Ricardo Oliveira é candidato à presidência do Sporting

O homem jogou golfe. É mandá-lo para o buraco.

É mais um nome, não vão aparecer muitos, que entra na corrida um pouco na desportiva.

Estas eleições não têm grande história, o vencedor está mais do que anunciado e portanto é perfeitamente normal que nomes fortes ou projetos fortes se resguardem para uma próximas eleições e não se desgastem numa corrida praticamente perdida.

«NÃO ME CANDIDATO CONTRA NINGUÉM»

SPORTING 01-02-2022 17:44

Ricardo Oliveira, gestor de 51 anos, apresentou esta terça-feira a sua candidatura à presidência do Sporting, cujas eleições estão marcadas para 5 de março.

«Não me candidato contra ninguém, mas entendi que deveria dar este passo porque os sportinguistas precisam de refletir sobre a realidade do clube e ter consciência das dificuldades que nos esperam se continuarmos neste caminho», disse Ricardo Oliveira, salientando:

«Quero ser o próximo presidente, não por desejar protagonismo, que sempre evitei, mas por estar convicto que só com uma gestão raciona, ambiciosa e profissional em todos os setores do clube poderemos eliminar o fosso que nos separa dos nossos rivais.»

Para este gestor, «é imperativo iniciar de imediato uma restruturação financeira através de um financiamento entre 150 a 200 milhões de euros a longo prazo e com juro baixo, que permita ao clube e à SAD fazerem face aos desafios iminentes: a recompra das vmocs; o pagamento da dívida a curto prazo, que tem um juro altíssimo; o pagamento de toda a dívida em incumprimento; o pagamento das emissões e obrigações dentro do prazo; e dinheiro em caixa para fazer face ao funcionamento regular».

Admitindo que «a equipa de futebol está bem», Ricardo Oliveira não escondeu também como sua preocupação aquilo que o clube irá fazer após a saída de Rúben Amorim. «Ninguém poderá estar mais satisfeito do que eu com o sucesso de Ruben Amorim, mas o Sporting não pode estar dependente de um treinador e das suas relações pessoais para a gestão do core business do clube. Por mais que a Direção atual não queira preparar-se para um pós-Rúben Amorim a verdade é que um treinador com as suas qualidades mais tarde ou mais cedo de seguir o seu percurso em ligas mais competitivas. A verdade é que basta uma rápida análise às opções da estrutura do futebol antes do Rúben Amorim para perceber que não existe um critério definido para a construção de um Sporting de futuro. Dos jogadores contratados nas três janelas de mercado entre 2019 e 2020 nenhum tem papel ativo no atual plantel», lembrou.

parece mais do mesmo…não há ninguém fora da esfera da croquetagem que se candidate?

1 Curtiu

Nuno Sousa

https://www.porta10a.com/t/nuno-sousa-confirmou-que-será-candidato-a-presidente-do-sporting/60245/194?u=polik

Para mim este candidato está apresentado a partir do momento em que faz isto à melhor jogadora portuguesa de padel.

https://expresso.pt/tribuna/a-melhor-jogadora-do-padel-portugues-escreveu-um-mero-desabafo-e-a-federacao-suspendeu-a-foi-realmente-lamentavel-e-nao-e-normal/

Adeus!

Apoiado pelo Dias Ferreira. É mais do mesmo. Croquette style.

Com este tipo de apoios só saiu penalizado. É leão (tal como pai) mas não terá os meus votos . Nem de familiares meus. São precisas respostas concretas para o problema que o clube e a SAD irão passar em breve.

Eu normalmente faço um raciocínio simples:

-Quem é que o Rogério Alves apoia?

E depois não voto nesse…

9 Curtiram

CANDIDATURA DE RICARDO OLIVEIRA OFICIALIZADA

Por Sporting CP
03 Fev, 2022

NOTÍCIAS

​Documentação necessária foi entregue pelo mandatário Carlos Anjos a Rogério Alves

A lista encabeçada por Ricardo Oliveira entregou, esta quinta-feira, a candidatura e as assinaturas necessárias – correspondentes ao mínimo de mil votos - para participar nas próximas eleições para os órgãos sociais do Sporting Clube de Portugal, no dia 5 de Março.

A documentação foi entregue a Rogério Alves, presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG), por parte do mandatário Carlos Anjos, na sala do Conselho Directivo no Estádio José Alvalade, e vai agora ser devidamente analisada pela MAG para que possa vir a ser validada.

Em declarações aos jornalistas presentes no Hall VIP de Alvalade, Carlos Anjos começou por agradecer aos Sócios que aceitaram apoiar esta candidatura.

“Quero deixar uma palavra aos Associados que nos deram as suas assinaturas e subescreveram a candidatura de Ricardo Oliveira. Muito obrigado, pois é devido a eles que estamos aqui. Sem eles não poderíamos participar nesta disputa por um ideal: o Sporting CP. Queremos que esta candidatura sirva essencialmente para discutir ideias e, claro, para ganhar. Tal como os outros candidatos, temos um projecto para o Sporting CP e achamos que o nosso é o melhor dos três. Vimos para enriquecer o debate e fazer desta campanha uma discussão entre Sportinguistas”, afirmou Carlos Anjos, antes de completar de seguida: “Esta não é uma campanha contra ninguém, somos apenas a favor do Sporting CP. Vamos a jogo com as nossas ideias”.

Relativamente à obtenção das assinaturas necessárias para esta oficialização, o mandatário da lista revelou que este processo foi até “mais fácil do que estava à espera”.

“Em cerca de seis dias, conseguimos reunir as assinaturas todas e excedemos até o número mínimo. Parece-me que, neste momento, a única coisa que os Sportinguistas querem é que se discuta um projecto para o Clube e o que cada candidato oferece. A democracia é sempre mais rica quando há vários candidatos, não há nada mais triste do que um candidato sozinho. Todos são Sportinguistas, com muita classe e categoria, e a única coisa que querem é discutir o Sporting CP e fazer dele um Clube melhor, ainda mais ganhador do que é neste momento”.

Quanto ao que distingue esta lista das de Frederico Varandas e Nuno Sousa, Carlos Anjos considerou que o foco desta candidatura passa por “discutir ideias e a gestão do Sporting CP”.

“Não podemos querer discutir a gestão desportiva porque estamos a ganhar. Cumprimos a máxima de que em equipa que ganha não se mexe, nem no futebol nem nas modalidades amadoras. Isto porque estamos a ganhar em todo o lado. Quanto à gestão do Clube, temos ideias novas que o Ricardo vai discutir com todos. Vai apresentar-se a jogo com as suas ideias para que os Sportinguistas saibam que podem contar com mais um Sócio com tudo para dar”, disse, destapando um pouco o véu quanto às questões centrais que a lista pretende debater.

“As nossas ideias focam-se em inovar na gestão e na questão financeira do Sporting CP. Em Portugal, o futebol vive problemas financeiros e cada clube tem os seus problemas. O Sporting CP também tem os seus, que têm a ver com questões da SAD como as VMOCs, as receitas e a forma como gerimos o Clube. É algo para os presidentes das listas discutirem no debate”.

Carlos Anjos fez ainda questão de deixar uma palavra sobre Eduardo Hilário, Sócio número 1 do emblema de Alvalade que faleceu esta quinta-feira, aos 97 anos. “É um dia de pesar para o Sporting CP. Morreu o Sócio número 1 do Clube, Eduardo Hilário, que tinha 97 anos e 96 de Associado, o que é obra. Calhou virmos entregar as assinaturas neste dia triste”, lamentou.

«PRESIDENTE DA MAG NÃO DEU VOZ A TODOS OS SÓCIOS»

SPORTING 09:50

Ricardo Oliveira aponta o dedo à forma como Rogério Alves liderou a Mesa da Assembleia Geral (MAG), ele que integrou um grupo de associados que pretendeu levar à discussão em assembleia a alteração dos estatutos para que as eleições passassem a ter duas voltas.

«Sou a favor da segunda volta caso não haja um presidente com mais de 50 por cento dos votos. Subscrevi uma petição à Mesa da AG que até agora ficou na gaveta, apesar das promessas do atual presidente da MAG…», atira o candidato, que acreditava que o assunto, nesta altura, já estaria resolvido.

E prossegue: «Essa petição foi entregue em dezembro de 2020! Fomos sendo informados que não era conveniente, que não dava tempo, que era o Covid e etc, houve uma série de outras que também foram negadas, porque havia bases legais para isso, e não estou a pôr em causa a parte jurídica do presidente da MAG, mas o que é certo é que a nossa não podia, uma simples alínea no artigo 49.º, e fomos sendo empurrados com a barriga, e houve uma altura em que o presidente da MAG disse que iria fazer essa convocatória antes destas eleições, e saiu nos jornais, mas não cumpriu. Ou seja, quando lhe foram solicitadas assembleias gerais pelo conselho diretivo acedeu sempre, quando foram solicitadas pelos sócios nunca acedeu. O presidente da MAG é o garante da voz dos sócios num clube. E não foi.»

RICARDO OLIVEIRA: «ESTA DIREÇÃO TEM DOIS MOMENTOS: O DOS DISPARATES E A ENTRADA DE AMORIM»

SPORTING 08:25

O gestor de 51 anos apresentou a sua lista às eleições de 5 de março. Em entrevista a A BOLA revela algumas das suas ideias, elogia Rúben Amorim, deixa criticas à liderança de Frederico Varandas e diz que pretende dotar o leão de condições que lhe permitam ganhar com maior assiduidade. No futebol e nas modalidades.

- Disse, e passo a citar, que «a reestruturação financeira e a inversão do modelo de gestão são ações urgentes e indispensáveis». Porquê?

• Se podemos chamar modelo de gestão ao que está a acontecer, é a gestão apaga fogos. Há um problema, pede-se uma antecipação de receita, vendemos um jogador a correr… E isso reflete-se nas contas. Esta não é a minha opinião, basta ler o relatório e contas, ler a página do Revisor Oficial de Contas às contas, e percebe-se que o Sporting está em alto risco de não cumprir com as suas obrigações. Não sou eu que digo, sim a empresa contratada pelo Sporting que faz essa avaliação. Desde que entrou esta Direção tem dois momentos: o dos disparates e a entrada de Rúben Amorim, o chefe da companhia.

- A sua estratégia pode passar por aí, por falar no que correu menos bem na fase inicial do mandato de Frederico Varandas?

• Não quero lembrar nada do que correu mal, não estou aqui para atacar ninguém ou dizer o que foi mal feito. Estou aqui para dizer que tenho um projeto alternativo que é bom para o futuro do Sporting. Mas é óbvio que o rumo que queremos seguir vai expor coisas que não estão de acordo com aquilo que queremos fazer. E quem estiver a examinar vai dizer que se estes estão a fazer isto, e aqueles querem fazer o contrário, é porque certamente não estão a fazer bem. O Sporting, pelo menos a nível desportivo, e essa é a minha preocupação, há os anos dos disparates desportivos, antes do Rúben Amorim, em que foram contratados Jesé, Camacho, Eduardo Henrique, Bolasie… E depois chega um senhor chamado Rúben Amorim e começa a contratar-se Pedro Gonçalves, Porro, Sarabia, Ugarte… Há aqui uma diferença. Foram causados grandes prejuízos ao Sporting. O que quero dizer com isto é que temos de preparar o pós-Rúben Amorim. Não é dizer que estamos à procura de treinador. De todo. Nós queremos que este treinador fique cá muitos anos. Mas este treinador não é só treinador. Faz tudo. Ele e a equipa dele. E uma empresa tem de ter uma estratégia e estrutura profissional, para que quando houver uma pessoa que saia a máquina esteja preparada para substituí-la. E a máquina não funcionava antes de Rúben Amorim.

- Pelo seu discurso, a única coisa que Frederico Varandas fez de positivo foi mesmo contratar Rúben Amorim…

• Vamos lá ver, temos de ser justos e não estou aqui para atacar ninguém. Gerir um clube como o Sporting é muito difícil, não é fácil chegar ao clube num período conturbado, como estava quando Frederico Varandas lá chegou, e mudar tudo. Não vou dizer que a única coisa boa que o atual presidente fez foi contratar Rúben Amorim. Vou antes dizer assim: a contratação de Rúben Amorim foi uma coisa boa para o Sporting, apesar de muitas tentativas antes… Antes deste tiro certeiro houve vários tiros. Mas o trabalho de um clube como o Sporting não é só a contratação do treinador. E já dei vários exemplos.

RICARDO OLIVEIRA SUSPENDE CAMPANHA NA SEXTA-FEIRA

SPORTING 03-02-2022 22:25

Ricardo Oliveira, um dos três candidatos às eleições para a presidência do Sporting, suspende as ações de campanha que tinha marcadas para sexta-feira devido à morte de Eduardo Hilário, sócio número 1 do Sporting que faleceu esta quinta-feira, aos 97 anos de idade.

Comunicado:

«Caros Sportinguistas,

Foi com pesar que hoje soube do desaparecimento de uma figura do Sporting, que nos deixa o exemplo de toda uma vida de Sportinguismo. Eduardo Hilário partiu aos 97 anos, 96 dos quais vividos como sócio do Sporting Clube de Portugal.

À família e a todos os sportinguistas deixo as minhas sentidas condolências.

Em sinal de luto e respeito, estão suspensas todas as acções de campanha previstas para amanhã, sexta-feira. »

Tenha valor ou não tenha como potencial presidente só um Gajo muita boneco é que apresenta candidatura nestas eleições. Só se vai queimar perante os Sportinguistas e isso não revela muita inteligência…

2 Curtiram

Luís Natário é candidato à Mesa da Assembleia-Geral do Sporting pela lista de Ricardo Oliveira

Antigo secretário da MAG, eleito em 2011 pela lista de Bruno de Carvalho, já fizera parte das listas de Dias Ferreira também. Miguel Frasquilho no Conselho Fiscal e Disciplinar, Mário Patrício como vice-presidente

Luís Natário é o homem escolhido por Ricardo Oliveira para liderar a lista para a Mesa da Assembleia-Geral.

Antigo secretário da MAG do Sporting, eleito em 2011 pela lista de Bruno de Carvalho, e também candidato para homem forte do futebol na lista de Dias Ferreira de 2018, Natário é o homem escolhido pelo gestor para, em caso de vitória, substituir Rogério Alves, que está de saída de funções.

Miguel Frasquilho, ex-deputado, ex-secretário de Estado e ex-chairman da TAP, será o escolhido para o Conselho Fiscal e Disciplinar. Nas listas de Ricardo Oliveira, Mário Patrício, engenheiro e ex-diretor executivo para as modalidades leoninas, é o escolhido para vice-presidente.

Mario Patricio :rofl: :rofl: :rofl:

SL

1 Curtiu

Começo a perceber porque é que o Gerinho não quis continuar com o Varandim.

Não me espantaria que apoiasse este boneco.

Croquetes a jogar em dois tabuleiros, não vá o diabo tecê-las. Se há algum gajo estupidamente burro e incompetente, capaz de perder uma eleição ganha como esta, é o Fred. Convém não arriscar…

É esta… :upside_down_face:
Para a semana desenvolvo um bocadinho.

1 Curtiu

Apresentou a proposta 1 sócio, 1 voto?

É que não li nada sobre isso

SL

1 Curtiu

É isto que era para ser oposição ao Varandas?
Demasiado mau… Quando vi Dias Ferreira e Mário Patricio até me arrepiei…
Fdx num universo de sócios tão grande era preciso isto?

1 Curtiu

O Dias Ferreira é o filho, André, não é o pai, Eugénio.