Ruben Amorim - Parte 1

Com este plantel de merda è dificil fazer algo. Olha que esteja envolvido nas escolhas das contratações então assim ja se vai conseguir avaliar melhor!

1 Curtiu

Este tópico já anda num loop, uns dizem que com este plantel não se pode esperar que o Ruben faça alguma coisa e depois vêm outros dizer que o treinador como custou tanto dinheiro tem que ser campeão independentemente do plantel, e vice-versa, já são umas páginas disto.

2 Curtiram

Só um burro, ou o mal intencionado não faz essa mesma analise…o Homem n tem Raphinhas, Bruno Fernandes, Dost, Mathieu…naõ dispensou Matheus Pereira e Demiral e outros…e as pessoas agora querem milagres pq o homem custou muitos milhões…mas o homem pediu para os chulos os contratarem por esse valores?

• Para o ano se avalia, agora é obvio que o Sporting precisa de um plano B…mas não esquecer o Sporting n tem jogadores para plano A, quando mais para B.

Andam aqui a criticar, o plantel e o Mister…mas deviam era criticar.

1 - o Golpista
2 - o lampião do hugo viana
3 - O iluminado do Pzero.
4 - o ancião cintra
5 - os tachistas na pessoa do Sr. manel.
e por arrasto o Keizer e o Silas que foram 2 yes man.

2 Curtiram

Nem mais !
Eu jà tentei dar a minha opinião em relação ao Ruben Amorim, mas o tipo parece ter por aqui uma aura divina. Não se pode criticar nada ! Vamos là ver, não é por se fazer uma ou duas criticas, que eu quero que o homem seja despedido.

O 1°erro crasso foi de o contratar(é a minha opinião, desculpem là, não me batam !), o 2° estamos todos de acordo foi o preço estúpido e irresponsável que se deu ao rival actual(até me doi a alma de escrever isto).

Entretanto faz parte do nosso clube, é o nosso treinador, tem feito bastantes coisas boas, mas deixem a malta ter o seu espírito critico. Somos todos treinadores de bancada, cada um tem a sua opinião.

Não, o Ruben Amorim não é um Deus, a única coisa divina neste tema, é apenas o Sporting !!!
Não, não lhe desejo outra coisa que seja um grande sucesso enquanto estiver no nosso clube. Nem me passa pela cabeça dizer algo tipo Ruben Out, isso reservo-o apenas para os golpistas.

1 Curtiu

Até agora não mostrou nada de especial. Ponto positivo termos lançado alguns jovens de valor (Nuno Mendes, Quaresma precisa de mais testes a sério e por isso ainda não me convenceu) por força das circunstâncias. Vamos ver como corre a próxima época, o sistema táctico e ideias de jogo não me convencem nem me parecem os mais adequados às características dos jogadores que temos. Quanto ao facto de este CD não ter contratado qualquer jogador digno desse nome para a equipa principal até à data só consigo antever um futuro muito negro. Mais uma época que se segue e está perdida logo à partida,

Estão as duas erradas a meu ver, o que também demonstra que isto não foi pensado enquanto projecto para o futebol e que é uma estratégia completamente desequilibrada. Se se gasta 14M com o treinador quanto teriam de gastar para lhe dar o melhor plantel possível com valor para obter resultados desportivos e ter retorno? 50M, 70M, 100M? Segundo a direção e os resultados financeiros, a situação do clube não permite nada disso, logo não é isso.
Potencializar a formação? Não temos assim tantos com potencial (alguns até já saíram do clube) o que quer dizer que resultados desportivos são muito incertos. Resultados desportivos, que neste contexto é ser campeão, e participação na CL são uma obrigatoriedade para o futuro do clube por vários motivos: financeiros diretos, contratos com marcas, venda de GB’s etc. Isto também não é, parece-me: demasiado caro para o risco.
Depois temos o historial de contratações recentes e mais alguns dos rumores das próximas contratações. Poucos ou nenhum encaixa no perfil jogador com potencial para ser valorizado, ou falta qualidade ou foram demasiado caros ou ambos, ou são velhos na fase descendente das carreiras cujo historial diz que não são mais-valias, financeira ou desportiva, ou pior, alguns vão impedir que se aposte em alguns dos jovens da formação.
A minha conclusão: contratar Amorim por este valor foi mais um tiro no escuro com um custo enorme sem qualquer garantia de sucesso, ou uma outra possível explicação, se quisermos ser mauzinhos, o dinheiro foi para untar as mãos a uns quantos.

Qual projecto? O da época passada? O de há 6 meses, o de há 9 meses? Não há projecto sólido e sustentado, desenganem-se. Estamos só a perder tempo.

1 Curtiu

Eu raramente comento no forum (apesar de todos os dias visitar e ler o que foristas com mais experiência e sabedoria futebolistica escrevem), no entanto em relação ao actual treinador R Amorim, acho que a responsabilidade é de todos ( a maior fatia da incompetente direcção de Varandas e do pseudo director Hugo Viana) do treinador e dos jogadores, todos têm a responsabilidade de representar de maneira profissional e digna o Sporting. Dizer que o RA não tem culpa e é o menos culpado, não é verdade. RA soube que vem para um clube da dimensão do Sporting e que subir do 4 para o 3º lugar não chega. Se ele vem sem as exigências minimas para cumprir o desejo de todos os adeptos e a sua ascensão como treinador, então, ou não é profissional ou é inocente e irresponsavel. Mais, quanto a mim, a suposta aposta nos jovens, só se dá como resposta (pré Covid) às pressões dos adeptos com a direcção de Varandas, que não fez mais do que começar a despachar os “jogadores” fracos, que eles próprios trouxeram, “apostando” nos jovens (tal como em R Amorim) como mais um balão de oxigénio para acalmar os adeptos. Até ao final da época R Amorim tem o crédito total e desconto possivel. Na proxima época é exigência máxima. Além de que, pode não ter culpa do valor que custou, mas tem de compreender o esforço e montante envolvido, por isso tem de responder à altura com profissionalismo e honestidade ( exigir os recursos para os quais pode cumprir o objectivo para o qual foi comprado e despendido o valor).

3 Curtiram

Como é óbvio os resultados dependem em grande parte da qualidade do plantel… Agora, há trabalho do treinador que é independente da qualidade do plantel e esse eu ainda não consegui ver… A única coisa que se vê é um novo modelo (o 3x4x3) mas dentro desse modelo não se vê um conjunto de ideias que me faça acreditar que com melhores jogadores a equipa vá ter sucesso.

Por exemplo, com jj (sobretudo na primeira época) ou até mesmo com o marcel keizer percebia-se que havia uma ideia de jogo, que havia um conjunto de rotinas, movimentações, princípios de jogo que faziam sentido… e foi com estes dois treinadores que vi o melhor futebol praticado pelo Sporting nos últimos 15 anos… Com o ruben amorim ainda não consegui ver nada disso. Mas também não o estou a crucificar…

2 Curtiram

Paulo comparar os jogadores que keiser teve à disposição com o que temos atualmente é penoso mas se fores buscar as equipas de JJ então dá vontade de chorar.

Qualquer treinador amador com os planteis de JJ acabaria a frente num campeonato contra o actual Sporting treinado por klop ou Guardiola.

O Sporting actualmente não tem jogadores para mais, temos um plantel bem inferior ao braga e mesmo Famalicão e rio ave têm vários jogadores que seriam titulares de caras cá.

A contratação de RA pelos valores que foram foi criminosa mas olhando para o plantel que ele dispõe dificilmente se lhe pode exigir mais que um quarto va lá terceiro lugar…

2 Curtiram

O orçamento do Sporting é quase o triplo do braguilha:
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/desporto/detalhe/conheca-o-orcamento-de-todos-os-clubes-da-liga-nos
Agora como é que isso é possível com esta equipa:

Mas com este orçamento o mínimo que se pode exigir é um 3° lugar.
Resta saber para onde vai o dinheiro…

Não estou a comparar a qualidade dos jogadores; estou apenas a falar do trabalho do treinador que, na minha óptica, é independente da qualidade dos jogadores… não os resultados: esses são frutos da qualidade do treinador e da qualidade do plantel. Mas eu quando avalio um treinador não o faço pelos resultados mas sim pelo modo como as suas equipas jogam, como evoluem, como se movimentam etc…
ou seja, há treinadores que não ganham nada e percebe-se que são bons treinadores e outros que até ganham alguma coisa mas que é muito mais fruto de um bom momento de um ou outro jogador (e no qual o treinador tem influência sobretudo ao nível da motivação e da confiança…) do que propriamente de uma qualidade de jogo com dedo do treinador.

Eu lembro-me de ver o jj no belenenses e pensar: " este gajo é um treinador do caraças", e o belenenses não ganhou nada e tinha piores jogadores que o actual Sporting, mas quando vês a equipa jogar percebes que os jogadores sabem o que têm de fazer, sabem onde estão os colegas, sabem quando devem fazer pressão, sabem que espaços procurar… depois, podem não ter qualidade, e muito daquilo que é trabalhado não sai a 100% em contexto de jogo, mas até nisso se vê a qualidade do treinador: procura adaptar os seus princípios de jogo aos jjogadores que tem disponíveis e trabalha as suas ideias de modo a que esses jogadores, por mais limitados que sejam, errem o menos possível.

O plantel é fraco, mas o Amorim também. Muitos dirão que é cedo para tirar conclusões destas, mas cá estaremos para ver.

O modelo de jogo dele é muito arrumadinho e modernaço - 3 centrais, sair sempre a jogar de trás, o romantismo bacoco de nunca abdicar do “sistema”, etc. -, mas também é ultra-defensivo, previsível e desprovido de qualquer ideia colectiva de jogo ofensivo.

Principais problemas que aponto e que duvido que o Amorim saiba resolver, uma vez que é ele próprio que os cria: as saídas curtas (e atabalhoadas) faça chuva ou faça sol tornam-nos previsíveis, chamam o adversário e permitem-no pressionar alto e tirar-nos tempo e espaço; os dois médios-centro pouco participam na construção; a equipa está sistematicamente demasiado larga tanto a atacar como a defender (o que isola os jogadores e torna mais fácil anulá-los); os laterais não vêm jogar dentro (o que torna o seu jogo unidimensional e, uma vez mais, acentua o carácter previsível da equipa); não há qualquer capacidade para construir pelo corredor central nem para fazer um único passe de ruptura nessa zona do terreno (preocupante!); por sua vez, o facto de o Sporar não ser um homem-golo nem um avançado com grande presença física também não convida a tentar tirar vantagem de cruzamentos para a área (de qualquer forma, o cientista da bola Amorim deve achar que meter bolas na área já é um conceito ultrapassado e digno de “pedreiros”); os três da frente (nem devia contar com o Sporar, porque a esse há um mês que não chega uma bola em condições) só desequilibram através de acções individuais. Para já não falar, claro, do excesso de homens lá atrás (totalmente injustificado quando os minutos vão passando e não só ainda não marcámos como não criámos ocasiões) e a consequente inferioridade numérica gritante no ataque - ainda mais alarmante tendo em conta que, em Portugal, 90% das equipas só defendem.

Para já, a maior qualidade do Amorim é mesmo a boa imprensa que tem. Até agora os golos têm caído do céu, mas isso também se esgota. Há muito tempo que já não espero nada do Sporting mas, mesmo assim, ele e a equipa conseguiram surpreender-me pela negativa agora nestes jogos fáceis antes do porto. Conto pelos dedos de uma mão as boas jogadas colectivas que fizemos em todas essas jornadas.

É certo que a contratação de jogadores mais aceitáveis (o que está longe de ser um dado adquirido…) pode atenuar tudo isto, mas duvido muito que contribua para inverter esta tendência. Embora deseje obviamente estar errado, tudo me leva a crer que o Amorim é mais um flop que pouco durará.

5 Curtiram

A direcção devia estar à espera que ele colocasse o entulho que contrataram a jogar à bola, um gajo com uma dúzia de jogos como treinador.
Se é verdade que sem ovos não há omoletes, duvido muito que o RA seja o génio que alguns apregoam.

O Sporting gastou em contratações mais de 50M. Gasta por época mais de 60M em salários. Pagou 14M por um treinador.

E o plantel não presta? Não chega para um 3º lugar descansado?

O amorim pode ser muito bom como pode ser mais um petit ou lito Vidigal, com esta direção terá dificuldades acrescidas para mostrar valor.

Para a minha exigência não, não presta. É aliás uma autêntica bosta e só tem dois ou três titulares a sério.

Agora falando de forma geral.

Para a avaliação o valor que se paga pelos jogadores ou pelo treinador é irrelevante na hora de os analisar, o Slimani custou 300 mil euros e dá dez a zero ao Sporar. O Sporting gastou vinte milhões entre Doumbia, Sporar, Camacho e Rosier, isso não faz deles bons jogadores nem faz do nosso plantel melhor que outros.

O Ruben custou 14M e então?

Amanhã vou contratar um pedreiro qualquer para me fazer uma casa mas só lhe vou dar três tijolos e uma saca de cimento. Ele que se amanhe então, eu contratei-o, estou-lhe a pagar, ele que por magia multiplique os tijolos e faça cimento com terra que eu quero a casa pronta para o mês que vem. :joy::joy::joy::joy:
É este o estado do fórum e o nível de debate. :joy::joy:

2 Curtiram

Então mas se o pedreiro acha que não consegue fazer o serviço e não tem condições, tem bom remédio…

O que estão a dizer aqui não é se o Ruben realmente acredita ou não que pode ser campeão.

O que estão a dizer é que o Pedreiro vai ter de fazer a casa na mesma. Mesmo que na terra ao lado esteja um pedreiro, onze serventes, três betoneiras, um camião etc etc. não importa, a casa dele vai ter de ser melhor.

Lutar pelo título vai mesmo ter de fazer, se não lutar é um fracasso. Fracasso gigante se tivermos em conta o preço.

Agora se o Amorim fizer uma época ao nível da primeira do Jesus e perder o campeonato por 2 pontos, eu fico fodido na mesma, mas dou-lhe o desconto. E aposto que a esmagadora maioria também vai dar.

Ou se ficar perto e houver mais uma roubalheira à antiga que nos afaste do título, e vouchers e e-mails e afins.

3 Curtiram

tens noção de que a forma como as equipas jogam, como evoluem, como se movimentam, está directamente ligada à qualidade dos jogadores, não tens? sabes que a qualidade dos jogadores não se avalia apenas com a bola nos pés, mas em todas essas vertentes também.
a inteligência, a movimentação, a ocupação de espaços e até a forma como treinam também distingue um bom dum mau jogador.

e, insisto, não estou com isto a fazer do Amorim o treinador que não é. mas anda-se aqui a bater num ceguinho, quando a cacetada devia cair noutro.
teremos tempo e oportunidade de voltar a este, não tenho grandes dúvidas.

1 Curtiu