Obrigado, estava com ideia que era até 2030, o que é relevante é que o clube recebe mais de 3M/ano pelos direitos de transmissão e esse rendimento se não esgotou está muito perto disso e vai fazer falta e muita pois representa mais de 15% dos rendimentos totais do clube…
Onde é que está a ilegalidade nisso.
Não posso ajudar mais tens acima a lei que claramente diz que os empréstimos a um terceiro para compra de capital são nulos (em termos mais comuns chama-se simulação de negocio e pode prejudicar terceiros nomeadamente os atuais acionistas).
Assumir isso significa no mínimo a uma intervenção da cmvm e as consequentes penalizações e multas. Por isso mesmo a SAD em todo o processo tem o cuidado de não assumir que fez um empréstimo, provavelmente e como referi antes devolveu o que pertencia ao clube a sua tranche dos direitos de transmissão da SportingTv.
Um terceiro qual terceiro.
Pelas tuas palavras deduzo que o terceiro na questão seja o clube.
A sad fez o financiamento/empréstimo a um terceiro no caso o clube para comprar ações/vmocs da sad.
Confesso que estou confuso, ainda não percebestes ou estas no gozo?
Não me custa e é com prazer que converso com Sportinguistas mas se o objetivo é o gozo acredita que tenho coisas mais agradáveis para fazer do que passar o tempo aqui no fórum.
La está não estou no gozo não percebo é o terceiro interveniente para mim não existe porque o clube tem a maioria da sad.
Aliás o estádio por exemplo pertence a quem a sad ou o clube.
Mas posso estar enganado e que tenham feito alguma ilegalidade sinceramente eu não vejo nenhuma.
Vamos ver, não disse que fizeram alguma ilegalidade antes pelo contrario, ao não assumirem terem feito um empréstimo para esse fim evitam cair nessa ilegalidade. Em nenhum documento oficial vês a referencia ao empréstimo para que o clube compre as vmocs. Até já disse o que me parece que aconteceu que foi entregar ao clube a parte que lhe pertence no adiantamento do contrato da nós.
O facto do clube ter a maioria não lha dá direitos especiais a não ser ter maior numero de votos nas decisões que passem pela AG. Esta decisão de emprestar dinheiro para comprar ações é uma decisão que nem sequer passa pela AG precisamente porque e como diz o CSC seria sempre uma decisão nula.
Quanto ao estádio, pertence ao clube mas a SAD adquiriu e pagou o direito de o utilizar se não estou em erro até 2063, nessa data se quiser continuar a utilizar terá de negociar novamente com o clube.
Clube e SAD são e serão sempre duas entidades distintas e o facto de existirem relações especiais (administradores comuns) mais do que ter mais direitos (votos nas AGs) tem maior obrigações sobretudo no campo da transparência dos negócios entre ambas.
A tendência é o quê?
Activo a azul, passivo a vermelho, captiais próprios a amarelo.
Ou preferes esta?
A situação da SAD está-se a agravar e a tendência é para isso continuar.
Repito: estou totalmente convencido que vamos voltar a ter capitais proprios positivos nos proximos 6 meses. Convido te a atualizares os teus graficos nessa altura. Dou te razao sem problemas se a tiveres. Mas estou convencidissimo que a tua linha amarelinha estara bem diferente. Porque estou confiante? Resultados operacionais têm tido uma evolucao mt boa, vamos à champions outra vez e ja vendemos Nuno Mendes.
Actualizo nessa altura sem qualquer tipo de problema.
Mas dou uma dica: A linha de tendência estar positiva daqui a 6 meses não passa a significar que está tudo bem. As SAD têm uma grande volatilidade nos activos e passivos (aliás, dá para ver os dados ali, por norma Q1 é melhor que Q2 e por aí adiante).
Para ter alguma ideia da evolução seria sempre importante comparar os dados QoQ e YoY completos.
Mas comprometo-me, logo que tenha disponibilidade, em colocar uma versão actualizada destes dados em todos os novos R&C. São 2 ou 3 minutos de trabalho agora que tenho a base, por isso é tranquilo.
Verdade seja dita, os ativos das SADs estão sempre seriamente subvalorizados. É difícil contabilizar ou perceber a saúde financeira de uma SAD quando um ativo que vale 0 na verdade vale 30/40M
Que activo é que vale realmente 0 mas é avaliado em 30M?
Inácio. Não valendo zero, vale próximo disso.
O Inácio conta zero para o activo. O Sporting avalia os jogadores da formação em activo como zero (fora umas poucas dezenas ou centenas de milhar como valor residual pela formação).
Então, exato… mas na realidade é um ativo que valerá perto de 30M, segundo o mercado.
@namondor1 Errado. O activo vale aquilo que pagas por ele e vai depreciando ao longo do contrato. O Inácio, como activo e para fins contabilísticos, vale zero ou um valor residual.
Isso e História para encantar carneiros… alias o Vieira andou anos com essa lenga lenga nos Lampioes, e a martelar as contas a nivel de Ativos. Principalmente quando o Ativo em questao normalmente nao se trata de Liquidez.
Carissimos,
Existe algum sitio no forum onde possa consultar a evolucao da nossa divida (Clube e SAD) ao longo dos anos?
Grato
Alguém que perceba da parte financeira consegue perceber se a tão aclamanda frase “não temos nem 1€ para gastar”, junto com a venda do MN (fora todas as outras vendas + champions blabla) tem a ver com a restruturação que saiu aqui nesta noticia:
“Sporting concluiu agora uma parte da reestruturação da dívida da banca** de cerca de 240 milhões de euros. Os leões acabaram de converter as obrigações compradas ao BCP em capital da SAD por via de dois aumentos de capital no valor global de 83,6 milhões de euros realizados na semana passada.”
ou seja, só foi possivel efectuar esta operação agora com a venda o MN?