Na capital da Coreia do Sul, com mais de 10 milhões de habitantes, há alguém muito especial para o Reino Leonino.
“Oh Insuk”. 27 anos, designer, move-se discretamente numa cidade com a população de Portugal inteiro, mas tem algo muito comum com todos nós: É Sportinguista. Sim, exactamente: É adepto do Sporting Clube de Portugal.
Mas comecemos pelo início. Em Março de 2010 é criado um grupo de conversação instantânea no Messenger, para juntar alguns Sportinguistas a tertuliarem sobre as efemérides do clube, quando alguém decide apresentar à comunidade, um tal Sportinguista Coreano. Todos estranharam, mas era possível, se tivesse descendências Lusas, fruto ainda das incursões das Descobertas, certo? Mentira. Não tem qualquer descendência, nem sequer esteve algum dia com algum Português.
Apresentou-se com um blog completo, actualizado, e todo ele escrito em Coreano, para “dar a conhecer aqui na Coreia, o enorme Sporting”. De lá para cá, não há um jogo do Sporting que não seja acompanhado em directo nesse grupo de conversação, pese embora as 9 horas de diferença horária.
Para conhecermos melhor esta fantástica história, a equipa do Sporting Apoio esteve à conversa com ele, e ficamos assim a saber algumas curiosidades.
SPORTING APOIO – Como surgiu a paixão por um clube tão longinquo?
Oh Insuk – Comecei a ver a Selecção Portuguesa na década de 90, e desde aí comecei a recolher informação sobre o Campeonato Português. Na altura era muito difícil, e só nesta última década, com a internet, é que pude aproximar-me mais, e foi aí que comecei a sentir que o Sporting era especial, diferente dos outros. Porquê? Não sei dizer, mas digo que a minha mente moveu-se em direcção do Sporting. Pode parecer estranho dizer-vos isto, mas não fui eu que escolhi apoiar o Sporting, foi o Sporting que me escolheu. Muita gente pergunta-me porquê o Sporting? Não consigo encontrar uma resposta racional, e pode parecer-vos exagerado, mas não é.
S.A. – Como acompanhas a actualidade do Sporting?
Oh Insuk – Nos últimos anos, tenho visto todos os jogos do Sporting em directo pela Internet. É muito fácil para vocês, mas não o é para mim, pois o jogos são sempre muito cedo, por isso há uns anos tive de deixar o meu emprego de dia, e passei a trabalhar à noite. Menos dinheiro, sim, mas assim vivo feliz por poder assistir a todos os jogos do Sporting. O Sporting é a minha vida.
S.A. – Mas tens de admitir que não é a coisa mais normal do Mundo, alguém ser tão fervoroso por um Clube do outro lado do Mundo.
Oh Insuk – Nos últimos anos, têm sido várias as pessoas que entram em contacto comigo por estranharem a minha situação, mas quem estranha isso sou eu pois o Sporting é enorme. Há adeptos do Sporting em toda a parte, em todos os países. Confiem em mim, o Sporting é mesmo muito grande e pronto, se quiserem, eu sou mesmo a prova disso mesmo.
S.A. – Há algo que queiras dizer à comunidade Sportinguista?
Oh Insuk – Sim, tenho uma mensagem para vocês, que vale o que vale, mas é muito importante para mim dizer-vos isto: Primeiro, quero pedir-vos para irem ao Estádio de Alvalade. As nossas assistências são sempre muito inferiores às dos outros, e sim, eu sei que o nosso momento actual não é bom, mas é indispensável e muito importante estar sempre com a equipa, nem que seja para pedir explicações, para jogarem melhor ou o que seja, mas tem de haver mais público.
A segunda coisa e não menos importante, é sobre as eleições. Votem na pessoa certa nas próximas eleições! Fechem os olhos a personalidades, oiçam os projectos. Não há a pessoa certa, se não tiver o projecto certo. Inteirem-se de todos os projectos, escolham o melhor e votem. Para os candidatos, quero dizer que precisamos de especialistas em cada sector do clube, temos de regenerá-lo, há que mudar urgentemente. E vocês têm que ouvir os adeptos, porque os adeptos têm sempre razão! Não lhes peçam para votarem em vocês, perguntem-lhes o que eles pretendem, façam ouvir os verdadeiros adeptos. Ninguém espera que os problemas sejam resolvidos de uma só vez, mas estabeleçam uma poítica consistente e de longo prazo, não é momento para protagonismo. O nosso destino está nas vossas mãos, e as vossas mãos não são mais vossas, são nossas.
Eu acredito em vocês, acredito que o Sporting aprende com os erros, eu acredito no Sporting!
Sporting Apoio
Bem sei que isto já não é novo. No entanto, no seguimento do que foi feito com o Polaco Filip, porque não trazer a Alvalade também este rapaz coreano? Fica lançado o repto na esperança que alguém lhe pegue…