A parte mais difícil do calendário nem acho que seja esta Benfica-Bayern porque o jogo na Alemanha seria sempre jogo para perder 90% das vezes, o adversário anterior ou o tempo de descanso, é quase que irrelevante.
Agora aqueles jogos Santa Clara-Guimarães, sendo a altura do ano que é, sendo uma prova a eliminar, sendo uma deslocação a ilha, sendo que o Santa Clara vai jogar esfomeado nesse jogo, tendo o Guimarães mais um dia de descanso, vai ser muito complicado. E depois começas o ano em Barcelos (outra equipa que vai estar cheia de vontade depois do último jogo) e previsivelmente com outro clássico. Vai ser preciso uma boa gestão do plantel e jogadores de segunda linha vão ter de ter impacto quando forem chamados porque vamos precisar deles em determinado momento.
O nosso maior inimigo é a nossa falta de eficácia. Apesar de alguns lapsos colectivos, que nos expõem a alguns contra ataques, somos melhores que qualquer outro adversário no processo ofensivo.
O Benfica, por aquilo que referi, é um adversário perigoso. Para além das merdas do além, que é usual acontecerem, o Mourinho é dos mais aptos a explorar a fragilidade que me parece que temos. Depois, pode entrar em ação a nossa profilaxia.
Mas, em condições normais, eles não têm equipa para nós. É preciso é meter a bola lá dentro.
O que está a ser atípico é a performance do porto, apenas um empate até agora e dos 3 candidatos foi o que fez as deslocações mais difíceis. Ainda assim, hão de perder pontos, mas deixarmos agora alargar para 6 ou 5 de avanço quando temos ainda jogos muito difíceis, pode complicar…por outro lado, ganharmos na luz retirava o Benfica do título, era uma machadada, ainda por cima vai ao Moreirense e a Braga ainda este mês.
Não tenho dúvidas de que será essa a estratégia do Deus-sol da imprensa portuguesa. Vai entrar na expetativa, procurar as transições, o ganhar costas com a descida do Pavlidis e as progressões do Barreiro e do Aursnes pela zona central (onde não temos estado tão bem), e também explorar a bola parada e os duelos, porque provavelmente vamos ter um árbitro “contra”.
A chave para isto é manter o mesmo onze de domingo, com as mesmas dinâmicas, e entrar muito forte, ter bola, não os deixar sair durante uns 10-15 minutos nem que se use 1 ou 2 faltas úteis - parar se o árbitro der logo amarelo. Tentar marcar cedo é chave, tal como foi em Maio com o golo do Trincão aos 4’
Espero que o mister não ceda à tentação de meter fazer da primeira titularidade do Pote pós-lesão um clássico no Estádio da Luz.
Com o Geny à direita e Quenda à esquerda, a equipa vem de 7 golos marcados e - não menos importante - 0 sofridos em apenas 2 jogos. Geny e Quenda estão com mais andamento e dinâmica para começar o jogo nesta fase. E mais vale uma meia hora de luxo do Pote na 6a do que uma hora de jogo uns furos abaixo.
Pois sem eles fica mais difícil esticar e ganhar contas e depois, ter 1 para 1.
O que mais se aproxima disso é o norueguês, mas acho que depois, noutras áreas (defensivamente e decisão), ainda está longe do exigido para ser decisivo.
O Mourinho vai procurar, acima disso, fiabilidade e por isso, acho que vai jogar com o Barreiro e o Aursnes a serem os jogadores que vão procurar esticar ofensivamente.
Para mim se ganhar ao Benfica, não o critico nem duvido dele durante muito tempo.
Mostrará que conseguiu colocar a equipa num nivel acima, e isso depois da saida do Gyokeres não é para qualquer um.
Se perder, vai mostrar que é apenas mais um que é excelente contra equipas pequenas, mas não passará disso.
Isto vai ser um jogo fundamental e que marcará muito do que a equipa poderá dar esta época.
Pode ser injusto, mas as avaliações tem que ser feitas.
Acho o mesmo. Tendo em conta a produção ofensiva que temos, por esta altura, é estranho o quão perdulários são os nossos jogadores. Está a faltar o ketchup a alguns jogadores. Um dos quais é o Suarez.
O registo deste ano nos jogos extra grandes é de facto dos melhores que já se viu. Juntando a isto o desempenho na Champions o balanço é positivo.
Mas olhando para o campeonato diferença não é só este Porto. A realidade é que dos 6 jogos mais complicados, jogámos 2 dos 3 mais fáceis e só levamos um ponto. Isto quer dizer que não temos margem para mais deslizes.
Claro que se formos ganhar à Luz a situação melhora muito mas estar numa posição em que tens de ir ganhar à Luz e ao Dragão para ser campeão está longe de ser ideal.