O Farense e o Olhanense ainda usam o leão à Sporting
Os do Stuttgart também. E aprovaram o regresso.
Pro altes VfB Wappen Mitgliederversammlung 2013 VfB Stuttgart 1893 e.V.
Eu acho que é importantíssimo regressar ao antigo, porque para além de ser mais bonito, marcante e verdadeiro o emblema novo vai estar sempre associado (pelo menos por mais uns tempos) a um Sporting mais fraco :
Eu gosto muito dos dois emblemas. E apreciei muito também o “update” ao leão. Se fosse para regressar ao símbolo antigo, levaria também o novo leão.
E, a regressar, seria apenas pelo representar de uma nova era, mais de acordo com o Sporting original. Um virar de página. Por isso, a mudar de emblema, que seja apenas e só para o antigo.
O simbolo da Dinastia convertido em simbolo do Clube nunca foi submetido a voto dos sócios, certo?
Haja vontade da Direcção para repor o Verdadeiro, sonegado à socapa pelos Iluminados e não será preciso nenhum referendo
Certo.
A “dinastia” borrifou-se completamente para a opinião dos sócios (ou da maioria dos sócios) relativamente ao símbolo do clube.
E quando essa canalhada faz isso para uma coisa tão fundamental e tão de base como o símbolo do clube, dá para imaginar o que eles pensavam da opinião dos sócios e adeptos relativamente a outras coisas de menor importância…
Para os mais “antigos”, acedo que porventura desconsiderem o escudo actual do Clube. Para mim, e tendo obviamente as minhas próprias críticas ao actual, considero que à altura a decisão tinha alguma lógica (embora eu também seja defensor do tradicionalismo). O que não teve qualquer lógica foi não se consultar os sócios quanto ao assunto nem terem tido atenção ao simbologismo do escudo anterior aquando da escolha final do emblema actual…
Sinceramente, uma vez consumada a mudança do escudo, não vejo por quê voltar ao antigo. E mesmo que assim fosse decidido, quanto a mim o antigo teria que levar uma operação estética, para linhas mais modernas.
Percebo o motivo da discussão e até estaria tendencialmente impelido a subscrevê-lo, mas não considero algo com muita relevância…
:arrow:
Para clarificar a minha posição, não gosto do actual, não acho que devamos voltar ao antigo, quero um novo que se coadune com a simbologia do Sporting mas não acho que tal seja um tópico prioritário.
quer se goste ou não, este nosso emblema deve permanecer. Uma empresa não deve andar constantemente a mudar de logotipo, o mesmo que dizer, de identidade, principalmente os clubes de futebol.
O actual é moderno e até que gosto dele. O anterior era mais estilo brasão, monárquico, este de agora é um logotipo moderno e muito mais funcional.
Toda a matéria institucional e histórica relacionada com o clube deve ser motivo de auscultação junto dos sócios. Sendo assim não via mal nenhum numa proposta destas .
Desculpem lá, mas para mim estas conversas de mudanças símbolos tornam-se assunto… quando não há títulos.
Essa colagem do novo simbolo à falta de vitórias ou roquettismo (também querem mudar de Estádio ou desmantelar a Academia de Alcochete? : ) é o tal “coitadismo” que há que evitar. E que espero contrariada com o breve regresso ás vitórias importantes, agora que temos um Sporting a sério de regresso aos sportinguistas com uma direcção competente.
Mas para que conste: gosto de ambos os símbolos. E a vontade da maioria dos sócios deve ser soberana, seja para manter ou referendar. Mas defendo que o caminho é sempre a evolução e nunca o retrocesso ou estagnação, portanto, se eventualmente fosse decidido mudar, eu defendo que se deva actualizar (seja o anterior ou o corrente).
tambem sou a favor de regressar ao simbolo antigo. este actual é bonito mas ta manchado de lambuças e gatunos da direcao.
A história nunca irá mudar…
É como aquela de mudar o nome da ponte :inde:
também sou a favor de voltar ao antigo. este nunca consultaram os sócios e tá ligado aos croquettes e acho que já li por aí que vai contra os estatutos, alguém confirma?
não consultaram os sócios nem para este nem para nenhum dos anteriores. O actual é tão legítimo como o anterior.
Mas não tem de existir?
Sim. Também sou contra este emblema e a favor do anterior.
Independentemente do gosto de cada um (eu não gosto), este emblema representa o período mais negro e vergonhoso da História do Sporting Clube de Portugal.
“Só” isso bastaria para regressar ao emblema anterior, marcando desse modo um claro posicionamento de rotura com o período em que o Sporting foi tomado de assalto por uma quadrilha de malfeitores.
Quanto à violação dos estatutos, era apenas mais uma…
CAPÍTULO II – SÍMBOLOS DO CLUBE
Artigo 11º
O distintivo dos equipamentos é de pano verde, cortado em oval, orlado a branco ou a preto, consoante as imposições do equipamento adoptado, tendo ao centro o leão simbólico e as iniciais em branco, e é usado do lado esquerdo do peito em todos os equipamentos que o permitam, podendo os demais alterar a colocação de acordo com a sua especial configuração, sempre obedecendo às opções tradicionais.
ARTIGO 12º
O emblema do Clube tem a forma de escudo, de campo verde, com leão em relevo ao centro e as iniciais em coroa.
ONDE ESTÃO AS INICIAIS NOS EQUIPAMENTOS?
Ler mais: http://www.forumscp.com/index.php?topic=22889.0#ixzz2uO2ceULP
Só anos mais tarde, quando se viram confrontados com a indignação de alguns sócios e ameaçados por não cumprir os estatutos, é que a muito custo, colaram com cuspo as iniciais SCP.
Fogueira com este emblema e com quem o “legitimou”.
É uma questão de um sócio ou conjunto de sócios apresentar em AG a proposta de aprovar ou não o actual simbolo.
Pelo que me foi dito o próprio BdC já equacionou isto para o final da época, mas perceba-se que está um pouco ocupado
Mas digam-me lá uma coisa…
Se é só porque está ligado ao roquettismo… porque então mudar só o simbolo?
O Estádio e a Academia em Alcochete que são do mesmo periodo… bora lá desmantelar tudo também?
É muito simples a resposta.
O roquetismo e os roqueteiros cheiram mal.
Quem cheira mal precisa de tomar banho para cheirar bem de novo.
O banho já o tomamos. a toalha é que ainda pode estar meia suja.
Precisamos de uma nova, precisamos de um simbolo novo. Precisamos de limpeza.