[b]Sporting agrava prejuízos para 7,8 milhões de euros[/b]A Sporting SAD anunciou hoje que obteve um resultado líquido negativo de 7,8 milhões de euros no primeiro semestre fiscal, um valor três vezes superior aos prejuízos atingidos no período homólogo.
A Sporting SAD anunciou hoje que obteve um resultado líquido negativo de 7,8 milhões de euros no primeiro semestre fiscal, um valor três vezes superior aos prejuízos atingidos no período homólogo.
Em comunicado, a cotada adianta que as receitas baixaram 34,4% para 19,59 milhões de euros, uma queda explicada pelos resultados desportivos e não apuramento para a Liga dos Campeões, o que foi compensado “pela continuação de uma política rigorosa de contenção de custos”.
Os custos operacionais baixaram 15,4% para 20,1 milhões de euros e os resultados com a transferência de passes de jogadores foi negativo em 525 mil euros, o que compara com o saldo positivo de 6,1 milhões de euros no período homólogo.
O que originou um agravamento nos resultados operacionais, que foram negativos em 5,76 milhões de euros, contra um valor positivo no período homólogo de 454 mil euros. Pela positiva, os custos financeiros desceram 46% para 1,24 milhões de euros.
A empresa continua em incumprimento do art. 35 do Código das Sociedades Comerciais, já que o capital próprio acentuou a tendência de deterioração e está agora num valor negativo de 23,8 milhões de euros, o que representa um agravamento de 49%. O passivo total está agora nos 142 milhões de euros.
A este propósito, a SAD do Sporting lembra que foi aprovada em Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal a transferência da Sporting Comércio e Serviços, SA para a Sporting SAD”, uma “medida essencial para se implementar o plano de reestruturação financeira em curso e formalizada em Janeiro deste ano e que visa, entre outros objectivos, repor os capitais próprios da Sociedade para os níveis exigidos nos termos do art. 35º do Código das Sociedades Comerciais”.
[url]http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=412353[/url]
[b]Prejuízo do Sporting agrava-se em 5,5 milhões[/b]A SAD leonina informou hoje o mercado que fechou o primeiro semestre da época 2009/2010 com um prejuízo de 7,83 milhões de euros.
O resultado obtido entre Julho e Dezembro de 2009 traduz um agravamento de 5,49 milhões face aos 2,33 milhões registados no mesmo período do ano anterior, revela o Sporting, em comunicado enviado à CMVM.
A quebra é explicada pelos “resultados desportivos inferiores aos que seriam normalmente expectáveis” e, sobretudo, pelo facto de o clube não ter obtido a qualificação para a Liga dos Campeões, o que levou a uma diminuição de 34,4% dos proveitos do clube (excluindo transacções de passes de jogadores), para 19,6 milhões de euros.
Neste período, a SAD leonina agravou a sua situação de falência técnica, segundo o artigo 35º do Código das Sociedades Comerciais, já que os capitais próprios fecharam negativos em 23,8 milhões de euros, o que representa um agravamento de 49%.
Já o passivo ficou praticamente estável nos 142,8 milhões de euros.
O Sporting recorda ainda que “no âmbito da reestruturação financeira, a emissão de Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC), servirá para repor os capitais próprios da sociedade, e, consequentemente, fazer com que deixe de estar abrangida pelo art. 35º do Código das Sociedades Comerciais”.
[url]http://economico.sapo.pt/noticias/prejuizo-do-sporting-agravase-em-55-milhoes_82778.html[/url]
Na CMVM:
[url]http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR27129.pdf[/url]