Rentabilização do Corredor Aéreo

Não está na hora de rentabilizarmos o Corredor Aéreo? É uma alteração que não nos fará diferença nenhuma visualmente e ainda entra um dinheiro nos cofres do Clube.

Estamos a falar de um Aeroporto que recebe 16 Milhões de passageiros por ano, mais de 1.3 Milhões por mês. Ainda por cima, estamos a falar de um Estádio, algo que chama a atenção naturalmente. Não é apenas mais um prédio indissociável do seguinte.

Penso que é uma ideia que deve, no mínimo, ser analisada pela Direção para apurar a sua mais-valia.

É uma excelente ideia. :great: :mais: :mais:

É uma ideia que desde que me lembre sempre foi falada e nunca foi aplicada. Nestes 10 anos perdeu-se imenso dinheiro em naming e este exemplo é apenas mais 1.

É uma boa ideia.

Ao lembrar da notícia que li sobre a central fotovoltaica da universidade de lisboa, tenho outra sugestão que é a seguinte:

Porque não aproveitar a cobertura do estádio, e até mesmo as fachadas, para produção de energia fotovoltaica? À primeira vista parece ser um win-win, uma vez que puderíamos não só a ser autosuficientes energéticamente e vender à rede a energia que sobrasse, ou vender na íntegra a energia produzida.
Se existir alguém por dentro da área que possa dar o seu parecer quanto a esta ideia, gostaria muito de ler sobre isto.

Anexo:
[url]http://greensavers.sapo.pt/2014/02/03/universidade-de-lisboa-vai-ganhar-e3-milhoes-com-paineis-solares-no-telhado-com-video/[/url]
[url]http://universidadeverde.campus.ul.pt/paineis-fotovoltaicos[/url]
[url]http://greensavers.sapo.pt/2013/02/13/universidade-de-lisboa-ja-comecou-a-instalar-paineis-fotovoltaicos/[/url]

Excelente sugestão

SL

O problema é se a estrutura e compatível com isso.

Supondo que a estrutura consegue suportar o conjunto de paineis fotovoltaicos, é possível fazer uma estimativa do retorno financeiro que este dimensionamento nos traria?

ideia boa, investimento/lucro duvido q seja lucrativo

Alguém que leve esta ideia ao congresso!

Já se falou destas duas excelentes ideias e nunca ninguém aplicou. Acredito que temos a administração certa para isso! :great:

Poderiamos fazer as duas… no Centro o logo tipo e numa das pontas, algumas placas fotovoltaicas apenas necessárias para o equipamento da relva… aqueles “holofotes”

O Ideal seria o patrocinador uma empresa de energias renováveis, para aproveitar
o nosso magnífico verde, para nos ajudar a ser um exemplo sustentabilidade ambiental.

Fiz alguns cálculos rápidos, contudo a ideia não é dimensionar com precisão um sistema de produção fotovoltaica, mas sim ter uma ideia do potencial energético do espaço. Para tal, desprezei as fachadas e utilizei somente a área da cobertura do estádio.

Como não sou expert na área, desprezei também o dimensionamento dos equipamentos (inversores, cabos de ligação, controladores de carga, etc) e tipos de ligação do sistema. Só os utilizei para estimar a eficiência do sistema.

Antes de fazer qualquer cálculo importa determinar os dados geográficos do estádio. Com o auxílio do google maps, retirei as coordenadas do local (38.761’N, -9.162’E) e estimei o potencial da irradiação do local através do PVGIS.
No entanto, após uma breve pesquisa, e como o sistema será projectado para funcionar durante todo o ano, e com o melhor aproveitamento possível, reparei que é importante ter em consideração a inclinação dos módulos.
Assim, por forma a equilibrar a quantidade de radiação directa incidente no sistema durante todo o ano, defini uma maior inclinação por forma a favorecer o aproveitamento solar durante os meses de Inverno.

Inclinação= latitude do local +10º ~= 49º

Considerando o seguinte módulo fotovoltaico neste exemplo:

Sharp 250 HAC-B Grade B
Pm 250 Wp
Vm 29.8 V
η 0.152
Largura 0.994 m
Comprimento 1.652 m
Área 1.642 m2

E uma vez que os paineis devem ser colocados com uma distancia minima entre si, por forma a não criarem sombreamento uns sobre os outros, para simplificar o cálculo considerei a cobertura do estádio como horizontal e plana e com uma área útil de 80% da área total. Através do google maps area calculator tool retirei os seguintes dados:

Cuzando os dados, obtive a seguinte energia fotovoltaica produzida em cada mês:

Agora peço ajuda a alguém que tenha experiência e sensibilidade sobre os resultados, para verificar se este potencial é suficiente para nos cobrir os gastos energéticos que temos com o estádio (não faço ideia do consumo).

PS: peço desde já desculpa por qualquer erro ou esquecimento que possa ter tido.

Não haverá limitações pela aviação? Painéis fotovoltaicos não poderão colocar riscos de encadeamento?

Não sei até que ponto traduz a realidade, mas tipo, andebol por exemplo, ter uma especie de pano , ta a rede de tras da baliza, e ter tipo, aquela que se levanta para tirar a bola, ter um pano com patrocinios, como tenho a ideia que vi na Champions… Nos casacos de fato treino, ter varios patrocinios em pequeno etc.

electrosize, embora a minha licenciatura seja um derivado da electrotecnia, confesso que não percebo nada disso! :mrgreen:
Mas que é um potencial brutal é! :great:

Algumas ideias com alguns anos, mas que agora com uma direcção decente podem ser aproveitadas.

VerdEnergia

VERDE ENERGIA.pdf (687 KB)

Em geral, até aos 5/6 anos, a energia fotovoltaica dá prejuízo. A rentabilização só se torna positiva passados vários anos e isto era com os incentivos fiscais todos, que não sei se atualmente existem. Isto a pequena escala, como em minha casa…

Não será a altura ideal para pensar nessa implementação, talvez quando estivermos mais folgados :wink:

…e depois aos 10 anos tinhas que mudar aquilo…também era essa a ideia que eu tinha mas para a pequena escala. Não sei se em instalações que ultrapassam a micro-geração de energia o mesmo se aplica.