Ruben Amorim - Parte 1

Obviamente, e é isso que irrita em muitos dos dirigentes que têm passado pelo Sporting ao longo dos anos. Compram merda e metem os putos a jogar só para se manterem no poleiro mais uns tempos, lembro-me p.e. do Pongolle.

2 Curtiram

Não vai fazer porque não vai ter jogadores para isso.
O plantel da proxima época ainda vai ser pior do que o desta. Não tenham ilusões.

Lá se vai o treinador imbatível.
Também passamos de keiserball para keiserfall…
Agora será de Amorim para Ai o meu rim… ou pior, a valer Amendoim (Pinners, para os entendidos de bola).

2 Curtiram

Na primeira jornada é sempre taco-a-taco, isso é garantido!
(No começo da jornada, bem entendido… até porque quem se lembra de 2015/16, lembra-se do empurrão que o Carnide levou nas primeiras jornadas com padres a mandar avés em barda, por exemplo, com o Gil Vicente, que ajudou logo na recuperação. Quando é mesmo preciso, uma boa reza e está pavimentado o caminho das pedras).

Ruben Amadorim?

Vá, não sejamos torcidos. Até porque não dá jeito andar descalço com este calor…
Amador ele não é, pois já tem nível de curso para disputar o CNS…

Sim, mas Ruben Semiprofissionalim não soa tão bem…

Ruben Amendoim, para casar com a chegada do ‘peanurs’.

Tenho noção que é possível ver trabalho do treinador independentemente da qualidade dos jogadores… Hoje, ainda não consigo ver esse trabalho por parte do ruben amorim.

E insisto: não quer dizer que não estejamos a meio de um processo e esse trabalho só venha a ser visível na próxima época…

Mas posso dar dois ou três exemplos de trabalho que gostava de ter (ou não ter) visto:

• combinações entre o ala e o extremo… em vez dessas combinações parece que se atrapalham um ao outro, procuram os mesmo espaços, não sabem que movimentos devem fazer, deixam-se encurralar
  • a equipa apresenta muita largura e, normalmente, os alas (um deles) ficam livres durante o processo ofensivo… no entanto, raramente conseguem colocar a bola nesse ala de modo a aproveitar o espaço ouo o 1 vs 1. A bola demora muito tempo a lá chegar por circulação ou então vai por via aérea dando tempo a que a equipa adversária consiga fazer a basculação para esse lado. Parece que a equipa não sabe que tem um jogador completamente solto num dos flancos…
  • no processo defensivo existe por vezes confusão sobre quem deve acompanhar determinado jogador o que resulta em dois jogadores a cairem em cima do mesmo e a deixarem outro jogador livre… no jogo com o porto aconteceu algumas vezes permitindo que o porto conseguisse circular a bola com algum à vontade e conseguisse aproveitar algum espaço entre linhas

Isto não tem a ver com a qualidade dos jogadores mas sim com o trabalho do treinador. A qualidade dos jogadores, por vezes, disfarça o mau trabalho do treinadores.

1 Curtiu

Eu gosto do Rúben Amorim, tbh, tal como até gostava do Keizer. Ele não tem culpa absolutamente nenhuma do dinheiro que custou - essa decisão aberrante e irresponsável não lhe pode ser imputada, isso é com os dirigentes. Não era eu que dava esse dinheiro por ele, claro, mas quem o fez agora têm de o apoiar e dar-lhe as condições devidas. Vou-lhe dar o benefício da dúvida. Gosto das suas ideias e da aposta nos miúdos.

Ora, o Rúben é o quarto (!) treinador da época. Apanha um plantel miserável e entra num momento em que o Sporting ocupa o quarto lugar e, em quatro ou cinco jogos, consegue meter o Sporting de volta no pódio (com a ajuda do mau momento do Braga, mas nunca dependeríamos só de nós próprios). Chegou e fez exatamente aquilo que quase toda a gente pedia por aqui: miúdos da formação lá para dentro.

Olhando para o nosso último 11 inicial, só quatro jogadores tinham mais de 23 anos: Coates, Borja, Ristovski e Sporar, ou seja, dois cepos e uma incógnita. Deste quarteto, só mesmo o Coates se destaca pela qualidade. De resto, havia: o Wendel e o Max, que já estavam na equipa A; quatro miúdos que começaram a época nos sub-23 (Plata, Nuno, Edu e Matheus - sendo que três deles ainda nem 10 jogos fizeram a nível sénior); um gajo que em janeiro até ia para ser emprestado. O treinador quer mexer, olha para o banco e só vê trambolhos e miúdos de 17/18 anos. Não há milagres. Choca assim tanto uma derrota contra um Porto prestes a ser campeão, recheado de jogadores experientes e com um treinador que lá está há 3 épocas? Queremos pedir mundos e fundos ao treinador, mas temos de ter noção daquilo que lhe oferecemos.

Nestas condições, vou-lhe apontar o dedo com que moral?

2 Curtiram

Não, o que estamos a dizer é para quê que foi gastar 14 milhões num aprendiz de pedreiro e depois deu-lhe 3 tijolos para fazer uma casa!!! E o seu concorrente vai gastar menos num empreiteiro muito experiente e ainda vai lhe dar condições para fazer uma mansão.
Ao final vai tudo dar ao mesmo resultado:
Uns dão condições para o sucesso os outros andam a brincar ao futebol, a destruir dezenas de milhões á espera de um milagre.

2 Curtiram

Se for mesmo exigente, eu olho para este plantel e para um onze tipo aproveito:

• Coates

• Nuno Mendes,

• Wendel

• Jovane (gostem muito ou pouco do miúdo, mas jogadores deste perfil fazem estragos na liga…que diga o Porto que vence campeonatos com Maregas).

Depois para um banco de suplentes :

• Maximiano

• Quaresma (este até o posso por no onze, mas terá de elevar o nível que tem demonstrado)

• Acuña (um jogador de qualidade, mas também se é para fazer fretes não está cá a fazer nada)

• Plata (é um grande talento, mas continuo a achar que neste esquema do Amorim um “falso” dez na posição onde o miúdo tem actuado seria bem mais útil).

• Vietto (já sei que 98% do fórum não o aprecia, mas para mim é dos poucos jogadores com talento neste plantel)

O resto não conta para o totobola. Ou por simplesmente serem fracos, ou por outros contextos derivados (existem os Tomás, Joelsons…mas são curtos para este nível ainda).

Num plantel que ronda os 35 jogadores (entre equipa principal e agora muitos destes miúdos que iam actuando nos sub23/juniores) aproveitam-se nove jogadores. E destes nove é altamente discutível que todos tenham qualidade de jogador titular.

É desolador, e demonstrativo da incompetência de quem gere o futebol do clube. Varandas e Viana destruíram quase por completo (faltou o quase, está lá perto) o futebol profissional do clube em quanto o diabo esfrega um olho.

Até um incompetente, ultrapassado e ridículo Sousa Cintra conseguiu montar uma equipa mais competitiva que Varandas (o tal que para ele o futebol é fácil).

A culpa no fim nunca será de Amorim, ou aqueles que o antecederam (com maior ou menor capacidade para o cargo que ocuparam). A culpa é de quem tem tomado decisões que revolvem entre o amador e o aberrante.

2 Curtiram

Contratação - GR
Eduardo Quaresma
Coates
Contratação - DCE
Contratação - MD
Nuno Mendes
Contratação - MC
Wendel
Jovane
Contratação - ED
Contratação - PL

Isto é o mínimo para sonhar em ser campeão. Tudo que não seja isto ou melhor, vamos passar mal.

Completamente de acordo…o Sporting precisa de reforços a sério.

O Hugo Viana disse-me que concorda contigo. Aqui está a resposta dele à tua lista:

Contratação - Adan
Eduardo Quaresma
Coates
Contratação - Feddal
Contratação - Antunes (é suficientemente experiente para fazer de extremo)
Nuno Mendes
Contratação - Adrien
Wendel
Jovane
Contratação - Wilson Eduardo
Contratação - Aquele tipo da Jordânia (acho que é médio, mas experimentamos no ataque para ver se dá)

Gosto do discurso, parece-me inteligente e conseguiu estabilizar a equipa defensivamente, algo que não tínhamos desde o Jesus.
Bastava ter um Bruno Fernandes como os outros tiveram e se calhar ainda íamos ao segundo lugar.
Agora com os jogadores que tem muito faz ele. É medonho…

1 Curtiu

Aguardo que me digam que contratações decentes esta direcção fez. Só para saber se tem cabimento sonhar com campeonatos com onzes onde metade são contratações…

Isso é outra história. Agora tens melhor cá em casa? Não. Vamos assumir que já nem somos candidatos ao título e lutar para não descer? Não.

Vais ver o onze do Benfica do JJ, quantas contratações vai ter. Se não for mais de metade, tens a tua resposta.

Certo, mas vai ver o histórico de contratações de uma direcção e da outra, e do dinheiro que ambas têm para o fazer…