[Reflexão] Planeamento Estratégico para o Futebol

Dá-me a idéia desde há uns 3 ou 4 anos que só falta ao Sporting um verdadeiro ponta de lança para jogar ao lado do Liedson para termos uma equipa arrasadora cá dentro.

é como eu digo: só quando o liedson for embora é que há-de vir um avançado de categoria… acho que os dirigentes do Sporting têm medo que dois bons avançados se atrapalhem um ao outro…

exacto!

Espero que quando o Liedson for embora consigamos encontrar alguém à altura.
Só isso já ficaria mais que satisfeito. Econtrar outro de igual valia de Liedson não é nada fácil.

Concordo com o Balakov: quem não vê que Cardozo ou Di Maria têm mais que qualidade para serem titulares do SCP é mesmo anti-lampião!
Agora a questão é que esse clube nojento é uma máquina de fazer €€ (citando o Fernando Santos) e contra isso não podemos fazer nada!!
Temos que nos pôr no nosso devido lugar e saber que em relação à questão monetária estamos atrás dos rivais. Por vezes, concordo com aqueles que dizem que se o SCP tivesse €€ nunca recorreria aos escalões jovens! Aliás, por vezes, alguns foristas, quando se pergunta sobre novos jogadores para o SCP para fazer a diferença, eles falam sobre estrangeiros e raro falar sobre juniores.
Sinceramente dá-me mais gosto termos pouco €€ e apertar sempre o cinto do que ser um adepto do Barça, Chelsea, Man Utd que podem ter os jogadores, à escala mundial, que quiserem e cá dentro ser do FCP ou SLB que a nível nacional podem roubar quem quiser ao Sporting. Dá-me mais pica sermos os “pobres” dos grandes!
Por isso o melhor é não sonhar muito alto com grandes contratações… Fiquem-se pela realidade que, para mim, é bem mais agradável.
Cumps

Tópico criado a partir do tópico do M. Veloso por conter uma discussão que penso justificar um novo tópico.

mas eu nao estava a pôr em causa o potencial valor de qualquer um deles…

apenas referi que foram compras arriscadas pelo valor em causa vs o que ja tinham mostrado… mesmo o cardozo acho uma compra arriscada pois nao é um jogador habilidoso e por isso só rende se as bolas entrarem… e 9 milhoes por um jogador desse genero acho arriscado porque as coisas podem-lhe nao sair bem… ou seja se mandar 20 bolas aos ferros ja nao vale o dinheiro…

Pois não… mas será mais 1 recorde do Guiness para o Benfica!

:victory:

:rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:

Definições:
Maior Clube: Clube com mais adeptos e mais títulos nas modalidades mais mediáticas
Melhor Clube: Clube mais bem gerido com repercussão na conquistas desportivas mais recentes

É um facto que o SCP nos últimos 30 anos tem-se vindo a colocar numa posição extremamente incómoda.
Sejamos frios e realistas…
Não é nem o maior nem o melhor clube de Portugal.
O maior é o benfica e o melhor é o porto de acordo com as definições acima referidas.
A ninguém custa mais dizer isto do que a mim…

Isto obviamente tem repercussões na capacidade de geração de receitas que está relacionada com a grandeza do clube.
A grandeza de um clube vai variando consoante os sucessos desportivos que este regista.
O porto está a aumentar a sua grandeza.
Nós e o benfica não.

Isto não significa que não possamos ter a ambição de mudar este estado de coisas.
Não é uma situação irreversível!
Não só podemos como temos obrigação de ambicionar voltar a ser não só o melhor clube, como, sendo-o de forma sustentada e continuada, crescer no sentido de vir também a ser o maior clube de Portugal, dando cumprimento à visão dos seus fundadores.
O 1ºobjectivo pode ser conseguido no curto prazo.
O 2º é um objectivo de décadas…

Partindo do ponto em que nos encontramos, isto só pode ser atingido através de uma gestão mais inteligente do que a dos rivais.
É a única forma…

É possível?
A quem duvida dou o exemplo do porto.
Era o 3ºclube em tudo, com uma boa gestão continuada chegou a campeão europeu…
Tudo é possível com um boa gestão!
Não estamos pior agora do que o porto estava há 20 anos!!!
Não há razão para termos discursos miserabilistas…

Neste momento, felizmente, a diferença entre a geração de receitas entre os 3 clubes ainda não é muito significativa.
Prevê-se que no futuro o peso do marketing venha a ser muito maior.
Aí, a grandeza do clube vai ter um peso tremendo na capacidade que este terá de aquisição de atletas de qualidade.
Isso não nos vai favorecer minimamente, mantendo-se este estado de coisas…
A boa notícia é que, por ora, a venda de jogadores tem um peso decisivo nas receitas dos clubes portugueses.
Isto é de tal forma significativo que o SCP, incluindo estas receitas, pode muito facilmente (já o conseguiu algumas vezes) ser o clube com maiores receitas entre os 3 grandes.

Isto implica que, definitivamente, o SCP deve ser um clube vendedor de pérolas da academia.
Não há mal nenhum nisso, desde que não se venda mais do que um jogador fundamental por ano (excepto casos excepcionais).
Deve é existir um plano de contingência preparado para fazer face à saída de qualquer jogador.
É aqui que está o segredo!
Na prospeção que deve ter uma abordagem cientifica, super-profissionalizada.
O plantel tem que ser pensado a 1 ou 2 anos de distância.

O modelo base é simples. Vejamos o seguinte exemplo:
Com a venda de um jogador (ex: Veloso) por 30 milhões, o SCP deve ter observados com grande antecedêcia atletas com igual ou superior qualidade para o substiuir. Isto se não houver substituto na própria academia…
No caso do veloso, podia por exemplo vir o Rochemback ou simplesmenete apostar-se no Adrien.

Os 25 milhões remanescentes (lucro puro), deveriam ser deslocados para o reforço cirurgico do plantel, para a construção do pavilhão e para a redução do passivo.
Em termos de contratações, a frase de ordem será sempre:
“POUCOS, MUITO BONS E PREENCHENDO CARACTERISTICAS QUANTITATIVAMENTE PROVADAS COMO DEFICITARIAS NO PLANTEL!”.
De início deveria dar-se prioridade a fazer renascer o clube das cinzas através de 2 medidas estratégicas:

1 - Construção de um plantel fabuloso através de 2 ou 3 contratações de categoria
2 - Construção de Pavilhão (nunca devia ter deixado de existir)

Depois de reactivado o clube (plantel entusiasmante e casa para as modalidades), prioridade para a redução do passivo e para a manutenção da qualidade do plantel.
Um clube reactivado incendeia os seus adeptos e rouba adeptos aos seus adversários.
Quanto mais adeptos (e mais motivados) mais grandeza.
Quanto mais grandeza mais receitas…(mas não é destas receitas que depende o modelo)

Manter a qualidade do plantel será muito mais barato do que consegui-la pela 1ªvez.
O modelo de manutenção será o mesmo, venda de um jogador por valor brutal, substituição, redução de passivo e ajuste do plantel…

Não me parece complicado.
O porto utiliza um modelo semelhante e não tem uma academia como a nossa…
Mesmo assim, os resultados estão à vista!

Ninguém me venha dizer que não eramos capazes de transformar o clube!!!
O Sporting só não será hegemonico em Portugal se a sua gestão for mais pobre em competência e ambição do que a dos rivais…

(Peço desculpa pelo tamanho do post)

nao vou fazer o “citar” para nao ficar uma pagina muito extensa mas este post é uma resposta ao post do strikerr…

concordo com tudo o que dizes… acho que o caminho a seguir deveria ser esse e acho que o dinheiro que ganhamos com a venda do nani já deveria ter tido esse destino: o fortalecimento real e imediato da equipa de futebol senior…

nao (apenas) possiveis promessas, ou jogadores com potencial mas sim jogadores já feitos que dessem á equipa maior qualidade no imediato… esse fortalecimento da equipa permitiria a valorizacao das nossas perolas da academia pois estariam inseridas numa equipa mais competitiva…

contudo tambem sei que nem sempre sao os melhores planteis que ganham e o nao retorno desportivo a curto prazo e/ou financeiro a medio prazo teria consequencias negativas para o clube… mas se isso acontecesse teríamos que sacrificar um jovem talento… o que nem seria tao desastroso assim, porque eles vao saindo na mesma…

quanto ao porto, do que era ha 20 anos atras e do que é agora, nao esquecer que existe um processo “apito dourado” que pode explicar muito acerca desse “sistema de gestao”, que, apesar de muito eficaz, nao gostaria que o meu Sporting seguisse…

Correctissimo!

Pessoal relativamente ao planeamento estratégico eu penso que este deverá passar em 80% por base na formação!
Isso justifica-se eventualmente por dois motivos: pela sua qualidade e pelo passivo do clube!

O pessoal que acusa os dirigentes de quererem andar a vender jogadores tinha razão até há cerca de 1 ano… Soares Franco apesar de não me convencer particularmente, nesse aspecto tem aberto muito caminho para as nossas vendas de jogadores por bons preços! 25 Milhões por Nani e possivelmente 30 por Veloso são negócios que não envergonham ninguém, ao contrário dos negócios de Ronaldo(nesta situação o negócio foi o possível!) e sobretudo Quaresma!

Creio que sinceramente o clube deve cimentar a sua posição financeira através do princípio de comprar por qualidade ou então, caso não seja possível, ficar quietinho a apostar num jovem valor do clube!

Para aqueles que alegam que o Sporting entra num ciclo de só vender, eu devo alertar que infelizmente esse não tem sido o nosso caminho, até porque salvo raras as excepções temos sido uns nabos em contratações e assim o dinheiro das vendas foi desaproveitado…Conclui-se que mais valia estar quietinho com esse dinheiro.

Agora quando o SCP atingir a sua estabilidade financeira ( o que eu duvido muito, pois falta-nos alguém que mande no clube que seja firme em convicções de não gastar!), a situação ficará mais fácil porque nessa altura os jogadores do Sporting continuarão a ser desejados lá fora, só que então nós tendo uma situação financeira estável poderemos retê-lo durante mais tempo pagando mais em salários a esses jogadores, em vez de investir em trampa que vem de fora… Assim, evidentemente que vamos continuar vendedores, mas pelo menos faríamos ciclos de equipas de qualidade…Tal como o Lyon!

Quanto aqueles que referem o Di Maria como sendo um potencial craque, eu sinceramente vejo mais ali um candidato a Hugo Porfírio! O Cardoso pura e simplesmente não tem alas que joguem para ele!

Jà tocei no assunto num outro topico,nâo basta haver um bom planeamento ,se bem que è essencial;nâo basta ter planteis fortes e competetivos,nâo basta ter saùde financeira;porque eles sò nos deixam ganhar quando" eles" querem!!E nâo falo em ganhar um jogo ou outro de vez em quando;uma competiçao menor sò para nos manter calados,sem levantar grandes ondas!-Agora campeonatos que è bom e a gente gosta,è que nem vê-los!!-Acredito que a “secreta” do SCP esteja ao corrente de tudo,e atè saiba de algumas coisas e como se fazem,mas falta o peso da influencia para sermos ouvidos!

Eu acho que as pessoas andam enganadas, o problema do Sporting não é falta de alguem que saiba gerir dinheiro (todo o plano actual foi engendrado pelo Bettencourt que é só director no Santander, só um dos maiores bancos mundias) o que nos falta é um aldrabão (isso mesmo) que vá comprar árbitros para não ficarmos a ver navios.

Gostava de ver os comentários caso o Sporting tem gasto 9.15 M€ em 80% do Cardozo e ele tivesse a jogar o que tem jogado no enfique…

Mas que teima no Cardozo hein?

Até ele entrar no Benfica eu nem sabia quem ele era… nunca tinha ouvido falar dele, nunca o tinha visto jogar… está bem que não sou expert da bola, mas olha que para darem 9 M por um jogador que nunca pôs os pés na Europa é mesmo de quem quer ser embarretado!

Quando falamos em 10 M por um avancado, é um de jeito, que já se tenha afirmado e com provas dadas!.. ora provas dadas tem de ser no futebol europeu, senão é mais um caso de “tem potencial para se afirmar”.

Eu só gostava era de saber quem queriam ir buscar…e quanto pensavam pagar-lhe de ordenado? para além de não nos podermos esquecer que pois vinha o Liedson, o JM e o resto da catrafezada a dizer que também queria ganhar mais…
Já ouvi pessoal a falar em Milevsky, Afonso Alves (para este pedem alguns 20M),etc… agora Drogbas e afins não abundam ai…
Aquele que podiam ter ido buscar, consoante o preço que fosse pedido, acabou para ir para Braga e até poderia ter capacidade para jogar ao lado do Levezinho, agora PL matador e de créditos firmados não abundam…

O grande problema é que um avançado de jeito, que se tenha afirmado e com provas dadas no futebol europeu (e na Europa “de jeito”) custa bem mais que 8 ou 10 milhões de euros! Só de “entrada”, fora as “suaves prestações mensais” do seu ordenado…

Exacto.
Tipo o Luca Toni custou 12 M€ ao Bayern e deve estar a ganhar uma fortuna por mês. Ou por exemplo o Henry que custou 24 M€ e vai custar 6 M€ por época.

Enquanto vocês não perceberem que se POUPA dinheiro a investir em 3/4 jogadores de “chapa 5” do quem em 20 medianos como tem sido a política do Sporting não há nada a fazer…

Agarras nos salários e nas comissões e nas “luvas” dos “custos zero” do camião TIR de jogadores de merda que têm entrado e saído do Sporting nos últimos anos e facilmente se faz as continhas e se vê que financeiramente não só é viável como, do meu ponto de vista, é desejável.

Agora é evidente, e deixem-se de merdas de conversas a deturpar o sentido do que as pessoas dizem, que o Sporting não pode ir buscar Drogbas, Henrys e Ibraimovics. Pelo menos quando estes chegam a determinados patamares. Mas pode pode ir buscá-los noutros patamares, com alguma capacidade financeira e a prospeção certa.

Dei aqui um bom exemplo, o do Lucarelli. Como podia dar outros. O Lucarelli é um ponta de lança poderosíssimo, daqueles que a Itália produz com alguma facilidade. Tem físico, tem instinto, tem manha, tem jogo aéreo, tem remate poderoso. Agora toda a gente fala de que foi para o Shaktar ganhar uma fortuna. Pois foi. Pagaram 10 milhões de euros ao Livorno e o salário é princepesco. Mas lá está, ele está na última fase da sua carreira pois está a caminho dos 32 anos, estava em final de contrato no Livorno, e portanto sempre que se chega aqui já se sabe que se tem que abrir os cordões à bolsa.

Agora, o que ninguém fala, (mas eu vou escarrapachar aqui para ver se me entendem definitivamente…) é que o Lucarelli em 95/96 marcou pelo Cosenza 15 golos em 32 jogos, em 96/97 marcou 18 golos em 34 jogos pelo Padova. E tinha 22 anos. Ah e tal, nessa altura tão jovem e com potencial devia ser caríssimo. Pois bem, depois de uma experiência falhada em Valência em 98/99 onde marcou um golo em 13 jogos (e mesmo assim chamar a isto falhado, já temos tidos jogadores na nossa equipa que enfim…) regressou em 99 ao Lecce onde esteve até 2001 e onde marcou 26 golos em 59 jogos. Depois foi para o Torino onde esteve até 2003 e marcou 10 golos em 55 jogos. Depois foi para o Livorno onde esteve até 2007 e marcou 53 golos em 76 jogos na serie A italiana.

Portanto deixa cá ver…desde 99 até 2007 esteve no Lecce, no Torino e no Livorno, marcando 89 golos em 190 jogos na serie A italiana, sagrando-se inclusive melhor marcador pelo menos que eu me lembre em 2005. Agora a million dollar question: Será que era assim tão impossível trazer um jogador destes, que jogou no Lecce, no Torino e no Livorno?? Será?? Tem piada, que só olhem para ele porque foi aos 32 anos ganhar uma fortuna para o Shaktar Donetsk…

É disto que eu (e acho que outros…) falo. É preciso dinheiro, mas não é preciso nenhuma fortuna incomensurável. Mas o que é preciso mesmo, é competência, vontade de calcurrear outros mercados e outros agentes, e principalmente outra estratégia para a política desportiva. Quanto dinheiro teria rendido o Lucarelli em golos em eventuais conquistas e até numa eventual futura transferência?? E quantos Kokes, Nalitzis, Motas, Alecsandros e Buenos tinhamos evitado ver vestidos com o sagrado jersey leonino??..Ah pois é… ah pois é…