Ricardo vitima ou vilão

O Ricardo sempre me provocou um sentimento dúbio, pois se por um lado sentia a injustiça de que ele era vitima por parte da comunicação social, principalmente dos apaniguados do borboleta do VB, por outro lado o Ricardo nunca me inspirou qualquer tipo de segurança…
Talvez levado por um sentimento de solidariedade, fui esquecendo e minimizando os frequentes erros que nos custaram, Campeonatos, Taça UEFA, apuramento para a Liga do Campeões de 2005/2006.
Hoje tenho de dizer basta!!! :evil:
Estou farto :!:
Gostava que os meus colegas do forum me dissessem 1 jogo deste ano em que o Ricardo não cometeu 1 erro pelo menos. Só peço 1 jogo!
Sempre ouvi dizer que o GR de uma equipa grande tem de garantir alguns pontos (vidé hoje o Helton), o Ricardo não só não garante como nos retira :shock:
Talvez seja altura de jogar o Piago que falha de 5 em 5 jogos, portanto com uma muito melhor performance 8)
Já agora que opinião têm do Rui Patrício, estará ele preparado?

Sempre o defendi, mesmo até ao limite. Defendi-o tantas vezes em tantas conversas, acreditei que ia endireitar, mas estou farto, FARTO!!

Farto de sentir o coraçao parar cada vez que um cruzamento vai para a área, farto de sentir o estádio gelar em cada canto, farto de suspirar de alívio em cada cruzamento mal feito ou que o Ricardo resolve. Farto de ter a clara noçao que perdemos mais pontos por culpa dele dos que os que ganhamos.

Acho que chegou a altura de dizer Basta!! Eu nao bato mais palmas a um jogador que nos tem custado títulos.

Sempre o defendi, mesmo até ao limite. Defendi-o tantas vezes em tantas conversas, acreditei que ia endireitar, mas estou farto, FARTO!!

Farto de sentir o coraçao parar cada vez que um cruzamento vai para a área, farto de sentir o estádio gelar em cada canto, farto de suspirar de alívio em cada cruzamento mal feito ou que o Ricardo resolve. Farto de ter a clara noçao que perdemos mais pontos por culpa dele dos que os que ganhamos.

Acho que chegou a altura de dizer Basta!! Eu nao bato mais palmas a um jogador que nos tem custado títulos.

De acordo.

será uma grande coincidência este thread surgir exactamente após vermos “aquele guarda-redes que ninguém queria no lugar de Ricardo” fazer mais uma exibição de classe mundial nas Antas? :twisted:

Pois é… que certos adeptos nada pesquem de bola ainda se aceita, afinal somos adeptos, agora que em Alvalade se durma é que é imperdoável. Tivemos a oportunidade de o vender para inglaterra e ir buscar este a Leiria. Não quisemos. Hoje estariamos calçadíssimos e os outros provavelmente não.

Enfim… é a história do Sporting de há uns anos para cá.

será uma grande coincidência este thread surgir exactamente após vermos "aquele guarda-redes que ninguém queria no lugar de Ricardo" fazer mais uma exibição de classe mundial nas Antas? :twisted:

Pois é… que certos adeptos nada pesquem de bola ainda se aceita, afinal somos adeptos, agora que em Alvalade se durma é que é imperdoável. Tivemos a oportunidade de o vender para inglaterra e ir buscar este a Leiria. Não quisemos. Hoje estariamos calçadíssimos e os outros provavelmente não.

Enfim… é a história do Sporting de há uns anos para cá.

Mas foi uma questão de se andar a dormir ou de “maior” poder financeiro e antecipação do Porto?

Mauras, só falhaste numa coisa.

Segundo sei, o Sporting bem o quis despachar para qualquer lugar. Proposta é que nem vê-las. Nem de Inglaterra.

Não percebo bem o que é que pretendem… querem o Tiago à baliza? :shock:

Não percebo bem o que é que pretendem... querem o Tiago à baliza? :shock:

Claro. Afinal pior que o Ricardo só o Costinha (e mesmo assim…). Ou então o Nelson de volta.

Não sei,será que faria pior?

Podia-se pôr o miudo a jogar (que raio, ando mesmo esquecido. Só vem-me à cabeça o Felgueiras).

Mas era ainda melhor ideia neste dois mesitos que tempos pela frente encontrar uma novidade para dia 1 do novo ano.

Ricardo é um bom guarda-redes a jogar entre os postes e perto da excelência a jogar com os pés. Infelizmente, para ele e para nós, a sua grande pecha é quando sai dos postes. Neste aspecto compromete bastante e tem-nos custado bastantes pontos.

Não duvido que ele consiga mudar este aspecto, mas se calhar implicaria uma mudança de treinador de gr ou mesmo de ares, não sei. O que salta à vista é que ano após ano voltamos sempre a falar dos mesmos problemas.

De qualquer forma continuará a levar com o meu apoio nos jogos do SCP, porque a verdade é que já nos enterrou algumas vezes, também nos salvou outras tantas. Por isso, enquanto não vier um gr estrangeiro, com categoria qb, continuo a apostar nele. :arrow:

o Ricardo ja nao tem emenda… o rapaz e’ fraco a sair a cruzamentos e continuara a sê-lo, como tal vao-se habituando, como ate hoje, a fechar os olhos nesses momentos

Eu queria mesmo era o Rui.

Ricardo é um bom GR, que nem é vítima nem réu.

Tem é azar de que quando tem azar num jogo (com FCP) em dez partidas disputadas, todos esquecem o que de bom fez no passado.

Helton falhou em Braga num remate de longe e ninguém disse nada.
Hoje fez duas defesas normalíssimas em dois remates à figura, mas consideradas de classe mundial.

Aposto que se o 1º golo do Katsuranis fosse contra Ricardo teria sido considerado “mal batido”.

O Ricardo foi um guarda redes que eu apoiava no inicio, pois vinha de um boavista campeão e sempre o achei um bom guarda redes, mas a verdade é que ia dando os seus franguinhos de vez em vez, mas sempre apoiava o raio do homem. Conseguiu calar os meus amigos benfas no europeu e no mundial, levando o homem a um patamar nunca antes atingido e por isso quando voltasse é realidade a queda iria ser muito maior, quando se sobe muito cai-se ainda mais e foi isso que aconteceu com Ricardo.

O Ricardo foi levado ao estrelato pela nossa comunicação social, e foi levado a uma vitimização também pela comunicação social, o que é certo é que desde esta época e desde há muito tempo mesmo o Ricardo corta totalmente a respiração aos adeptos sempre que cruzam para a nossa área, e será que o nosso treinador de guarda redes nunca o conseguiu fazer crer que ele de facto é muito mau neste aspecto? Por outro lado tem duas grandes capacidades, defende bem entre os postes e tem uns pés magnificos, que diga-se de passagem já nos deus algumas vitórias, mas neste momento de facto não há mais tolerância.

Posso dizer aqui uma excelente exibição de Ricardo esta época e que já vi um elemento querer saber que foi contra o Spartak de Moscovo, lembram-se ? Eu lembro-me perfeitamente das grandes defesas que teve, mas lá está, nesse jogo não teve de levar com cruzamentos praticamente nenhuns, apenas jogando onde ele sabe bem que é entre os postes. Eu sempre o defendi, mas neste momento não posso defender mais, porque é maior o número de vezes que ele nos prejudica do que o numero de vezes que ele nos ajuda, e isto numa posição tão importante como é o guarda redes.

Tenho a sensação de que o Sporting nunca vai libertar o Ricardo, porque criou-se um clima pós-Mundial com o Ricardo que agora uma venda do grande guarda redes da selecção vai ser um crime para quem não é do Sporting. Agora também realçando outra questão, o Ricardo é um guarda redes mediano e isso para uma equipa como o Sporting não pode acontecer no entanto não temos mais nenhuma alternativa, e acho impressionante quando comparam o Tiago com o Ricardo, não tem ponta por onde se lhe pegue. Dizem-me Rui Patricio, mas acho muito cedo para um jovem com a idade dele subir assim ao estrelato tão depressa e vejam o que aconteceu com o Rui Nereu, mas pronto como é do benfas irão disser que é uma merda, mas se calhar não conseguiu aguentar a forte pressão que tinha nas mãos.

Pede-se um guarda redes no natal e um numero 10. Não quero mais nada, só desejo estes dois jogadores que saibam fazer a diferença do resto do grupo, porque são duas posições muito importantes e que necessitam urgentemente de ser melhoradas.

barbosa, vê lá com que idade o Casillas foi lançado.

Escusavam de abrir um novo, vão lá buscar um bem antiguinho com algumas 2345 páginas que poupam trabalheira…

Quanto ao tema… :arrow:

barbosa, vê lá com que idade o Casillas foi lançado.

Não digo que seja um factor determinante, nunca considerei o lançamento de bons jogadores um mau método, no entanto, talvez por não conhecer o Rui Patricio e por não conhecer as suas reais capacidades me sinta ligeiramente inseguro com a possibilidade de podermos vir a ter a nossa baliza um jovem que se não me engano tem 19 anos. É cedo, mas não é crime, mesmo assim prefiria a contratação de um bom guarda redes que pudesse realmente fazer a diferença em relação a Ricardo e que nos desse reais garantias na baliza.

Não duvido que Rui Patricio seja bom, mas a cabeça de os jovens que são lançados em tão tenra idade, varia de jovem para jovem e por exemplo podemos ver um Moutinho que agarrou esta equipa do Sporting e que neste momento é o nosso simbolo e podemos ver um Nani que se dislumbrou com todo o mediatismo que lhe possam dar. É um universo no qual nunca obtemos respostas, mas a minha confiança iria mais para um guarda redes internacional

A primeira imagem que retenho de Ricardo é a de uma final de Taça contra os orcs em que, nos últimos segundos de jogo e com o Boavista a ganhar por 3-2, trocou as mãos num remate de longe, a bola encaminhava-se para dentro da baliza e, à última hora, fez um efeito contrário…. Na bancada, o Major, lívido, mordia furiosamente o charuto à beira de uma apoplexia… :twisted:

Depois, nos anos seguintes, continuava-me a parecer incompreensível como é que o Jaime Pacheco apostava em Ricardo em detrimento do William – um GR não muito brilhante, mas, aparentemente, menos irregular que Ricardo.

As duas últimas épocas no Boavista pareceram dar completa razão ao Jaime Pacheco na sua aposta. Apesar de um ou outro lapso comprometedor (lembro-me assim de repente de uma frangada contra o Porto, nas Antas, golo, salvo erro, do Clayton), a verdade é que Ricardo contribuiu de forma decisiva para as duas melhores épocas de sempre do Boavista, tanto ao nível nacional, como internacional. De igual modo, teve um papel importante (por exemplo, no jogo em Chipre quando perdíamos 1-0) na qualificação de Portugal para o Mundial de 2002. O jogo treino contra o Brasil de Scolari foi, na prática, um duelo dos R’s brasileiros (Ronaldo, Ronaldinho, Roberto Carlos, …) contra o R’icardo português (daí que nunca me surpreendesse a posterior aposta de Scolari em Ricardo quando veio treinar a Selecção Portuguesa…).

No Mundial de 2002, o que fizeram a Ricardo foi inqualificável… A forma como a panelinha de balneário “Amigos do Baía”, em conjugação com a comunicação social, colocaram VB na titularidade foi inacreditável. Claro que os resultados ficaram bem à vista, com o VB a ser, sem dúvida para ninguém, um dos principais responsáveis pela eliminação portuguesa na primeira fase – “inesquecível” a sua exibição contra os Estados Unidos. :evil:

A partir da chegada de Scolari e da sua aposta em Ricardo (então já GR do Sporting), este passou a ser um alvo a abater por parte da generalidade da comunicação social desportiva: a norte, por parte das “viuvinhas” do Baía e, a sul, pelas circunstâncias que rodearam a sua transferência para o Sporting em detrimento dos orcs…

Infelizmente, Ricardo não conseguiu lidar, nem muito menos resistir, a essa pressão. Sendo muito bom a jogar com os pés e dentro dos postes, revela uma falta de confiança confrangedora, sobretudo, em jogadas aéreas fora dos postes… Por vezes, parece ter medo de chocar com os avançados com o tradicional joelho à frente com que todos os GR se defendem… Essa insegurança congénita estende-se, progressivamente, a toda a equipa, que treme em cada jogada de bola parada ou se o adversário começa a alçar bolas para a área. Os centrais começam a refugiar-se na linha de pequena área pois nunca sabem se Ricardo vai ou não sair e, em caso afirmativo, se essa saída vai ser ou não bem sucedida… :shock:

A verdade é que, como já aqui foi assinalado, erros sucessivos contribuíram de forma irreparável para perdas de títulos ou para o não acesso à Liga dos Campeões. Mesmo que continue a achar que o Luisão fez falta no famoso golo – como disse certa vez o Aurélio Pereira é fisicamente impossível um GR saltar verticalmente em direcção à bola e cair de costas sem ser tocado – a verdade é que um GR com a experiência de Ricardo num jogo decisivo fora, ainda mais apitado pelo amigo Paraty, devia saber que nunca poderia arriscar num lance como aquele. Contra o CSKA, penso que em dois dos golos – sobretudo no primeiro, Ricardo poderia ter feito algo mais. Contra a Udinese, mesmo severamente penalizados pela arbitragem nos dois jogos, a verdade é que aquele segundo golo em Itália não lembra ao diabo… :wall:

O início da época passada foi horrível. Ricardo parecia competir semanalmente com o VB pelo galardão do pior GR português. A comunicação social comemorou a sua vitória – pasme-se até com aberturas de Telejornais - quando Peseiro :twisted: anunciou um período de repouso para Ricardo.

Seja pela confiança incutida por Paulo Bento, seja pelo novo treinador de GR, seja pela continuidade da aposta sem reservas de Scolari, Ricardo, parecia, na época pós-Peseiro, ter recuperado a sua confiança, sendo decisivo para a segurança defensiva que a equipa exibiu na segunda volta do campeonato anterior (embora com um ou outro lapso que por sorte não nos ocasionou nenhuma perda de pontos - por exemplo, cerca de um erro por jogo em cruzamentos, frangada em Vila do Conde, …). No Mundial 2006, à excepção do primeiro golo contra a Alemanha, esteve num nível de segurança muito elevado e efectuou um jogo perfeito (mais um, depois do Euro 2004) contra Inglaterra – daqueles feitos que daqui a 30 anos ainda todos nos havemos de lembrar e dos tais momentos decisivos que VB, com muito mais títulos e CV, nunca teve na sua carreira. Porventura de forma excessivamente cínica ou talvez porque nunca confiei demasiado nas capacidades de Ricardo, lembro-me bem do sms que enviei a um amigo meu nessa noite memorável: “É desta que o conseguimos despachar para Inglaterra”… :lol:

Infelizmente, tal não veio a suceder, para mal dos pecados de Ricardo e também do Sporting. Agora, o Ricardo do início da época passada parece estar de volta e, com ele, a insegurança – para não dizer o pânico, o horror,… - defensivo em jogadas de bola parada (embora também contribua para tal a baixa estatura média da nossa equipa). Os outros jogadores e também a maioria dos adeptos sente o coração acelerar em cada canto, livre ou cruzamento sobre a nossa área. É desta que ele vai sair ou vai ficar a meio do caminho? Se sair vai acertar na bola? Se acertar, vai dar uma palmadita afável ou vai socar a bola? E, nesse caso, vai conseguir afastar a bola para a faixa lateral ou vai colocá-la exactamente no centro da área? Enfim, para os que gostam do aleatório do futebol pode ser emocionante… :-k

Neste momento, não temos provavelmente até Dezembro grandes alternativas. Falta alma a Tiago que também é irregular – embora Ricardo comece a ser demasiado regular nas falhas… Rui Patrício parece prometedor, mas pode ser queimado com uma entrada em cena demasiado cedo. Em Dezembro, caso seja possível e existam interessados, penso que todos ganhariam com a cedência de Ricardo e com a aquisição de um GR (de preferência nórdico) com um comportamento mais estável… Aguarda-se, pois, que o Cácá Noel nos traga novidades… Enfim, a esperança não é evidentemente muita… [-o<

Ricardo pode ter frangos descomunais, erros críticos e tudo o mais, mas o que é certo é que enquanto não for o próprio a admitir que provavelmente deseja Inglaterra e se aparecer uma proposta quiçá ele possa sair, Ricardo continuará a ser julgado pelas pessoas de direito no Sporting como um excelente activo e um dos mais bem pagos. Simples.

Ricardo é e continuará a ser o guarda redes do Sporting titular.