Resposta a Paulo Pereira Cristovão

Caro PPC, dado o facto de não ter aprovado um comentário meu no seu blog (para quem fala em coragem e rugido, demonstra alguma cobardia e incapacidade de lidar com a crítica), resta-me então utilizar a redacção do FórumSCP para lhe responder. Passo, então, a realçar alguns pontos que acabam por descrever a pequenez do texto que escreveu e que visava este mesmo espaço:

• Na questão da futebolada na Academia, onde demonstra ter ficado quase perplexo por ninguém o ter abordado, o senhor comete vários erros. Em primeiro lugar, foi feito um convite ao FórumSCP para usar as instalações da Academia num dos nossos eventos. Como tal, seria uma tremenda falta de respeito usar-se esta ocasião para interpelar um dirigente do Sporting, dado ter-nos, também, facilitado o acesso ao mesmo. Não era o local nem a hora para o fazer. Depois, como se lembrará, aquando do resultado das últimas eleições no estádio de Alvalade, vários membros deste espaço o interpelaram e questionaram as suas opções. Portanto a ideia que as pessoas se escondem atrás do teclado poderá ser verdade no caso de alguns mas não é aplicável a todos. Até posso falar em meu nome, que nunca deixei de dizer o que pensava em situação alguma, mesmo estando fisicamente com alguns dirigentes actuais.

• Depois, o senhor acaba por demonstrar uma ingratidão tremenda para um espaço que o “fabricou”. Se o caríssimo senhor tem algum tipo de voz neste momento no mundo sportinguista, tal deve-se ao facto de ter pertencido à candidatura Ser Sporting que concorreu contra José Eduardo Bettencourt, tendo 10% dos votos. Ora bem, e como deverá saber, o movimento Ser Sporting iniciou-se, também, nos espaços virtuais, nomeadamente no FórumSCP. O senhor acaba por “cuspir” na mão que o “fabricou”, dado ser um ilustre desconhecido antes desse mesmo movimento (e se era conhecido, não era por razões propriamente positivas e relacionadas com o Sporting). E não deixa também de ser curioso a sua mudança de discurso, dado na altura das eleições contra JEB ter realçado a importância dos espaços virtuais e ter sido bastante apoiado nos mesmos. Como diria o poeta: “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”.

• Espero que tenha noção que, ao escrever este texto, ofendeu milhares de sportinguistas “nerds”, “cromos” e afins (que não deixam de ser sportinguistas por isso) que se expressam nos meios virtuais e que apenas encontram voz nos mesmos, dado o clube ser muitas vezes fechado às críticas e sugestões provindas do exterior. Como ex-dirigente do clube, a sua postura deveria ser outra. Mais do que criticados, TODOS os sócios e adeptos devem ser ouvidos e a sua opinião deve ser respeitada. Este texto fez-me lembrar uma célebre conferência de imprensa de JEB onde se falou em “terroristas”, “Herri Batasunas” e afins. Para quem era tão crítico da anterior presidência, vejo aqui uma aproximação clara a uma estratégia de hostilização duma franja de adeptos/sócios leoninos que pagam quotas e tentam estar presentes na vida do clube, sendo muitas vezes ignorados. E essa mesma estratégia foi criticada por si há pouco tempo.

• Por fim, nada me move contra si. Não o conheço pessoalmente (estive apenas uma vez consigo) e não entro em considerações pessoais. Acho apenas que como ex-dirigente do Sporting tem a responsabilidade de respeitar todos os sportinguistas que querem ser ouvidos e que utilizam a net para isso mesmo. Os do contra (porque os há), os da continuidade, os “talibãs”, os desatentos, os distraídos, TODOS. Até porque se existem sportinguistas do contra, tal deve-se à péssima gestão que tem grassado nos corredores leoninos, levando ao insucesso económico e desportivo. Sabe como é, um clube com a grandeza do Sporting, precisa de ganhar e, quando tal não acontece, alguns sportinguistas ficam zangados. No dia em que deixar de ser assim, a grandeza do Sporting acabou.

Cumprimentos

@ Winston Smith (ou João Ribeiro da Silva, para não dizer que me escondo atrás de um nick)

Mainada.

Aplaudo a “coragem” da Administração e do Winston em especial em responder e defender a honra do fórum contra acusações e difamações de baixo nível vindas de quem não tem MORAL para as proferir :clap:

O que é que se passou?? Houve algum desacato? :xock:

Winston. :clap: :clap: :clap:

:clap: :clap: :clap:

:arrow: :arrow: :arrow:

Se no fatídico caso das reuniões fui fortemente critico à actuação da Administração, facto que me causou algum afastamento e desilusão ainda não totalmente sanadas com o forum e com alguns foristas, não posso deixar de aplaudir e saudar esta resposta a este ataque ingrato e despropositado.
Sobre o PPC, sinceramente não me apetece…Já por várias vezes comecei a escrever mas acabo sempre por desistir. Definitivamente, não me apetece!

O PPC tem razão… eu não saio de casa, por exemplo. Internetes forever! :mrgreen:

Enfim, resta-me deixar um ‘‘dá-le Winston’’. 8)

Muito bem!

Curioso para saber quantas vezes PPC foi à bola antes de ser uma cara conhecida ou mesmo às modalidades. É que vi-o pela primeira vez no Andebol na semana que precedeu as eleições de 2009. E depois disto nunca mais o vi por lá mas tudo bem a culpa do estado do clube é dos geeks e cromos.

João Ribeiro da Silva :clap: :clap: :clap:

:great:

Eu acho que o Sr. PPC na verdade é um incompreendido pois, no fundo, agora que ele é um tipo mediático no mundo Leonino, apenas está a retribuir a publicidade que este fórum no passado lhe deu, usando esta poderosa ferramenta que é a internet para divulgar o mesmo. :mrgreen:

Muito bem Winston, numa resposta que em nada me surpreende.

PPC escreveu este texto no blog que criou recentemente para dar azo às suas “nerdices”:

DOMINGO, 5 DE AGOSTO DE 2012

Nerds, geeks, fóruns e anónimos

Hoje escrevo a propósito deste mundo dos blogs, da internet e de tudo o que estes significam para muita gente. com bem refere Sascha Lobo (guru bloguista alemão), aqui em foto, "a Internet funciona para cada emissor como se fosse um canal de retorno e confronta-nos permanentemente com as nossas estratégias de conduta.

Ainda na mesma peça, in Courrier Internacional nº 197, Julho 2012, pág. 11 a 13, “Um bloguista amado e odiado” refere-se, "Tudo aquilo que é dito encontra um eco colossal. Para tudo existe sempre uma opinião, uma reacção, uma critica, censuras, uma réplica. A democracia está por fazer na Internet onde os comentadores constituem uma espécie de parlamento.

Numa democracia o poder executivo tem que conciliar resultados eleitorais com a tomada de medidas nem sempre populares. Com o advento da Internet, aqueles que outrora se encontravam na última fila e não se atreviam a levantar a voz, têm agora oportunidade de se fazerem ouvir. isto incluí os falhados e os resmungões. Este novo modo de comunicação põe em questão a noção de verdade absoluta.É como se não houvesse verdade e mentira, mas apenas um debate eternamente recomeçado. A nossa conduta pode ser ridicularizada, sem consideração, em público. O mesmo acontece com a estupidez dos outros."

Vem isto a propósito dos nerds, geeks, “anónimos” e afins que proliferam nos Comentários em dezenas de blogues, nomeadamente nos que ao Sporting dizem respeito. Eles são o SuperLionX; o ImmortalJ; o ForeverLeão436 etc etc por aí a fora, numa espiral de nicks com os quais a malta se vai sentindo protegida por detrás do seu tecladozinho e através do qual, infelizmente, em alguns casos, como bem acima se referiu, alguns “falhados e resmungões” debitam, no final de cada opinanço, uma força demencial sobre duas teclas. O “N” e o “I” porque de facto é assim que acabam a sua destilação. Com um “nnnniiiiiiiiiiiiiiiiii”. Para o nerd leonino nada jamais estará bem porque se o “gajo” pintou os mastros daquele verde é porque deveria ter escolhido outro pantone. Se a Direcção faz algo que o nerd já pedia há algum tempo então é porque “andam a passar manteiga nos sócios”. Se o “gajo” se demitiu, é porque “quer fugir das responsabilidades”. Se ficasse “era um chupista”. O relvado está uma “porcaria” e é uma “vergonha”. Enquanto o nerd assim opinava no seu Forunzinho, um tal de Marcelo Bielsa, indivíduo mais ou menos conhecedor de futebol, pisava pela primeira vez o relvado do Estádio José Alvalade para que a sua equipa fizesse o treino de adaptação e afirmava assim, sem mais nem menos: “É o melhor relvado que jamais pisei”.

O nerd leonino opina sobre tudo e sobre tudo, tudo sabe. Dêem-lhe um tema e passados cinco minutos vem dali uma teoria conspirativa que envergonharia Oliver Stone.

Mas o que mais distingue esta (felizmente) rara espécie é a sua falta de frontalidade porquanto, quanto fisicamente perante os alvos das suas frustrações e ataques cibernerds, nada dizem, nada fazem e, como alguém um dia disse “miam como gatinhos enquanto no teclado rugem como leões”. Vem isto a propósito, também, de uma ocasião em que a Direcção proporcionou aos utilizadores de um Fórum Sporting, a possibilidade de passarem uma manhã de Domingo a jogar futebol num mini-torneio na Academia em Alcochete. Sabendo eu quantos “amigos” tinha nesse mesmo Fórum, lá deixei a manhã familiar para me deslocar à Academia, isto sempre com a esperança de que aqueles que me detractavam na net, ali tivessem a possibilidade de me confrontar pessoalmente e discutirmos então o que lhes ia na alma nerd. Assim foi e lá passou a manhã e curiosamente nem um, unzinho que fosse, me disse o que quer que fosse sobre aquilo que habitualmente escrevia (e ainda escreve) no mesmo Fórum. Atenção que jamais se deve confundir uns quantos a quem a internet se encarrega de demonstrar a sua estupidez e a rua, de mostrar a sua covardia, com a esmagadora maioria de sportinguistas que, na net, demostram das mais variadas formas, o seu profundo amor a uma causa e a um amor mesmo que para isso muitas vezes a emoção ultrapasse a razão. Não são esses o problema. O problema são os cromos que quando pesquisam qualquer coisa no Google, para depois opinarem, só se dão ao trabalho de ler os dez primeiros resultados. No meu caso pessoal, há lá mais 108.000 resultados, rapazes. Bom Domingo a todos.

PPC… you’ve been “Winstoned” :clap: :beer:

Como é que alguem ainda liga ao que este artista da vida escreve ?

:frowning: >:( >:(

Parabéns pelo texto Winston.

:arrow:

Não posso deixar de concordar com a resposta mais institucional dada pelo FórumSCP a um ataque baixo, baixinho, ainda que me pareça que não se deve perder muito tempo com o (felizmente) ex-vice presidente (com letra pequena) que ruge atrás de um teclado.

Quanto ao (felizmente) ex-vice presidente, teima em continuar a sua saga. O propósito, já o disse, continua a parecer o mesmo: não ser esquecido, não cair no esquecimento, custe o que custar. Se, por um lado, uns não largam o anonimato da Internet, outros parecem não conseguir largar os holofotes do mediatismo.

Que resposta com nível…

O meu pensamento é igualzinho ao do Pedro

SL