Parece me que no que toca a reforços a estrutura é quem decide mais. E não tem aceite essas “sugestões”. Terá que ser o Flávio Costa a sacar craques e a dar ao RB
A questão é que se fala do 343 como se fosse uma panaceia. O 343 com o Borges foi claramente uma solução de recurso, foi desinspirado e as individualidades salvaram muitas vezes a equipa. Não teve nada a ver com o 343 que o Amorim aperfeiçoou ao fim de 5 anos.
Ele tem de jogar no sistema dele, como todos os treinadores fazem e com as suas ideias, agora o que parece nestes meses é que não é lá grande sistema não.
Mas a culpa disso não é dele, é de quem o escolheu e de quem a 17 de julho ainda não mexeu uma palha para mudar o plantel.
Diz-me tu o que lhes fazemos. Por mim, jogavam como alas, no sistema em que têm jogado nos últimos anos.
Nós temos um plantel de 500M… Mantendo o sistema, o mercado que precisamos é contratar 2 avançados (ponta de lança e extremo/avançado) para suprir a saída do Gyokeres… E não podemos falhar nisso… Os 2 têm de dar garantias.
Não há mais mercado… É só isso!
Tens um plantel valorizado , e portanto muitos jogadores qb bem valorizados. Agora daqueles que quando jogam é sentes claramente a diferença para os outros, tens que ter mais, sobretudo com a saída do Gyo que era uma certeza de 50 golos época. Não estou a dizer que precisas de um novo plantel, mas 2/3 elementos era logo uma grande diferença
E já agora um lateral direito e um esquerdo que saibam o que é profundidade e igualmente saibam cruzar uma bola.
exatamente por trabalhos anteriores é que caracterizo a ideia de jogo dele como fraca. o ano passado diz-me pouco. mas diz-me algumas coisas, note-se.
continuo a dizer, acho que só com intérpretes de nível altíssimo conseguirá disfarçar o que eu vejo como fraco.
por isso acho que o seu sucesso depende de quem vier. não de “deixar correr o marfim”.
É investir forte nos laterais…
E o que fazemos ao excesso de centrais onde estão grandes investimentos como Deomande e Debast ou jovens da formação já afirmados.. ficam a maior parte da época no banco a desvalorizar!?
E os alas tão influentes nas nossas conquistas Nuno Santos e Catamo… Vão desaparecer…
Não brinquem com coisas sérias…
Nem o Guardiola ou o Klopp numa base de sucesso têm estatuto para fazer uma remodelação deste nível!
Este plantel está adaptado para 3-4-3, é tão simples como isto.
Ou o Borges assume essa tática que lhe deu o bi, ou então é assumir que é um ano para deitar ao lixo e começar já a planear a próxima época com jogadores adaptados a um 4-2-3-1 ou 4-4-2.
Não é o Catamo ou o Nuno Santos que vão ser defesas direitos ou esquerdos num 4-2-3-1. São ótimos ALAS, não defesas laterais.
Como é que vocês vêem o Edu Quaresma como metade de uma dupla de centrais?
Eu vendia o Inácio claramente, Diomande e Edu.
Debast medio, a central mete medo seja a 3 a 2 a 4 a 6 será sempre um pino sem colete
Mas pronto não vendendo será Inácio e Diomande
Não tem perfil para isso.
Plantel, dinâmicas, rotinas, comportamentos, tudo está trabalhado para o 3x4x3 ou o 5x2x3. E seria inteligente aproveitar esse trabalho de base feito ao longo dos últimos anos. Podemos e devemos variar dentro da ideia base, podemos ir em 5x3x2 que poderá ir mais em conta com as ideias novas do treinador. Isto é começar as competições mais à frente que os outros e facilitar o trabalho do treinador.
Agora, o RB tem toda a legitimidade em querer mudar a equipa, tenha a noção do que isso implica, do custo dessa mudança e ter um plantel disforme para isso. E sem tempo para trabalhar alternativas. Bem, se insistir, precisamos: lateral esquerdo, lateral direito, um médio 10, um extremo esquerdo, um avançado. No mínimo.
Escolher “sistemas” mudando meia equipa, ainda por cima campeã, é muito tonto.
Obviamente, sendo campeão é impossivel não começar a época mas como disse na altura, não acho treinador para o Sporting.
É um excelente motivador e parece ser uma excelente pessoa, deu para unir o grupo no ano passado e precisavamos disso, o facto de ter revertido para o 3-4-3 o ano passado também revela humildade e até coragem.
Não digo por este jogo, jogos de pré-epoca têm alguns indicadores, mas são só jogos de preparação mas não vejo rotinas na equipa e o plantel está claramente feito para o 3-4-3.
Culpo mais o Varandas, que tentou o João Pereira com o mesmo sistema, como foi um desastre, teve de ir buscar o Rui Borges de recurso e agora vamos começar a ter contestação e vai sempre ficar o fantasma do sistema e do Gyokeres.
Que me cale, é o que desejo, porque naturalmente vai ser o nosso treinador, isto é tudo conversa e não sei se irá mudar para o 3-4-3 e mesmo mudando, aquele Sporting do começo da época passada, já não é este e não é só pelo Gyokeres, é o estilo de jogo que é outro.
Vamos ver os próximos jogos para ver o que vai apresentar.
Sinceramente também acho que se ele prima por um sistema e nem sequer o tenta na pré-época não fazia nenhum sentido, se por acaso vir que está a falhar e não corrigir é outra conversa, mas tinha sempre de tentar.
Já agora tenho para mim que ontem foi muito mais incapacidade dos jogadores (11 escolhido, capacidade física) que outra coisa.
O pânico generalizado chegou. Demorou um jogo. A opção foi manter o treinador. Agora é dar-lhe tempo para que ele coloque a equipa a jogar na sua ideia de jogo. Já achei mais que os jogadores que tem não servissem para a sua ideia de jogo. Acho que tem bons jogadores para a implementar. Faltam 2 ou 3 contratações, o que é normal. Veremos é se tem capacidade para implementar a sua ideia de jogo e se essa ideia de jogo é bem assimilada pelos jogadores.
Em termos de união de grupos… O Rui Borges têm o grupo na mão…
Se ele num contexto de uma fase má de maus resultados… De forma a tirar uma reação da equipa mudasse o sistema…
Os jogadores compreenderiam e iriam estar disponíveis para isso e receptivo…
Não tenho dúvidas que neste momento o plantel está com o Borges.
Se ele continuar a insistir na sua ideia e os resultados não aparecem de imediato… Os jogadores egoístas como são… Não lhe vão dar hipóteses!
Espero engolir um sapo, mas sinto que não está a cativar os jogadores com as novas ideias táticas.