SAD - Que Futuro ?

Acho um exagero a situação actual, que é unica de termos quase 75% do capital da SAD por via directa e inderecta (SGPS).

Mas sou frontalmente contra a perda de maioria do capital por parte do SCP.

O que acontecerá a partir do momento em que se venda a maioria da participação na SAD é o Sporting deixar de pertencer aos sportinguistas, isto parece-me claro e para mim é inaceitável, seja a perspectiva qual for.

Eu ate entendo o teu raciocinio, e nao so tem logica como me parece valido, o problema e que a partir do momento em que se aprove a perca de controle da SAD os socios estao tambem a assinar a certidao de obito do conceito de socio, quer dizer podem sempre decidir o que fazer no bilhar e coisas do genero, mas quanto ao futebol podem bem desaparecer porque nao servirao para nada.

Eu confesso que nao defendo isso, mas nao estou a ver ninguem a investir pesadamente numa coisa da qual nao possui controlo. Os idealistas acabaram em fins da decada de 30.

Eu confesso que nao defendo isso, mas nao estou a ver ninguem a investir pesadamente numa coisa da qual nao possui controlo. Os idealistas acabaram em fins da decada de 30.

Ora aí está, eu não estou a ver nenhum investidor disposto a meter lá dinheiro que se veja para depois não mandar

Parece-me inevitável que o controle da SAD deixe de ser do SCP para passar a ser de um qualquer investidor, e este facto não me causa nenhum problema.
Já assistimos a esse tipo de situações em outros clubes e não tenho conhecimento de noticias que apontam prejuízos para algum clube derivado dessa situação.
Como em todos os negócios, quem investir quererá ter retorno no seu investimento e para isso terá que ter controle sobre a situação, e não pode estar sujeito à deliberação de uma assembleia em que muitas vezes os sócios (poucos, diga-se de passagem) votam com total desconhecimento de causa, ou com o coração.

O que acontecerá a partir do momento em que se venda a maioria da participação na SAD é o Sporting deixar de pertencer aos sportinguistas, isto parece-me claro e para mim é inaceitável, seja a perspectiva qual for.

Isto é que me faz alguma confusão, porque muitos pensam assim, mas eu pergunto: o que é isso ‘do Sporting deixar de pertencer aos sportinguistas’? Quais são as consequências práticas desse facto?

A dura verdade é que, ao contrário de quem está no Sporting com o poder de mandar nos 75% que ainda detemos, um potencial investidor teria de avançar com o seu para mandar. Quem investe não quer perder tudo: ou não quer perder dinheiro ou não quer perder poder.

Os que mandam neste momento perdem o quê? Nada. Se piorarem a situação não perdem nada. Foram eleitos, nomeados ou cooptados, se o ano corre mal paciência, chatice, vai um charuto e um jameson, não é bem a mesma coisa que um investidor que avança com a bela da nota.

Obviamente não vejo ninguém a querer comprar menos de 50%, a não ser que fosse num esquema qq de “golden share” se fosse possível, ou seja com direito de decisão incontornável em algumas situações.

E meus amigos… desde que com intenções séries de levar o clube a bom porto cada vez mais prefiro um investidor estranho aos bandalhos que nos têm controlado.

PS - Rui, tu insistes num cenário utópico. Falas em em algo do tipo “depois dos problemas resolvidos o Sporting volta a ser dono de si”. Tu lembras-te bem daquelas contas uma vez referidas de quantos anos demorará ao Sporting cumprir as suas obrigações com quem lhe aperta a corda ao pescoço? Tens noção do aperto da corda? O Sporting não tem capacidade de resolver esses assuntos. Está submetido ao açaime bancário incompatível com as suas ambições para lá do teu tempo de vida.

Isto é que me faz alguma confusão, porque muitos pensam assim, mas eu pergunto: o que é isso ‘do Sporting deixar de pertencer aos sportinguistas’? Quais são as consequências práticas desse facto?

Apesar do historial em quase todas as modalidades amadoras, é claro que a força real do Sporting é o futebol. Sem ele o clube não teria a representatividade que possuí hoje.

Com a perda da maioria na SAD, o Sporting deixa de controlar a sua actividade mais representativa. E não deixa apenas de controlar essa actividade. Com a capitalização da SAD que se adivinha e já foi defendida por FSF, o Sporting perde EFECTIVAMENTE a propriedade de infraestruturas que hoje são apenas do clube, nomeadamente o Estádio e a Academia.

E perderá ainda o controlo do futebol jovem, que é detido também pela SAD até aos Juvenis.

O Sporting deixará de existir. Assim de simples.

Sem que o Sporting possa ter uma palavra a dizer, a equipa da Sporting SAD poderá passar a jogar de vermelho e azul, se a Administração entender que em termos de marketing essa é a melhor solução.

O símbolo actual poderá ser substituído por outro, onde em vez de um leão poderá estar um rato, uma avestruz ou um hipopótamo.

Eu sei que são hipóteses académicas, mas perfeitamente possíveis e que aliás já aconteceram em Portugal a outras instituições do mesmo tipo.

Entendo perfeitamente que existam aqueles a quem algo deste tipo não faça confusão nenhuma, porque afinal o que interessa até é apenas e só ganhar. Mas é necessário colocar as coisas em perspectiva. Não será o Sporting a ganhar, será uma empresa na qual o Sporting, clube com modalidades amadoras (poucas) e sem património nenhum, terá uma participação minoritária.

PS - Rui, tu insistes num cenário utópico. Falas em em algo do tipo "depois dos problemas resolvidos o Sporting volta a ser dono de si". Tu lembras-te bem daquelas contas uma vez referidas de quantos anos demorará ao Sporting cumprir as suas obrigações com quem lhe aperta a corda ao pescoço? Tens noção do aperto da corda? O Sporting não tem capacidade de resolver esses assuntos. Está submetido ao açaime bancário incompatível com as suas ambições para lá do teu tempo de vida.

O Sporting pode cumprir as suas obrigações financeiras sem se vender.

Aliás o Sporting, com a venda do património, não só reduziu parte dessa obrigação como “alargou” a curto/médio prazo a corda da garganta, ao realizar as tais mais valias exigidas pelos bancos.

E o Sporting tem ainda activos que a curto prazo lhe podem render alguns milhões de euros… jogadores.

Numa perspectiva de vender jogadores ou o Sporting, apoio totalmente a venda dos jogadores. E só em Ricardo, Custódio e Nani, que em minha opinião nem sequer retiram competitividade à equipa, o Sporting pode arrecadar ao redor de 15 milhões de euros, o que se traduziria em mais 3 anos de cumprimento com a banca, de acordo com os números de FSF.

vai ler o blog da bola e percebes o rídiculo de estarmos a discutir isto. Nem o Sporting fica dono nem o clube é comprado por um investidor que nos permita descansar.

É o SAQUE.

Agora um pouco off topic

Alguem leu no pasquim Bola a cronica de Daniel Reis de hoje sobre o Pese(te)iro ? Bom está fabulosa!

Agora sobre o Blog da Bola … Alguem me pode elucidar nem que seja por pm quem escreve e não assina os textos ? Eur até acredito nas historias e felicito o autor pelos brilhantes exercicios de investigação, mas já agora porque não assina e não se sabe que é?

Depois podem dizer como ja me disseram do SCP que aquilo não vale nada porque nem assinado é e a pessoa nem sequer da a cara …

Ora perante isto …

Abraços

O rumor que ouvi é que este blog é do mesmo autor do livro “Golpe de Estádio”, que já tem uns anitos. Pelo tipo de informação postada, os inimigos de estimação que o blog grangeou e o facto de, apesar de apontar os podres a todos apontar sobretudo ao FCP faz algum sentido acreditar nesta teoria.

vai ler o blog da bola e percebes o rídiculo de estarmos a discutir isto. Nem o Sporting fica dono nem o clube é comprado por um investidor que nos permita descansar.

É o SAQUE.

Leio o blog desde que apareceu, aconselhado por conhecidos. Acho que dás demasiada importância a esse blog. Nas linhas gerais não é lá dito nada que não fosse discutido aqui e há mais anos. Podem aparecer um ou outro pormenor revelador de um conhecimento mais detalhado das coisas, mas só isso… e pessoalmente acho que muito do que lá está escrito não corresponde totalmente à realidade.

E não percebo essa tua atitude. Agora não é altura para andar a ir buscar o passado ou apontar responsáveis, o tempo é de juntar todos aqueles que pretendem que o Sporting continue a existir como tal.

Algum dia essas “contas” serão acertadas, mas não é este o momento.

Disseram-me que …

O BES estaria associado aos negócios pantanosos que têm vindo a público nos ultimos anos como são o caso do mensalão, da corrupção em Angola, venda da casa de Almeida Garret a um ministro da economia e financiamento para a sua demolição …

Que o BES financia o futebol do Sporting e que financiou a compra da Lusomundo por Joaquim Oliveira, por isso os jornais tais como Jogo, DN, Jornal de Notícias estão sempre a favor de FSF e que o proprio Rui Meireles foi colocado no Sporting pelo BES.

Será verdade ?

Alguem me elucida?

Abraços

... Numa perspectiva de vender jogadores ou o Sporting, apoio totalmente a venda dos jogadores. E só em Ricardo, Custódio e Nani, que em minha opinião nem sequer retiram competitividade à equipa, o Sporting pode arrecadar ao redor de 15 milhões de euros, o que se traduziria em mais 3 anos de cumprimento com a banca, de acordo com os números de FSF.

Se depender so de vender jogadores por mim podem vender meio plantel, por mim se isso significa-se acabar com a prisao bancaria ate podem vender o Moutinho e o Liedson…

Agora o que duvido e que depois disso tudo vendido, a prisao acaba-se, tenho ca um feeling que nao e so de receitas que o Sporting depende.

Disseram-me que ...

O BES estaria associado aos negócios pantanosos que têm vindo a público nos ultimos anos como são o caso do mensalão, da corrupção em Angola, venda da casa de Almeida Garret a um ministro da economia e financiamento para a sua demolição …

Que o BES financia o futebol do Sporting e que financiou a compra da Lusomundo por Joaquim Oliveira, por isso os jornais tais como Jogo, DN, Jornal de Notícias estão sempre a favor de FSF e que o proprio Rui Meireles foi colocado no Sporting pelo BES.

Será verdade ?

Alguem me elucida?

Abraços

[i]A teoria da conspiração! Deixa de ser ingénuo, os bancos TODOS abrigam nas suas instalações segredos e negócios muito mais obscuros do que o que acabas de citar.

Para quando um FSF espeão do KGB, hein, para quando? [/i] :roll:

O que eu quero é que o Sporitng jogue à bola, melhor e melhor a cada ano que passa…

O que eu quero é que o Sporitng jogue à bola, melhor e melhor a cada ano que passa..

Melhor e melhor? Melhor que os outros? Pois mas para isso é preciso ter dinheiro e para ter dinheiro é preciso SABER ganha-lo, é preciso quebrar os preconceitos e as ideias feitas.

O que eu quero é que o Sporitng jogue à bola, melhor e melhor a cada ano que passa..

Vai-te distraindo com isso, e chegará o dia que Alvalade vira parque de estacionamento… :arrow: :shock:

Eu também gostaria disso, mas entre jogar menos bem e lutar por um lugar europeu, continuando o Sporting como dono maioritário do futebol, ou jogar bem e alcançar resultados (que assim de repente e tendo em conta o que tem sido habitual, não estou a ver bem quais possam ser) sendo o Sporting apenas mais um accionista da SAD, sem ter capacidade de decisão, prefiro claramente a 1ª hipotese.

Isto porque continuo a acreditar que o Sporting, com a ajuda dos seus adeptos, os inteligentes e os estupidos, pode perfeitamente ultrapassar a má situação em que o Bin Laden o deixou, mantendo o seu cariz tradicional de clube desportivo baseado na participação dos seus associados (de forma directa) e adeptos (de forma indirecta).

[quote=“Rui”]

Nas linhas gerais não é lá dito nada que não fosse discutido aqui e há mais anos.

Ninguém diz o contrário. O blog apenas nos actualiza mais rapidamente e de forma mais frequente do que alguns “ex-mentirosos agitadores anti-sportinguistas” que por aqui andam e que sempre o fizeram.

E não percebo essa tua atitude. Agora não é altura para andar a ir buscar o passado ou apontar responsáveis, o tempo é de juntar todos aqueles que pretendem que o Sporting continue a existir como tal.

Esta não percebo. Não estava a acertar contas contigo. Apenas considero que a tua posição é muito ingénua. Se o Sporting estivesse numa posição de realisticamente poder saldar a sua dívida nuclear (a que mantem a trela) e libertar-se dos abutres certamente alguns sportinguistas se teriam chegado à frente. A factura é brutal, estás entregue.

Quanto à postura geral que tenho tido tenho todo o direito a ela. Lutei durante aos, nem pretendo acertar contas com ninguém. Sei que no dia em que não tiver Sporting, enquanto clube de topo pelo menos ao nível nacional, a minha tristeza ao menos terá sido alvo de preparação prévia, já a dos tolos talvez seja mais próxima da surpresa agonizante.

Estou lentamente a conseguir-me desligar das coisas, já deixei de pagar as quotas, para o ano acabou a gamebox… não custa assim tanto aliás ridiculo era manter a ligação umbilical tão intensa para estar sempre a levar com a trampa o focinho.

[quote=“Mauras”]

Esta não percebo. Não estava a acertar contas contigo. Quanto à postura geral que tenho tido tenho todo o direito a ela. Lutei durante aos, nem pretendo acertar contas com ninguém. Sei que no dia em que não tiver Sporting, enquanto clube de topo pelo menos ao nível nacional, a minha tristeza ao menos terá sido alvo de preparação prévia, já a dos tolos talvez seja mais próxima da surpresa agonizante.

Estou lentamente a conseguir-me desligar das coisas, já deixei de pagar as quotas, para o ano acabou a gamebox… não custa assim tanto aliás ridiculo era manter a ligação umbilical tão intensa para estar sempre a levar com a trampa o focinho.

Eu sei que não era comigo. O que quis frisar foi que o necessário agora era resolver esta questão da participação na SAD e não perder tempo e energia com o que passou.

Mas agora percebi que preferes desligar-te sem a ultima luta, é o teu direito. Eu nos ultimos meses fiz o mesmo e a qualidade de vida melhorou… infelizmente há uns tempos FSF renovou a sua primeira intenção e o resultado é serem estas horas e não conseguir dormir!!!