Ruben Amorim - Parte 1

Claro que sim. Agora para estares mais próximo do título, nem que mesmo assim muito longe, metade do onze têm de ser contratações. A qualidade deles? Bem, eu não queria dizer que o termo de comparação tem de ser melhor que o que temos cá… Mas se vais para uma época com este onze inicial, ou mesmo que a ele juntes Feddal, Porro e Adán, basicamente estás a assinar que nem à Europa vais. Não tenho dúvida que não batemos Braga, Rio Ave, Guimarães etc.

Têm o dever de fazer melhor na próxima época…

Esta época serviu para fazer uma avaliação do que falta para a próxima ser melhor, se anda a escolher treinadores para as equipas jovens também deve ter algum poder em contratações por isso sim ele têm o dever de fazer melhor, lutar por o titulo até ao fim/perto disso e disputar os lugares de champions é o mínimo que lhe peço…

Ele é bem pago para fazer o trabalho que lhe compete, se não era capaz não metia cá os pés, até porque nem qualificações têm para tal…

Uma entrevista antiga reveladora.

https://www.record.pt/futebol/detalhe/ruben-amorim-fui-burro-e-nao-soube-ganhar-dinheiro

Agora com o judas a treinar os rabolhos vê se ganhas tomates e enrabas este paneleiro.

Essa movimentação que descreves, tambem espero que aconteca mais vezes, acho que só aconteceu uma vez contra ø Paços Ferreira, foi uma jogada muito rápida ao primeiro toque entre Jovave ( extremo ) e Nuno Mendes ( ala ) em este rompe pelo lado esquerdo da grande área quase junto da linha fundo.

Outra curiosidade que tenho que é tipica neste 3-4-3 é ver mais jogadores na grande área para receber a bola, e não vejo isso, só vejo lá ø Sporar perdido.

Projecto? Qual projecto?

O lançamento desenfreado de jovens que correu bem? A sorte de termos um Nuno Mendes com uma maturidade muito acima da média para a idade? A sorte do Edu ter feito 2 grandes jogos que esconderam estes últimos 3 jogos de dores de crescimento?

Não existe projecto.

Se existisse projecto havia rumores decentes e não Antunes ou Adán.

Havia mais “Porro” mas negociados em situações vantajosas para o Sporting.

Eu vejo 3 pontos interessantes mas incoerentes em si e mentirosos em toda a linha:

1. Contratamos um treinador e vamos ter uma plantel à sua imagem. Eu ponho as mãos no fogo que o RA não considera o Antunes jogador para o seu modelo e tenho dúvidas que considere que Feddal tem características para ser o substituto do Mathieu.

2. Vamos contratar jogadores maduros e experientes. Rumores sobre pseudo-reformados, gajos com carreiras duvidosas e reformas douradas. Ou seja, vamos contratar velhos e não com rodagem mas aqui aceito porque o “maduros e experientes” pode ter várias interpretações.

3. Vamos contratar de forma cirúrgica mas não temos dinheiro. Para contratar de forma cirúrgica o Sporting precisa de alguns milhões e concentrar o dinheiro em 2 ou 3 reforços de luxo. Não há dinheiro = não há reforços cirúrgicos. Podem é reduzir as quantidades de entulho…

Quando fechar o mercado fazemos as contas mas eu aposto em 7 ou 8 reforços de qualidade e percurso duvidoso com 1 ou 2 jogadores interessantes pelo meio com 30 milhões a voarem pelo caminho.

2 Curtiram

Com esse cenário a que acresce a necessidade do orelhas não ser corrido do carnide… Aposto em como o Amorim antes do ano novo esteja a mais de 10 pontos do Jesus… e que nem passe o Natal em Alvalade!

Isso é aquilo que tenho como certo.

Ninguém sério olha para os plantéis do Benfica e Sporting na atualidade e diz que é possível competir.

Se acrescentarem 4 ou 5 craques e 1 ou 2 jogadores com rodagem de grandes ligas é todo um Mundo de distância.

A questão mantém-se a mesma:

Como é que o clube com o maior contrato televisivo em Portugal e que fez quase 200 milhões em vendas nos últimos 2 anos não tem dinheiro para 3 ou 4 reforços de luxo.

Como é que não há dinheiro se actualmente somos o quarto clube no mundo que mais lucrou em transferências com um saldo de 92 milhões de euros só atrás de chelsea, Benfica e ajax?

Não consigo perceber mesmo como não há dinheiro. É que se nós não temos, então quem tem?

O varandas e a sua trupe. Os apartamentos de 700k não se pagam sozinhos

Isso já disse várias vezes.

Um clube que fez quase 200 milhões em 2 ou 3 anos, poupa milhões em salários e tem o maior contrato televisivo em Portugal tem de ter dinheiro ou anda mesmo muita gente a mamar.

Pelo que tem sido o Sporting não vejo porque raio 40/45 milhões eram um investimento impossível. Hoje em dia são valores naturais para qualquer equipa de 2a ou 3a linha europeia.

Mesmo esta época sem grandes ativos para venda não devemos ficar longe dos 30 milhões em vendas só com Acuna e entulho.

Acho que o Rúben Amorim continua a merecer o benefício da dúvida.

O discurso para fora tem sido positivo e muito interessante, espero que para dentro seja igual.

Em termos de resultados… Bem, é uma pré-época em movimento e a tentar adaptar um plantel muito fraco a uma ideia de jogo para o qual não foi concebido.

Não lhe aponto nada de resultados até final da época, tudo o que espero é que a avaliação esteja a ser feita e que não se olhe a nomes ou a interesses quando for para escolher quem deve ficar.

1 Curtiu

summary_large_image

Ricardo Gonçalves

A OBRIGAÇÃO DE CONTRATAR BEM

Que no final não venha a servir de desculpa que o orçamento é inferior ao dos rivais, porque nestes dois últimos anos foi similar, e os resultados estão à vista de todos.

18 Jul 2020, 11:44

Estamos no final de mais uma época futebolística, e esta infelizmente ficará na nossa memória por várias razões, desde logo por tudo o que a pandemia veio alterar nas nossas vidas, mas para nós Sportinguista, principalmente pelo peso da vergonha da pior época de sempre da história do nosso querido clube.

Mas esta época terá que servir de exemplo. Foi quase tudo muito mau, desde o seu início com uma falta de estratégia gritante, as indefinições do plantel e as más vendas feitas de jogadores fundamentais, a entrada de muitos jogadores que nada acrescentaram ao plantel, quatro treinadores etc.

Das poucas coisas boas que aconteceram foi o lançamento de vários jovens na equipa principal do Sporting CP. Algo importante, mas não programado para acontecer, fruto da época já estar perdida e de este final de campeonato, com todas as condicionantes que sabemos, estar a funcionar como uma espécie de pré -época com competição.

Estamos quase a entrar na altura do mercado de transferências, e é obrigação do Sporting CP contratar bem e não repetir erros do passado.

Que não se repita o que aconteceu nos últimos 3 mercados de transferências onde tudo foi mau demais como é do conhecimento de todos os Sportinguistas.

Já sabemos que, o orçamento será menor, o plantel principal vai ter menos jogadores, vai regressar a equipa B e que os Sócios e adeptos querem ganhar sempre. Por isso, é fundamental que Varandas e Viana nos surpreendam a todos e consigam dar a Rúben Amorim uma equipa muito competitiva e ganhadora.

Esta altura do defeso, é sempre fértil por parte da comunicação social em colocar nas primeiras páginas o nome de muitos jogadores, e que poucos se verificam efetivamente terem estado nas cogitações dos diversos clubes. Mas apesar disso, estou preocupado, e muito, com o que se lê e ouve de possíveis reforços para o Sporting CP.

Como disse, o Sporting tem obrigação de contratar bem, mas começo a temer que o que referi, de os erros do passado servirem de exemplo, possa mais uma vez não vir a acontecer.

Que no final não venha a servir de desculpa que o orçamento é inferior ao dos rivais, porque nestes dois últimos anos foi similar, e os resultados estão à vista de todos.

Que no final não venha a servir de desculpa que o plantel e o treinador eram inexperientes para ganhar já na próxima época títulos porque os jovens atletas são dos que mais garra têm.

Que no final não venha servir de desculpa que os Sportinguistas estão desunidos, porque todos temos que trabalhar para essa união.

Que no final o Sporting ganhe.

É isto que todos nós sportinguistas queremos, e para isso basta não repetir os erros do passado.

E acresce outra coisa: não podemos contar nos custos de um treinador para um clube apenas o dinheiro pago ao seu anterior clube. Juntem os salários, façam as comparações e talvez se possa atingir uma comparação mais séria. Porque nuns casos o que se poupa de um lado gasta-se do outro… e vice-versa.

Não escrevo aqui há algum tempo, por falta de tempo e por algum desencantamento com o nosso Sporting. Parece que regredimos no tempo.

Ainda tenho muitas dúvidas quanto à qualidade do Ruben Amorim, mas para já não lhe podemos apontar muito. Se o campeonato tivesse começado em março provavelmente seriamos campeões, dado a falta de qualidade apresentada pelos rabolhos e os bimbos.

Mas chegamos ao estádio do ladrão e foi o que se viu!

Com esta equipa/plantel nunca o SCP era campeão em circunstância alguma…

PREPARAÇÃO PARA O VITÓRIA FC

Por Sporting CP
18 Jul, 2020

EQUIPA PRINCIPAL

Regresso aos treinos na Academia

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal regressou este sábado aos treinos na Academia Sporting. O conjunto Leonino prepara a recepção ao Vitória FC, um encontro agendado para terça-feira, 21 de julho, pelas 19h00, no Estádio José Alvalade.

Determinação e empenho no trabalho continuam a nível máximo com a equipa focada em conquistar mais três pontos em casa. Luiz Phellype é o único nome que consta no boletim médico - o avançado brasileiro continua em recuperação.

Para este domingo está agendado novo treino às 10h00 na Academia Sporting, em Alcochete.

Há coisas que me ultrapassam. O Amorim ter feito este trajecto no nosso clube, até agora, só deveria ser considerado normal. O hábito a perder é tanto que ganham se 3 ou 4 jogos seguidos e parece que a equipa deu um salto qualitativo e está na luta. Amigos, o Sporting não pode perder mais do que 1 ou 2 jogos numa época. 3 num ano mau. Isso tem de ser o nível de exigência. Ah, oh phill mas com este plantel não se pode exigir… Ora essa. Posso exigir eu um plantel ao nível dos pregaminhos do clube. Que isto é muito bonito dizermos aos 7 mares que somos os maiores de Portugal, os mais ecléticos, um historial fantástico para depois perdermos jogos com os moreirenses, tondelas, Paços e afins… Não serve. Nem pode servir.
Eixxx… mas isso é fácil dizer. Pois. É o que espero do meu clube.
É o que espero de qualquer treinador no meu clube e qualquer plantel.

Quando andamos por aqui a discutir o até nem foi mau o 3 lugar e até lutamos e podíamos ter feito mais qualquer coisa, está explicado. Muitos adeptos acomodaram se. E o clube vai sendo diminuído ao longo de décadas.

8 Curtiram