Nem de propósito. Outro bom exemplo. É engraçado que se fale do Luca Toni da Fiorentina que custou 12M e ganha uma fortuna no Bayern. Era bom era que se referisse que o Luca Toni antes de ir para a Fiorentina, tinha estado em 2000/2001 no Vicenza (9 golos em 31 jogos) depois esteve de 2001 a 2003 no Brescia onde marcou 15 golos em 44 jogos e depois de 2003 a 2005 no Palermo onde marcou 50 golos em 80 jogos. Mais uma vez, ah pois é… ah pois é…
Penso que existe um factor que não está aqui a ser considerado. Uma eventual atribuição de remuneração a um novo jogador muito mais elevada do que o máximo praticado no plantel teria um impacto indirecto muito forte quer ao nível financeiro (logo outros jogadores pretenderiam revisão salarial) quer, possivelmente, ao nível da coesão do grupo. Ainda por cima a pressão vinda de fora - “este gajo gannha uma fortuna e não joga nada” - ainda agravaria a situação ao retirar tranquilidade ao jogador diminuindo-lhe o desempenho (vd fenómeno Cardozo).
Não se esqueçam que somos um povo de invejosos. Se um gajo ganha mais do que os outros, mesmo que mereça, fazem-lhe a vida negra.
Lembrei-me agora de uma coisa interessante… se fizerem uma procura por “salários” no interior deste quadro podem ir logo ao 1o tópico que vos aparece. :twisted: Ora:
Bueno - 73 mil euros
Alecsandro - 52 mil euros
Pinilla - 30 mil euros
Isto tudo junto dá a fantástica soma de: 155 mil €uros. Agora digam-me lá se não valia muito mais a pena fazer uma coisa como a que o Toca sugere por alguém que fosse de facto um goleador, mesmo pagando esta soma, do que estes 3 jogadores juntos, cuja rentabilidade desportiva foi desastrosa a todos os níveis… 155 mil €uros já comeca a ser um ordenado de respeito.
também podiamos pegar em tudo o que já gastámos em transferências de jogadores que não resultaram, nos ordernados daqueles que pouco jogaram ou produziram e tudo juntinho comprávamos o C. Ronaldo ao Man. Utd.
Era Fixe, não era!?
E também podiamos CLONAR o Maradona e por aí adiante…
Eu estava a fazer uma comparacão directa com os números da época passada… despachámos estes 3 jogadores e como tal o ordenado dos 3 era suficiente para sustentarmos o ordenado de um avancado realmente bom.
Eu lembro-me do Toni ter sido falado para o Sporting, salvo erro quando se transferiu para o Fiorentina, mas para além das questões de dinheiro há a falta de visibilidade do nosso campeonato ele tal como o Lucarelli seguramente que não queriam vir para Portugal pelo menos enquanto tiverem ambição para chegarem aos grandes Clubes e à Selecção de Itália.
O que eu pergunto é onde estão esses lucarellis e tonis hoje, é que vir daqui a cinco anos dizer “ah e tal o jogador x em 2007 já se via que era muito bom e de lá para cá marcou 101 golos até chegar ao Barcelona onde hoje é o máximo” é muito fácil, mas eu quero saber é agora
mas o problema nem é esse… nao é saber escolher um avançado…
é um problema de investimento imediato na equipa de futebol…
nos últimos anos esse investimento é praticamente nulo mesmo tendo o sporting vendido alguns dos seus jovens talentos…
os jogadores que se vão comprando são jovens, claramente para valorizar e vender mais tarde (celsinho, vukcevic, purovic,stojkovic), jogadores mais experientes a custo zero ou emprestados (paredes,farnerud, alecsandro,bueno, marian had, caneira…) ou pequenos investimentos no mercado nacional (abel, tonel)…
em jogadores feitos, que venham de uma boa época, que venham para dar mais valia no imediato á equipa nao se tem investido… nem um…
ou seja, saem jogadores de 21 anos, talentosos e que se começam a afirmar e só entram incognitas que pode ser que peguem ou nao (normalmente é não)… e depois chegam jogadores de 19 anos á equipa e nao se pode exigir porque sao muito novos… mas os mais velhos que chegam (de borla… jogadores com mais de 24 ou 25 anos que chegam ao sporting só de borla ou emprestados -tivemos sorte com o romagnoli mas de resto…) nao dao qualidade á equipa…
o ultimo investimento á séria na equipa foi no ano do jardel… o que é que isso nos deu?.. campeonato nacional e taça de portugal e ainda permitiu valorizar um jogador, que muitos aqui consideram banal mas que eu até aprecio, o hugo viana, ao ponto da sua venda cobrir os custos da construcao da academia…
disse num outro tópico… triste o nosso clube, quando o reforço que mais entusiasma os adeptos é um miudo de 16 anos que foi contratado para os juniores ainda para mais tendo vendido por 30 milhoes um dos, para mim, indiscutiveis da época passada…
e como disse atras… essa politica de “nao vamos comprar para nao termos de vender” nao faz sentido porque os jogadores mais talentosos vao continuar a ser vendidos e se nao houver investimento para o rendimento imediato da equipa cada ano que passa estaremos com o passivo mais baixo ,é certo, mas tambem teremos uma equipa mais fraca, com menos visibilidade e que nao conseguirá valorizar tanto os seus jovens talentos, sem titulos, com adeptos desmotivados e falta de capacidade para atrair novos adeptos… se estivermos á espera de abater o passivo para dar competitividade á equipa entao ainda acabamos como o belenenses…
acho que a proxima época, se o veloso sair, será um sinal daquilo que os dirigentes querem para o clube…
fiquei desagradado com a falta de investimento neste ano, para o ano se o veloso sair será imperdoável nao haver um investimento sério para a melhoria de qualidade, no imediato, da equipa de futebol…
Concordo perfeitamente contigo na questão de em vez de alugarmos 2 jogadores por um ano com salários altos para o que valem, mais valia fazer o esforço suplementar e trazer alguem que valesse o que se lhe paga…
Mas o segredo pode estar é em agarrar um PL novo e onde se veja que há talento antes dos tubarões começarem a rondar…
Um F. Torres antes de ser falado na ribalta, um Pato (este só conheço de nome) antes de se falar de ir para Madrid,Milan,etc…
Nota: Os italianos ganham muito bem em comparação com Portugal…o miccoli quando jogava no benfica recebia mais de 2.2 M por ano… o Liedson deve ganhar cerca de 1.1M… praticamente metade
Permite-me acrescentar que, foi nos anos 1999/00 em que se investiu em Schmeichel e André Cruz e depois 2001/02 em que se investiu em Jardel que vencemos os 2 últimos campeonatos. Ou seja, com duas contratacões-chave para lugares importantes é possível dar um “boost” enorme num curto espaco de tempo.
Ao comprarmos jogadores à experiência, demasiado jovens ou por se afirmar, não será nunca possível ter essa mais valia imediata, com a agravante que na maior parte dos casos são “menos-valias” e por vezes, se são bons, vão-se embora antes que o Sporting possa dispor do seu potencial.
Já agora, será que o pessoal se lembra do que se escreveu antes da época comecar?
Ah e tal, o CF até estar a ir bem… Izmailov, Vuckevic, pronto e tal… até nem são caros e toda a gente lhes reconhece potencial… agora só falta a TRUTA para PL para a equipa arrasar!
de resto sao só incognitas ou jogadores que até sao certinhos mas nao trazem uma verdadeira mais valia á equipa (por exemplo o abel)…
e depois acho piada aqueles que defendem que se devia apostar mais na formação e ao mesmo tempo defendem o djaló…
eu nao compreendo a menos que queiram uma equipa de meio da tabela…
se o jogador nao rende é porque é novo, mas tem potencial, no entanto devem-se chamar mais juniores… mas se eles nao renderem no imediato nao faz mal, têm potencial… onde é que está a exigencia?.. como é que é possivel termos uma equipa competitiva?..
é por isso é que defendo o paulo bento… com o plantel que temos acho que tem feito quase milagres… (apesar de lhe atribuir algumas burrices)
alguns podem notar uma certa radicalidade que nao era costume nas minhas intervençoes acerca deste assunto (os principios estao lá…)… esta mudança deveu-se á, praticamente certa, venda do miguel veloso no final desta época… apercebi-me que o sonho de manter os jogadores mais talentosos no Sporting até aos 24 ou 25 anos é e será utopia… tambem já disse, tenho sérias duvidas que o rabiu alguma vez calce nos seniores… só se for logo aos 17 anos…
por isso venda-se os jovens e compre-se mais valias imediatas…
Primeiro 155 k€ não é assim tanto como parece (basta ver que o Rochemback ganha 250 k€) e que um ordenado elevado num jogador teria reprecursões na coesão do plantel (aquela tipica do se ele ganha tanto que faça tudo sozinho) e nos ordenados dos outros jogadores (se ele ganha e tem tanta importância como eu eu também tenho que ganhar).
Claro que nada invalida os cepos que temos vindo a contratar. Se me disserem que a prospecção de mercado não é feita correctamente concordo, mas continuo na minha não existe outra maneira de sair (pelo menos com tantas garantias) como a que está a seguir.
O problema tem sido a implementação do plano não o plano!
Chama-lhe o que quiseres… quem se interessa pelo Sporting costuma ter ideias para melhorar o que nele vai mal… quem não se interessa, não tem, é simples.
P.S.: Existe um botão Ignorar algures na tua janela, algo que eu não tenho o prazer de ter… mas imagino como não o podes usar neste caso, sugiro pois que passes à frente.
Quem quiser poderá consultar os tópicos do início da temporada onde se discutia a contratação dum avançado para emparceirar com o Liedson. Assim de repente lembro-me de se falar num brasileiro que marca muitos golos na Holanda mas já custa mais de 20 milhões, de um avançado experiente como o Carew que nem sei por onde anda e de depois jogadores que prometeram muito mas ainda pouco produziramm como sejam o Elmander e o Milevsky. Nenhum deles me parece que garantisse aquilo que todos desejam a não ser se calhar aquele a que não podemos chegar.
Podemos também pegar no exemplo do FCP um clube que compete directamente com o Sporting a nível nacional, apesar de ter um orçamento estimado no dobro do nosso, pelo que paga ordenados bem mais gordos e investe todos os anos muito mais em contratações, isto para além de ter um prestigio internacional que lhe permite atrair mais facilmente do que o Sporting, jogadores de topo.
Agora digam-me lá quantos pontas de lança de grande nível eles já contrataram depois do Jardel ter saído, e aonde é que eles tentam arranjar esses jogadores.
Vamos agora falar daqueles que são talvez os três melhores avançados contratados pelas equipas portuguesas nos últimos anos:
Lizandro Lopez - Ora aqui está um avançado que faria as delicias de Paulo Bento, pois é um lutador embora não seja um goleador. O Porto foi buscá-lo à Argentina onde ele já tinha um certo cartel, dir-se-ia que era um investimento seguro, mas mesmo assim levou algum tempo a adaptar-se e só agora começou a marcar golos, mas não me parece que seja homem para manter este ritmo e dificilmente será cobiçado pelos tubarões. Não sei quanto custou mas barato não terá sido.
Micolli - Um jogador que chegou à Juventus mas falhou, mesmo não sendo um goleador no nosso futebol fez a diferença algumas vezes, mas só quando quis, porque qualidade não lhe falta, mas é evidente que depois de se chegar a um grande itália, vir para Portugal é andar para trás, a motivação não é a mesma e a gordura do gajo demonstrava a sua falta de empenho e profissionalismo. Mesmo assim os lamps não conseguiram contratá-lo e ele também não fez muita força por isso, voltou para um clube mediano em Itália onde vai continuar a “bezerrar” sem perder dinheiro nem estar longe de casa.
Liedson - Um brasileiro quase desconhecido com o perfil ideal para ser considerado caruncho. Foi logo gozado pela sua fragilidade física e falta de escola futebolística. Já foi duas vezes o melhor marcador do nosso campeonato onde é uma das grandes figuras, mesmo assim não tem mercado para chegar mais longe e a idade também já não ajuda.
Agora eu pergunto qual dos três preferem?
Meus amigos o mercado dos pontas de lança é muito complicado e os nossos clubes não tem capacidade para chegarem aos melhores, podem contratar um segunda linha como o Lizandro ou o Cardozo, nos mercados periféricos mas vão pagar caro e com algum risco, podem ficar com o refugo dos grandes da Europa como o Micolli ou o Maxi Lopez mas vão pagar muito caro e ter pouco retorno, a alternativa é arriscar em jogadores mais novos ou pouco conhecidos, são mais baratos mas as probabilidades de falharem são maiores.
O que não há de certeza absoluta são receitas mágicas, os que são mesmo bons estão mais do que referenciados e não são para o nosso bico porque não temos dinheiro e eles não querem
O miccolli para além daquilo que referes, acrescenta ai a parte do ordenado que já tinha referido…mais de 2M por época.
A meu ver, a contratação de um PL tem que passar (tendo alguma capacidade financeira) sempre por alguem do género do “Afonsinho” aquando da saida do Malmo…
Por enquanto acredito numa evolução bastante positiva por parte do Puro no decorrer deste ano, especialmente em termos técnicos e fisicos(+ agilidade e + velocidade) mas com a lesão de Derlei, obviamente faz falta um PL com caracteristicas diferentes da de Purovic… Djaló não o incluo, simplesmente porque o vejo como uma especie de avançado que joga na ala ou no máximo um “!extremo avançado”…
Já estou a imaginar o que escreveriam aqui se o Cáca fosse buscar um brasileiro desconhecido ao Molmoe por 4,5 milhões €, mesmo assim esse gajo com essa idade já não vai chegar aos Clubes do topo
É disto que eu (e acho que outros…) falo. É preciso dinheiro, mas não é preciso nenhuma fortuna incomensurável. Mas o que é preciso mesmo, é competência, vontade de calcurrear outros mercados e outros agentes, e principalmente outra estratégia para a política desportiva. Quanto dinheiro teria rendido o Lucarelli em golos em eventuais conquistas e até numa eventual futura transferência?? E quantos Kokes, Nalitzis, Motas, Alecsandros e Buenos tinhamos evitado ver vestidos com o sagrado jersey leonino??..Ah pois é… ah pois é…
Ora aqui está um ponto de vista que eu defendo há imenso tempo… O Lucarelli é só uma ponta do iceberg de grandes avançados que por ai há ou havia, nao sei se recordam o sporting qd foi buscar o pinilla teve quase a contratar o ricardo oliveira ao valencia, isto pq nao quis dar 5 milhoes €, e eu pergunto nao teria valido a pena mesmo se o gajo ganhasse 100 ou 150 mil € mensais…´o que u defendo e que sejam rigorosos a contratar… o maxi lopez nao se encaixava melhor no futebol do sporting? Nao foram á pressa e precipitadamente buscar o purovic… e há 2 anos não se falava já no tal Zigic que dps salvo erro foi para o modesto santander de espanha… é esta politica que não entendo
Mas o Santander tem MUITO mais dinheiro do que nós!
O Sporting não comprou o R. Oliveira porque não consegue competir com um clube espanhol em contratações, é simples.
Quem não tem dinheiro não tem vícios, e por outros pensarem diferente é que estamos na situação em que estamos.
Quando fomos campeões com o Inácio com uma boa equipa levou logo a que se destruisse a equipa e à contratação de um sem número de jogadores a ganharem ordenados principescos.
Mas só estamos a falar aqui de 2 ou 3 jogadores no máximo.
E, raios, nós recebemos 30 M plo Nani! Não foram 10, nem 15 nem 20… foram 30 Milhões! Se nem com isto conseguem contratar alguém de jeito, então de quanto é que precisam?
(E já estou a ver o filme… M Veloso sai por 30 Milhões… ah e tal só dá para investir 9 M ou coisa parecida porque já não se vendeu património e aconteceu o 11 de Setembro… e depois lá vêm mais uns Buenos e Alecsandros)