Vou repetir algo que já anteriormente escrevi, não se faça de Ricardo Esgaio outro Pereirinha. Não falo da qualidade, mas da indefinição da sua posição. :menos:
Isto porque se é para ser aposta para lateral, tudo bem, temos que lhe arranjar uma solução, na equipa B está estagnado e precisa de outro desafio, precisa de ganhar mas consistência na posição e ganhar experiência. Tremeu contra o Chelsea, cometeu erros, não o acuso da derrota, mas fez parte do conjunto de jogadores que esteve mal na partida. É natural, anda a jogar na 2ª Liga, o nível competitivo é bem inferior e sente-se imensos contra adversários de outro calibre. Disfarçou bem contra o fifica, agora contra o Chelsea já não conseguiu. Infelizmente. Mas este é um caminho que temos que estar dispostos a percorrer porque é este o projecto, é esta a estratégia, apostar em vários jogadores da formação. Temos que ter paciência com os rapazes, custa - admito que sim - mas tem realmente que ser. São nestes momentos que mais precisam de ser acarinhados e apoiados, não achincalhados.
Vejo o Ricardo Esgaio - como já aqui referiram - como médio interior. Num sistema em losango podia ser boa excelente opção. Mas não jogamos assim, daí que o veja também como extremo. É cerebral do meio-campo para a frente, aparece bem por dentro do jogo, ainda contra o Chelsea fez esses movimentos, boa capacidade de passe, há aqui características que podem fazer dele um bom extremo. Distinto do Carrillo e do Mané, mais forte no aspecto táctico, mais seguro, não tão critativo, mas mais pragmático e objectivo.
Janeiro é o mês que o Sporting tem que decidir o futuro a curto prazo do Ricardo Esgaio. Não se perca um bom atleta.
Fez um jogo borrado, estava em panic mode desde o apito inicial do árbitro. Foi comido tantas vezes na defesa que lhes perdi a conta. E se tem jogado o Hazard por exemplo, tinha sido épico.
Eu não sei se ele é lateral (embora por aquilo que vi ontem, falta-lhe tudo defensivamente para ser lateral) se é extremo ou médio interior. O que eu sei é que a sua gestão dentro da estrutura competitiva dos quadros do Clube tem sido desastrosa, e que é incompreensível que não tenha jogado no bessa contra o boavista se era para ser aposta ontem. Podia até ter corrido na mesma ou pior ainda, mas não se percebe a lógica. Por muito que o Marco explique (e acho que não explicou grande coisa), eu não entendo. :arrow:
Concordo que quanto mais se definir a sua posição (que para mim é a lateral), melhor.
Mas esse Pereirinha foi bem lembrado: outro a quem se dizia vir a ser um grande extremo, o tal de finta curta, classe de “não desequilibra em drible mas tem de ser extremo” e mais não sei quê…
Hoje, um pouco a contragosto e tarde demais… lá se destaca em Itália. A lateral.
Para mim o futuro de Ricardo Esgaio é como lateral. Agora é urgente para ele criar rotinas e ganhar experiência na posição. E isso só vai conseguir num ambiente mais competitivo. Precisa do tratamento JME (o mesmo que tinha sido aplicado a Cedric e Adrien), um empréstimo a um clube da 1ª Liga (Setubal seria boa solução) para ganhar experiência competitiva, falhar, aprender e voltar mais forte.
Deve ser por isso que tem 90 minutos nas pernas (esta época) e que tem sido remetido para o banco/bancada. Estão com medo que ele se destaque a jogar e que o levem.
Lesionou-se e perdeu o destaque que vinha a ter desde a época passada. Não invalida que tenha estado bem antes e que tenha ganho interessados pelo que fez antes.
Eu nem sou fã do Pereirinha, mas não sou dos que maldigo os jogadores apenas para fazer prevalecer um ponto de vista. As últimas declarações são do empresário a revelar que há clubes de prestigio interessados nele. Veremos.
O que eu sei é que era um extremo, como Esgaio, que ia fazer uma grande carreira como extremo… E está a fazer carreira a lateral.
Por acaso pensei que o Miguel Lopes tinha jogado em preparação do jogo de ontem… afinal, o Miguel Lopes nem podia jogar.
Não está em questão se o Miguel Lopes jogou bem e se fez aquele cruzamento mortífero para o Slimani. O que é certo é que não íamos jogar com o nosso LD titular e como tal havia que preparar bem o seu substituto.
Fazia todo o sentido que o Ricardo Esgaio tivesse mais minutos de jogo antes de um embate com a importância do jogo de ontem.
Infelizmente não lhe correu muito bem …
E concordo com o que li agora , tendo em conta a sua utilização neste jogo , deveria (a meu ver ) ter jogado no Bessa , além de tempo de jogo , também lhe traria alguma confiança e tranquilidade
O Pereirinha fez alguns jogos bons o ano passado. Porém, quando o vi pareceu-me ainda assim que está fisicamente mais “cheio”, e que perdeu alguma da velocidade de ponta que tinha.
Até acho o Pereirinha e o Esgaio algo parecidos. Diferenças? Questões técnicas (Pereirinha tinha outro trato de bola, classe com bola) e mentais (Esgaio tem mais força mental, é mais agressivo, etc… mas tem de trabalhar a utilização desses argumentos, para não ir à queima às bolas).
É bom recordar que o Esgaio tem 4 ou 5 jogos pela Equipa A e joga pela Selecção Sub-21. Olhando-se para o percurso do Pereirinha… é um jogador que tem melhor percurso de carreira do que o que é sugerido. Alguns podem achar que se deve aos padrinhos, eu nem por isso.
Mas o Bruno é passado, o Ricardo e o Cédric são futuro e presente.