Ruben Amorim - Parte 2

Eu espero que ninguém se chegue a frente com a clausula.

O que o Ruben Amorim vale para o Sporting é (bem superior) a esses 30M.
A coragem que ele teve ao meter o Nazinho ontem - basta ver o instagram dos putos para ver que 1.motiva todos os que estão na Academia a trabalhar mais e 2.Facilita quando se trata de convencer craques como o Esteves a vir para cá.

Dos melhores profissionais que vi neste clube. É surreal.

4 Curtiram

Mas aí peço imensa desculpa mas o SCP não pode facilitar.
São 30ME da cláusula e, sinceramente, vamos ficar a perder muito.

Não podemos ir na estória que normalmente não se paga muito por um treinador.
Isso é um erro de mercado que a história irá corrigir no futuro.
Um treinador é um gestor de projectos, é um estratega e, como se está a ver, pode ser a diferença entre ganhar e perder centenas de milhões de euros.
Isto fora a vertente desportiva pura…

Perder este treinador é a única coisa que, neste momento, considero que põe em causa o nosso futuro.
Não estamos ainda suficientemente consolidados para me sentir minimamente confortável com isso e a compensação de 30ME é muito pequena para aquilo que considero que podemos deixar de ganhar no futuro.

Mas eu acho que a ideia do Amorim ainda é ficar mais uma época.
Ele é muito consciente e parece-me que também acha que ainda tem que se consolidar mais um bocado como treinador.

Acho que sendo bem pago como é e tendo as condições que lhe estão a ser dadas num bom contexto de trabalho, faz muito bem.

2 Curtiram

Jogada de marketing brilhante.

Não me pareceu inocente por um miúdo, que não tinha um minuto sequer na equipa, num jogo de champions.

Como quem diz: venham para cá. Aqui vocês contam e têm oportunidades.

2 Curtiram

Concordo com o teu ponto, mas não estás a considerar o facto do Ruben querer ou não ficar.

E se pelo lado financeiro o teu comentário está 100% spot on, pelo lado emocional e de gestão do grupo teres um gestor de projeto contrariado terá efeitos negativos, daí que compreenda o facilitar caso seja pedido pelo treinador.

Mas eu não o vejo minimamente contrariado e também não lhe vejo qualquer pressa em sair.
A sair, que seja só no final da próxima época.

Até lá, que se profissionalize cada vez mais a nossa área de scouting e que se vá pensando no treinador ideal para continuar o projeto que deve ser o mesmo que até aqui.

Mas sinceramente…
Nem me apetece falar disto.
O Amorim é para ficar o mais tempo possível…

1 Curtiu

Pela gestão que está a fazer da carreira também me parece que fique mais uns anos (plural). É muito novo, ainda tem situações pelas quais não passou em termos de gestão de plantel, e dificilmente lhe darão o controlo e condições que tem neste momento.

Indo para um ManUtd ou outro clube com essas expectativas e capacidade financeira nunca o deixariam riscar em termos de constituição de plantel por exemplo, além de que diversos atletas com outro tipo de estatuto não aceitariam ter como treinador alguém com tão pouco palmarés/ reconhecimento.

1 Curtiu

Eu concordo contigo…
Mas se alguém se chegar com os 30 à frente o que podes fazer? Para um clube como o Manchester (por exemplo) pagar 30 milhões não é nada de especial…ainda por cima se o veicularem como uma espécie de “novo mourinho” (o que já começa a fazer algum eco a nível internacional).
Por outro lado…se derem 20-25 milhões e ele quiser ir embora…torna-se difícil segurá-lo. Especialmente se ele for campeão e quiser sair em grande.
Infelizmente acho que temos de nos começar a mentalizar que o Amorim não vai durar muito tempo no Sporting…
Obviamente que espero estar enganado.

Quem diria…

Segundo li: “falta de exigência”, “mansos”, “croquetes da central” etc…

É preciso ser muita burro para proferir tais palavras quando se está sentadinho no sofá a mandar bitaites num fórum.

2 Curtiram

Pois eu acho que o Ruben, sendo um tipo pragmático como já evidenciou, não sai tão cedo e vai fazer pelo menos 3 temporadas completas por cá.

3 Curtiram

Eu não cedia.
30ME por um activo com essa importância estratégica, já seria mau o suficiente.
Quando se assina um contrato, é para cumprir. E acho que o Amorim é dos que tem esta noção de forma muito clara. É um profissional 100%!

De qualquer dos modos, em reconhecimento do bom trabalho, o que poderia propor era a sua continuidade por mais 1 ano com renovação de contrato baixando a cláusula para os tais 25ME.

Mas sinceramente, não acho que isso seja necessário.
Se algum clube inglês de top o quiser mesmo, os 30ME são irrelevantes e vai sempre prevalecer a vontade do treinador. Portanto isto é uma não questão.

O que para mim é claro é que prefiro perder qualquer jogador, nem que seja por 70M, do que perder o Amorim por 30!
Isto para mim é muito claro é vai contra o que costuma ser a lógica do mercado.
Uma lógica parva, já agora…

O impacto de um treinador é muito superior ao impacto de um bom jogador.
Este treinador é verdadeiramente estratégico para o SCP.
Se tivesse que pensar num valor financeiro para me sentir compensado pela sua saida, teria que ir acima dos 100ME. E não estou a brincar…

Daí podem ver o que sinto relativamente a esta cláusula de 30 ME…

1 Curtiu

Eu também prefiro perder um jogador do que o Amorim. E sim se um clube de topo o quiser paga os 30 e não se fala mais nisso. Que infelizmente é o que eu acho que vai acontecer.

2 Curtiram

Sejamos honestos: muitos dos que estão neste momento a massajar o ego do Rúben Amorim serão os mesmos que virão aqui pedir a cabeça dele quando tivermos dois ou três resultados menos positivos.

O futebol é assim mesmo. O Ranieri foi despedido do Leicester menos de um ano depois de ser campeão.

2 Curtiram

Só em Champions já vamos em 40 milhões embolsados este ano.
Há preço para isto?
É renovar o contrato e subir a cláusula para 40 ou 50 milhões.

Critico o Amorim pela forma como gere o dossier PL’s.
Critico o Amorim pela forma como preparou e geriu os 2 últimos derbies na Luz.

Irei sempre dizer a minha opinião.
Mas sinceramente, o balanço entre aquilo que é criticável e aquilo que são as virtudes do trabalho deste treinador até agora é tão brutalmente favorável que era preciso um verdadeiro cataclismo para alguém lúcido considerar que este treinador devia sair do clube.

Estou convencido que esse tema, para mim, nunca se colocará.
Estamos a falar do melhor trabalho de treinador que vi no SCP desde que vejo futebol.

PS:
Também é verdade que considerei o BdC o melhor presidente que vi no SCP até então e depois ele acabou por sair daquela forma. Espero não dar azar com estas apreciações porra…

6 Curtiram

Se calhar, na altura, foi exactamente isso que necessitavam para chegar àquele nível. Um gajo cujo discurso cá para fora fosse qualquer coisa como eu sou o melhor, os meus são os melhores. Se não são, hão-de ser. O discurso mudou, por exemplo, quando foi para o Inter… Nas primeiras temporadas no Real o discurso também não foi o mesmo. O gajo perdeu foi o mojo e não se actualizou no futebol. Teve ali mais de uma década em que era o gajo que mais sabia da poda. Mas as coisas mudam e o gajo não soube ir atrás.

O Rúben, em termos de discurso, é um gajo que tem funcionado em grande. Tem sempre resposta pronta e que, regra geral, tem sido a resposta certa. Em termos de treino e jogo, parece óbvio que a coisa também tem resultado. Pelo menos, até ao momento, os resultados falam por si.

1 Curtiu

:crazy_face: :crazy_face: :crazy_face: :crazy_face: :crazy_face:

O RA está a fazer um trabalho notável. É o melhor treinador que já vi no Sporting.

Mas isso não pode invalidar a critica, que deve ser feita quando necessário e sem colocar em causa todo um fantástico trabalho.

Vejo um RA feliz, com liberdade para fazer o seu trabalho e a receber muito bem para o fazer. Não o vejo a querer ir para outro lado e ainda bem.

3 Curtiram

Já começo a temer o pós-Amorim…

2 Curtiram

Tenho de me rir de quem acha que o Amorim é que deve ao Sporting… o que ele fez com a equipa da treta que encontrou fazia com outra qualquer. Agora há Malta que tá chateada, que não queria nada disto, queria o regresso patrocinador… esse já não volta

Todos tememos. O tipo tem um carácter incrível, uma inteligência incrível, não é fácil ir buscar alguém assim. Pelo sim, pelo não, é melhor ficar como tá :joy:

1 Curtiu