Regresso do Serviço Militar Obrigatório. Sim ou Não?

Eu, sendo opositor da medida, até estaria aberto a ouvir argumentos. Têm é de ser mais complexos que a velhice do Restelo do “eu tive e esta geração é o que merece”.

Eu estudo medicina, tenho amigos e conhecidos que também estão a tirar o curso e são da Marinha, FA.

Quem são os que mais bebem e merda fazem nas festas (armar confusões, partir propriedade alheia)? É o rigor e os valores do exército, deve ser.

1 Curtiu

Ainda me lembro, para exemplificar de forma realista, de ter o pelotão numa encosta nas florestas da Carregueira, à noite, a escutar o som de um gajo a mijar no vale em baixo, a 2km de distância. E era tão fácil enfiar-lhe um balázio… ou um a fumar um cigarro, vísivel a mais de 2km…
Mas provavelmente, os pais ensinam isso em casa também… :joy:
Sou completamente pacifista, mas se não estivermos minimamente preparados para um conflito, somos idiotas.

Sou a favor mas com um período inferior a 9 meses.

E o que esses gajos dizem ou fazem é exemplo para alguém? Tudo escumalha, tal como os que os apoiam.

1 Curtiu

Não confundam as coisas.
Sou a favor por um período curto (seis meses penso ser o ideal).
E sou a favor para que todos tenham uma noção básica, para em caso de necessidade estarmos minimamente preparados.
Não estou à espera que seja o SMO a mudar o carácter das pessoas. Isso é outra coisa.

Sim. Totalmente a favor do SMO, incluindo para senhoras.

E acho que o ventura tem a pila pequena e que o bolsonaro é um ex-militar corrupto e imbecil. Aliás, se houvesse mais gente séria a fazer o serviço militar, se calhar aquilo não era a coutada dos oportunistas que muitas vezes é.

1 Curtiu

nós na semana de campo da carregueira, mijamos para cima de outro pelotão

2 Curtiram

Foda-se, a minha semana de campo foi um horror épico. Estiveram os 4 dias a chover sem parar. Tinha levado uma farda a mais e nem a vesti porque não valia a pena. Foram 4 dias encharcado. Só tive descanso uma noite porque tinha levado uma garrafa de aguardente e o Aspirante, a troco de dividir a aguardente, deixou-me dormir na tenda dele uma noite. :joy:

2 Curtiram

Isso tem a ver com o sistema instalado.
Muitos desses “canalhas” das forças de segurança não tiveram o ensinamento e disciplina do SMO.
Tem sido tudo muito facilitado a nível da entrada dos jovens para a PSP e GNR. Entram quase todos os que concorrem. O critério mais importante é a idade. De resto. Provas físicas? Psicotécnicos? Tudo treta.
Conheço vários. Bons e maus. Os piores são aqueles que eram os maiores “bandidos” da altura. Passeiam agora com enorme arrogância. Hipocrisia pura. As leis são para os outros cumprirem e não para eles. Falta muita humildade. Parece que não conseguiram adquirir os valores correctos.

eu lembro-me de jantar ainda nas fundações da prisão.
De um cão pastor alemão a cheirar o chouriço de um gajo que era do casal ventoso e fazer um escarcéu, e afinal era uma perna de presunto.
A carreira de tiro com fogo real que fizemos só 1 dia antes do juramento de bandeira porque chovia a potes e estava tudo borrado com medo de ter de repetir a recruta.
a mãe de um no juramento de bandeira a dizer que era só o filho dele que estava a marchar bem.
Os gritos de 2 gajos que tinham sido apanhados a dar no cavalo.
estar em fato bailarina às 2h da manhã com uns 2 graus.
e um dos cães do quartel, já na especialidade passar com uma gaivota na boca, quando estavamos na formatura.

ah e na carregueira para quem lá esteve (para imaginar a distância), o preto ao meu lado mandou um peido, ao pé do refeitório quando estavamos na formatura que o tenente coronel que estava a falar na outra ponta da praça até se calou.

6 Curtiram

Eu fiz tropa obrigatória em 96 nomeadamente 4 singelos meses na marinha de guerra nacional.
Não me fez mais homem mas também não me fez mal nenhum tirando á carteira pois a miséria dos 6 contos e meio que me pagavam mal dava para pagar o comboio.
Eu até recentemente considerava que a abolição do SMO tinha sido um avanço democrático e civilacional mas tendo em conta o que se está a passar no leste europeu sou tentado a achar que o SMO provavelmente terá mesmo que ser equacionado de forma a garantir a segurança e soberania nacional.
A dita segurança e soberania nacional está acima de tudo e tem de ser garantida custe o que custar, se o actual regime voluntário não o garante poucas opções sobram além do SMO.

2 Curtiram

Não.

o comboio pagava-se 1/3 (bilhete de cão). fixe era o preço do alcool, um gajo recebia pouco mas o alcool tb era barato

Estás um pouco trocado…
A direita em Portugal foi a favor do fim do SMO, sendo o PCP e PEV os únicos partidos contra.

O PSD como partido da oposição esteve na redação do documento em conjunto com o PS, mas não votou a favor. Optou por se abster para permitir que a Lei fosse aprovada sem dar o crédito ao PS (algo normal na nossa AR). O PS e CDS votaram a favor.

Aos dias de hoje, os partidos que não estavam presentes à data na AR, mostram-se todos contra o SMO, sejam eles de esquerda ou direita. O PCP inclusivé, mudou agora o seu sentido de voto!!!

Pessoalmente acho que esta é uma discussão pertinente e não tenho a certeza se deveria ser obrigatório, mas acho que deveria ser encontrada uma formula atual que possa servir os interesses das pessoas e do país.
Acho que o caminho passará em muito por valorizar o “voluntariado”, no entanto acho Portugal (ou melhor, os partidos políticos) incapaz de o fazer!!!

1 Curtiu

Vou dar a minha opinião, sim e não.
pessoal de lisboa ir para braga e de braga ir para o algarve, acho que não faz sentido. o estar na área de residência seria mais correto.
Acho também que para os encostados não lhes fazia mal nenhum, mas havia pessoal que lhes fodia a vida, o aspirante que me deu instrução tinha os colegas de curso todos já a ganhar bem, e ele a ganhar o mesmo que nós.

O problema é que 8 viagens por mês de intercidades entre Lisboa e Celorico da beira mesmo assim ficavam caras.
O álcool… Não me esqueço do medronho a 25 escudos na antiga escola de alunos marinheiros em vila franca de Xira onde fiz recruta.
E mais não digo em minha defesa.

Com essa do jantar, lembras-te-me outra da semana de campo.
Duas aliás. A primeira é que as rações de combate que deram e comi tinham a data de validade do ano em que nasci (1963). Frango com ervilhas. Com a fominha que um gajo passava, aquilo estava mesmo bom. :joy:
E a segunda foi na noite em que o jantar era feito na floresta mesmo naqueles atrelados que tinham fogão. Bacalhau com grão foi a comida. O pessoal encheu o bandulho. No fim da janta, saco da minha aguardente e vai de tomar um trago. Um gajo do meu pelotão, que era da Musgueira, estava aí a uns 5-6 metros de mim e vem e diz-me “Oh Mourão, deixa-me beber” e eu passei-lhe a garrafa. O gajo manda aquilo à boca e vai disto… acto contínuo, só teve tempo de tirar a garrafa da boca e sai-lhe um jorro de bacalhau com grão. O bronco pensava que era vinho branco e mandou um gole daqueles… :joy: :joy:

2 Curtiram

paço de arcos, abri uma lata de atum de 1kg do tempo da guerra colonial.
e estava bom

1 Curtiu

SMO só para os gajos ou para elas também?
Antigamente era só para gajos e nâo havia elas nas forças armadas. Agora já há.

Vamos dissecar este estudo.

820 pessoas. Dessas, 380 homens e 440 mulheres.

57% dos homens que são 217 e 39% das mulheres, que são 172, são a favor.

Passamos à idade de incorporação. Foram 98 os inquiridos, 58%, que são 57 responderam estar de acordo. Depois só há percentagem acima dos 50% nos escalões acima dos 55 anos com a maior preponderância acima dos 65 anos, com 55%,que foi o grupo com mais respostas, 222.

Só uma nota, a sondagem, é de Janeiro.