Rui Borges - Treinador do Sporting Clube de Portugal - Parte 1

Hahah entao e o que fazemos ao resto dos extremos (Trincao, Quenda, Geny, Alisson, Nuno Santos e Maxi) que temos quando ainda vamos contratsr mais 2.

E para que queres contratar 2 pontas de lanca e ficar com 3 se so vais jogar com um na frente?

Isto não é o FM

1 Curtiu

Dessa lista, o dois únicos extremos que ai estão são o Quenda e o Alisson, sendo que este último não conta para o totobola. Não tem qualidade para um clube como o Sporting.

Como se comprar um extremo esquerdo e um direito puros, que não temos, fosse uma extravagância…

Vais contratar uma equipa nova e colocas os outros na prateleira.

Boa parte dos outros não têm nível para jogar a titulares no Sporting, casos do Fresneda e Reis, por ex.

1 Curtiu

Entao os outros sao o que? Só para perceber a tua visao das coisas.

O resto sao todos laterais e o Trincao é numero 10 é isso?

Olha que ser lateral numa defesa a 4 nao é igual a ser ala numa defesa a 3…

1 Curtiu

Não vi o jogo, mas as reacções no fórum é que o mundo está a desabar. :face_with_peeking_eye:

Uma coisa é certa, mudar o sistema táctico, perder a fábrica de golos e ter outros jogadores chave “ameaçados” pelo mercado (Diomande, Hjulmand)… tem um leve odor a “ano zero”.

Veremos como se compõe o plantel e se o RB consegue manter o grupo unido.

Geny, Nuno Santos e Maxi são no máximo alas. Trincão diria que será um 2º avançado, que pode descair para a direita, mas nunca será um extremo.

A equipa joga em 3-4-3 há cinco anos. Não estragues o que está feito. Aliás, esse sistema permite mais adaptabilidade.

2 Curtiram

Hoje a malta da lixívia chegou bem cedinho…

Nos últimos 6 anos tivemos 2 pré época que os resultados foram catastrófico…

No ano do Kaiser e na terceira época do Amorim ainda antes do Matheus Nunes sair os sinais estavam lá todos… Porque o problema estava no ataque tinha chegado o Trincao para substituir o Sarabia que tinha no ano anterior garantido golos…

Mas o problema central não era o sistema estar esgotado (como aqui já li ontem)… era sim a teimosia e defesa acérrima do Amorim ao Paulinho como único avançado do plantel ( acabou a época com 5 golos no campeonato). E que era criticada de forma unanimidade… Não foi o Gyokeres que veio salva o sistema do Amorim… O que o salvou foi apostar num avançado de qualidade e libertar o Paulinho da pressão( em 2024 fez a sua melhor época no Sporting)…

Resumindo nesses 2 anos com duas pré épocas horríveis o resultado foi o mesmo… Foram dois 4° lugares… Isto para quem aqui anda a subestimar as pré épocas

O sistema não foi só Gyokeres… Até porque na segunda temporada do Amorim… Com Sarabia que marcou 15 golos e o Paulinho que marcou 11 golos… O Sporting conseguiu 85 pontos e ficou em segundo.

O sistema nunca foi um problema… Mas sim uma solução.

Os jogadores sabem isso… É para eles é difícil entender que depois de todo o sucesso estejam obrigados a fazer um reset e aplicar uma forma de jogar, pressionar, ocupação de espaço e rotinas totalmente novas e diferentes…

Se o contexto fosse com base numa série de derrotas e maus resultados… A predisposição para a mudança era totalmente diferente e o seu subconsciente iria reagir aos estímulos da mudança…

Isto num ano em que após enorme sucesso se perde o melhor jogador dos últimos 30 anos…

Só por si já é desafio mais que herculio para o Borges encontrar uma solução… Acresce o facto que o próprio poderia evoluir dentro deste próprio sistema como melhorar a linha de fora de jogo, a transições ofensivas, a gestão das vantagens, as bolas paradas… E isto são estratégias dentro de jogo independente do sistema…

A insistir nisto vão ser os jogadores egoístas como são, os primeiros a virar as costas ao Borges…

9 Curtiram

100% de acordo, mas volto a dizer o que disse quando o RB entrou no Sporting. esta ideia de jogo é fraca, previsível e só com intérpretes de nível muito muito alto irá atenuar os pontos fracos dessa ideia organizacional.

e o problema é mesmo este… estar a discutir jogadores no tópico do treinador. assumir que o seu sucesso depende (na minha opinião, quase exclusivamente) dos reforços que tiver.

3 Curtiram

Acho que se o presidente fosse bom… este gajo já tinha sido “vendido” para o brasileirão ou arabias e ia buscar o João Pereira do Casa Pia. Este gajo dava para ver que não tinha mãos para isto, muito pequeno. Com as desculpas das lesões, com o gyokeres e com os rivais a serem a coisa mais fraquinha deu para ir passando pelos pingos da chuva, mas isto é um reality check grande.

1 Curtiu

Acorda, Rui.

A super taça está a porta…

Vejo aqui um drama com o sistema, depois de ontem fiquei ainda mais preocupado foi com o gap de qualidade de alguns jogadores do plantel.
Israel, Fresneda, Mateus e Juste (por razões diferentes dos anteriores) deviam ser vendidos, precisamos de opções com mais qualidade.
Quanto a entradas é o que já foi falado: avançado, EE e lateral direito. Se estes 3 alvos forem certeiros, temos plantel para o Tri

1 Curtiu

Mas se neste sistema nao tens alas, onde os metes? Vai tudo embora? :joy:

Plantel para o tri já nós temos… Ainda não saiu ninguém!

1 Curtiu

Pois, eu na época passada já fiquei com a ideia quando via os jogos que o Gyokeres e quem safava o RB. Isto bom era ter conseguido isso e ter ido buscar um bom treinador no mercado que desse confiança e que soubesse evoluir o modo 343. É o que é, espero estar enganado, mas será preciso meter um grande plantel nas mãos de RB para que este aguente.

Tenho dúvidas quanto a isso, mas preciso de as tirar no 2o ano do Rui no Sporting. Não desgostei da proposta dele no Vitória mas gostei sobretudo da proposta dele em Moreira de Cónegos. E é um líder capaz de convencer os jogadores da sua ideia, algo tão importante como a ideia ser boa.

Merece tempo. Uma coisa é jogar com uma equipa com 2 ou 3 ausências de relevo, outra é jogar com uma equipa titular completamente descaracterizada como foi o caso.

Ainda quero rever a equipa, pré-lesões, que neste esquema deu um banho de bola em Vila do Conde ou que fez uma primeira parte muito boa em Guimarães (depois recuámos… mas infelizmente isso acontecia fosse qual fosse a tática, basta lembrar a receção ao Braga em Alvalade).

Não tenho certezas sobre o que o Rui vale como treinador e acho que só este ano a iremos tirar. Acho admirável aqueles que já a têm, tanto para o bem, como para o mal. Normalmente é na 2a época que se vê a valia dos treinadores. Sobretudo deste que só agora está a começar a implementar verdadeiramente a sua ideia de jogo.

Como se diz na gíria… é preciso deixar correr o marfim.

1 Curtiu

com os jogadores que ele “alegadamente” pediu?

Um gajo com 32 anos e lampião ou outro gajo que não calça na juventus

Este plantel vale 500M

Grande plantel como nunca em Portugal já ele têm! Agora resta saber se tem mãos para isso…

1 Curtiu

A inércia no mercado e esta pré-época dá todos os indícios dessas duas épocas fatídicas que mencionas.