Sem tempo (nem motivo) para grandes comentários deixo aqui esta pérola que o sportugal acabou de publicar.
in Sportugal 2007-03-07 | 18:06:21 Salários do SportingEmprestados de luxo
Se o Sporting, como se prevê, não accionar as opções de compra de Carlos Bueno, Leandro Romagnoli e Alecsandro vai ter massa salarial para poder renovar, em alta, os contratos das pérolas João Moutinho e Nani. Aliás, o tema emprestados – nos dois sentidos – torna extremamente aliciante ver, em pormenor, os vencimentos dos futebolistas do clube de Alvalade.
O Sportugal teve acesso, junto de fonte da administração fiscal, à folha salarial dos futebolistas leoninos no mês de Janeiro.
Na lista, que pode ver em anexo, não há grandes surpresas. Liedson é o mais bem pago, sendo o único a ultrapassar o tecto salarial fixado em 75 mil euros. O levezinho aufere, mensalmente, 110 mil euros brutos, aos quais é preciso deduzir os descontos para IRS e para a Segurança Social, fixada numa percentagem menor do que é habitual por se tratar de uma profissão de desgaste rápido.
Depois de Liedson surgem o guarda-redes Ricardo, com 75 mil euros, e o avançado uruguaio Bueno, com 73 mil euros.
Em sentido descendente aparecem Marco Caneira (68 mil euros) e Romagnoli (66 mil euros). Este é o top five da folha salarial da equipa de futebol profissional do Sporting, mas se quisermos fazer um top ten têm cabimento nesta lista Carlos Paredes (54 mil euros), Polga (54 mil euros), Alecsandro (52 mil euros), Farnerud (44 mil euros) e João Moutinho (32 mil euros).
Uma das muitas curiosidades reside no facto de o 12.º vencimento mais elevado do Sporting ser o de Mauricio Pinilla – 30 mil euros –, a par de Carlos Martins e de Abel.
Emprestados… mas a pagar
Há futebolistas que por estarem ligados ao clube de Alvalade continuam a receber um cheque mensal da SAD verde e branca. Já falámos de Pinilla, mas Luís Loureiro é outro exemplo. O médio contratado ao D. Moscovo recebe 24 mil euros. O mesmo passa-se com Silvestre Varela e Nuno Santos. O internacional sub-20 evolui em Setúbal mas o Sporting paga-lhe, mensalmente, 13 mil euros. O guardião, suplente do V. Guimarães, recebe 9 mil euros. André Marques (“roda” no Olivais e Moscavide) aufere perto de 10 mil euros.Até Wender, que já nada tem a ver com o Sporting, vê a sua conta bancária receber depósitos de uma quantia a rondar os 6 mil euros/ mês.
(o resto está em http://www.sportugal.pt/noticia.php?noticiaID=18591)
Lista completa de salários do plantel e emprestados:
http://www.sportugal.pt/noticia.php?categoriaID=0¬iciaID=18595