Rijkaard no SCP

Caros foristas, nao sei bem onde meter este tópico, mas alguem me podia explicar como foi a passagem de Frank Rijkaard, como jogador pelo SCP! Descobri isto no site Zerozero e estou bastante admirado!

1994/95 HolandaAjax
1993/94 HolandaAjax
1992/93 ItáliaMilan
1991/92 ItáliaMilan
1990/91 ItáliaMilan
1989/90 ItáliaMilan
1988/89 ItáliaMilan
1987/88 ItáliaMilan
1987/88 PortugalSporting
1986/87 HolandaAjax
1985/86 HolandaAjax
1984/85 HolandaAjax
1983/84 HolandaAjax
1982/83 HolandaAjax
1981/82 HolandaAjax
1980/81 HolandaAjax

Ao que sei não jogou nenhum jogo, veio e foi depressa vendido ao Milan. Se souberem promenores gostava de saber.

Franck Rijkaard aterrou em Lisbou, deu meia volta e rumou a Mlão…

Porque que não foi directamente vendido ao Milao?

O Rijkaard foi efectivamente do Sporting, contratado pelo Jorge Gonçalves.
Acontece que a assinatura do contrato foi feita fora dos prazos legais, e, como tal, não pode ser inscrito.

Daí a aparecer o convite do Milan, que já tinha conseguido o Gullit e o Van Basten, foi um tirinho.

O que eu sei é que na altura, fui a Alvalade com o meu pai só para ver o grande Rijkaard. Cheguei a apertar-lhe a mão sem saber quem ele era na verdade. Só sabia que era um grande jogador que vinha para o Sporting… mas que afinal não ficou mais do que um dia ou lá o que foi.

Era um trunfo do bigodes se bem me lembro. Aquele pulha >:D

Antes ou depois do periodo de transferencias?

Como já sou algo cota, ainda me lembro relativamente bem da situação. O contrato assinado entre o Sporting e o rijkard foi feito em tempo útil, acontece é que os documentos provenientes do Ajax já chegaram após o fecho das inscrições, pelo que o Silva Resende presidente da federação da altura, não permitiu a inscrição o jogador. É a merda da postura certinha dos Sportinguistas, pois o Silva Resende até sócio é. Já quando o João Pinto andou fugido do Benfica o porco do presidente da epoca esticou o prazo o que foi preciso para ele ser inscrito, mas isso já se está à espera.

Foi isso mesmo. Ainda se tentou que dobrassem as regras, e na altura até se dizia que era importante pró futebol português ter tamanha vedeta a jogar cá.

Mas ficamos a ver navios. Tirando o bigodes, que deve ainda ter feito uns trocos valentes ao vedê-lo ao Milan.

Depois foi para o milan para f*** o slb na final da champs! AHAHA! é do nossos o homem:D

[i]Edit: Atenção à linguagem. ;D :hand:

zé carlos[/i]

Ele basicamente arrumava tudo quem lhe aparecia à frente! Era uma máquina dum jogador! Lembro-me de o ver a brilhar em Itália já no final do seu trajecto e de o ver comandar o Ajax ao título da Taça dos Campeões! Era puto, mas ficou-me na memória um jogador que não só limpava a defesa toda, como saía a jogar e a comandar a equipa com grande classe!

Não está mal, não, mas era mesmo dos nossos era se tivessem permitido a sua inscrição e se nos tivesse dado algum título. O que, pelo que me contam do jogador Rijkaard, que vi poucos anos a jogar, era perfeitamente possível.

Antes de ir para o Milan, ainda jogou uma época no Saragoça.

exacto, isso está errado. O Rijkaard jogou uma época no Zaragoza e depois então, rumou ao Milan.

então peço desculpa! foi o que encontrei no site Zerozero… isto tudo surgiu numa ‘discussão’ entre mim e um familiar, onde ele me dizia que o senhor Rijkaard era do Barcelona e eu dizia que era do Milan, depois fui ver o histórico e descobri isso do SCP!

Não se iludam,mesmo que fosse inscrito dava nas vistas e ia logo embora passados uns tempos…digo eu.

Não era o caso de dar nas vistas, porque o rijkaard quando veio para o sporting já era um jogador de topo, sobejamente conhecido e já na altura de um nivel elevado demais para o nosso campeonato,dai o furor que causou a sua contratação,era como se nos aparecesse agora alguem com um jogador do nivel de um sneijder ou van der vaart ou talvez com mais projecção ainda…

Mas provavelmente era logo vendido,foi isso que eu quis dizer.
No entanto preferia é óbvio que ele tivesse ficado no Sporting. :slight_smile:

Tens toda a razão, até porque o objectivo era essencialmente que ele nos resolvesse os graves problemas de liderança a meio campo que a equipa tinha na altura e no máximo fazia o resto da época e a seguinte e mesmo assim tenho algumas duvidas de que fizesse a seguinte…

Retirado do livro “Caretas do Sporting” que, apesar de parecer muito infantil, tem alguma história que desconhecia e de grande interesse, bem como algumas estórias que me deixaram orgulhoso. Em relação ao episódio Rijkaard, Luís Miguel Pereira escreve isto (página 32):

Franklin Edmundo Rijkaard, de seu nome, seria a primeira unha do novo presidente [Jorge Gonçalves]. Estrela cintilante da selecção holandesa e uma das mais valiosas pérolas do Futebol Europeu, queria abandonar o Ajax. Jorge Gonçalves aterrou com ele em Outubro de 1987 no aeroporto de Lisboa. No dia seguinte mostrou-lhe o treino do Sporting. Mas, nesse mesmo dia, o Ajax ordenou o regresso à base. E a novela começou: Em Dezembro, o negócio parecia fechado; Em Janeiro, o Ajax negava o acordo e pedia mais dinheiro; Jorge Gonçalves anunciava a chegada do jogador; AC Milan e Juventus mostravam interesse.

Finalmente, em Fevereiro de 1988, Rijkaard dava corpo à promessa de Gonçalves e chegava a Lisboa. Treinou, mas nunca jogou. Versão Oficial: a Federação Portuguesa de Futebol não permitia a sua utilização. Silva Resende, então presidente da FPF haveria de confessar anos mais tarde que tudo não passou de uma encenação e que nunca existiu processo de transferência em curso.

Sentido e triste, Rijkaard rumou ao Zaragoza, para não perder lugar no EURO-88. Quando a prova começou, já o internacional holandês tinha assinado pelo AC Milan. O Sporting acabou por lucrar cerca de 750 mil Euros com o episódio