Exacto.
Mas se de facto, se jogar numa tactica que de facto nao privilegie o jogo do Ryan, que se empreste o rapaz.
Agora jogar como o Marco jogava e deixar o Ryan na B, havendo claras deficiencias no capitulo onde o Ryan era competente…thats just dumb.
Como já venho dizendo á algum tempo por aqui tenho a ideia que este jogador vai ser o foco das primeiras criticas a Jesus no forum.
E se é verdade que em anos recentes Jesus dispensa por completo do seu sistema táctico um dez clássico, não mesmo verdade também é que existiu uma excepção.
Mas essa excepção chamava-se Aimar(e quando temos um Messi que o nomeia como o seu jogador favorito de sempre, acho que não é preciso dizer mais nada).
Se a memória não me atraiçoa na altura Jesus jogava com Cardozo e Saviola na frente de ataque, com Aimar a jogar nas costas dos jogadores a desempenhar as funções de um típico Dez(embora por vezes cai-se para a ala também para compensar Ramires).Numa Ala tinha-mos Di Maria e na outra Ramires que era um ala atípico (era o trabalhador dessa equipa , muitas vezes descendo no terreno para apoiar o carniceiro Espanhol).
Se á algo que Jesus já mostrou neste tempo que esteve no carnide é que não é parvo, e como tal não podia ignorar a presença de um jogador como Aimar no plantel.
Mas isso foi mesmo uma excepção, e não creio que tal aconteça com Gauld.
Se é verdade que Gauld já jogou como médio centro num jogo da taça da Liga, não acredito que Jesus aposte nele em detrimento de atletas como João Mário ou Adrien (ou mesmo Wallyson, um atleta que tenho o pressentimento será muito apreciado por Jesus).
A única solução que vejo seria adaptar o Escocês a uma ala, mas neste momento essa é das posições que mais jogadores temos disponíveis e não acredito que Gauld conseguisse bater essa concorrência.
Se tivesse de fazer uma aposta diria que Gauld será alvo de um empréstimo.Óbvio que neste momento isto não passa de especulação e só o próprio Jesus saberá o que pretende do plantel do Sporting.
No entanto seria no mínimo estranho de um momento para o outro a sua filosofia e ideias de jogo mudarem drasticamente.Pode acontecer claro, mas acho que é altamente improvável.
O Gauld é tão “10” puro como o Modric. Com Jesus, pode jogar tanto a médio como a avançado. Vai tudo depender do modelo que o JJ quiser implementar no Sporting. Para mim, seja a avançado seja no meio campo vai ter lugar. Está tudo lá. E não acho que haja algum termo de comparação com o Bernardo Silva. São jogadores substancialmente diferentes. O Gauld pode perfeitamente jogar a 8, uma posiçaõ em que o Bernardo não ia ter grande rendimento, enquanto que o Bernardo pode jogar na ala onde o Gauld não teria grande preponderância. O Gauld é, na minha opinião, muito mais jogador “à Jesus” que o Bernardo. É esperar para ver, quarta já é dia 1
Tens alguma razão [member=14186]Alexandre10 mas não tenho a certeza que o Gauld seja um 10 puro. Ou um 8. O que tenho a certeza é que, por exemplo, o Chaby é mais 10 que o Gauld, que é um jogador mais dinâmico e de processos mais rápidos (às vezes a jogar a um toque, vertical), ao contrário do português, que gosta mais de temporizar, “ver” o jogo, controlar a posse e fazer o último passe de desmarcação. Diria que o Chaby é mais na linha do Aimar, jogando em suplesse, ao passo que o Gauld é um jogador mais dinâmico, “formiguinha”.
Concordo totalmente com o que dizes quer de Aimar, quer de Ramires. E na realidade o Sporting não tem nenhum equilibrador como o Ramires. Em minha opinião, o João Mário não tem essas características, o mais parecido poderia ser o Esgaio mas este não me parece que tenha uma qualidade sequer próxima. Gelson e Labyad para mim não têm essas características, Gelson tem a capacidade de trabalho mas é um jogador mais de rupturas, e o Labyad não tem dinâmica para fazer esse papel (perdia-se as suas características que, com vontade e algum trabalho, se podem aproveitar).
O que discordo é mesmo o facto do Gauld ser preterido por essas opções… ou melhor para o curto/médio prazo (época que se segue) acredito nisso, mas não de forma definitiva. Os 8’s de Jesus regra geral são jogadores com outras características (Enzo, Pizzi, Talisca), neste caso a excepção foi mesmo o Witsel, um jogador mais na linha do Wallyson e mesmo do João Mário.
Também não acredito de todo que o Gauld seja aposta na ala. Até tem menos características para ser aposta aí que, por exemplo, um Iuri Medeiros, um Gelson Martins, um Bernardo Silva (para não falar de Labyad, Carrillo e Mané).
Estou muito curioso, não culparei o Jesus se não apostar no Gauld como opção inicial já este ano, precisamente porque vai “demorar” a entrar no esquema. Mas culpá-lo-ei se não contar com ele para o futuro, pelo talento e potencial que tem.
Se a Escócia tem ido ao Europeu Sub-21, teria sido uma boa montra para o Gauld… era titular nos últimos jogos de qualificação e teve óptimas exibições lá.
Isto, o Gauld encaixava que nem uma luva no sistema do marquito e ele apostou num 8 para lá, que desenrascando estava fora de posição. Se apostar no João Mário para 10 em vez do Gauld, é uma má opção.
Mas também é verdade que depois do Aimar não me lembro de ter lá aparecido outro 10, sem ser o Bernardo. E por outro lado começaram a ter extremos com fartura.
Cá ele vai encontrar o Mané (será que conta para avançado?) com nível de equipa A e talvez o Carrillo. Depois temos muita qualidade mas ainda sem minutos na A (Gelson, Matheus, etc.). E o Iuri que também pode jogar mais no meio ou até na dupla da frente.
Pelo que conheço de Jesus tenho as minhas sérias dúvidas que Gauld seja aposta.
Eu pessoalmente não consigo ver Gauld a ter sucesso noutra posição que não a de Dez(sobre o Chaby… no comments), acho que se alguma vez provar todo o talento que possui será nessa posição.Parece-me um jogador claramente talhado para jogar ai, portanto temos visões claramente distintas neste ponto.
Pode ser adaptado como já referi, mas na minha opinião perderia para qualquer outro jogador na disputa por esse lugar.
Quer como médio centro, numa ala ou mesmo na hipótese remota de ser adaptado com segundo avançado.
A meu ver é um jogador que tem tido pouca sorte nesta passagem pelo Sporting (ate na equipa b teve algumas lesões), e não se prespectiva que seja para já que vai integrar a equipa principal do Sporting.
Talvez a chave esteja mesmo num empréstimo bem sucedido que acabe por forçar o nosso treinador a postar nele.
Veremos o que vai acontecer, o pior cenário seria permanecer no Sporting e não jogar(ou continuar na B).
Mané não é dez atenção.
Quando foi aposta do Jardim jogava como segundo avançado, e é ai que na minha opinião rende mais.
Quanto á questão das opções do carnide, é sabido que Jesus tinha grande influencia nas contratações feitas (ou pelo menos a sua voz era ouvida).E no caso que referes claramente parece-me uma opção do próprio treinador.
Para que adquirir um certo tipo de jogadores que depois não iria ser utilizado?
Sim, eu estava a contar com o Mané para extremo, apenas ressalvando que poderá contar como avançado.
Também é verdade que pode ter sido opção dele não comprar jogadores com esse perfil, mas é estranho já que a primeira época teve o melhor futebol da era JJ imo.