Caros foristas, nao sei bem onde meter este tópico, mas alguem me podia explicar como foi a passagem de Frank Rijkaard, como jogador pelo SCP! Descobri isto no site Zerozero e estou bastante admirado!
O Rijkaard foi efectivamente do Sporting, contratado pelo Jorge Gonçalves.
Acontece que a assinatura do contrato foi feita fora dos prazos legais, e, como tal, não pode ser inscrito.
Daí a aparecer o convite do Milan, que já tinha conseguido o Gullit e o Van Basten, foi um tirinho.
O que eu sei é que na altura, fui a Alvalade com o meu pai só para ver o grande Rijkaard. Cheguei a apertar-lhe a mão sem saber quem ele era na verdade. Só sabia que era um grande jogador que vinha para o Sporting… mas que afinal não ficou mais do que um dia ou lá o que foi.
Era um trunfo do bigodes se bem me lembro. Aquele pulha >:D
Como já sou algo cota, ainda me lembro relativamente bem da situação. O contrato assinado entre o Sporting e o rijkard foi feito em tempo útil, acontece é que os documentos provenientes do Ajax já chegaram após o fecho das inscrições, pelo que o Silva Resende presidente da federação da altura, não permitiu a inscrição o jogador. É a merda da postura certinha dos Sportinguistas, pois o Silva Resende até sócio é. Já quando o João Pinto andou fugido do Benfica o porco do presidente da epoca esticou o prazo o que foi preciso para ele ser inscrito, mas isso já se está à espera.
Foi isso mesmo. Ainda se tentou que dobrassem as regras, e na altura até se dizia que era importante pró futebol português ter tamanha vedeta a jogar cá.
Mas ficamos a ver navios. Tirando o bigodes, que deve ainda ter feito uns trocos valentes ao vedê-lo ao Milan.
Ele basicamente arrumava tudo quem lhe aparecia à frente! Era uma máquina dum jogador! Lembro-me de o ver a brilhar em Itália já no final do seu trajecto e de o ver comandar o Ajax ao título da Taça dos Campeões! Era puto, mas ficou-me na memória um jogador que não só limpava a defesa toda, como saía a jogar e a comandar a equipa com grande classe!
Não está mal, não, mas era mesmo dos nossos era se tivessem permitido a sua inscrição e se nos tivesse dado algum título. O que, pelo que me contam do jogador Rijkaard, que vi poucos anos a jogar, era perfeitamente possível.
então peço desculpa! foi o que encontrei no site Zerozero… isto tudo surgiu numa ‘discussão’ entre mim e um familiar, onde ele me dizia que o senhor Rijkaard era do Barcelona e eu dizia que era do Milan, depois fui ver o histórico e descobri isso do SCP!
Não era o caso de dar nas vistas, porque o rijkaard quando veio para o sporting já era um jogador de topo, sobejamente conhecido e já na altura de um nivel elevado demais para o nosso campeonato,dai o furor que causou a sua contratação,era como se nos aparecesse agora alguem com um jogador do nivel de um sneijder ou van der vaart ou talvez com mais projecção ainda…
Tens toda a razão, até porque o objectivo era essencialmente que ele nos resolvesse os graves problemas de liderança a meio campo que a equipa tinha na altura e no máximo fazia o resto da época e a seguinte e mesmo assim tenho algumas duvidas de que fizesse a seguinte…
Retirado do livro “Caretas do Sporting” que, apesar de parecer muito infantil, tem alguma história que desconhecia e de grande interesse, bem como algumas estórias que me deixaram orgulhoso. Em relação ao episódio Rijkaard, Luís Miguel Pereira escreve isto (página 32):
Franklin Edmundo Rijkaard, de seu nome, seria a primeira unha do novo presidente [Jorge Gonçalves]. Estrela cintilante da selecção holandesa e uma das mais valiosas pérolas do Futebol Europeu, queria abandonar o Ajax. Jorge Gonçalves aterrou com ele em Outubro de 1987 no aeroporto de Lisboa. No dia seguinte mostrou-lhe o treino do Sporting. Mas, nesse mesmo dia, o Ajax ordenou o regresso à base. E a novela começou: Em Dezembro, o negócio parecia fechado; Em Janeiro, o Ajax negava o acordo e pedia mais dinheiro; Jorge Gonçalves anunciava a chegada do jogador; AC Milan e Juventus mostravam interesse.
Finalmente, em Fevereiro de 1988, Rijkaard dava corpo à promessa de Gonçalves e chegava a Lisboa. Treinou, mas nunca jogou. Versão Oficial: a Federação Portuguesa de Futebol não permitia a sua utilização. Silva Resende, então presidente da FPF haveria de confessar anos mais tarde que tudo não passou de uma encenação e que nunca existiu processo de transferência em curso.
Sentido e triste, Rijkaard rumou ao Zaragoza, para não perder lugar no EURO-88. Quando a prova começou, já o internacional holandês tinha assinado pelo AC Milan. O Sporting acabou por lucrar cerca de 750 mil Euros com o episódio