Ricardo vitima ou vilão

O que mais me lixa no meio disto tudo é que quem se ri à fartazana é a lampionagem. Na altura foi um golpe de génio conseguirmos ter tirado o GR às lamparinas. Hoje são eles que nos agradecem.

Epá… por mim venha outra vez o Peter Schmeichel… nem que seja com cabelos brancos e rugas na cara.

Agora a sério, devíamos ter vendido o homem quando realmente a oportunidade surgiu. E devíamos ter renovado com o Nelson e dispensado o Tiago.

E que tal ir buscar o Hilário ao Chelsea? :o

A primeira imagem que retenho de Ricardo é a de uma final de Taça contra os orcs em que, nos últimos segundos de jogo e com o Boavista a ganhar por 3-2, trocou as mãos num remate de longe, a bola encaminhava-se para dentro da baliza e, de repente, fez um efeito contrário…. Na bancada, o Major, lívido, mordia furiosamente o charuto à beira de uma apoplexia… :twisted:

Depois, nos anos seguintes, continuava-me a parecer incompreensível como é que o Jaime Pacheco apostava em Ricardo em detrimento do William – um GR não muito brilhante, mas, aparentemente, menos irregular que Ricardo.

As duas últimas épocas no Boavista pareceram dar completa razão ao Jaime Pacheco na sua aposta. Apesar de um ou outro lapso comprometedor (lembro-me assim de repente de uma frangada contra o Porto, nas Antas, golo, salvo erro, do Clayton), a verdade é que Ricardo contribuiu de forma decisiva para as duas melhores épocas de sempre do Boavista, tanto ao nível nacional, como internacional. De igual modo, teve um papel importante (por exemplo, no jogo em Chipre quando perdíamos 1-0) na qualificação de Portugal para o Mundial de 2002. O jogo treino contra o Brasil de Scolari foi, na prática, um duelo dos R’s brasileiros (Ronaldo, Ronaldinho, Roberto Carlos, …) contra o R’icardo português (daí que nunca me surpreendesse a posterior aposta de Scolari em Ricardo quando veio treinar a Selecção Portuguesa…).

No Mundial de 2002, o que fizeram a Ricardo foi inqualificável… A forma como a panelinha de balneário “Amigos do Baía”, em conjugação com a comunicação social, colocaram VB na titularidade foi inacreditável. Claro que os resultados ficaram bem à vista, com o VB a ser, sem dúvida para ninguém, um dos principais responsáveis pela eliminação portuguesa na primeira fase – “inesquecível” a sua exibição contra os Estados Unidos. :evil:

A partir da chegada de Scolari e da sua aposta em Ricardo (então já GR do Sporting), este passou a ser um alvo a abater por parte da generalidade da comunicação social desportiva: a norte, por parte das “viuvinhas” do Baía e, a sul, pelas circunstâncias que rodearam a sua transferência para o Sporting em detrimento dos orcs…

Infelizmente, Ricardo não conseguiu lidar, nem muito menos resistir, a essa pressão. Sendo muito bom a jogar com os pés e dentro dos postes, revela uma falta de confiança confrangedora, sobretudo, em jogadas aéreas fora dos postes… Por vezes, parece ter medo de chocar com os avançados com o tradicional joelho à frente com que todos os GR se defendem… Essa insegurança congénita estende-se, progressivamente, a toda a equipa, que treme em cada jogada de bola parada ou se o adversário começa a alçar bolas para a área. Os centrais começam a refugiar-se na linha de pequena área pois nunca sabem se Ricardo vai ou não sair e, em caso afirmativo, se essa saída vai ser ou não bem sucedida… :shock:

A verdade é que, como já aqui foi assinalado, erros sucessivos contribuíram de forma irreparável para perdas de títulos ou para o não acesso à Liga dos Campeões. Mesmo que continue a achar que o Luisão fez falta no famoso golo – como disse certa vez o Aurélio Pereira é fisicamente impossível um GR saltar frontalmente em direcção à bola e cair de costas sem ser tocado – a verdade é que um GR com a experiência de Ricardo num jogo decisivo fora, ainda mais apitado pelo amigo Paraty, devia saber que nunca poderia arriscar num lance como aquele. Contra o CSKA, penso que em dois dos golos – sobretudo no primeiro, Ricardo poderia ter feito algo mais. Contra a Udinese, mesmo severamente penalizados pela arbitragem nos dois jogos, a verdade é que aquele segundo golo em Itália não lembra ao diabo… :wall:

O início da época passada foi horrível. Ricardo parecia competir semanalmente com o VB pelo galardão do pior GR português. A comunicação social comemorou a sua vitória – pasme-se até com aberturas de Telejornais - quando Peseiro :twisted: anunciou um período de repouso para Ricardo.

Seja pela confiança incutida por Paulo Bento, seja pelo novo treinador de GR, seja pela continuidade da aposta sem reservas de Scolari, Ricardo, parecia, na época pós-Peseiro, ter recuperado a sua confiança, sendo decisivo para a segurança defensiva que a equipa exibiu na segunda volta do campeonato anterior (embora com um ou outro lapso que por sorte não nos ocasionou nenhuma perda de pontos - por exemplo, cerca de um erro por jogo em cruzamentos, frangada em Vila do Conde, …). No Mundial 2006, à excepção do primeiro golo contra a Alemanha, esteve num nível de segurança muito elevado e efectuou um jogo perfeito (mais um, depois do Euro 2004) contra Inglaterra – daqueles feitos que daqui a 30 anos ainda todos nos havemos de lembrar e dos tais momentos decisivos que VB, com muito mais títulos e CV, nunca teve na sua carreira. Porventura de forma excessivamente cínica ou talvez porque nunca confiei demasiado nas capacidades de Ricardo, lembro-me bem do sms que enviei a um amigo meu nessa noite memorável: “É desta que o conseguimos despachar para Inglaterra”… :lol:

Infelizmente, tal não veio a suceder, para mal dos pecados de Ricardo e também do Sporting. Agora, o Ricardo do início da época passada parece estar de volta e, com ele, a insegurança – para não dizer o pânico - defensivo em jogadas de bola parada (embora também contribua para tal a baixa estatura média da nossa equipa). Os outros jogadores e também a maioria dos adeptos sente o coração acelerar em cada canto, livre ou cruzamento sobre a nossa área. É desta que ele vai sair ou vai ficar a meio do caminho? Se sair vai acertar na bola? Se acertar, vai dar uma palmadita afável ou vai socar a bola? E nesse caso, vai conseguir afastar a bola para a faixa lateral ou vai colocá-la no centro da área? Enfim, para os que gostam do aleatório do futebol pode ser emocionante… :-k

Neste momento, não temos provavelmente até Dezembro grandes alternativas. Falta alma a Tiago que também é irregular – embora Ricardo comece a ser demasiado regular nas falhas… Rui Patrício parece prometedor, mas pode ser queimado com uma entrada em cena demasiado cedo. Em Dezembro, caso seja possível e existam interessados, penso que todos ganhariam com a cedência de Ricardo e com a aquisição de um GR (de preferência nórdico) com um comportamento mais estável… Aguarda-se, pois, que o Cácá Noel nos traga novidades… Enfim, a esperança não é evidentemente muita… [-o<

extenso mas se fossemos a falar do frangos todos do Nosso Primo Ricardo,era preciso um pregaminho! Quero dizer que se calhar trocamos em simultaneo uns sms sobre o mmo assunto com o mmo significante!! Nao ha paciencia q resista! mmo sendo diferentes

concordo com tds as criticas que fazem ao ricardo nest post, aceito o que o mauras disse sobre n termos ido buskar o helton mas penso que o scp n tinha na altura capacidade financeira para discutir jogadores com o fcp, até admito que se fale no miudo dos juniores(numka o vi jogar gostava de ver a opinião de alguns experts do forum em camadas jovens)mas por favor não me falem nem do tiago nem do nelson! ninguem se lembra dos ultimos jogos oficiais em que ricado não jogou?! o de tiago foi na luz para a taça empatamos 3-3 perdemos nos penalties com pessima exibição de tiago (na altura mtos sportinguists falaram que com ricardo tinhamos passado…) e já ninguem se lembra da forma como fomos eliminados pelo halmstads na epoca passada?! ricardo continuara a ser titular pq n temos ninguem (espero que o patricio me desminta) melhor que ele abraços

O que mais me lixa no meio disto tudo é que quem se ri à fartazana é a lampionagem. Na altura foi um golpe de génio conseguirmos ter tirado o GR às lamparinas. Hoje são eles que nos agradecem.

Epá… por mim venha outra vez o Peter Schmeichel… nem que seja com cabelos brancos e rugas na cara.

Agora a sério, devíamos ter vendido o homem quando realmente a oportunidade surgiu. E devíamos ter renovado com o Nelson e dispensado o Tiago.

E que tal ir buscar o Hilário ao Chelsea? :o

Não concordo com aquilo que sublinhei. Primeiro nem Nélson nem Tiago deveriam continuar no Sporting. Saiu o primeiro, ficou o segundo. Má opção. Deveria-se a meu ver ter-se optado pela contratação de um guarda redes, embora compreenda porque não fizeram (Ricardo e o Mundial).

Quanto ao Hilário, não é por estar a viver um bom momento em Londres que não o deixo de considerar um guarda redes fraco/suficiente. Para isso já lá temos.

Um abraço.

Acho que se está a exagerar, assim como se exagerou durante muito tempo no valor do Ricardo.

O Ricardo é um bom guarda-redes, nunca foi o classy keeper que quiseram fazer dele nem nunca será. O problema é que não temos neste momento alternativa logo este problema não existe.

O que eu realmente gostava de saber é porque é que numa escola de formação tão rica como a nossa não aparece um keeper de jeito (assim parece) desde Damas. Está bem que é uma posição onde é difícil dar oportunidades mas porra… não aparece um puto sequer que mereça uma oportunidade numa pré-epoca ou num jogo da taça contra um mija na escada?

Esta nunca percebi.

Acho piada que hoje em dia ainda se tente arranjar algum argumento para desculpar algum falhanço do Ricardo.

Não quero acreditar que exista tanto facciosismo, o que por si só representa logo, um aspecto negativo e mau para a equipa do Sporting. Ao fim de três anos, ainda conseguem ter argumentos para defende-lo? Dizer-se que o Tello não presta, que o Custódio não presta ainda estou como o outro…opiniões respeitáveis, mas parece-me claro como água que o Ricardo tem insuficiências BÁSICAS PARA UM GR, E QUE JOGA NUM GRANDE! Reparem: GRANDE! Joga bem com os pés? Sem duvida, ele e Helton são TOP neste aspecto. Defende bem penalties? Já provou que sim…mas e o BÁSICO para um GR? Alguém já tentou analisar, e verificar que em TODOS os jogos há lances de causam calafrios, ora seja por um cruzamento mal “medido”, ou uma estirada ridicula a remate de longe. É que nem em remates de longe Ricardo tem capacidade para ser mais valia.

Eu considero o Sporting Clube de PORTUGAL um clube grande, por isso temos de ter atletas grandes em qualidade e carácter. O carácter que tem nao permite admitir os seus erros, porque nunca o admitiu e nunca o irá admitir, o que diz logo da sua vontade em aprender e corrigir os erros BÁSICOS que apresenta. A qualidade é sofrivel. Não falo de frangos porque todos o fazem, uns mais outros menos. Mas o Ricardo tem falhas técnicas, que não permitem defender melhor.

Também acho piada, ao argumento “então e aquilo que ele já defendeu”…estão a brincar não? quer dizer que por pior que seja o GR no mundo, este não pode efectuar uma ou outra defesa? Ele está lá para defender as faceis…e mesmo assim nao consegue…

Repararam na figura ridicula que fez ontem no lance do 1º golo do Beira Mar? Ou sai da baliza e vai à bola disputando-a com o jogador dos amarelos, ou então fica na baliza…OU SIM OU SOPAS! Quando se trata de um GR de top, estes representam pontos para a equipa. Quantas defesas fez ontem? 1, no lance do Jardel, mas com assistência para o jogador do Beira Mar…eu já não tenho paciencia e a minha inteligencia começa a ser insultada cada vez que ouço argumentos ridiculos.

Quantas vezes já nos enterrou? Quantas vezes é ele protegido? PQP o Scolari que vá para a terra dele proteger quem ele quiser…depois o circo que é este País, fazem com que se crie um cerco de forças em volta do Ricardo e se manipulem muitas mentes… 3 anos … 3 anos…

Final da taça UEFA, Falhanço na qualificação para a CL na época do F. Santos em que sofre um golo quase do meio campo a remate do Geovanni, tantas e tantas. Em todos os clássicos enterra, porque não sabe mais. O respeito pela opinião de outros já passou dos limites em relação a este jogador, mas 3 anos tiram qualquer um do sério, e eu não opto pela via do facciosismo porque não é essa a minha forma de estar.

Ricardo…desaparece…és mau demais para ser verdade…

E o Chelsea do Mourinho foi buscar o Hilario que ninguem o queria…e ate’ agora nao sofreu nenhum golo e hoje ate’ defendeu um penalty.

Acho que se está a exagerar, assim como se exagerou durante muito tempo no valor do Ricardo.

Tenho pena que tenhas essa opinião :frowning:
E se te disser que o Ricardo assinou com a Puma, foi contratado pelo Cácá e é um dos que aconselha os treinadores do SCP a não prescindirem do Custodio, és capaz de juntar o teu entusiasmo, a todos os que pretendem ver o Ricardo numa Liga melhor? :wink:

Ricardo, vai-te embora, nós não te merecemos… ,Irra… :!: :!:

O que eu realmente gostava de saber é porque é que numa escola de formação tão rica como a nossa não aparece um keeper de jeito (assim parece) desde Damas. Está bem que é uma posição onde é difícil dar oportunidades mas porra.. não aparece um puto sequer que mereça uma oportunidade numa pré-epoca ou num jogo da taça contra um mija na escada?

Esta nunca percebi.

100% de acordo :!:

concordo com tudo o q diz o super liedson. o q se passa com ricardo lampião não tem explicação. o homem comete erros infantis em TODOS os jogos, sem excepção. nuns tem sorte e a bola nao entra, noutros é o q se vê… e depois é vê-lo ser aplaudido de pé cada vez q entra em alvalade, depois é ver sportinguistas a defender a teoria q é o melhor gr português e um dos 5 melhores do mundo como já me disseram. a mim nunca me enganou e sempre fui um acerrimo critico deste abécula, vaidoso, prepotente e pior q tudo lampião… e eu como não tenho memoria curta lembro-me de mais de 20 golos sofridos por culpa deste rapazinho. realmente é muito bom a jogar com os pés mas péssimo na baliza e fora dela. pensem nos golos do bayern e o 2º do boavista e digam lá onde ele é bom entre os postes.

Será dificil comprarem o Peçanha? O gajo é o Helton 2.

Querem que vos conte os pontos que ele já deu ao Paços?

que tal venderem tb os defesas pois eles falharam…cd vez que um falhar e nós não ganharmos…VENDA-SE! TALVEZ XEGUEMOS AO FIM DO CAMPEONATO COM POUCOS JOGADORES E pode-se começar tudo de novo. O k axam da minha ideia :slight_smile:

acho que é uma ideia estupida. 8)

Tenho pena que tenhas essa opinião :( E se te disser que o Ricardo assinou com a Puma, foi contratado pelo Cácá e é um dos que aconselha os treinadores do SCP a não prescindirem do Custodio, és capaz de juntar o teu entusiasmo, a todos os que pretendem ver o Ricardo numa Liga melhor? :wink:

Ricardo, vai-te embora, nós não te merecemos… ,Irra… :!: :!:

Acho que não percebeste bem.
Ninguém mais do que eu gostava de ter visto o Ricardo fazer as malas nas supostas duas vezes em que esteve perto de o fazer caso tivessemos a arte de ir buscar melhor (e aí entra Cacá e a sua classe na identificação de bons reforços, uma arte do camandro).

Mas a verdade é que isso não aconteceu, nem o vendemos nem fomos buscar melhor, e objectivamente neste momento não temos ninguém para lá meter, e por favor não me falem no tiago, um perú inacreditável, já esqueceram certamente as bolas defendidas para os avançados adversários no célebre 3-2 da taça contra o benfica, mas eu não, numa também essa célebre decisão de “rotatividade” de outro mago dessa teoria, o xor peseiro.

Nem é preciso ir muito longe para encontrar outro grande keeper na nossa liga que seria uma boa aquisição: o benaglio do nacional. Acontece que empenho os cachuchos em como mais dia menos dia, ciente dos buracos que tem na baliza, será o benfica a lá ir antes de nós.

que tal venderem tb os defesas pois eles falharam....cd vez que um falhar e nós não ganharmos...VENDA-SE! TALVEZ XEGUEMOS AO FIM DO CAMPEONATO COM POUCOS JOGADORES E pode-se começar tudo de novo. O k axam da minha ideia :)
Como alguém já disse, o Ricardo comete erros graves quase todos os jogos.

Muito honestamente, já não tenho grandes ilusões em relação a Ricardo. O simples facto de, no deve e no haver, o Ricardo já ter uma dívida que vai gradualmente crescendo é o suficiente para não acreditar que ainda possa dar-se uma inversão dessa tendência.

O problema mesmo são as alternativas. A não ser que tenhamos no Rui Patrício um talento em ascenção, de Tiago também já não espero nada. Daí que, dado que não se foi às compras para aquela posição, há que aguentar com Ricardo e fazer por não perturbar a sua confiança, fingindo que estamos todos satisfeitos com o seu trabalho. Isto porque outro dos problemas do Ricardo é mesmo o aspecto psicológico. É um guarda-redes que não lida bem com as críticas, raramente (nunca?) reconhecendo que tem culpa neste ou naquele lance. Talvez também por isso nunca tenha melhorado nenhuma das suas carências técnicas.

Erros todos os gr. redes cometem, agora no futebol existem aqueles momentos em que um keeper não pode falhar e tem que dizer presente e aí o Ricardo tem falhado quase sempre. Tb já nos salvou algumas vezes, mas nos tais momentos tem comprometido sempre e fica sempre mal na fotografia. Eu penso que o problema do Ricardo é achar-se um supra sumo das balizas, e revela muita pouca humildade em aceitar os seus erros. Ele é um gr. acima da média pelo menos em Portugal, mas não é nenhum Vitor Damas ou nada que se pareça.

Recordo-me do Peter Shemeichel na baliza do Sporting, o tipo tinha a mania de gritar com a defesa, cada casa que eles davam lá vinha o Sr. Shemeichel junto deles gritar-lhes ao ouvido. De repente tb ele dava algumas casas infantis e depois ficava caladinho. Mas a diferença é que nos momentos de decisão ele estava lá sempre e raramente falhava, deu-nos muitos pontos para conseguirmos quebrar o jejum.

Eu gosto do Ricardo…mas ele não transmite confiança na equipa e muito menos nos adeptos. O desejo dele é ficar no Sporting até aos 40 anos, mas aí penso que Pedro Afra terá um enorme problema em vender gameboxes pq nessa altura já toda a gente morreu de coração. É que com o Ricardo na baliza e a frente de ataque com a FERA e o EL LOCO qulaquer dia nem a Juve Leo aguenta e desata tudo a fugir.

Alternativas ao Ricardo temos? Se acham que não, então o que é que querem fazer. Não me venham falar no Tiago pq hoje tou com pouca vontade de rir. A solução a curto prazo é enviar o puto Patrício lá para dentro pq não existe outra.

Daí que, dado que não se foi às compras para aquela posição, há que aguentar com Ricardo e fazer por não perturbar a sua confiança, fingindo que estamos todos satisfeitos com o seu trabalho. Isto porque outro dos problemas do Ricardo é mesmo o aspecto psicológico. É um guarda-redes que não lida bem com as críticas, raramente (nunca?) reconhecendo que tem culpa neste ou naquele lance. Talvez também por isso nunca tenha melhorado nenhuma das suas carências técnicas.
Concordo contigo. Vamos lá então fingir que acreditamos no Ricardo pelo menos até Dezembro… :whistle:

Para já em relação ao jogo de Munique ponham todos a mão no peito e orem por favor três vezes comigo:

• “Eu acredito que o Ricardo vai segurar ou socar para longe todas as bolas cruzadas para a área …;
  • Eu acredito que o Ricardo vai estar concentrado e bem posicionado na baliza em todos os remates de meia distância…”

Vá, força, com mais convicção…
[-o<

O desejo dele é ficar no Sporting até aos 40 anos, mas aí penso que Pedro Afra terá um enorme problema em vender gameboxes pq nessa altura já toda a gente morreu de coração.
:lol:
Alternativas ao Ricardo temos? Se acham que não, então o que é que querem fazer. Não me venham falar no Tiago pq hoje tou com pouca vontade de rir. A solução a curto prazo é enviar o puto Patrício lá para dentro pq não existe outra.
Ora nem mais.

Peçanha do Paços.

:lol: Temos aqui uns quantos a habilitar-se ao premio humor da proxima votaçâo.