Eu entendo o que estás a dizer. Mas é o habitual de um jogador profissional e em alta competição. O Suarez por exemplo não tem essa indicação? O Trincão? Claro que têm. E nota-se em campo.
Têm a indicação, vão jogando até sentirem que conseguem. Aqui só os jogadores é que conseguem dizer como estão e se dá ou não para mais. São profissionais e já sabem como o seu corpo funciona. O “são eles os melhores médicos” vem daqui.
Eu percebo isso, e nao quero atacar o RB, alias continuo a achar que é a pessoa certa por agora. Mas, nao quero com isto, meter a cabeça na areia sobre esta questão pelo 3º ano consecutivo.
Portanto só dão pau aos nossos jogadores é isso ? (visto que maior parte sao lesoes traumaticas)
-Ele tem dados da sobrecarga, porque nao roda a equipa? Nao confia nas segundas linhas? o Edu nao podia ter jogado mais vezes a DD ? O Nel nao podia ter substituido mais vezes o Suarez?
Nao me digam que so tivemos jogos a ganhar pela margem minima.
Eu percebo que ele goste de agradar a um core da equipa, e da sinceridade, honestidade, eu percebo isso, e acho muito importante manter o balneario saudavel, mas estão MILHOES em jogo, e acima de tudo temos de ser PROFISSIONAIS.
O poder da amizade, nao vai sempre resolver jogos, se calhar as vezes temos de sentar no banco jogadores de topo (Suarez, Pote), gerir melhor o Fresneda, o Maxi, ou dar um murro na mesa e impedir a saida do Alisson (ou tmb nao foi RB, yes man ou a dar o aval para a sua saida?, para depois encostar o Faye por nao se adaptar?)
Eu nao quero bater no RB, mas tmb nao pode ter carta branca para tudo, quero muito que ele aprenda e sobretudo evolua.
se calhar não…o gajo faz 2 jogos seguidos e fica todo roto…
Outra vez esta história??..mas qual aval á sua saida, tinha que sair porque existem 18M de razões no excel do Zenha…quem é o treinador que dá um murro na mesa e aseguir continua no cargo???..acorda pá vida pá, isso não acontece em lado nenhum…vou repetir isto, o Mourinho que é o Sr. Mourinho, tem que pôr o Lukebakio, o Sudakov e o Barrigacheia a jogar e por ele nem na bancada estavam, também deu um murro, também é um yes man?
Então, o futebol é uma ciência exacta? São percalços, ninguém joga para perder ou empatar mas por vezes acontece e temos de lidar com isso.
A tua argumentação está resumida ao treinador ser o único responsável e isso é uma inverdade. Há mais responsáveis e com talvez maior peso, está difícil reconheceres isso.
O treinador sacrificou o Bragança? Por um bem maior. São decisões que está obrigado a tomar. Tivesse poupado o jogador e falhado o objetivo, estavas aqui a criticar. É um plantel curto, remendado por conta de lesões, nesta fase levar os jogadores para além do necessário são sacrifícios a bem da equipa. Uns correm bem e outros muito mal. Pagamos as favas de más decisões mais lá atrás e onde o treinador também tem culpa no cartório.
“Já tínhamos o plantel equilibrado em todas as posições. Sabíamos que podíamos perder o Alisson, perdemos um e acrescentámos dois, mas mais numa perspetiva de futuro. O Matheus Reis teve direito a escolher o seu futuro. Depois tivemos azar com tantas lesões traumáticas. Eles sabem que estão num clube exigente e falo muito com eles, mas eles sabem que há o risco das lesões. A equipa precisa deles. Até vou dar o exemplo do Dani: no Dragão, ele nem sequer devia ter entrado. Mas é de enaltecer porque disse queria estar com a equipa. A mim ganhou-me em 5 segundos por aquilo que era o sentimento perante a equipa. Agora sabe que se volta a lesionar não joga mais esta época. Tem de haver honestidade e saber dizer quando dá ou não. O melhor médico são eles próprios. Eles devem dizer se podem estar com a equipa e espero esse respeito da parte deles”.
«Sobrecarga a que os jogadores estão sujeitos é surreal»
Mercado de inverno falhou?
“Sobre o manto verde não vou falar. Sobre a outra parte, eu não podia adivinhar que ia haver tantas lesões em 29 jogadores. Fomos buscar o Luís Guilherme e lesionou-se logo. O Faye demorou um pouco a adaptar-se. Entretanto voltou o Quenda também… Só se quiserem que tenhamos um plantel de 50 jogadores e se calhar vai ser preciso porque há cada vez mais lesões e a sobrecarga a que os jogadores estão sujeitos é surreal. Compete-nos esperar que não tenhamos mais lesões que não conseguimos controlar, sendo que as únicas que conseguimos são as musculares”.
«Lesões? Não vou estar aqui armado em maluquinho e a dizer que sou o maior e que não aconteceu»
Os muitos lesionados: reconhece que não é normal? Condicionou-o?
“Normal, não é, lógico. Mas há coisas que não controlamos. Se houvesse muitas lesões musculares, aí tínhamos de repensar o que andamos a fazer. Mas há coisas que não podemos controlar e é normal que se pague a fatura de tantas lesões, por não conseguir os jogadores. Houve alguns momentos, com Taça da Liga e Taça em que foi possível, mas em momentos decisivos não foi possível. Ficámos sem o Fotis, o Pote também ficou de fora. Normal, não é, mas não conseguimos gerir lesões traumáticas. [Também houve musculares] Sim, mas isso há em todas e se calhar até menos do que em outros clubes. Quanto às traumáticas tivemos muitas e condicionou-nos muito. Não vou estar aqui armado em maluquinho e a dizer que sou o maior e que não aconteceu. Mas o que posso dizer é que os rapazes deram tudo”.
«Tondela vai dar a vida pelos pontos… mas nós também vamos»
Como está o Sporting emocionalmente?
“Essa é a parte mais importante. Ligar toda a gente para aquilo que é o jogo, frente a uma equipa que precisa de pontos. Com o novo treinador tem sido bastante mais audaz, que pressiona mais e se expõe mais, o que também é de relevar essa audácia. Por isso cada um com os seus objetivos, também precisamos dos pontos. Tondela vai dar a vida pelos pontos, mas nós também vamos porque precisamos. Penso que a malta está preparada para tentar levar este jogo de vencido”.
Certíssimo. Eu estou porque já não acredito nele e ele é o responsável máximo.
Contudo também acho que há mais responsáveis.
Os treinadores têm de arranjar soluções.
Quaresma, Nel,… havia várias opções para descansar os jogadores e para mais o treinador também tem mao nas contratações, ou seja o responsável aí também é ele. Ele é a cara do projeto.