Caro PPC, dado o facto de não ter aprovado um comentário meu no seu blog (para quem fala em coragem e rugido, demonstra alguma cobardia e incapacidade de lidar com a crítica), resta-me então utilizar a redacção do FórumSCP para lhe responder. Passo, então, a realçar alguns pontos que acabam por descrever a pequenez do texto que escreveu e que visava este mesmo espaço:
-
Na questão da futebolada na Academia, onde demonstra ter ficado quase perplexo por ninguém o ter abordado, o senhor comete vários erros. Em primeiro lugar, foi feito um convite ao FórumSCP para usar as instalações da Academia num dos nossos eventos. Como tal, seria uma tremenda falta de respeito usar-se esta ocasião para interpelar um dirigente do Sporting, dado ter-nos, também, facilitado o acesso ao mesmo. Não era o local nem a hora para o fazer. Depois, como se lembrará, aquando do resultado das últimas eleições no estádio de Alvalade, vários membros deste espaço o interpelaram e questionaram as suas opções. Portanto a ideia que as pessoas se escondem atrás do teclado poderá ser verdade no caso de alguns mas não é aplicável a todos. Até posso falar em meu nome, que nunca deixei de dizer o que pensava em situação alguma, mesmo estando fisicamente com alguns dirigentes actuais.
-
Depois, o senhor acaba por demonstrar uma ingratidão tremenda para um espaço que o “fabricou”. Se o caríssimo senhor tem algum tipo de voz neste momento no mundo sportinguista, tal deve-se ao facto de ter pertencido à candidatura Ser Sporting que concorreu contra José Eduardo Bettencourt, tendo 10% dos votos. Ora bem, e como deverá saber, o movimento Ser Sporting iniciou-se, também, nos espaços virtuais, nomeadamente no FórumSCP. O senhor acaba por “cuspir” na mão que o “fabricou”, dado ser um ilustre desconhecido antes desse mesmo movimento (e se era conhecido, não era por razões propriamente positivas e relacionadas com o Sporting). E não deixa também de ser curioso a sua mudança de discurso, dado na altura das eleições contra JEB ter realçado a importância dos espaços virtuais e ter sido bastante apoiado nos mesmos. Como diria o poeta: “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”.
-
Espero que tenha noção que, ao escrever este texto, ofendeu milhares de sportinguistas “nerds”, “cromos” e afins (que não deixam de ser sportinguistas por isso) que se expressam nos meios virtuais e que apenas encontram voz nos mesmos, dado o clube ser muitas vezes fechado às críticas e sugestões provindas do exterior. Como ex-dirigente do clube, a sua postura deveria ser outra. Mais do que criticados, TODOS os sócios e adeptos devem ser ouvidos e a sua opinião deve ser respeitada. Este texto fez-me lembrar uma célebre conferência de imprensa de JEB onde se falou em “terroristas”, “Herri Batasunas” e afins. Para quem era tão crítico da anterior presidência, vejo aqui uma aproximação clara a uma estratégia de hostilização duma franja de adeptos/sócios leoninos que pagam quotas e tentam estar presentes na vida do clube, sendo muitas vezes ignorados. E essa mesma estratégia foi criticada por si há pouco tempo.
-
Por fim, nada me move contra si. Não o conheço pessoalmente (estive apenas uma vez consigo) e não entro em considerações pessoais. Acho apenas que como ex-dirigente do Sporting tem a responsabilidade de respeitar todos os sportinguistas que querem ser ouvidos e que utilizam a net para isso mesmo. Os do contra (porque os há), os da continuidade, os “talibãs”, os desatentos, os distraídos, TODOS. Até porque se existem sportinguistas do contra, tal deve-se à péssima gestão que tem grassado nos corredores leoninos, levando ao insucesso económico e desportivo. Sabe como é, um clube com a grandeza do Sporting, precisa de ganhar e, quando tal não acontece, alguns sportinguistas ficam zangados. No dia em que deixar de ser assim, a grandeza do Sporting acabou.
Cumprimentos
@ Winston Smith (ou João Ribeiro da Silva, para não dizer que me escondo atrás de um nick)