mais.
5º O Top Five dos salarios no Sporting, está claramente desvirtuado tendo em conta a valia dos jogadores em questão.
Só espero que juntem os salarios que pagam actualmente ao Bueno+Alces+Romagnolli, os devolvam à origem, e contratem um jogador a serio, porque com 150000 euros para pagar de ordenado, já se contratam jogadores de muito bom nivel. É só querer !!!
6º O Sportugal, fez jornalismo, investigou e publicou. Baseou-se em fontes crediveis… não se pode criticar.
7º Tenho a certeza absoluta, de que fosse possivel ver a folha salarial do FCP e SLB, perceberiamos porque é que o Simão e Quaresma não jogam em Alvalade !!!
i) Obrigado Sportugal. Não gosto do site, não gostei de muitas coisas que escreveram nem da forma como noticiaram outras, mas esta tenho que agradecer.
ii) A lista não envergonha, mas tem casos estranhos.
iii) Imagino o balneário hoje de manhã…
A.A.
Romagnoli ganha mais do dobro de Moutinho FOLHA SALARIAL APRESENTA DESEQUILÍBRIOSO Sporting paga mensalmente aos seus jogadores profissionais uma verba próxima de 1 milhão de euros (975 mil). Um valor razoável, tratando-se de um crónico candidato ao título, que conta nos seus quadros com internacionais de cinco países, nas mais diversas categorias.
No entanto, uma análise atenta à folha salarial de Janeiro, enviada à administração fiscal e a que o site Sportugal teve acesso, permite verificar a existência de desequilíbrios. E, entre estes, destaque para o facto de a sociedade pagar aos quatro jogadores emprestados (Caneira, Romagnoli, Bueno e Alecsandro) um valor próximo dos 260 mil euros mensais. Mais de meio milhão de contos por ano.
Aliás, qualquer destes quatro elementos ganha mais do que o estratego da equipa, João Moutinho, sendo que quer Romagnoli quer Bueno ganham mais do dobro – o jovem leão está em processo de renovação.
:roll:
iii) Imagino o balneário hoje de manhã...
Não seria este, também, um dos objectivos para colocar essa lista cá fora?
Fico à espera (sentado num cómodo sofá) da lista dos outros dois candidatos ao título.