Relatório de Contas SAD - 1.º Trimestre 2021/2022 (+18,7 M€)

Em que pág. está isso?

que raio. Na Bilheteira Geral só me aparece 1.7M€, já a incluir camarotes…

Sem duvida. Com os atuais valores de entrada na champions league, entrar na champions faz total diferenca nos nossos resultados. Voltar a ir à champions no proximo ano é absolutamente fundamental.

2 Curtiram

Outra coisa que reparei na pág.40 do RC, é que o Sporting reconhece o Leasing da Academia, como um Passivo…

… Wtf. :face_with_raised_eyebrow:

… Será que me andaram a enganar nas Cadeiras de Contabilidade??! :sweat_smile:

IFRS16

Nao sabia que as normas tinham mudado entretanto.

Obrigado pelo Esclarecimento.

https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/PCT80971.pdf#page=54
Passivo Corrente.

E também contas com uma reversão de provisões de 3M, ou seja, cerca de 30M quando nos melhores anos este valor andava nos 15M e houve anos com RO de quase 8M … anyway, esta discussão tb não interessa, importante é mesmo o resultado, que foi bom mas não deixa de causar preocupação pois continua a existir um desequilíbrio operacional que se o projetar para o final do ano, assim sem grandes contas será bem superior a 50M (claro que se continuarmos a ganhar na UCL a coisa será bem diferente :slight_smile: )

Ainda sem conseguir aprofundar, parece muito preocupante o facto de apesar do lucro de 18M, os meios financeiros disponíveis para pagar dividas reduziram para uns míseros 2M (que nem para um mês de salários dava) e sem que se vislumbre uma correspondente diminuição do passivo corrente, que continua a aumentar e fortemente, passou de 203M para 211M.

Agora que terminaram as moratórias, a chave pode ser o sucesso, leia-se aumento do empréstimo obrigacionista, caso contrario a coisa pode ficar bem negra … e isso a mim preocupa.

1 Curtiu

que raio… nao estou a perceber isto, porque é que o Sporting está a meter Bilheteira e Camarotes como… passivo??

Voltar aos lucros é bom.

O próximo trimestre deve ser igualmente bom.

Também tínhamos a obrigação de não repetir o mau R&C do ano passado.

São receitas que foram recebidas adiantadas :slight_smile: e até chegar a data a que dizem respeito para entraram no resultado de exploração são passivo.

Por exemplo, compras um camarote para o ano inteiro. Metes o valor recebido no passivo, pois ainda não foi prestado o serviço e imagina que desistes e queres a devolução do dinheiro? Por isso fica no passivo, depois todos os meses, à medida que o serviço é prestado retiras a parte correspondente a esse mês do passivo e colocas como rendimento do ano, apesar de que já foi pago de forma adiantada.

4 Curtiram

Mesmo com 27M a entrarem da champions (e não os 15M de prémio de acesso) só obtivemos 18M de lucro? O último que vier que feche a porta. E pensava eu que estava a ser meiguinho nas minhas previsões para o final do trimestre (entre os 24 e os 28M). Sebem que se reconhecessem os 7M totais do Mendes ia bater nos 24, mais ou menos.

90M a fornecedores e situação de falência agravada em relação ao período homólogo de 20/21.

Gestão absolutamente criminosa, as nossas finanças estão um destroço.

2 Curtiram

Esclareçam-me.
Numa empresa “normal”, dar prejuízo significa não pagar imposto (sobre o lucro).
Como é no futebol, igual?

Praticamente não houve vendas e ainda não estão contabilizados uns quantos milhões das Gamebox e de vitórias na Champions.

A gestão de Varandas tem sido ruinosa até agora, mas este deve ter sido o trimestre mais equilibrado até agora. Fossem todos assim e estávamos bem.
A cagada toda foi feita nos últimos 2 anos.

1 Curtiu

O primeiro trimestre é tendencialmente o melhor. Tiveste +27M de receitas da champions e +9M em vendas líquidas (estou a colocar os quase 2M do Nuno Mendes). Dizer que este trimestre foi equilibrado é uma irresponsabilidade, são quase 40M de receitas extraordinárias.

Edit - Para não falar dos depósitos (que estavam nos cerca de 9M) terem caído para cerca de 2M. A conta restrita, mesmo com acesso à Champions, continua sem reforço.

Este R&C é só ridículo e criminoso.

1 Curtiu

É isto.
Muito me espanta estes resultados.

1 Curtiu

Sim, embora para efeito de apuramento do imposto podes deduzir ao lucro tributável uma elevada percentagem dos prejuízos de anos anteriores, o que acaba sempre por reduzir imenso o imposto a pagar.

1 Curtiu

:+1:

Pois, o problema é que a “cagada” não é como o vinho do porto, não fica melhor com o envelhecimento, os efeitos nocivos vão perdurar durante muito tempo e a estratégia não pode ou melhor não deveria ser, a do E Se Corre Bem.

Totalmente de acordo.
Essa cagada tem de ser “limpa” com excelentes resultados financeiros neste e nos próximos anos. Mas tal só pode ser conseguido com vendas de jogadores.
Para quem não vendeu, é um R&C aceitável.
No final deste ano vamos ter que vender. Nuno Mendes e mais um jogador de topo (Palhinha ou Matheus) pelo menos para fazer um bom lucro este ano e cobrir os 32M negativos do ano passado.

1 Curtiu

O impacto positivo das vendas é de 9M, mais coisa menos coisa, o que cobre 3/4 da Remuneração do Pessoal.

Depois tens +27M da champions.

Ou seja, só em medidas extraordinárias são 36M (pelo menos). Ou seja, tens um buraco de 18M por trimestre.

Acrescentar que a conta restrita continua vazia e a restantes contas, como demonstrado pelo @Thor , foram esvaziadas. Deves 90M! a forncedores.

Isto não é aceitável.

O teu buraco por Trimestre anda pelos 18M (pode até descer até aos 15M, sensivelmente). Precisas de 45M para tapar o buraco +32M para saldar o prejuízo do ano passado, são só perto de 80M em vendas (líquidos)

1 Curtiu