Eu pergunto que GK de classe já viram no SCP desde 2000…
O nosso problema não está na baliza. Não é a ultima coca-cola do deserto mas longe, muito longe, de ser fraco. Aliás, prefiro-o ao Trubin que só tem altura e não o vejo com elasticidade para ser decisivo.
Mas sim, caso o Diogo Costa não saia dos corruptos, é ir buscar o GK do Braga. Acho, contudo, que já é demasiado tarde.
Uma merda que o franguício tinha de bom era a saída no 1v1 com os avançados adversários. Sabia ler bem a jogada e fazia a mancha. Este Rui, simplesmente, vê os avançados na frente para a baliza, e decide ficar estático à espera para ver para onde eles vão rematar.
É como aqui dizem: Não é mau, mas não faz a diferença.
É um guarda redes que cumpre, não se pode dizer que é por ele que perdemos pontos mas não consegue fazer intervenções decisivas. Em penalties então é para esquecer. Está na altura de se pensar num upgrade à séria.
É mais cumpre no sentido em que não compromete a equipa de forma grave (assim de repente, só me recordo da Supertaça) mas claramente que não tem aquele élan dum Diogo Costa para salvar a equipa quando a situação aperta. Pelo menos, não com a consistência que se desejaria.
O problema não é estar cá o Rui Silva. O problema é o Rui Silva ser o titular do Sporting CP. É um excelente guarda-redes, tal como o era o Beto quando cá esteve. São gajos bons para manter o potencial titular dedicado e focado e quando têm de entrar… Entram.
Eu fico parvo com os comentários.
Se não foi o melhor em campo da nossa equipa… não andou longe. Salvou 2 golos cantados… mas a malta gosta de malhar em gajos que têm um perfil como o Rui ou como o Trincão.
Se tiverem estatísticas fabulosas (SQN) como Geny Catamo mas marcarem um golo ao SLB… são uns heróis.
Se são gajos calados e quietos como Rui Silva ou Trincão que deve ser o gajo que mais corre em 80 ou 90% dos jogos e mais contribui para o ataque da equipa (jogando literalmente a época toda non-stop)… a malta malha e malha e malha.
É o que temos.
Fazer umas boas defesas (e fez, pelo menos duas belas paradas) não invalida o crónico problema dos guarda-redes do Sporting: péssima leitura do espaço entre os defesas e a sua baliza, lentidão absurda nas saídas (quando sai, sequer, normalmente fica a meio caminho). É melhor que as duas andorinhas que tivemos antes, claro. Mas vai pelo mesmo caminho. Algum tempo de qualidade e parecer haver melhorias claras naqueles aspectos… Mas depois vai pelo mesmo caminho. Deve fazer parte do treino específico, não sei. Ou então é só mais um azar (como as lesões e condição física da equipa).