Agradeço, já há uns tempos fiz um screnshot de uma lista q tinhas deixado aqui.
O 1/4 para as 9 para além da componente da comida q era muito boa, era um restaurante em q sabiam receber bem e tinham uns pequenos detalhes q faziam a diferença.
Há sempre uma sensação de vazio quando um restaurante pelo qual nos afeiçoamos fecha.
Sexta feira estava sozinho em casa, a minha mulher e o meu filho foram para o Algarve, e decidi meter-me para Lisboa para ir explorar um espaço que andava a namorar desde que abriu: Ryoshi.
Eu sabia que ia ser bom, quem está à frente do espaço é o Lucas Azevedo, sushiman mais que reconhecido. Mas não pensem que é um tipico restaurante japonês, como qualquer outro que existe por aí. É um Tasca Japonesa. Mais do que sushi, a carta tem para aí 2 pratos de sushi tradicional tipo “sashimi do dia”, superou claramente a minha , já alta, expectativa. Experiência no balcão incrível. Deixo aqui duas fotos dos ex libris.
Pá…como dizer isto, sim, é bom, porém…isso do melhor que há a nível nacional, é-me difícil dizer sobre um restaurante onde predomina a gastronomia alentejana, porque, apesar de não poder dizer que não gosto (porque gosto), não é comida que, para o meu palato, justifique pagar muito. Afinal de contas, é lixado pagar 50 ou 60 ou mais euros por uma refeição em que a estrela é a carne de porco.
Fiquei alojado no antigo convento, que fica nas imediações do restaurante. O que pior me surpreendeu, mas não foi só ali, foi o facto de servirem, a título de exemplo, um entrecosto frito com batatas fritas e cobrarem por trocá-las por umas migas. Em Lisboa (ou nos arredores)…a bem dizer, em nenhuma outra parte do país, nunca me acontceu cobrarem por trocar o acompanhamento.
Não sendo eu um conhecedor profundo do Alentejo, apenas posso partilhar a minha experiência e, se a memória não me atraiçoa, das 3 ou 4 vezes em que pedi para trocar, cobraram-me sempre por isso, numa ordem de grandeza que ia dos 2,5 aos 5€ (sim, cheguei a pagar 5€ por uma dose de migas).
Isso é um aspecto que, não sendo realmente importante, me deixa uma impressão negativa.
Certo, eu estava a fazer uma menção genérica à gastronomia alentejana. O bacalhau d’oro é o que chamam dourado noutras partes do Alentejo? E, como bem sabes, é fácil pagar valores daquela ordem de grandeza por uma refeição para 2 pessoas, comendo carne de porco.
Também é verdade que, conhecendo bem, como aqui me recomendaram uma tasca em Benavila, onde se paga menos do que seria justo, se encontram sítios onde se come bem. Mas não há pretensão de ser gourmet, como é óbvio.
Sábado fui com a esposa ao Verde mar ao pe do pavilhao JR antes do jogo de futsal - camaroes (6)!! à guillo, ameijoas bulhao pato, 3 imperiais, 1 cafe, 62 euros, e pao sendo que um dos cestos eram devia vir com martelo para partir de rijo que estava… dass