Se existe uma vontade incontrolável de tirar a camisola depois de um golo, porque é que até há uns anos atrás ninguém tinha esta necessidade compulsiva?
É que chega a ser ridículo ver jogadores a ficarem castigados para a jornada seguinte por causa deste vício. Estava aqui a ver um golo do Estoril ao FCP e o Luís Leal já ia feitinho para puxar a camisola mas teve um ataque de lucidez e arrependeu-se!
Eu acho que é uma falta de respeito, ou será que as camisolas de hoje em dia pesam muito?
Falta de respeito pelo simbolo ao peito. Faz parecer que o “eu” é maior que a camisola que ostento!
Pessoalmente se vestisse o manto sagrado jamais o tiraría num golo e certamente que beijava o simbolo. Se vestisse outra camisola qualquer já não tinha a mesma reação, mas também não a despiría por respeito ao clube e aos adeptos.
logo que a uefa e fifa começou a reparar em contratos publicitários exclusivos a jogadores, sem a haver pagamentos de uma parte à organização, eles interromperam logo a festa do levantamento das camisolas.
também foi um pouco, que já nem era publicidade a marcas, era teor politico e religioso e ai compreende-se a proibição de levantar camisolas. havia jogadores em países complicados em termos religiosos, tipo turquia e israel a terem símbolos ou palavras de outras religiões nas camisolas.
Percebe-se que é uma coisa da euforia do momento ao marcar um golo, não acho estúpido. No entanto creio que faz algum sentido ser mostrado amarelo, isto porque ao tirar a camisola o jogador pode tirar vantagem e queimar algum tempo de jogo. Pegando por exemplo na forma como o CR7 fez na final da champions, e realçando aqui que obviamente não foi para perder tempo (aquilo já estava mais que resolvido), se o jogador tira a camisola e a deixa num sitio e depois ainda vai para mais longe festejar perde-se depois muito tempo enquanto ele vai muito calmamente buscar a camisola e vesti-la. Se não fosse punivel com cartão amarelo era um tal ver equipas a tentarem tirar proveito desta situação.
isso agora, já depende do ponto de vista do arbitro.
se um jogador se lembrar de festejar um golo deitado com jogador e nunca mais se levantam, com as duas equipas a quererem recomeçar o jogo, ai o arbitro deve actuar :lol:
A questão do amarelo é simples de explicar. Durante um jogo nenhum jogador pode estar em qualquer momento sem qualquer parte do equipamento. Por isso se dá cartão a quem disputa uma bola sem uma chuteira, entre outras situações.
Podia haver o bom senso de criar uma alínea na lei, que excluísse o momento do festejo de um golo.
Quanto ao festejo, acho simplesmente que é algo espontâneo no momento do golo, a descarga de um conjunto de emoções… Difícil de controlar e de explicar!