Um Guarda Redes muda muita coisa. É ele que organiza uma defesa é ele que tem a melhor visão sobre o jogo.
Se está com falta de confiança e a frangar só temos uma solução. Relegá-lo apra o banco. Se assim o tivessem feito não haveria tantos topicos a criticar o Patricio!!!
Teria certamente que se arranjar outro bode expiatório.
Ele poderá ser culpado de um ou outro resultado menos positivo, será também “culpado” de termos segurado um ou tres pontos por mais que uma vez. Mas não é certamente o culpado pelo humilhante 4º lugar com que somos neste momento presenteados.
O problema não é que ele salve uns pontos e perca outros. O problema é ele não ter capacidade neste momento para ser titular da baliza do Sporting Clube de Portugal. Ele está numa idade em que é normal ter erros de evolução. Mas esses erros não se podem ter na baliza principal do Sporting, mas sim na baliza do beira-mar ou do esposende . É este o grande problema… Ele tem potencial mas nunca na vida tem capacidade para neste momento ser titular da nossa baliza. Em momentos criticos irá falhar como no jogo da 1ª volta contra o everton.
edit: Já para não falar da falta de sentido de liderança que ele tem na defesa. Achas que ele sente capacidade para comandar gajos como o polga e o tonel que jogavam futebol quando ele ainda tava de fraldas?
Só sei que neste momento o Sporting até do mafra leva 3 golos, e não há nenhum jogo em que não sofra no minimo um golo…que vergonha. É a defesa? sim. Mas também é o GR
Em competições a eliminar esse factor pode certamente ser decisivo. Mas eu falei no campeonato, numa competição de regularidade. E onde os altos têm compensado os baixos. E considerando que estatisticamente estamos nas melhores defesas do campeonato considero que o nosso problema está mais á frente, na construção de jogo e na finalização.
Se o Patricio teria lugar no Meu Sporting de eleição? Bem, provavelmente não, precisava de ganhar mais maturidade. Se é suficiente para este Sporting? Sim, sem dúvida. E se me perguntares se deviamos começar por resolver os problemas do Sporting com a mudança do GR, provavelmente tb te diria que há muitas mais questões e muito mais pertinentes que o Patricio para se resolver antes.
Estar a descarregar frustações no Patricio para justificar de alguma forma o posicionamento do Sporting é estar a falhar completamente a big picture.
E também te digo, o Sporting não está a jogar a ponta. Há jogadores que têm todas as desculpas do mundo para não jogarem a ponta, como o Matias ou o Vukcevic p. ex., e o Patricio quando falha lá vem o bastião do I told you so, com milhões de seguidores. Assim tb considero ser até frustrante fazer qualquer coisa de positivo.
Tu e todos nós, principalmente os que planeiam marcar presença no jogo, como eu. Que faça boas defesas, que faça um jogo calmo, e que possamos celebrar a passagem da eliminatória no fim do jogo.
Tal como Peter S., que tal ir buscar por duas épocas o Van der Sar, Toldo, seja o que for. Tem experiência, facilmente desvinculáveis aos seus clubes. Na secção dos guarda redes por mim, era ir buscar sempre antigas estrelas que estão em fase de declínio. Para o campeonato português chegava perfeitamente.
Concordo com o Stunner, penso que a contratar um guarda-redes tem de ser um negócio do genero do Schmeichel, embora acho que não existem muitas opções dessas no mercado e em condições de virem para Portugal. Sempre gpstei do Toldo mas ainda há pocuo o vi dar um frango maior que os do Patricio na Champions (não me recordo com quem era o jogo especificamene).
Acho que as opções deveriam passar por apostar no Patricio e aplicar-lhe treinos especificos a sério (nem que para isso se tivesse de contratar um treinador de guarda-redes consagrado) ou então contratar um guarda-redes da craveira do Van-der-Sar ou do Toldo para o Patricio aprender. Acho que o pior era emprestá-lo, penso que não evoluia o suficiente para agarrar a baliza do Sporting num clube de nivel inferior.
Paulo Bento, Queiroz, MAnuel Fernandes, Carvalhal, Scolari…já todos disseram que estamos perante um excelente guarda-redes, que pode marcar uma era. Será que~, todos os que o convocaram e elogiaram serão estúpidos? Não me parece.
Esteve muito bem. Os erros que comete, e não há quem negue que os comete, são próprios de alguma imaturidade que ainda tem, ainda que a idade e a experiência não queiram dizer que deixará de errar de vez em quando.
Em minha opinião, continuo a ver qualidades e margem de progressão, espero que a intranquilidade que viveu nas últimas semanas esteja ultrapassada.
Fez um bom jogo. O Everton também raramente foi lá à frente e quando foi rematou para o estilo que o Rui gosta de fazer e aí sim, acho que ele é enorme, a fazer a mancha. Nesse capitulo é o melhor guarda redes em Portugal.