Btw @Coolhandluke estamos no relatório e contas e isto já parece a Revista Maria. Podemos criar até um tópico com password e discutirmos o que foi o que é e o que poderá ser o futuro do clube.
Destratamento foi o que o negócio desse rapaz fez às contas do Sporting. E foi esse o ponto que o Nuno falou no debate. Não vale a pena voltar a spinar outra vez.
Ao que leio por aí:
- Para termos exercício positivo temos que - sempre - estar na Liga dos Campeões e fazer vendas líquidas no montante mínimo de € 40M. Isto ainda tendo dinheiro da NOS.
- Fruto da antecipação de receitas da NOS, vão existir 3 anos sem entrada destes montantes, de cerca de € 40M anuais.
- Entretanto, não se vê (pelo contrário) redução do passivo global.
A ser assim, não sei não…
SL
Sim, acho bom. Repito aquilo que ja te disse antes, resultados no 3T positivos, sem ter sido necessario fazer grandes vendas (btw, nao sei onde foste buscar 8M de cedencias… acho que sao 5M), acho bom. E aquilo que estou a dizer nao é rocket science. Ir à champions nao costuma ser suficiente para ter contas equilibradas, nem no Sporting nem nos rivais. Normalmente estás sempre dependente de 1 ou 2 vendas para nao fechar no negativo. O facto de este ano a champions ter sido suficiente é uma boa noticia. A venda do NM se entrar no 4T vai nos levar para resultados bem positivos.
Não, destratamento foi o que ele fez ao rapaz, que não tem culpa do negócio nem merecia ser tratado como mercadoria de segunda. A intenção dele até podia ser criticar apenas o negócio, mas a escolha de palavras que fez para isso foi desastrosa.
Se não sabe falar, não abre a boca, uma máxima que o atual presidente parece já ter aprendido. Portanto o Nuno Sousa também deve ser capaz de aprender.
Entretanto a nação sportinguista deu-lhe a resposta e remeteu-o à sua insignificância.
Não foi uma provocação, nem me lembro se la estavas tu e eu já referi aqui várias vezes que o fórum entrou numa onda de ser repressivo em 2018 para deixar de ser conotado com “brunismo”, tendo inclusivamente perdido vários foristas de valor no processo. Só estou estava a relembrar a curiosidade.
Obviamente a critica foi feita apenas ao negócio, não aos méritos do atleta. Toda a gente que viu o debate sabe isso. Se queres vir para aqui spinar sobre o assunto outra vez, força.
Já agora, e porque dizes que “Se não sabe falar, não abre a boca, uma máxima que o atual presidente parece já ter aprendido.”, também podias voltar ao tema do RC e comentar aquilo que o Varandas disse no debate e que foi totalmente desmentido pelo actual RC.
O que antes se criticava nos outros clubes agora passou a ser referência.
As grandes vendas ou entradas de dinheiro sem o correspondente diminuir do passivo.
O aumento do passivo é preocupante. O valor a pagar a curto prazo é muito superior ao valor a receber. O elevado valor do receitas adiantadas é alarmante. Estamos a viver de receitas adiantadas e a pagar juros demasiado altos.
Estava a pensar ate ao fim do ano. Sao 6.5M
Não quero saber dos rivais, já o expliquei. Quanto a não ser suficiente, a champions agora paga quase do dobro que pagava há uns anos…
Normalmente não tens 90M em dívidas a fornecedores e o contrato televisivo quase todo penhorado.
Nao é só os rivais e disse te isso. Olha para os nossos ultimos 30 anos. Sempre estiveste dependente de champions e de vendas. E queres saber a novidade? Vamos continuar. O futebol portugues nao gera receitas suficientes. Quanto à champions pagar mais agora do que antes, pois paga. Sao as boas noticias! E isso permite te hoje conseguir ter uma epoca em que, vendendo mt pouco, consegues chegar ao break even, desde que vás à champions. Se juntares a isso o facto de teres aumentado significativamante todas as tuas restantes receitas operacionais (patrocinios, bilheteira, retalho), só posso ficar relativamente otimista sobre a evolucao das nossas contas. Repito: nao depender de vendas NAO tem sido normal. E passar a nao depender de vendas, desde que vás à champions, só podem ser mt boas noticiias.
O que é que isto tem a ver o que eu escrevi? Mas falemos entao do Balanço… mais do que 90 ou 70 milhoes de dividas a fornecedores, na minha opiniao o que mais importa sao 2 coisas:
- os capitais proprios: ter um passivo de 300 nao é um problema se tiveres um ativo de 500. Essa ideia que so porque o passivo aumentou já é uma má noticia, é errada. Tens sempre que olhar ativo e passivo. E neste aspecto, embora continuemos com capitais proprios negativos, a tendencia é positiva e estou completamente convencido que nos proximos 6 meses vamos voltar a ter capitais proprios positivos
- o equilibrio entre ativo corrente e passivo corrente (aquilo que vais ter que pagar em breve, e aquilo que tens de liquidez). Este ponto para mim tem sido dos mais preocupantes das nossas ultimas demonstracoes de resultados e na minha opiniao é a razao pela qual, como tu comentaste, temos custos financeiros mais altos. Continuamos a ter de antecipar mta receita e isso demonstra que continuamos a ter um problema de fluxo de caixa. Mesmo com o emprestimo obrigacionista este problema, embora tenha melhorado um pouco, continua a existir e na minha opiniao é atualmente o ponto mais negativo da nossa situacao financeira. Gerar resultados positivos consecutivamente (atraves de idas à champions) é fundamental para o resolver.
O segundo ponto é o mais importante e fundamental. O passivo corrente é muito superior às dividas de clientes e isso obriga-nos a constantes adiantamentos de receitas (mesmo com as inúmeras vendas dos últimos anos e da excelente presença na CL deste ano).
O ativo num clube de futebol é muito volátil, um jogador avaliado em 10M pode sair em 1/2 anos por 2/3M ou por 20/30M. Assim como os jovens da academia que valem 0 e podem sair por muitos milhões.
https://twitter.com/OArtistaDoDia/status/1532658154894667780
Isto a ser Verdade (que é excelente para o Sporting)…
… é do Mais Ilegal que Existe.
Ilegal como assim explica la melhor.
Mais 1, menos 2, mantém-se tudo o que sabíamos. A situação está trémula e todos os anos é preciso, pelo menos, uma grande venda.
Não indo à Champions, são necessárias duas grandes vendas.
Pessoalmente continua a fazer-me confusão ver a dívida a fornecedores a aumentar, quando há 4 anos era um crime dever mais de 40M€.
Considero prioritário reverter este caminho e diminuir este montante.
E não faria grandes investimentos neste defeso, para além dos que já foram feitos. Não parece haver capacidade para mais, neste momento.
agora houve antecipação de 38,5M do contrato da NOS para, indiretamente, financiar a recompra das VMOCs.
Seria ilegal a SAD financiar o clube para este comprar as VMOCs.
Acho essencial manter uma equipa competitiva para continuar a garantir os milhões da Champions, e com isso manter os jogadores na montra.
Não vejo é a direção com capacidade para resolver os dossiers caros do entulho que temos, a péssima capacidade de negociação e de colocação de excedentários dá nisto.
E começar a pensar numa alternativa ao Amorim,porque daqui a 1 ano deve ir á vida dele e não podemos ficar outra vez reféns do amadorismo da estrutura…
Então mas quem é que tem que comprar as ações e a sad ou o clube.
Eu não vejo ilegalidade nenhuma quando o maior acionista da sad e o clube.
Pelo o que eu percebi foi que o clube comprou as vmocs e a sad fez o financiamento como o maior acionista da sad e o clube não vejo onde está a ilegalidade nesta operação.
O clube é que tem de comprar as VMOCs e para o fazer não pode ir buscar financiamento à SAD.
Exatamente e embora não esteja muito claro nas contas, parece-me que o novo adiantamento dos 38M incluiu uma parte significativa dos direitos de transmissão da Sportingtv e a SAD remeteu o valor para o clube que é o principal beneficiário desse rendimento e foi com isso que se comprou as vmocs.
O problema (detesto chamar problema pois efetivamente era algo que há muito já deveria ter sido feito) é que com este adiantamento os direitos de transmissão que julgo eram até 2030 devem já estar esgotados e esse rendimento muita falta vai fazer ao clube(modalidades no futuro próximo.
2028… Era 12 anos, com a Sporting TV começou em 2016.