Recrutamento - Formação

fdx mas este scout nao e uma melhoria clara em relacao ao que temos? este espaco so serve mesmo para criticar, sem criterio?

Serve para discutir. Eu não sei bem se é uma melhoria. Tenho dúvidas. Em relação ao que vale, em relação a como vem, e com o que trás com ele. Tu é que tás todo contente já sem saber nada.

estou todo contente? nao, apenas acho que passar de um Manel Fernandes para isto e um claro upgrade, so isso. Ah, e nao tenho parcialidade por ser a direccao A ou B, isso tambem ajuda :great:

vai tu busca-lo. e pelo caminho traz o guardiola para treinador, e o messi para liderar o ataque

Tu é que vens para aqui com discussões de direccões… Passar do Manel no scouting para o xico manel da tasca tb se calhar era ir para melhor. Mas era obviamente insuficiente.
Eu gostava de saber pq é que não veio logo, qd diziam que n podia pq tava a trabalhar noutro clube. O que me parece falso.
E se a vinda dele vai implicar a alteracão do sw de scouting que usamos para o da empresa com que ele colabora.
Como não sei nenhuma destas respostas, olha pergunto.
A outra opcão era dizer que só sabem questionar então não se vê logo que este é melhor que o Manel? Brunistas!!!

Hehe e depois os outros é que andam a defender direccões. Quem foi que disse que vinha um fenomeno para o scouting? Uma estrela do scouting? Agora já estamos no então n é melhor que o Manel? Queriam quem o Messi? :inde:

É também apenas uma questão: não é possível que este seja apenas um dos reforços do scouting e que mais estejam para chegar?

Claro que pode ser. Mas é por isso que se está aqui a discutir. Se é mais valia, o que trás, etc. O que não interessa nada para a discussão é vir para aqui dizer que o forum n vale nada e que então n é melhor que o Manel?`

Eu meti umas perguntas, li a entrevista dele, e até falei num ponto em que concordo com a visão dele.

diz ao titi Ricci

esse otário diz q e sobrinho do Ricciardi deixa-o lá.

O que é que isto tem a ver com a formação?

Parece-me obvio que o departamento de scouting tem qq coisa a ver com o recrutamento da formação.

Existe scouting de formação e de futebol profissional. Este homem quase que aposto que não vem para a formação.

Diria que depende do que consideras formação. Se até aos sub-23 ainda é formação, então vai estar envolvido.
Mas pronto, para mim o departamento de scouting devia funcionar de forma transversal. Há o jogador tipo, há a nossa filosofia de jogo, e isso tem que ser desde as bases. Não faz sentido separar futebol de formação e profissional. Só pode haver uma identidade.

Boas notícias mas não chega. É preciso profissionalizar o scouting para níveis de clube mundial

JOSÉ CHIEIRA REFORÇA SCOUTING DO SPORTING CP Por Jornal Sporting 24 Out, 2018 CLUBE Referência na área regressa ao Clube depois de já ter colaborado com Aurélio Pereira

Aos 45 anos, José Guilherme Chieira passa a integrar o Departamento de Scouting do Sporting Clube de Portugal, neste que se torna um regresso aos leões, com quem já tivera uma colaboração, lado a lado com Aurélio Pereira.

Com um percurso profissional que conta com clubes como FC Porto, Vit. Setúbal, Académica e Panathinaikos, José Chieira e é hoje uma das principais referências do scouting nacional.

https://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/2018-10-24/jose-chieira-reforca-scouting-do-sporting-cp

Na minha opinião, este tem sido o grande problema do Sporting.

Nao ha uma identidade de jogo transversal a todos os escalões até aos seniores.
Cada treinador usa o modelo que lhe apetece, com os jogadores que tem à disposição.

Olhamos por exemplo para o Ajax, e joga com o mesmo modelo em todos os escalões, até os seniores.
Dessa maneira, os jogadores já estao habituados ao sistema quando sobem de escalão, seja nos iniciados-juvenis ou mesmo sub23-seniores.

É o sistema e como também disseste (e muito bem), o “jogador tipo”, onde entra o Scouting. Por isso concordo 100%, nao faz sentido separar o scouting da formação para os seniores, o tipo de jogador deve(ou devia) ser o mesmo.

:great:

Eu o sistema e modelo de jogo nem me faz especie. Cada um que use o que acha melhor. Queremos jogadores que se consigam adaptar, não gajos formatados. Mas nós temos a nossa identidade, o nosso estilo de jogo, aquilo que identifica o clube e que os adeptos gostam. Ou pelo menos deviamos ter. Para mim a nossa imagem de marca são jogadores irreverentes, muito criativos, finta curta, bola no pé, muito rápidos. É esse o nosso jogador alvo, e é esse jogador que o nosso scouting tem que procurar. Seja com 7 anos ou com 27.

Pois, o problema é que nao me parece ser esse o jogador tipo para os seniores, nao me parece haver a tal identidade de que falas.
Até aos juvenis, talvez ainda seja esse o nosso jogador tipo, mas dos juniores para cima já se vê muito mais fisico em vez de tecnica. Principalmente nos seniores. Talvez seja por isso que jogadores campeoes como Balde, Miguel Luis e Thierry nao têm espaço nos seniores…

Certo, concordo. Temos o plantel cheio de pesos mortos que não tem nada a ver com o ser Sporting. Depois um treinador sem sensibilidade nenhuma para isto, enfim, muito a mudar. O Varandas que surpreenda e que comece a pensar o clube e o futebol como um todo. Para ele deve ser fácil, fácil!