Se bem que o Silva Resende disse isso, mas já ouvi versões que diziam que os dirigentes da FPF é que não quiseram aceitar a inscrição, enfim…é o Sporting. Quanto ao “lucro” é que não deve haver dúvidas…para o Sporting não deve ter ido.
A propósito: alguém leu o livro sobre o Bigodes?
Quanto ao Rijkaard, foi emprestado ao Zaragoza para ter rodagem para se sagrar campeão europeu em 1988 na Alemanha e acabar onde todos diziam que ia acabar: no Milan para fazer o trio holandês «Ri-Va-Gu».
Por falar em acabar, como foi dito, acabou também por marcar o golo da vitória do Milan sobre o Benfica na última final europeia perdida…
Rijkard já era nessa altura um dos melhores jogadores do mundo. Nada a ver com os citados. Todo o processo retrata a debilidade institucional do Sporting no meio desportivo. Que continua nos nossos tempos, não se iludam! Não se trata apenas de ter sportinguistas nos lugares de topo. Veja-se o processo que se arrasta na CM de Lisboa onde não têm faltado “sportinguistas” na presidência.
SE jogou no Saragoza foi por empréstimo do Milan, porque ele depois de ter tirado umas fotos com a camisola do Sporting com um boneco de um leão e tudo, foi contratado pelo AC Milan.
Era realmente já 1 grande jogador, talvez superior ao que são agora estes 2 jogadores(não consegui arranjar melhor termo de comparação)mas a grande notoriedade viria depois no milan e na selecção holandesa.
Ressuscitando este tópico, um familiar disse-me que tem a certeza que o Rijkaard vestiu a camisola do SCP, num amigável e que foi um trunfo de Jorge Gonçalves para ganhar as eleições, mas assim que as ganhou fez o favor de o despachar! Pulha!
Lembro-me das famosas unhas do JG, mas não tenho ideia de o Rijkaard ter vestido, num amigável que fosse, a camisola do SCP. Penso que na altura ficou claro para toda a gente, assim que se soube da sua contratação, que Lisboa seria apenas uma passagem…
Não vestiu a camisola do SCP (a não ser a dos treinos). Foi emprestado ao Zaragoza e depois foi para o Milan. Todos sabiam que estaria aqui só de passagem. Foi um “trunfo” eleitoral mas não da forma que dizes. Serviu para dar impacto, mas depois acabou por não poder ser inscrito…e foi despachado.
Eu tenho a ideia q o Ajax demorou preposito para q ele n podesse jogar contra eles.
Se n estou enganado eles forem os nossos 1 adversarios na uefa dessa epoca.Msm assim eliminamos ao vencer os 2 jogos. 0-1 la e 4-2 em Lisboa se n me recordo mal…
Esses jogos com o Ajax foram 4-2 em casa e 2-1 fora. Ambos vitórias. Os golos fora foram obra de Silas (um chapelaço ao Menzo) e do…Rui Maside.
Nessa época 88/89 já o Frank Rijkaard, campeão europeu pela Holanda no Euro 88 da Alemanha, se juntava aos seus 2 compatriotas Gullit e Van Basten no AC Milan após ter cumprido 11 jogos no Zaragoza por forma a não falhar a competição.
Lembro-me como se fosse hoje. Estava a sair de um treino de râguebi no Estádio Universitário e fui comprar a Bola (formato antigo)no quiosque que há (havia) lá à frente. Nem queria acreditar quando vejo na 1ª página a fotografia de um gajo de bigodes enormes a dizer que tinha 300 mil contos para dar pelo Rijkaard e oferecê-lo ao Sporting.
A partir desse dia as notícias eram diárias. Ficou toda a gente à espera de uma célebre garantia bancária que haveria de chegar ao Ajax de modo a que os holandeses libertassem o jogador.
Como na altura não havia internet o pessoal papava tudo (jornais, Bola Branca, etc.) e era sempre a mesma história: a garantia chegava amanhã; o jogador já tinha as malas feitas, mas no final… nada.
Um dia cheguei a perguntar da janela do carro ao Dias Ferreira:
Então, Doutor? O Rijkaard não vem?
Eh pá, isso queria eu saber.
Acabou por ser num programa de televisão da RTP1 (o Remate, lembram-se?) que, ao final da noite, anunciaram que a garantia tinha chegado e que o jogador ia chegar para assinar. Lembro-me que no outro dia acordei mais cedo para ir às bancas dos jornais confirmar. E aí estava: RIJKAARD LEÃO!
Chegou passado 1 dia ou 2 e o aeroporto estava à pinha. Lembro-me de 2 imagens: o jogador com um leão de peluche na mão e o Dias Ferreira abraçado ao Jorge Gonçalves a chorar como uma criança.
Vi o 1º treino dele no relvado principal e lembro-me do murmúrio e das palmas que sairam da bancada quando o gajo atira uma bomba à barra da baliza sul.
A partir daí foi aquilo que já contaram. O atraso na inscrição, a recusa do Silva Resende, a revolta do pessoal… o que é certo é que o holandês não fez 1 minuto de jogo por nós e foi para o Zaragoza e depois para o Milan.
O que é certo é que se deu então início à era Bigodes. Andava tudo louco com as unhas que chegavam todos os dias à Portela. Cada dia uma novidade. E das boas. Um dos 3 melhores :o guarda redes do mundo, Rodolfo Rodriguez, o Carlos Manuel, o Eskilsson, 2 internacionais brasileiros, Douglas e Silas (que o pessoal só conhecia da revista Onze) e mais, muito mais. Até foi buscar um tal de José Bonetti, um brasileiro que vinha da FIFA para ser o Director do Departamento de Futebol e que foi apresentado como um quadro de enormíssima qualidade (não valia um chavo)…
Enfim, entusiasmei-me de tal maneira que acabei por colaborar na campanha do Bigodes activamente (fui eu que fiz as letras para a sede da campanha : : ::)) e na noite das eleições fui com um amigo, às tantas da manhã :wall:, à Travessa da Queimada buscar em 1ª mão A Bola e fomos madrugada fora, a pé, ao Hotel Altis onde estavam todos os corpos sociais recém eleitos sentados em círculo no hall principal, e entregámos, qual troféu, o dito jornal nas mãos do Bigodes.
Enfim, loucuras de um puto mas, realmente, tudo começou com o Rijkaard.
Já agora: isto não deveria estar noutro quadro? Tipo Redacção do Sporting? É que e tem pouco de actual…