Regresso do Serviço Militar Obrigatório. Sim ou Não?

Concordo plenamente, não fazia mal nenhum há maioria dos jovens de hoje.

1 Curtiu

100% a favor. Principalmente agora que temos finalmente a direita no poder, que foi sempre contra o fim do serviço militar obrigatório. O Viktor Orbán [ grande amigo do Ventura, D. Trump e Bolsonaro] na Hungria já o fez e quer, que UE obrigue os estados membros a fazer o mesmo. 18 meses passam a correr. Finalmente vão dar hipóteses à juventude de ser alguém…

Gostava de saber a percentagem naqueles que iam ter que la ir. Ia ter piada de certeza.

Jamais.

18 meses? :joy:
Ou seja, pior que antes? Eu fui em 1984 e tive 16 meses. E foi a última incorporação de 16 meses. A seguinte já foi só de 12 meses.

Sou a favor, mas nunca um período superior a um ano.
O ideal seriam 6 meses. É mais que suficiente para transmitir as noções básicas, que é o que é necessário.Após esses 6 meses, o que se ficava lá a fazer?? Serviços de guarda nos quartéis?
O que se devia também fazer era alargar a profissionalização dos vários ramos. Isso sim.

3 Curtiram

18 meses é demasiado. Estive 6 e não fazia mal nenhum aos jovens de hoje passar pela organização e disciplina do Serviço Miltar.
Fazia bem a muitos jovens mimados e protegidos que andam por aí sem qq noção de camaradagem e sacrifício.

3 Curtiram

Valores aprendem-se em casa

16 Curtiram

E não é só a noção de camaradagem e sacrifício. São noções básicas de comportamentos a ter, em caso de nos encontrarmos num cenário de guerra.
Alguém (que não tenha cumprido serviço militar) sabe, por exemplo, a distância a que é visível um cigarro aceso à noite? Ou qual a forma de mijar no mato à noite? Ou o que é reptar?
Pois é… e só estou a falar em coisas que podem parecer ridículas, mas que provavelmente te salvam a vida.

2 Curtiram

O mesmo que ninguém o quer na Hungria e tem acusações de corrupção? :face_with_monocle:

Não. Estamos em 2024, ninguém ganha guerras por meter miúdos de 18 anos a rastejar na lama e a escalar com cordas.

Invistam no armamento e dêem condições (a vários níveis) a quem realmente quer servir no exército.

19 Curtiram

:laughing:

1 Curtiu

Mas então? Sabes??
:joy:

Depende. Da duração (máximo 6 meses) e claro deve ser remunerado e logo após a conclusão do 12º ano, mas sem prejudicar a vida dos miúdos ao nível de trabalho ou ensino superior.

Usar isto para encontrar a casa de banho publica mais proxima?

1 Curtiu

Na mouche, assim como responsabilidade e disciplina. A malta que quer fazer outsourcing para os traumatizados do exército ou não os teve em casa ou não os sabem transmitir

1 Curtiu

O SMO faz falta a muito menino/menina/NSNR desta geração, para ganharem um conjunto de valências importantes para a sua vida. Por outro lado, seria uma medida impopular e, num governo minoritário, não vejo vontade política para este novel governo se “queimar” com este assunto.

Paguem aos efetivos das FA´s condignamente e tratem de arranjar/modernizar os equipamentos que temos, comprando o muito que ainda faz falta. Haverão bem mais candidatos e menos saídas nos 3 ramos.

TL;DR - Não, mas…

Não.

Dar mais um motivo para malta emigrar. Já há poucos, gostava de ver o que acontecia se metessem pessoas obrigadas a perder um ano ou mais da sua vida para algo que não serve para nada na cabeça da maioria deles. Aumentem as condições e os benefícios para atrair quem de facto tenha interesse em ser militar.
E tanto pode vir aqui pessoal dizer que aprendeu muito e até achou importante, como pessoal que achou aquilo uma perda de tempo e que não valeu de nada. Vale o que vale.
É um retrocesso ponderar-se isto.

2 Curtiram

Não vai ser a disciplina, e todos os outros valores transmitidos inerentes ao serviço militar, que vai formar melhores pessoas. O que não falta por aí é canalha nas forças de segurança públicas/militares.

Se me oponho? Não. Se acho que trará alguma coisa positiva ao país e aos jovens? Também não.

2 Curtiram