Rui Borges - Treinador do Sporting Clube de Portugal

Nunca pensei ver “adeptos” do Sporting a pedir a cabeça de um treinador bicampeão, invicto nas competições nacionais que conseguiu a dobradinha com um plantel que não escolheu, que pegou na equipa de rastos psicologicamente e conseguiu dar a volta.

Mas compreendo o RB não ganhou a CL logo tem de sair.

Até pode falhar mas tem de começar a época nenhum treinador é campeão antes de o ser

2 Curtiram

Isso interessa para alguma coisa? o real ganhou duas nos últimos 4 anos e ainda consigo ler que não jogam nada e estão de rastros!

Bom bom é ganhar a taça de Lisboa e jogar bonito!

Eu quero é ganhar campeonatos se for a jogar feio que seja.

Quero lá saber de jogar um futebol maravilha e perder os jogos todos.

Nota: o ideal é jogar bonito e ganhar tudo

2 Curtiram

Parece-me que o Guimarães jogava muito futebol.

E o Moreirense na época anterior, considerado por muitos a equipa sensação!

1 Curtiu

https://x.com/captomente/status/1941537652005802009

2 Curtiram

Fui critico do RB quando achei que devia mas agora não acompanho a tese de que ele se tem de sujeitar ao modelo passado.
Tem ao seu dispor uma pré época, tem a cumplicidade da administração para criar um grupo de trabalho para a sua filosofia de jogo. É deixa-lo fazer o seu trabalho e avaliar os resultados.
Neste caso concreto até me agrada mais o RB, que já demonstrou que se tiver que engolir um sapo para obter melhores resultados, o fará e acredito que aqui e ali saia da sua ideia de jogo para dar “conforto” a alguns jogadores.

Estou muito mais reticente à adaptação da equipa sem o Gyo. O chutão para a frente deixa de ser um elemento de “construção”. Vão ter que aprender a sair com qualidade e apoiados, não vão ter segundos para respirar porque um monstro leva a bola sozinho por um flanco a fora.
E essa adaptação vai doer, aos jogadores e a nós, e embora ache que eventualmente a equipa vai se encontrar numa nova forma de jogar, os primeiros tempos vão ser um atentado lesa futebol, com alguns resultados a combinar.
Vamos ver se temos estomago para lidar com o novo “menu”

Isso posto assim parece saído de um conto de fadas, mas a realidade é sempre um pouco mais complexa. É verdade que não perdeu mas teve empates comprometedores. Não escolheu o plantel mas apanhou um dos melhores planteis de sempre. Equipa de rastos mas que ganhou ao benfica 3 dias depois de ter chegado.

Claro que ganhou o direito de começar a época. Mas dada a qualidade decrescente do futebol praticado, a preocupação existe.
Se para o campeonato pode ser suficiente, para o liga dos campeões é, no mínimo, uma incógnita. E o Sporting está num patamar em que precisava de um valor sólido.

1 Curtiu

Despedir o gajo que ganhou campeonato e Taça de Portugal… Está bem abelha.

O pessoal enlouqueceu, nunca vai acontecer…

2 Curtiram

Exato.

Ficaram todos bebados com a conquista da dobradinha que agora acham que basta sacar um treinador novo (e o problema é, quem seria esse novo treinador, que tem mãos para esta equipa) e fica tudo mais fácil outra vez.

Os jogadores ficaram amorfos e desmotivados com a saída do Amorim, então a solução para muitos é despedir o treinador que lhes fez ganhar essa confiança e motivação de volta ao ponto de se tornarem bicampeões.

3 Curtiram

O Reis como lateral? Com o maxi e o nuno disponíveis, vais ver o reis como central pela esquerda e pode acontecer numa ou noutra ocasião fazer minutos a lateral esquerdo. Fresneda? Estamos no mercado por um lateral direito e o quaresma partirá sempre à frente do fresneda que o mais provável é nem ficar até.

Nuno Santos a lateral esquerdo? Só se for para atar as botas do central do lado dele

1 Curtiu

Verás.

Acho que não vou ver, estou a falar na possível linha de 4.

Se for com 3 centrais e ele a ala aí a conversa é outra!

Todos os treinadores adaptam a equipa à sua tática e não o inverso. A haver falha teria sido na altura da escolha de um treinador que não jogava neste sistema. Agora é óbvio que a equipa tem que se adaptar ao treinador, está tática ficará sempre como alternativa.

Estou a falar em linha de 4 mesmo. Nem maxi nem nuno santos têm 1x1 e imprevisibilidade para jogarem como extremos.

Mas há mais competições, não só a la liga. Achas isto um bom percurso? Eliminações super fáceis de passar…

• 2014-2015

• La Liga: 3º lugar
    • Liga dos Campeões: Quartas de final, eliminado pelo Real Madrid
    • Copa del Rey: Eliminado nas quartas de final pelo Barcelona
  • 2015-2016

• Liga dos Campeões: Final, eliminado pelo Real Madrid
    • Copa del Rey: Eliminado nas semifinais pelo Celta de Vigo
  • 2016-2017

• Liga dos Campeões: Semifinais, eliminado pelo Real Madrid
    • Copa del Rey: Eliminado nas semifinais pelo Barcelona
  • 2017-2018

• La Liga: 2º lugar
    • Liga Europa: Vencedor
    • Copa del Rey: Semifinal
    • Supercopa da UEFA: Vencedor
  • 2018-2019

• La Liga: 2º lugar
    • Liga dos Campeões: Oitavas de final, eliminado pela Juventus
    • Copa del Rey: Eliminado nas oitavas de final pelo Girona
    • Supercopa da UEFA: Vencedor
  • 2019-2020

• Liga dos Campeões: Quartas de final, eliminado pelo RB Leipzig
    • Copa del Rey: Eliminado nas quartas de final pelo Mirandés
  • 2020-2021

• La Liga: 1º lugar (Campeão)
    • Liga dos Campeões: Oitavas de final, eliminado pelo Chelsea
    • Copa del Rey: Eliminado nas oitavas de final pelo Cornellà
  • 2021-2022

• Liga dos Campeões: Quartas de final, eliminado pelo Manchester City
    • Copa del Rey: Eliminado nas oitavas de final pelo Real Sociedad
  • 2022-2023

• Liga dos Campeões: Fase de grupos (Porto, Club Brugge, Bayer Leverkusen avançaram)
    • Copa del Rey: Eliminado nas oitavas de final pelo Levante
  • 2023-2024

• La Liga: 4º lugar
    • Liga dos Campeões: Oitavas de final, eliminado pelo Inter de Milão
    • Copa del Rey: Eliminado nas oitavas de final pelo Real Madrid
  • 2024-2025

• La Liga: 4º lugar
    • Liga dos Campeões: Fase de grupos
    • Copa del Rey: Eliminado nas oitavas de final pelo Athletic Bilbao
1 Curtiu

E o Sporting quando é que chega aos 1/4 de final da Champions?

Uma competição tão fácil!

infelizmente concordo com praticamente tudo o que foi escrito, e fiquei exactamente com as mesmas sensações durante esse embate com o Estoril em particular, mais deixo duas questões meio provocatórias ao @PsychoJohnny :slight_smile: :

• não achas que nesse jogo em particular o facto de teres jogado com uma dupla de medios composta por Debast e Felicissimo, juntamente com Esgaio a central e Fresneda a ala direito, te impediu de teres períodos prolongados de posse e implicaria riscos demasiados numa saída de bola curta?

• nao te parece que os treinadores realmente fortes a operacionalizar a organizacao ofensiva (porque definitivamente boas ideias nao chega) sao ou muito raros/inacessiveis (vimos uma evolucao incrivel do Ruben durante o seu periodo no Sporting, tambem com a evolucao do proprio elenco de jogadores) ou entao demasiado frageis defensivamente, descuram outras componentes (outros momentos do jogo, ou a propria relacao com os jogadores), tem dificuldades em operacionalizar (veja-se Anselmi), e por isso uma mudanca (dum treinador que venceu uma dobradinha) seria um risco ainda maior do que esta continuidade?

SL

2 Curtiram

Sem ainda dados factuais, a fazer fé na imprensa, vamos aparentemente mudar de sistema táctico e com isso novas dinâmicas. Preferia manter o sistema da época passada, os jogadores estão rotinados, o plantel enquadrado e seria sempre uma vantagem em relação aos adversários. Assim, vamos partir do mesmo patamar.

Ainda assim, dentro deste novo sistema táctico, podemos aproveitar muito do trabalho das últimas épocas e sobretudo em organização ofensiva.

Bem, precisamos de um médio 10, de um extremo-avançado para a ponta esquerda (se lá ficar o Pote então precisamos de dois médios). Também é preciso uma outra opção a 6.

Se o treinador está convicto que assim vamos continuar a ter sucesso, siga.