Rui Borges - Treinador do Sporting Clube de Portugal - Parte 3

O Inácio era igualmente sofrível com o Amorim, não vás por aí. É o mesmo, sem tirar nem pôr. Só tem mudado os companheiros do lado…Aliás se quiseres ir por aí, vê o rendimento de jogadores como o Fresneda, quaresma, Maxi e Geny, por exemplo, com Amorim e com RB…há casos que melhoraram, outros não. Há jogadores que com o Amorim não renderam e mal saíram renderam muito mais…

Há muitos fatores que pesam, e o estado dos rivais é uma delas. Esse campeão com TT, sporar e afins, com essa pontuação não seria campeão sempre, como na época passada.

Uma coisa é certa, o RB tem tudo para ter uma época desastrosa, sejam pelos seus defeitos, seja pelo péssimo trabalho estrutura em construir o plantel

1 Curtiu

E tu não gostas do homem nem vês as conferências dele , nem quero imaginar se gostasses . Era ver te com cartazes e tal :face_with_hand_over_mouth: .

Isto parece aquele pessoal que dizem que não vêem os big brothers mas depois conhecem o pessoal todo la dentro e as intrigas :smirking_face:

3 Curtiram

Goste-se ou não do treinador, o tratamento que o RB tem neste fórum às vezes mete-me um bocado de nojo. Não sei se são infiltrados ou não, mas é uma falta de respeito constante.

Por mim o ciclo dele tinha terminado no fim da época passada e fazia-se este “ano zero” com um novo treinador para o futuro, mas a direcção decidiu mantê-lo. Vai tremer sempre que perder, e só afastará o fantasma se no final for campeão, por isso avizinham-se tempos difíceis e conturbados.

No entanto nada justifica a forma como é tratado por aqui, supostamente pelos “seus”.

7 Curtiram

Total incapaz.

Sim, parece labrego, mas o problema é mesmo a figura que preside.

1 Curtiu

Então é melhor contratar já um médium, porque campeão não vai ser quase de certeza.

Pelo menos, eu não acredito se ele continuar a liderar a equipa como o fez nestes dois primeiros jogos e estou curioso e receoso, ao mesmo tempo, para ver como vai ser o nosso próximo jogo.

1 Curtiu

Estou um bocado por aqui.

Eu ás vezes quero criticar o Borges mais do que faço, mas depois sinto sempre que o treinador está sempre com a corda no pescoço pela maneira como os adeptos falam sempre dele, que prefiro não deitar mais “gasolina”.

Acho que nem o João Pereira quando treinou o Sporting por 5 jogos no campeonato e teve 2 derrotas era assim tão criticado, gozado e humilhado pelos adeptos.

Ninguém está livre de ser criticado, era só o que faltava, mas o que me faz confusão, é mesmo o desprezo que os adeptos têm pelo Borges.

Falam dele como se fosse dos piores treinadores que passaram por cá e vai-se a ver e desde que chegou para o campeonato só perdeu 2 jogos, um contra o Benfica e outro contra o Porto, todos pela margem minima e disputados até ao fim.

O João Pereira em 5 jogos perdeu contra o Moreirense e Santa Clara e acho que nem esse foi tão gozado como o Borges, que acabou por ganhar a primeira dobradinha do clube em duas décadas e ainda fez a nossa melhor campanha na Champions de sempre (que diga-se de passagem muitas vezes é aqui desvalorizada pelos adeptos, o que é irónico porque depois são os primeiros a falar da falta de estofo europeu do clube ou como querem que o SPORTING ESTEJA ENTRE OS MAIORES DA EUROPA).

Parece-me óbvio que o Sporting não pode empatar tanto, mas pelo que se fala aqui, parece que estre treinador é um serial loser e que está sempre a perder jogos, onde tudo indica que é dos nossos treinadores que menos jogos perde, seja no campeonato ou nas competições europeias.

Se o futuro do Sporting tiver que ser sem o Borges, então que assim seja, pois o que importa é o Sporting, seja com este treinador ou com outro, mas o ódio que este treinador tem por parte dos adeptos é desproporcional aos seus feitos.

2 Curtiram

É preciso não ter espinha vertebral nenhuma para dizer uma mentira destas, foda se.

2 Curtiram

O Borges é atacado seja pelo lugar onde nasceu, por não ter o carisma de treinador X ou Y, de ser labrego, burro ou de não saber comunicar.

Muitas vezes dizem que os feitos deles não são dele, mas sim do Amorim, o que é irónico, porque o Amorim enquanto esteve cá, nunca conseguiu uma dobradinha.

O Borges, numa época, eclipsou o Amorim no que se trata de competições europeias, sem o Gyokeres, sem o 3-4-3 e com a crise de lesões e falta de profundidade que todos concordamos que existe e mesmo assim, falam como se ele só conseguiu porque o Amorim é que “esquematizou” a equipa.

O João Pereira foi-lhe dado muito mais “carinho” no sentido, simplesmente não estava preparado, os jogadores fizeram-lhe a cama ou ainda estavam viuvos pela saída do Amorim.

É que nem vale a pena comparar o tipo de critica que o JP recebeu em relação que o RB recebe.

A culpa não é do RB. É sim de quem o manteve cá!
Depois do que aconteceu na final do campeonato, onde só por milagre conseguimos ficar em segundo, e da vergonhosa final do Jamor, não havia condições pra continuação do RB.
Apostou-se numa completa renovaçao do plantel mas cometeu-se o erro de não renovar a equipa técnica.
O Sporting precisa de um verdadeiro manager e não de um yesman que por ele ta tudo bem independentemente do que a direcção e administração decidem. Se contratam A ta bom, se for B ta bom também se não contratarem tambem ta certo, ou seja desde que paguem o vencimento ta tudo certo.
Ver o comportamento do RB no banco e comparar ao comportamento dos tecnicos rivais é surreal. Não se vê nem se sente liderança. Não transmite tranquilidade nem calma á equipa. E percebe-se cada vez mais que é muito limitado para orientar uma equipa com os objetivos como o Sporting.
Será que na estrutura ninguém veja isso??
É esperar para ver. Espero estar completamente enganado e sermos campeões no final da época, mas as probabilidades pra isso acontecer continuam a descer na minha modesta opinião.

Caro amigo é a pura verdade!!..eu já dou de barato as criticas(sempre que justas) ao Borges, goste-se mais, goste-se menos…eu enquanto adepto do Sporting não consigo conceber a falta de respeito que muitos aqui têm pelo treinador do SCP, seja ele o Rui Borges, o Amorim ou Zé Mota, estive muitas vezes danado com o Amorim, principalmente naquela fase das teimosias exacerbadas dele que nos impediram de ganhar em 21/22 e que nos levaram ao 4 lugar de 22/23, porque simplesmente não queria outro avançado e apostava demasiado no Esgaio e ainda se recusava a ter um plano B para o seu esquema tático, mas nunca lhe faltei ao respeito, afinal continuava a ser o treinador do meu clube!!

2 Curtiram

O João deu nos muito enquanto jogador e homem, aceitou assumir esse desafio sabendo do risco e nunca se escondeu em nada.

Vai ser um meme geracional para os sportinguistas de quem ele gosta tanto queimando a sua imagem enquanto treinador e agora anda a fazer o caminho das pedras para voltar a ter credibilidade..

Se não temos sido campeões ainda seria pior.

O Rui Borges estava a fazer um trabalho razoável no Vitória e vem e assume uma equipa e estrutura que era só preciso entrar no modo avião e esperar que o panelas patinasse.

Foi feito.

Agora a humilhação da taça de Portugal, as merdas que tem feito, as conferências bizarras, a falta de respeito pelos adeptos ao ser um bronco tantas vezes nas conferências.. a falta de tomates para nos defender

O Rui Borges tem de ter tratamento especial por que carga de água?

Tem condições de trabalho que ninguém tem em Portugal!!!

2 Curtiram

Foda-se. És muito limitado.

Isto aqui, acho que já é um argumento mais lógico, mas depois também encontramos outro problema.

Se o Borges é demasiado Yes Men para estar no Sporting, então porque é que acham que o Varandas vai simplesmente contratar alguém que seja demasiado diferente.

Se o Borges for despedido hoje ou amanhã, não existe nada que nos indique que o próximo treinador seja melhor, seja um manager (do género do Amorim), aliás quase nada no historial do Varandas indica isso.

A contratação do Amorim e maneira como o Varandas lhe deixou ser um manager foi um outlier na presidencia do Varandas, por isso nada indica que isso se repita, para não falar que o Viana e o Antero já não querem nada connosco.

1 Curtiu

Que venha rápido a cura para este vírus que se instalou no nosso clube que eu não aguento mais

Não vou dizer mais nada se não a conversa vai descambar.

Inenarrável, é a única palavra que me resta…

1 Curtiu

Mas é um facto.

O Amorim enquanto esteve cá, durante 5 anos, nunca conseguiu uma Taça de Portugal sequer.

Não estou a dizer que isso faz dele pior ou melhor que o Borges, mas é só para comparar como muitas vezes dizem que o Borges falhou nos momentos chaves, mas que parece que com o Amorim era sempre tratado com mais cuidado por partes dos adeptos quando também falhava.

Aliás, os nossos super craques, Gyokeres e o Hjulmand enquanto estiveram cá, levantaram mais troféus com o Borges do que com o Amorim, por mais engraçado que isso seja.

O tratamento que o Borges teve na época passada, sem titulos, ficando em segundo lugar, mas fazendo a nossa melhor campanha na Champions de sempre foi pior do que quando o Amorim em 22/23 ficou em 4º lugar, não ganhou nenhum titulo e estava a jogar na Liga Europa.

E por falar na Liga Europa, o Amorim só ganhou campeonatos quando o Sporting não disputava a Champions, enquanto que o Borges sempre teve de gerir a corrida do campeonato ao mesmo tempo que disputava a Champions.

Isso tem mais peso do que imaginam e é só ver o exemplo do Porto na época passada.

A questão é mesmo essa. Trocar de treinador neste momento não iria resolver grande coisa.
Daí eu ter dito que devia de ter sido no final da epoca passada. Renovaçao do plantel liderado por uma nova equipa tecnica mais capaz. Ao estilo de Amorim, onde era ele que tomava as rédeas no que diz respeito a entradas e saídas da equipa.
E seria esse novo manager a moldar essa nova equipa escolhido por ele e pelos seus.
Mas claro, entendo que seja mais fácil pra estrutura manter um yesman. E quando as coisas correrem mal, penduram as culpas no seu pescoço e depois sim vão em busca de um novo treinador. Isto qd já a epoca estiver perdida.
Como disse anteriormente, espero estar muito enganado mas os indícios não auguram nada de bom para o que aí vem.
Veremos…

Em relação ao Inácio isso é uma opinião pessoal que respeito. O facto é que foi o central campeão em três equipas e qualquer site de rankings o coloca como um dos melhores defesas em Portugal.

Os laterais o RB jogava em 3-4-3, portanto o Fresneda quase não jogava. O Maxi e o Geny já eram titulares em 24-25.

Eu não digo que o Amorim era perfeito, claro, mas também não faço comparações a dizer que nunca seríamos campeões por isto ou por aquilo porque senão podíamos dizer que em 2016 quando batemos o recorde de pontos e não fomos campeões seríamos em qualquer outra época até então. Não podemos fazer revisionismos históricos, lidamos com a realidade na altura dela.

O facto, e concordo que não se devem fazer ataques pessoais, falar da pessoa, é que o Borges perdeu uma taça da liga contra os lamps, uma taça de Portugal contra uma equipa da 2a divisão e vem de uma série de sete jogos sem ganhar aos lamps, porto e Braga.

A equipa perdeu vantagens em 16 jogos em ano e meio e ele não revela sentido de liderança nenhum.

E contra factos como estes não há argumentos.

5 Curtiram

Sporting Rui Borges Press Conference

3 Curtiram