Restaurantes preferidos?

Se alguém visitar Cantanhede por estes dias, e não quiser ir jantar nas Tasquinhas (eu gosto de ir à Expofacic mas não gosto muito de comer lá por causa da confusão), tem o Restaurante Adiafa. Top. Dos melhores, num raio de muitos Kms.

Tive em 2018 no Ribeira do Poço e comi mt bem, percebes inclusive

e pelo menos um dos empregados era um grande sportinguista!

1 Curtiu

Nordeste transmontano, o que aconselham?

Évora ?

Que tipo de cozinha e que zona de trás os montes?

Vou fazer o Nordeste Transmontano.

Dia 1: Carrazeda - Vila Flor - Mirandela - Azibo - Bragança
Dia 2: Rio de Onor - Gimonde - Varge - Vinhais - Bragança
Dia 3: Montesinho - Sanabria - Bargança
Dia 4: Douro Internacional (de Mirando do Douro a Mogadouro)
Dia 5: Lagos do Sabor

Já vi alguns sítios “obrigatórios” como O Abel em Gimonde ou O Careto em Varge, mas gostava de ter outras opiniões.

Pensão Flávia - Chaves
Dias - Montalegre

E há mais, tanto num sítio como noutro.

Achas o Adiafa melhor que o Cabana do Pastor?

(não vou falar do Marquês de Marialva, que aquilo agora é um assalto à mão armada :slight_smile: )

Já agora, não sei se já foste, mas devias dar uma chance ao Pitada de Sal. Sinceramente, acho mesmo muito bom (mas ao jantar, que ao almoço é super confusão).

Se fores às tasquinhas, devo estar lá a fazer umas horitas na dos Veteranos da UDT no fim de semana :smiley:

Vou lá hoje beber um copo e ver os Gipsy Kings. Aliás, o André Ventura, que esteve lá no Domingo, bem podia ir lá hoje também, conviver com os ‘amigos’ dele.

Gosto muito do Pitada de Sal. Vou lá muitas vezes. Curiosidade para experimentar o Fishouse deles, ali na pedreira entre Pena e Portunhos. Dizem que é caro, mas o preço é sempre relativo.

O Marquês é top, mas não vale o preço. A Cabana do Pastor, a Júlia Duarte, o Panorama e o Cova do Finfas serão os outros restaurantes que compõem o top 5 do Concelho de Cantanhede, para mim. Bem, agora com o Adiafa é top 6. :rofl:

Respondendo à tua questão, entre Pitada e Adiafa, coisas diferentes.
O Pitada é melhor para ires comer carne grelhada. Apesar de a carne do Adiafa também ser muito boa, no Pitada comes uma Espetada, um T-Bone, uma Picanha… Até chegares com o dedo, como sabes.
O Adiafa é mais requintado. Aquele Atum dos Açores Braseado com Arroz de Berbigão… Mas também tens o Bife Adiafa, o Filé Mignon…
O Adiafa também tem (muito) melhor carta de vinhos.
A Cabana do Pastor, é comida tradicional. Não encontras em mais lado nenhum, o que encontras lá, tirando em casa dos avós, se ainda os tiveres. Arroz de Míscaros, Sarrabulho, etc… Para além dos pratos típicos da Bairrada/Gândara. Ah, e a melhor carta de vinhos da região, provavelmente.

Não escolho o melhor entre nenhum, porque cada um tem as suas particularidades.

1 Curtiu

O Abel é obrigatório, embora para o verão seja comida muito pesada.

1 Curtiu

O Abel não é obrigatório de todo, restaurante mais sobrevalorizado onde já comi, percebo a fama no entanto. Nada como experimentares por ti.

Vai ao Bela Época, é mesmo muito bom, se tiveres cheio dele seria de considerar ires ao Javali.

1 Curtiu

:joy:

Em Mirandela o “Flor de sal” é obrigatório, mas não é barato.

2 Curtiram

Passou-me esse. Heresia.

Não comas na Sanabria, a comida não é grande coisa, à base de fritos, e é muito caro.

1 Curtiu

Eu como sou da Tocha, obviamente que o Finfas e o Panorama têm que estar no top, ahahah!

Já fui ao Fishouse, come-se relativamente bem, mas é mesmo super caro… Deves experimentar, mas sinceramente, não sei se voltarei lá tão cedo (tenho é saudades daquela Marinhoa, do espaço antigo)! Mas melhor mesmo é teres aqui amigos pescadores, para comeres aquele robalo acabado de sair do anzol :smiley:

E para finalizar, sim, o arroz de míscaros da Cabana do Pescador é mesmo daquela cena que, ou comes em casa bem feito, apanhados por ti, ou só lá!

As cartas de vinho, tem mais a ver com os gostos, mas sim nada bate a da Cabana (vinho de Murtede, cuidado)…

Já agora, penso que já pertença ao concelho da Figueira, mas conheces o Alma de Deus, no Bom Sucesso? Só está aberto às quartas, com Bacalhau e às sextas, com Cabidela, Queixadas de porco… Acredita que é mesmo uma experiencia única!

Só por curiosidade, e como és da região e não sei se és apreciador, mas para ti, qual é o melhor leitão da zona?

2 Curtiram

Não conheço o Alma de Deus. Fica na lista de locais a visitar. Obrigado.

Quanto ao Leitão, tirando obviamente o que se come assado em casa, o meu preferido andará entre o da Júlia Duarte (Murtede), do Mugasa (Sangalhos), ou da Casa dos Leitões (Angeja).

Vou estar em Mértola no fds 13-15 de agosto. É uma zona que eu não conheço de todo!

Quem recomenda comes & bebes por ali? Apreciador de comida tradicional à antiga portuguesa/alentejana (= pode ser pesadote que eu/nós não nos importamos :yum:)

Para Évora:

Dependendo sempre do tipo de comida e principalmente do orçamento:

Boutequim da Mouraria - mt pequeno, não aceita reservas. a hipótese de conseguires lugar é 0,5%

Taberna Típica Quarta-Feira - foi durante anos um restaurante de topo. Desde que passou para o filho, creio q piorou e ficou mais caro. mas ainda de come mt bem

O Templo - nunca fui mas tenho cada vez mais pessoas a recomendá-lo

Dom Joaquim - lugar seguro, tb mt conhecido em évora. mas carote

São Luís - no centro histórico. típica comida alentejana sem artifícios

O Moinho do Cu Torto - fora do centro histórico. lugar mt emblemático. a fazer lembrar a comida dos avós

Café Alentejo - lugar seguro, bem perto da praça do giraldo.

1 Curtiu

Mértola

Primeiro que tudo dizer-te que, dependendo da hora que fores e do caminho que tomares, uma boa hipótese para almoçar pode ser, na localidade de Entradas, concelho de Castro Verde, o restaurante A Cavalariça

Mm em mértola e arredores, recomendo:

Alentejo - na localidade de Moreanes. Mt típico, boa comida, sendo que o dono tem dias

Tamuje - centro de mértola. tb mt bom!

A Paragem - ao pé das minas e da praia fluvial

Uma amiga q é das minas de sao domingos tb elogia mt o brasileiro e a casa amarela.

Mértola é uma vila linda repleta de história. Mértola é a vila mais árabe de Portugal e possivelmente a localidade portuguesa que melhor retrata o período anterior à nacionalidade, uma vez que é a vila que possui importantes vestigios romanos, visigóticos e árabes em conjunto.

As minas de são domingos e a praia fluvial da tapada grande são tb obrigatórios!

2 Curtiram