Rui Silva

Se tivessemos um suplente de qualidade ia ser igual, porque não tem a ver com isso. Este gajo é limitado, não dá para mais.

1 Curtiu

Eu olho para ele e não o reconheço, está com uma expressão facial de quem está com dores ou simplesmente em baixo. Não sei o que se passou, mas neste momento tem de comer banco para ver se fica com “ganas”.

1 Curtiu

Para mais dá de certeza porque vimos isso na época passada.

Vamos ver se ganha forma rapidamente, há ali qualquer coisa relacionada com a lesão que ele teve que me deixa… com a pulga atrás da orelha. E esses rumores que andou a jogar lesionado…

Tenho que rever. Parecia mesmo que ia entrar.

A única esperança é q o problema da luxação recente e parece-me q alguns problemas fisicos na pré temporada expliquem o desempenho em jogos mais exigentes.

Pq a continuar assim no final da temporada é inevitável ter de contratar um upgrade. Eu confesso q nunca fui grande admirador dele, embora reconheça q evoluiu na Liga Espanhola.

Há por aqui algum exagero, mas como a última imagem é a que fica…

Se o Rui Silva não tivesse chegado em janeiro, não tinha havido bicampeonto, disso podem ter a certeza. É verdade que falhou na Supertaça e ontem, mas não podem ser dois lances que decidem a qualidade dele. Vejam quantos “frangos” o Trubin e o Diogo Costa não deram nos últimos meses.

2 Curtiram

Ninguém diz q n foi importante, mas é inevitável reparar na quebra de desempenho. E n é q nos últimos anos a gente n tenha visto este filme com o Adán. Q também foi muito importante no primeiro título.

Não estou nada satisfeito com este inicio de temporada do Rui. Nada mesmo.

Aquela saída no lance do segundo golo é patética.

Esse raciocínio pode ser feito para muita coisa, certo? “Se o Pote não tem marcado 23 golos”; “Se o Coates não tem decidido bolas paradas”; “Se o MN não marca aquele golo em Braga”; Se… se…

O Rui Silva foi contratado para ser decisivo. Se fosse para ser igual ao Israel ou ao Kovacevic, não vinha.

Lamento, mas não existe posição mais ingrata no futebol que o posto de GR. Se quisesse vida fácil ia para PL.

Honestamente, nunca achei o Rui um GR de topo, que faça coisas extraordinárias. Mas era seguro e muito mais que os anteriores. Não acho que a culpa seja inteiramente dele, porque já vi este “fenómeno” antes. Tem piorado e não vem apenas desta época.

É preciso uma fome especial para um gajo se manter com o foco máximo sem concorrência. É preciso estares de olho em mais qualquer coisa. Senão, tens de ter concorrência que te faça trabalhar a semana toda no máximo e estares o mais ocado possível durante o jogo. Há que diga que estou errado, mas é a minha ideia. E nunca coloco em causa o profissionalismo, porque isto é um fenómeno inconsciente. Pode ser que agora consiga desafiar-se a si próprio.

1 Curtiu

Está a ter um mau início de época.

Em 3 jogos grandes, ofereceu a vitória ao adversário em 2 deles.

O que se pede a um GK de 30 anos com rodagem de Big-5 é regularidade e segurança, que demonstrou durante os 6 meses connosco em 24-25.

Tem de se levantar rápido, porque senão não haverá títulos para ninguém este ano.

4 Curtiram

Esta temporada está a relembrar-me do porquê de ter achado que teria sido uma boa contratação para guarda-redes… suplente. É necessário começar a olhar novamente para o mercado de guarda-redes para tentar perceber quem pode vir para cá - e não é pelo Virgínia.

Ontem parecia o Rui, mas o Rui…Franguicio.
Aquela saída no segundo golo…

GR é uma posição muito específica e decisiva em qualquer modalidade, a diferença de um GR de topo para um bonzinho é que o 1º pode realmente levar a equipa a atingir objetivos e o outro apenas lutar por eles.

Que saída absolutamente amadora…
Mesmo que depois do 1-0 tenha feito uma incrível.

Pah não pode mesmo acontecer.

Falhou no lance do 2º golo, mas, para mim, o principal culpado nesse lance é o Inácio que “fingiu” que ali estava. Nem atacou a bola nem incomodou o avançado.

Especulando, com Diomande em campo, Rui Silva não teria de ir a esta bola e Diomande tinha limpo a jogada.

Continuo a achar que não é por Rui Silva que teremos problemas, mas sim pelos centrais que, com a excepção do Diamande, não ganham um lance de cabeça a ninguém. Nem ganham quando estão de frente para a bola, muito menos em lances laterais.

Basta ver o perigo que todos os adversários nos causam nos cantos, livres laterais. Os adversários já perceberam isso.

2 Curtiram

A malta da concorrência, alguém me sabe dizer algum clube no mundo, inclusive os de topo, que tenha 2 GRs de nível semelhante?

https://www.youtube.com/watch?v=MZAvkiTJrSU Vejam aos 4:20

O Rui Silva é isto, é o que é, podias ter o Neuer a suplente que ele ia continuar a cometer estes erros porque se fosse perfeito não custava o que custou nem o clube dele o tinha deixado sair a meio do ano. O Sporting queria um GR experiente, e barato, que viesse estabilizar a baliza durante 2-3 anos para depois dar lugar ao Callai e foi isso que fez e é isso que vai acontecer. Podemos discutir a estratégia, agora isso da concorrência não creio que faça sentido. Um GR, ainda por cima com a idade dele, não vai corrigir as falhas que sempre teve só porque o suplente aperta com ele nos treinos.

É um bom GR cuja tendência é para piorar, ainda para mais com a história da lesão. Para consumo interno é bom, na Europa vai estar sempre mais exposto a erros, tal como quando defronta adversários de maior valor no tugão. No Estoril teve uma saída disparatada que depois conseguiu corrigir, na Europa esse lance se calhar dá golo. É essa a diferença

1 Curtiu

De nível semelhante ou que sejam concorrentes? È que eu posso ser muito bom e saber que mesmo que faça asneira, continuo a ser a escolha, porque não tenho concorrente. Ou posso ser muito bom e ter de ganhar o lugar, porque acabei de chegar e o outro era titular ou que o outro, mesmo não sendo tão bom, é suficientemente regular para ganhar o lugar caso eu ande a frangar.

Mas existem sim. Pelo menos existem clubes cujos GRs, no inicio da época, estão suficientemente a par para que o potencial não seja um fator. Depois um arranca e às tantas já compete por outras coisas, nomeadamente seleções e transferências/contratos. É o caso dos adversários. um deles até franga muito, mas tal como o Diogo Costa, todas as épocas sonha com o salto. Quanto a clubes com arranque com GRs em situações de clara concorrência, o treinador e gestão de clubes fetiches do forum tiveram essa gestão muito tempo.

Mas faço melhor. Dou exemplos do Sporting.

• Ivkovic. Chegou e teve de entrar na equipa e mostrar serviço para a seleção: era herói das bancadas. Depois com a concorrência que tinha e sem objetivos, caiu a pique.
  • Nélson e Tiago. Dois GRs muito abaixo do nível para o Sporting, principalmente o Tiago. nenhum tinha escola de GR. A luta entre os dois fez com que fossem melhorando. Chegaram ao nível? Não. Há barreiras impossíveis. Mas foram melhorando.
  • O Rui Patrício, na época em que mudou de treinador e passou a ter concorrência alemã até passou a sair melhor da baliza e já agarrava ocasionalmente umas bolas no ar.
  • O Adán chegou do banco em Espanha, teve de cimentar o estatuto de titular e empurrar o Max para fora. Depois disso passou a concorrer com um GR encostado e com um rapaz que assumidamente veio para se sentar no banco.

Há outros exemplos que recordo bem. As melhores épocas do Walker no Tottenham foram enquanto teve concorrência. Teve de ganhar o lugar no clube e acabou por ser internacional. O Thorstvedt saiu, veio um rapazito promissor, mas imberbe (e claramente suplente) e foi ver o Walker sempre a cair. Anos depois o Robinson entrou com o Cerny e começou bem. Quando o Cerny mostrou que não era concorrência, lá foi o Robinson. Também podia falar de outros clubes ingleses, mas irias dizer que estou a comparar clubes menores e tal. Mas eu não estou a comaprar clubes, estou a comaprar jogadores que não são top e que não concorrerem por outras coisas, como seleções, transferências ou prémios internacionais. Ou contra eles próprios (são raros).

A Juventus e o Inter passaram décadas a comprar tudo quanto era GR promissor. Qualquer puto que aparecia, compra. Isso pesa. A Juventus tinha o Buffon, comprou o Szczesny como sucessor. Quando o Buffon saiu, entrou quem? O Perrin, o herói do Youtube e futuro GR da Squadra Azzurra.. Se fores ver a sucessão de GR pós Handanovic no Inter, entra o Onana ainda com ele, sai e entram o Sommer e o Audero.

E há mais exemplos. Não sei se reparaste, mas ontem, o Nápoles no banco tinha o Meret, que é campeão italiano, internacional italiano e o titular do Nápoles na liga italiana…

2 Curtiram

Nisto concordo, o Maxi é um jogador com muita fome (naturalmente é dele).

Quando o Mangas marcou aqueles 2.golos, filmaram-no no camarote.ou na bancada, a cara dele disse tudo! Virei-me para quem estava comigo e disse, o Maxi está a sentir o bafo do Mangas atrás da orelha, quando regressar, é ele e mais 10… e está visto que sim!

Acho que no Sporting faz falta alguma “insegurança” em algumas posições…

4 Curtiram

Concordo que deve haver competitividade intra-posicional no plantel para estimular evolução e impedir aburguesamento dos jogadores, mas acho que o caso do Rui Silva é só mesmo ele ser um Guarda Redes bonzito, mas que não sobe o nível da equipa.

Umas vezes vai engatar e fazer diferença, noutras vai enterrar. É quem ele é.

Ou então temos de ir em Janeiro buscar um concorrente à altura.