Ruben Amorim - Parte 2

O que tenho visto nesta época é um remake do que vi muito recentemente, mas sem goleadas e sem humilhações em Alvalade…

Com o plantel mais caro da historia… o resultado final é uma… Taça da Liga…

Até as tochas voltaram em força… sendo a actual analise peca por falta de coerência!

1 Curtiu

O trabalho que o Amorim tem feito é extraordinário mesmo com o investimento brutal no plantel, isso é inegável.

O trabalho que o Paulo Bento fez naquela altura foi também ele fantástico, com o parco investimento que se fazia na equipa e nos jogadores da altura, nada a ver com o que se faz agora.

Continuo a dizer que há aqui muita gente que tem memória muito curta e esquece-se do quão mau era a estrutura directiva do Sporting, os mesmos que dão palmadinhas no actual.
Para a conjuntura da altura o Paulo Bento fez um trabalho extraordinário.

3 Curtiram

As comparações com Paulo Bento não fazem sentido nenhum principalmente em termos financeiros, basta ver os valores astronómicos que jogadores ganham agora, o valor das transferências, para não falar do aumento do valor de todos os bens.
A questão como já referi noutros tópicos é que há pessoas que nunca aceitaram as conquistas do Amorim, ou porque não gostam dele, ou porque a sua contratação está ligada a esta direção, alguns até já o admitiram aqui.
É normal que agora que os resultados estão a falhar voltem ao ataque, não me choca.
Vamos a luta já no próximo jogo que é no campo que temos que dar a resposta.

1 Curtiu

Qual é o plantel mais caro da história?

O Rúben Amorim dos últimos dois jogos é alguém que se apercebeu o que é um sportinguista e o que é o tugão. É jogar contra rivais que têm mais 10-12 pontos à partida por causa da arbitragem, dos afilhados, etc. E isso está a lixar-lhe a cabeça, porque antes de vir para o Sporting, simpatizava com outro clube, e não tinha a percepção real do que é esta palhaçada do campeonato português.

Mesmo com a teimosia dos 3 centrais, mesmo com um plantel demasiado curto para tanta competição, num campeonato normal o Sporting estaria em primeiro com alguns pontos de vantagem. O que o Rúben fez é muito bom, e o que ele fez o ano passado foi extraordinário.

Agora, se a justiça desportiva continuar a não existir em Portugal, o que o Rúben tem de fazer é criar um comité de pressão interno, no clube, para pressionar os árbitros, a liga, e o governo, uma cartilha a sério para combater de frente as outras duas cartilhas. Infelizmente, terá de ser o Rúben a fazer isso, porque o Varandas, como sempre, anda a dormir.

2 Curtiram

Nos últimos 5 jogos, só 1 vitória.
A juntar a empates ainda temos derrotas, umas das quais de goleada.
A 2ª do ano com chapa 5, sempre em Alvalade.
Em 3 derrotas nacionais, começar com vantagem e consentir remontada.
Mas, se acham que está tudo óptimo, quem sou eu para desdizer.

Na 1ª volta, a estória foi: domínio nunca visto. Mas, bolas, eles têm um tipo de topo que nos tirou 2 pontos.
No dragão, já sem o tipo de topo, a estória foi: sem a expulsão, o 2-1 nunca daria 2-2.
Agora, sem o tipo de topo nem expulsão, qual é a estória?

A mim dói-me perder sem espinhas. E contra este Porto ainda mais.
Com um penalty sobre quem fugia da baliza para a linha lateral
Com um meio-campo completamente anulado (que passeio para aqueles baixotes de azul)
Com substituições inconsequentes contra substituições que mudam o jogo… de rajada
Com um inédito sistema de 2 centrais (deve ter sido treinado ali durante o jogo… com o Porto)
Com um jogador elogiado por quem quis fazer de Renato Sanches o melhor do mundo completamente ao lado do jogo
O outro do meio-campo que tb só fazia grandes jogos no dragão e na luz e é muito melhor que o Palha completamente fora, a ver passá-los (nem os seus 200 passes para trás)
Com um treinador completamente às aranhas no banco.
E a aposta na formação? È o Esgaio 5M e o Vinagre 10M? Para o ano é o Moutinho e o Franguício?

De bom só a fumarada, claro, e, pelo andar da carruagem sair com hipóteses de ir discutir lá a eliminatória contra tipos banais.

2 Curtiram

Eu do Amorim, no final da época, só espero umas palavras sobre o erro estratégico que foi este plantel curtissimo, em que supostamente qd faltasse alguem há a formacao, mas depois vamos a jogo com lugares no banco vazios e 2 redes la sentados.
Foi um erro gravissimo que nos está a custar, nos meses de Inverno. Era óbvio, estava na cara, e além do erro, custa-me muito a aldrabice que se usou para o justificar.

É um tipo esperto, acredito que para o ano será diferente.

Seguimos juntos mister. Nas virtudes e nos defeitos, porque também não é só o Sporting que está a crescer contigo, tu também estás a crescer com o nosso clube.

As hienas ainda vão ter muito que inchar.

6 Curtiram

Aqui não tens audiência. Toda a gente percebe que o que dizes é sempre com a tendência do bota abaixo e antes é que era.

2 Curtiram

Não alimentem o troll.

O Rúben esta época tem uma supertaça, uma taça da liga, passou a Champions num grupo com Dortmund, Ajax e Besiktas e está na luta pela taça e pela liga, ambas em dificuldade mas ainda dentro das possibilidades.

E falamos em crise. Isto é um óptimo sinal, porque se isto é estar em crise, imagine-se o que era na maioria dos 20 anos anteriores onde em Janeiro já estávamos a mais de 10 pontos do líder e de vez em quando lá caía uma taça.

Não podemos fingir que não estamos a jogar mal, mas também não podemos fingir que haja alguma equipa no mundo que não passe por maus momentos, todas passam, infelizmente não tivemos as benesses que o porto tem, de quando passa por elas vem um penaltizinho(só na Madeira foram 2 sobre o Coates), agora o que há a fazer é trabalhar para voltar às vitórias e melhorar as exibições.

12 Curtiram

Já contabilizaste quando custou formar este plantel?

Em termos médios, o investimento feito, em cada uma das épocas, não estará na bitola de anos anteriores?

EDIT: Fui dar um pulo ao transfermarkt e dei com isto:

• 21/22 - 21M
  • 20/21 - 35M
  • 19/20 - 32M
  • 18/19 - 32,8M
  • 17/18 - 47,9M
  • 16/17 - 34,8M

Ou seja, não é por aqui (2 anos de Amorim) que se notam coisas muito malignas, apesar do facto de comprares percentagem de passes ajude a manter o valor gasto contido; mas o critério qualitativo subiu, se tivermos por referência os primeiros 2 anos de Varandas/Comissão de Gestão. São 2 anos perfeitamente anormais, no rácio custo/benefício.

1 Curtiu

Encaixa aí mais 18 milhões, 10 do Vinagre mais 8 do Porro, sendo que nem está a taxa de empréstimo do João Mário aí, nem é preciso sequer para que estes 2 anos sejam acima de todos esses que puseste tirando 17/18, mas aí é que vêm os negócios desastrosos ao de cima, é que vieram todos martelados em 50% mas mesmo assim espetaste quase 40 em cada 1 dos mercados, sendo que Vinagres, Paulos, Esgaios reaver o investimento ou lucrar é para esquecer, e desportivamente são flops autênticos, há o caso Vinagre ( 2° mais caro da história do clube lol) cujo o treinador diz ter muita esperança mas ja vamos em Março e não sai da banco, faz sentido.

1 Curtiu

Uma pena que não venha os gastos com os amigos… 1/2 do Vinagre 10M + o Virgínia 4M + Porro 8M…

No dia em que tenhamos que vender as METADES todos… é que vai ser uma FESTA dos amigos jorge e viana

Mas o meu ponto não foi esse.

O que eu disse é que se tem gasto dentro da mesma margem dos últimos anos. Mesmo espetando lá os 18M€, vai bater nos 39M€.

Não é exactamente todo um Mundo de diferença. Continuamos a gastar mais ou menos o mesmo no mercado de transferências.

E faço a ressalva de comparar os termos qualitativos do periodo pós BdC, em que se gastou o mesmo que agora, sem qualquer proveito. Sendo que eu acho que BdC contratou melhor, nos anos em que gastou mais, mesmo que houvesse margem de desperdício em alguns negócios. Já os primeiros 2 anos, após a sua queda, foram desastrosos.

Não estava lá, creio, mas ainda assim, na outra mensagem já lá coloquei os valores contando com isso (o Virgínia não custou 4M€).

É isso que lhes dói… porque sabem que é verdade e que o caminho é o ABISMO…

Mas amanhã lá vão cantando e rindo meter os seus 20 votos numa amoeba…

1 Curtiu

Falta também dizer que as vendas tem sido superiores ou pelo menos iguais a esses tempos.

Mas “pormenores”.

1 Curtiu

Olha que vender o João Mário por 40M€ exigiu mais arte do que vender o Bruno por…55. Sendo que, desses 55, tivemos que pagar uma parte aos italianos e ainda pagar comissão.

No fim do dia…não foi uma grande diferença.

1 Curtiu

A diferença é que ias ao mercado internacional… Brasil, Argentina, Alemanha, Italia… e compravas a totalidade do passe de jogadores internacionais… Acuña, Bas Dost, Wendel, Bruno Fernandes…

Pelo mesmo CUSTO que hoje compras METADES…

No campeonato Português…

Isto não dramático é CATASTROFICO!