A goleada na primeira jornada ensinou o mister. Evoluiu.
A equipa não pressionou quando a defesa dos alemães estava subida.
Havia pressão intensa sim, mas apenas quando a bola saia do guarda redes. Caso contrário, contenção.
A debacle contra os neerlandeses passou muito por aqui. Passavam facilmente pela nossa primeira linha de pressão. Defesas muito evoluídos tecnicamente criaram desequilíbrios constantes. O defesa direito parecia um n.10.
O Amorim aprendeu.
No entanto, fiquei preocupado com o jogo interior. Foi por ali que os alemães criaram desequilíbrios. O golo na Alemanha também foi por ali.
Mas entendo, a equipa não está habituada a jogar em contenção. Em em meu entender, quando a defesa adversária está subida, as linhas têm que estar mais juntas e o Matheus tem que estar lado a lado com o Palha.
«O momento em que me senti mais sportinguista foi com o Ajax, a forma como os adeptos nos aplaudiram depois daquela derrota. É nesses momentos que custa mais e o meu agradecimento para eles, pela forma como nos apoiaram.»
E acrescentou: «Sinto-me sportinguista desde que assinei por este clube.»
Acho que já demonstramos várias vezes que podemos jogar com o bloco baixo, ainda a época passada foi assim que fomos jogar ao porto, foi assim que ganhámos ao braga com menos 1.
O que é preciso entender é que na Champions estamos a defrontar adversários de outra valia, que nos vão criar todo o tipo de problemas e nós não somos uma equipa imbatível.
No entanto, o essencial é não esticar a equipa em demasia quando o adversário está instalado no nosso meio campo.
Com os neerlandeses foi isto. Esticaste a equipa para pressionar a saída de bola deles. Isto quando eles tinham mais de metade da equipa no nosso meio campo.
Se a bola sai do guarda redes, ainda tens tempo para recuperar. Caso contrário, ficas sujeito.
«Rúben Amorim já levou o Sporting a fazer várias coisas pouco vistas. Ontem, mais uma. Conseguir o apuramento para os oitavos da Liga dos Campeões a par do Ajax e à custa do Borussia Dortmund. Um feito histórico. E na penúltima jornada. Mesmo que o próprio faça questão de nos lembrar uma noite, também ela brilhante, de Paulo Bento com o Inter, a verdade é que em Alvalade são coisas raras. Como o título de campeão conquistado na época passada.
Rúben Amorim é o treinador que fez o Sporting voltar a acreditar. Pela forma como o faz jogar, pela forma como fala, pelos actos que pratica. Não pede centrais: joga com Esgaio. Não diminui jogadores: estimula-os e chama-os à realidade. Não reivindica os feitos todos: dá o devido crédito a quem com ele trabalha. Não se põe ao nível do clube: assume que é um profissional, é solidário com o projecto que lhe apresentaram e assumiu como dele. Ainda não o vimos a perder, mas até à data é quase exemplar.
O Sporting fez um grande jogo. Bateu um Dortmund que mesmo com ausências tem uma equipa de outra dimensão. De Adán a Pote, passando por Coates ou Porro, entre muitos outros, este foi o triunfo de um grupo que dá tudo. E Amorim já avisou para o Tondela. Não perdoa.»
O futebol é uma aprendizagem constante para todos, se calhar os jogadores ainda não tinham interiorizado as exigências tácticas de um jogo da Champions, fomos melhorando de jogo para jogo, não esquecer que nesse jogo tínhamos várias ausências.
Rúben Amorim é o treinador que fez o Sporting voltar a acreditar. Pela forma como o faz jogar, pela forma como fala, pelos actos que pratica. Não pede centrais: joga com Esgaio. Não diminui jogadores: estimula-os e chama-os à realidade. Não reivindica os feitos todos: dá o devido crédito a quem com ele trabalha. Não se põe ao nível do clube: assume que é um profissional, é solidário com o projecto que lhe apresentaram e assumiu como dele. Ainda não o vimos a perder, mas até à data é quase exemplar.
[quote=“Invictus, post:2054, topic:59611”]
que ■■■■ de bocão há velha , lol , o gajo devia estar bêbedo quando escreveu isto .
O Rúben tem um discurso sempre muito cauteloso e faz muito bem.
É uma estratégia de gestão de expectativas e também de gestão da própria atitude do grupo de trabalho que é de onde muita coisa depende. Também é uma protecção.
Porém, esta comparação com o Paulo Bento não tem nada a ver.
E não tem nada a ver sobretudo por 3 razões:
O Rúben é bem melhor treinador do que o Paulo Bento alguma vez foi.
E esta é a principal razão.
O Rubén é muito melhor scouter do que o Paulo Bento alguma vez foi.
Ou seja, não estou a ver o Rúben permitir um abaixamento gigante da qualidade do plantel de um ano para o outro. Na verdade, foi isso que lixou o Paulo Bento…
O Paulo Bento nunca conquistou aquilo que verdadeiramente interessa que é o título.
E isto faz TODA a diferença no tipo de crédito que um tem e terá sempre e que o outro não teve nunca.
Se o SCP este ano não for Campeão mas mostrar consistência como até agora, para mim, a imagem do Rúben continuará intacta. Ou seja, nem sequer estou a falar em contestação porque isso seria de um ridículo atroz. Estou a referir que a imagem dele nem uma beliscadela sofre neste cenário.
PS:
A minha única ligeira preocupação é com o ponto 2.
O Rúben tem sempre uma atitude de total colaboração com a direcção. Mas também tem que exigir condições mínimas de trabalho. Sair 1 ou, no máximo, 2 jogadores importantes por ano, sim. Mas tem que entrar qualidade igual ou superior validada por ele SEMPRE!
O sucesso ou insucesso dele e do SCP vai sempre depender muito disto!
Não há necessidade de fazer essas comparações. Se calhar o Rúben fez essa comparação para proteger o grupo, porque acidentes de percurso podem acontecer a qualquer altura.
Nessa altura em que os adeptos aplaudiram a equipa com o Ajax foram chamados aqui de “palermas e atrasados”. O que tava na moda era mandar petardos pra cima dos nossos jogadores! Aí é que ajudavam.
Estes jogadores merecem ser aplaudidos sempre. Dão tudo seja contra quem for. Até o Paulinho, que não mete golos a quase ninguém, pressiona que nem um desalmado
Não ligues muito ao que aqui se escreve, muitos só fazem para deitar abaixo e esses sofrem com as vitórias do Sporting e alegram-se com as nossas derrotas. Mas nada disso interessa muito, o que importa é o que cada um de nós pensa e sente por este grande Clube.
Que grande Treinador e que Grande Homem.
Assim se faz a gestão de recursos humanos, um verdadeiro Ícone este RA.
Como treinador, acho que nenhum nem RA se livra do adepto de abancada, eu próprio ontem vociferei pelas lacunas no meio campo, mas na verdade são factos atras de factos, disputas, conquistas e sempre com um discurso aglutinador, humilde e motivante.
Parabéns RA !
A tirada em relação ao Bayern é aquilo que o torna também normal neste mundo de vedetas.
Inteligente e Formidável !!!
Honestamente acredito que sim . Porque simplesmente ele vai justificar esse valor. Podem chamar-me maluco à vontade mas neste momento é o que eu acho.
Para além disso mesmo que um gigante não chegue aos trinta mas a outro valor considerável não sei até que ponto a direção se ele quiser sair não lhe faz a vontade.